Conheça a iniciativa do Sebrae que promove educação empreendedora em todo o país.
A Educação Básica passou por uma grande reformulação da sua Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aumentando a sua carga horária e tendo como foco unir teoria e prática.
Além de considerar os conteúdos do currículo (como português e matemática), a BNCC passou a desenvolver as competências socioemocionais dos estudantes. Para isso, conteúdos de diferentes áreas do conhecimento são conectados por meio de eixos estruturantes, como é o caso do eixo Empreendedorismo.
As competências dialogam diretamente com o conceito de Empreendedorismo na perspectiva da Educação Empreendedora adotado pelo Sebrae. Isso porque, para nós, a Educação Empreendedora vai além da abertura de um negócio, tratando-se, portanto, de uma cultura em que a pessoa desenvolve competências, habilidades e atitudes para sentir-se sensibilizada, preparada e empoderada para o alcance de seus objetivos de vida.
Jovens Empreendedores - Primeiros Passos (JEPP)
A metodologia do JEPP tem como proposta utilizar atividades lúdicas para sensibilizar os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras. Ele é composto por nove cursos, sendo um para cada ano do Ensino Fundamental.
Ensino Médio
No Ensino Médio, o objetivo é colaborar para o desenvolvimento integral dos jovens, procurando estimular o protagonismo juvenil, bem como sensibilizar e preparar os estudantes para os desafios do mundo do trabalho, instigando-os a identificar oportunidades e planejar seu futuro por meio de atitudes empreendedoras.
Crescendo e Empreendendo
O curso Crescendo e Empreendendo provoca uma discussão com os jovens sobre trabalho, negócio e empreendedorismo. Pretende-se que eles conheçam esse universo e se predisponham a identificar oportunidades por meio da adoção de atitudes empreendedoras.
Despertar
O Despertar tem como objetivo despertar para uma visão ampla do empreendedorismo, que engloba a cooperação, a cidadania e a ética, tornando os alunos mais proativos e comprometidos com o seu desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional.
Jovem Empreendedor no Campo
O curso tem como objetivo desenvolver atitudes empreendedoras e contribuir para a inserção do jovem no meio rural, favorecendo a sua atuação no campo para que façam negócios rentáveis, inovadores e sustentáveis.
Veja, no vídeo a seguir, como o Sebrae atua junto com as escolas na implementação da Nova Base Nacional Comum Curricular.
Foi um prazer te ajudar :)