Confira a seguir exemplos de soluções que podem ser aplicadas nos diferentes níveis de ensino para o desenvolvimento da cultura do empreendedorismo.
No Ensino Fundamental, incentivamos a busca pelo autoconhecimento e por novas aprendizagens, além de despertar para o espírito de coletividade. A proposta é a de que a educação deve atuar como transformadora, incentivando as pessoas a quebrar paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.
São exemplos de conteúdos e metodologias recomendadas para professores, alunos e gestores do Ensino Fundamental:
A metodologia do JEPP tem como proposta utilizar atividades lúdicas para sensibilizar os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras. É composto por 9 cursos, sendo um para cara ano do Ensino Fundamental.
Como funciona:
Carga horária:
Materiais do curso:
No Ensino Médio temos como objetivo colaborar para o desenvolvimento integral dos jovens, procurando estimular o protagonismo juvenil, sensibilizar e preparar os estudantes para os desafios do mundo do trabalho, instigando-os a identificarem oportunidades e planejarem seu futuro por meio de atitudes empreendedoras.
São exemplos de conteúdos e metodologias recomendadas para professores, alunos e gestores do Ensino Médio:
O curso Crescendo e Empreendendo provoca uma discussão com os jovens sobre trabalho, negócio e empreendedorismo. Pretende-se que ele conheça esse universo e se predisponha a identificar oportunidades por meio da adoção de atitudes empreendedoras.
Como funciona:
Carga horária:
O Despertar tem como objetivo despertar para uma visão ampla do empreendedorismo, que engloba a cooperação, a cidadania e a ética, tornando os alunos mais proativos e comprometidos com o seu desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional.
Como funciona:
Carga horária:
O curso tem como objetivo de desenvolver atitudes empreendedoras e contribuir para a inserção do jovem no meio rural, favorecendo a atuação no campo com vistas a fazer negócios rentáveis, inovadores e sustentáveis.
Como funciona:
Carga horária:
Materiais do curso:
Na Educação Profissional, estabelecemos relações e possibilidades entre sonho, desejo e sucesso, fazendo com que os alunos se reconheçam como um cidadão de direitos. Ainda, desenvolvemos conteúdos para que esse aluno possa identificar oportunidades no seu cotidiano, relacionando-as ao seu plano de vida e carreira e ao seu plano de negócio.
São exemplos de conteúdos e metodologias recomendadas para professores, alunos e gestores da Educação Profissional:
A Disciplina trabalha possibilidades concretas de aplicabilidade dos conteúdos na vida profissional, tanto em um negócio já existente, quanto em um novo negócio.
Como funciona:
Carga horária:
Materiais do curso:
Oferecemos diversas iniciativas para apoiar instituições de Educação Superior a adotarem, de modo permanente, ações de empreendedorismo em suas práticas pedagógicas.
São exemplos de conteúdos e metodologias recomendadas para professores, alunos e gestores da Educação Superior:
Sensibiliza os estudantes para a temática do empreendedorismo, ampliando seus horizontes e demonstrando a importância do equilíbrio entre o empreendedorismo empresarial, o empreendedorismo corporativo e o empreendedorismo social.
Como funciona:
Carga horária:
Sensibiliza professores e estudantes para a importância do tema e do ensino do empreendedorismo, promovendo a interação e a troca de experiência com empreendedores nacionais ou regionais/locais, considerando, especialmente, a importância das atitudes empreendedoras para realizar objetivos e projetos de vida que podem estar relacionados ao Empreendedorismo de Negócios, Intraempreendedorismo ou Empreendedorismo Social.
Como funciona:
Carga horária:
Trabalha o comportamento empreendedor dos estudantes e a construção de um modelo/plano de negócio.
Como funciona:
Carga horária:
Propicia aos acadêmicos que os conteúdos trabalhados em sala de aula sejam tratados em outras situações, o que permitirá a vivência dos temas abordados de forma simulada, presencial e interativa.
Como funciona:
Carga horária:
Desenvolve ações que visam o fortalecimento do ecossistema empreendedor, a partir de um olhar prático e um aprendizado inovador.
Como funciona:
Carga horária:
Por meio de workshop, desperta o espírito empreendedor existente nos estudantes, elevar a criatividade e inovação e estimular o desenvolvimento de ideias de negócios.
Carga horária:
O objetivo da iniciativa é instrumentalizar a realização de simpósios em universidades públicas e privadas, em que possam ser apresentados e discutidos casos de experiência do ensino do empreendedorismo na Academia e outras temáticas, fortalecendo a ambiência empreendedora nas IES.
Como funciona:
Carga horária:
Materiais do curso:
Foi um prazer te ajudar :)