Priorizar um bom atendimento é fundamental para ter um bom relacionamento com seu cliente.
Os consumidores estão cada vez mais exigentes, e para manter uma boa comunicação com seu público é necessário que o empreendedor tenha um padrão na qualidade no seu atendimento. Desse modo, entender como seu público pensa, se comporta, responder suas necessidades e desejos e ter uma boa abordagem são alguns dos pontos fundamentais para um bom atendimento ao cliente.
Estudos comprovam que 89% dos clientes brasileiros consideram a experiência que a marca oferece tão importante quanto a qualidade dos produtos e serviços. Com isso, desenvolver um bom atendimento é fundamental para gerar um relacionamento saudável com seu cliente.
É quando a empresa oferece todo o apoio para seu cliente em todo o seu processo que vai desde antes, durante e depois o processo de compra. O atendimento também responsável na hora de responder dúvidas, coletar feedbacks e solucionar problemas.
Nessa parte do processo é importante manter alinhados as competências da sua empresa. Seguindo as orientações de um bom atendimento você consegue manter uma conexão com seu público aumentando o reconhecimento da sua marca.
A importância do atendimento ao cliente
Já é comprovado que o bom atendimento influencia diretamente na forma em que o público se relaciona com a marca. Quando a empresa prioriza a resolução dos problemas dos clientes ela desenvolvem um bom relacionamento.
Existe empresas que estão tão comprometidas em entregar um bom atendimento que oferecem, por exemplo, o serviço 24 horas por dia. Desta forma, o cliente se sente priorizado em ter um atendimento disponível a qualquer momento do dia.
Conheça alguns dos pontos sobre a importância de um bom atendimento:
- Cria um bom relacionamento;
- Desenvolve a interação;
- Entende o comportamento;
- Garante a confiança e a fidelidade.
Princípios do atendimento ao cliente
Tratar bem o usuário deixa de ser um diferencial e torna-se uma necessidade de uma empresa que estima por um bom atendimento. Portanto, separamos alguns princípios que vão auxiliar a desenvolver um bom atendimento ao cliente:
- Procure conhecer seus clientes;
- Tenha uma boa comunicação;
- Use a linguagem adequada;
- Certifique-se que a necessidade de seu cliente foi resolvida;
- Procure gerar satisfação e fidelização.
Práticas de um bom atendimento
Sabemos que cada cliente tem uma necessidade específica. O cuidado com o atendimento não pode se tonar uma rotina, pois o cliente precisa ter um tratamento diferenciado. Por isso, é importante que ele se sinta especial. E para isso, separamos algumas dicas:
- Boas-vindas;
- Boa vontade;
- Atenção ao cliente;
- Não dê ordens;
- Rapidez;
- Evite termos técnicos;
- Evite a atitudes negativas;
- Atenção as reclamações;
- Tenha simpatia.
Qualquer empresa ou empreendedor precisa saber lidar com os seus clientes. Existem situações que não será possível ficar livre de problemas. No entanto, a melhor forma para contornar é saber oferecer um bom atendimento ao cliente. Com a atitude correta é possível amenizar o problema e até garantir sua fidelização.
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Comunicação e relacionamento com seus clientes.
Qualidade no atendimento ao cliente.
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Caso tenha dúvida, entre em contato com o atendimento do Sebrae ou ligue gratuitamente para Central de Relacionamento que funciona 24 horas no número 0800 570 0800.
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