Saiba diferenciar o conceito de cada um e como aplicar na empresa.
Embora as palavras sejam parecidas, elas têm significados diferentes. Preço é o valor em dinheiro necessário para a aquisição de um produto ou serviço. Ou seja, o preço final que chega ao cliente, é definido com base em processos anteriores à etapa de venda, como custos de produção, prestação de serviços, despesas, lucros e concorrência.
Valor, diferentemente do conceito de preço, significa as vantagens que o produto ou serviço garante ao cliente, variando de pessoa para pessoa. Ou seja, o valor de uma mercadoria ou serviço está relacionado com a importância daquilo para o cliente que o adquiriu, agregando valor para uma pessoa e não tendo significado para outra.
Porém, para definir o preço de venda de um produto e/ou serviço, dois aspectos devem ser considerados: o mercadológico (externo) e o financeiro (interno). O aspecto mercadológico deve estar próximo ao praticado por concorrentes diretos na mesma categoria e qualidade de produto. Fatores como marca, tempo de mercado, volume de vendas já conquistado e agressividade da concorrência também influenciam diretamente no valor do produto.
O aspecto financeiro deve cobrir o custo direto da mercadoria/produto/serviço vendido, despesas variáveis (comissões de vendedores), despesas fixas (aluguel, água, luz, telefone, salários, pró-labore). O saldo restante será o lucro líquido.
Se o preço ditado pelo mercado for inferior ao encontrado com base nos custos internos da empresa, o empresário deverá diminuir custos diretos, despesas fixas ou até mesmo aceitar um lucro líquido menor.
Para saber mais sobre o assunto, baixe gratuitamente o e-book Gestão Financeira e inscreva-se gratuitamente no curso online Educação Financeira Empresarial.
Caso tenha dúvida, entre em contato com o atendimento do Sebrae ou ligue gratuitamente para Central de Relacionamento que funciona 24 horas no número 0800 570 0800.
Foi um prazer te ajudar :)