this is an h1

this is an h2

Mon Jul 17 10:44:38 BRT 2023
Mercado e Vendas | NEGÓCIOS DIGITAIS
Série ‘Como digitalizar’: Por que fazer digitalização do atendimento?

Com a digitalização do atendimento, os gestores poderão identificar com precisão o que os consumidores esperam e precisam de produtos ou serviços

· Atualizado em 17/07/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Colocar o cliente no centro do negócio deve ser o objetivo de toda empresa. Com a migração das estratégias para o ambiente on-line, é preciso estreitar e fortalecer o relacionamento com o consumidor no mundo digital para consolidar a marca no mercado. Para isso, a digitalização do processo de atendimento faz-se indispensável. É por meio do atendimento on-line que os gestores poderão identificar com precisão o que os consumidores mais esperam e precisam de determinado produto ou serviço. 

A digitalização consiste em transferir para o meio virtual uma série de procedimentos do negócio. No caso dos clientes, significa investir em ferramentas que ajudarão a agilizar a comunicação, além de resolver situações de forma mais rápida e satisfatória. 

Na prática, pode significar, por exemplo, o uso de um chatbot que será responsável por responder as principais dúvidas dos consumidores, bem como realizar procedimentos com baixo nível de complexidade. Dessa forma, o tempo passa a ser mais bem administrado pelos colaboradores, o que contribui para o aumento da produtividade e a redução de custos do negócio. 

Com a digitalização do atendimento é possível, ainda, ampliar a segurança e confiança dos consumidores: basta adotar em sua operação os robôs de automação para processos que não geram receita. 

Por meio desse recurso, é possível reduzir o tempo de atendimento, pois boa parte do trabalho é otimizada pela ferramenta, além de prevenir fraudes nas operações e eliminar o acesso dos atendentes a informações sigilosas dos clientes, já que são os bots que farão essa interação. 

Tanto a plataforma multicanal quanto os robôs de automação para processos que não geram receita podem ser facilmente implantados em sua empresa. 

Estas são algumas vantagens da digitalização do atendimento: 

  • Celeridade e otimização; 
  • Impulsionar as vendas; 
  • Retenção de clientes;
  • Baixo custo; 
  • Credibilidade e destaque; 
  • Atendimento multicanal;
  • Interação;
  • Presença digital. 

Entre os setores da empresa que podem ser contemplados pela transformação digital do atendimento ao cliente, estão o atendimento help dDesk, o service desk, o SAC e a ouvidoria. De acordo com uma pesquisa realizada pela Microsoft, 93% dos brasileiros entrevistados já utilizaram um portal de autosserviço para serem atendidos, 98% esperam que empresas tenham um portal de autoatendimento on-line no futuro e 93% já encontraram a informação que procuravam de forma autônoma. 

Um bom planejamento faz a diferença no processo de digitalização, pois nele estão documentadas as necessidades do negócio e as oportunidades que podem surgir diante do êxito das estratégias implementadas. Vale ressaltar que, para implementar a digitalização no atendimento, o gestor deve: 

  1. Mapear processo;. 
  2. Investir na gestão de conhecimento; 
  3. Realizar um mapa de empatia para saber quem são os clientes; 
  4. Avaliar ferramentas de arquivamento de anexos e visualização de arquivos, como o Canva; 
  5. Investir na padronização. 

Uma vez que muitas empresas migraram para o on-line, é preciso investir em ferramentas capazes de promover a melhoria contínua da comunicação e o relacionamento com o consumidor, e a digitalização do atendimento é a principal delas.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?