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Mercado e Vendas | CLIENTE
Trilha sonora de compras: melhore a experiência do seu cliente

A música é fonte de inspiração; ela é capaz de modular humores, trazer sensações e até mesmo motivar seu cliente no momento da compra.

· 23/03/2023 · Atualizado em 09/04/2023
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Vamos te contar de que forma o estímulo sonoro dentro da loja pode te ajudar a melhorar a experiência de compra do seu consumidor. 

Selecionamos alguns passos sobre a importância da música na experiência de consumo, inspirados no conteúdo da Listen X, que te ajudarão a desenvolver um relacionamento humanizado com seu consumidor. Confira!

Você sabe da importância da música para o ambiente do varejo? Visitando algum shopping, é possível perceber que existem lojas que utilizam a música ambiente. 

A música é capaz de aumentar o tempo de permanência dos seus clientes dentro da loja e, consequentemente, aumentar as vendas, pois quanto mais tempo o consumidor passeia na sua loja, mais ele conhece novos produtos, aumentando as chances de compra.

Em 2015, a rede McDonald's realizou um teste, em que selecionou algumas músicas e as colocou para tocar nas suas unidades na Suécia. Essa pesquisa constatou que as lojas que tinham música ambiente aumentaram em 9% suas vendas.

Esse fato pode ser explicado pela ciência. Nós, seres humanos, somos suscetíveis aos sentidos e tendemos a reagir de forma relaxada e calma ao ouvir uma música que nos agrada. Por isso, a sugestão é que você use essa estratégia dentro da sua loja, usando a música certa, de acordo com o perfil dos seus clientes. Você vai deixar o ambiente muito mais agradável e convidativo.

Alguns dos principais benefícios identificados em relação à experiência sonora são: o aumento da satisfação dos seus clientes, aumento de tempo de permanência e consequentemente aumento de vendas, atração de novos clientes, fidelização e a satisfação dos seus colaboradores.

A escolha da playlist certa pode melhorar as suas vendas, no entanto isso precisa ser feito com cuidado e com critérios. Por exemplo, se você escolher músicas aleatórias ou baseadas no seu gosto musical, a estratégia pode ir por água abaixo e você pode destruir a experiência de compra dos seus clientes, afastando-os de sua loja. 

Segundo estudos realizados em Nova York, a música mais lenta diminui os batimentos cardíacos e diminui o ritmo das pessoas. Com isso, seus clientes poderão olhar o produto com mais calma e, consequentemente, comprar mais coisas. Os estabelecimentos que mais usam a estratégia são lanchonetes, supermercados, clínicas médicas e odontológicas, bares e restaurantes. 

Aqui estão algumas dicas para você conseguir usar essa técnica no seu negócio:

1. Alinhar a música com o posicionamento da sua loja. 

Para isso, alguns fatores devem ser levados em conta, como o tipo de produto ou serviço que você comercializa, o estilo da sua loja (urbano, sofisticado, moda praia, infantil), entre outros.

Se a sua loja só vende roupas femininas, é legal você optar por músicas que tenham vocais femininos para criar a identificação da marca com os consumidores.

2. Outro ponto importante é escolher a música de acordo com o horário de funcionamento da sua loja e o perfil do seu público-alvo. 

Se o seu negócio funciona durante o dia e é frequentado por famílias, você pode escolher músicas mais tranquilas e suaves. Se a sua loja funciona à noite e é frequentada por jovens, é interessante você escolher músicas mais animadas e descontraídas. Caso você venda moda praia, então você pode optar por músicas no estilo reggae, com uma pegada mais verão. 

3. O terceiro ponto é entender o gosto do seu público. 

Isso também deve ser levado em conta, qual é o gosto do seu público, qual a faixa etária, o que eles gostam de fazer, que locais frequentam. Então, é necessário realizar uma análise sobre o perfil da sua loja para criar a playlist ideal. 

4. A quarta dica é manter essa playlist atualizada

Novas músicas são lançadas rapidamente, então você tem que manter sua playlist em dia, variando sempre que possível para o seu consumidor não enjoar.  

5. Como quinta dica, deixe seu gosto musical de lado. 

Esse é o ponto que as pessoas mais erram na hora de montar a playlist. Você precisa focar no que seus clientes gostariam de ouvir, e na construção de imagem que você almeja para sua marca. Neste ponto, deixe de lado seu gosto musical, faça o estudo do seu público e desenvolva sua playlist de acordo com as informações do seu negócio. 

6. Sexta dica, considere a participação de um especialista para desenvolver as playlists da sua loja.

Hoje, já temos várias empresas e profissionais autônomos especializados, que desenvolvem playlists de acordo com a sua marca e com seu público. São empresas que estudam a fundo a persona, seus valores e ideais e desenvolvem playlists assertivas para a sua marca.

Em resumo, a seleção cuidadosa da música também pode ajudar a influenciar o tempo que os consumidores passam na loja e, consequentemente, aumentar as chances de compra. Além disso, a música pode ajudar a criar uma atmosfera que seja condizente com a imagem da marca e, assim, reforçar a identidade da loja.

A música é uma ferramenta valiosa para melhorar a experiência de consumo nas lojas e pode ter um impacto significativo na percepção dos clientes sobre a marca e na satisfação geral com a loja.

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