A criatividade é essencial para se diferenciar no mercado e ampliar a visão da sua empresa.
Diante de mercados tão competitivos, para empreender hoje é preciso se diferenciar, e para isso o empreendedor deve ter uma característica essencial: a criatividade para inovar. Isto porque os problemas estão se tornando cada vez mais complexos, sendo necessário pensar em soluções tão complexas quanto.
Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a desenvolver a sua criatividade:
Ofereça um ambiente de trabalho agradável:
As novas gerações valorizam muito o bem-estar: horários flexíveis com a possibilidade de trabalho remoto, desconto em serviços, participação em eventos e um ambiente mais interativo são alguns dos pontos avaliados pelos jovens ao escolher um emprego. Ambientes que fazem o colaborar feliz tendem a aflorar a criatividade e o desejo de contribuição dentro da empresa.
Controle do estresse:
Propicie uma rotina em que o seu colaborador não se sinta tão pressionado com as tarefas, estar livre 100% da tensão é impossível, mas mantê-la sob controle é imprescindível. Isto porque quando as pessoas estão estressadas, existe uma tendência maior em se limitar ao previsível, ao conhecido.
O bom humor nos deixa mais leves e propenso a explorar possibilidades, isso pode ser conquistado através de um ambiente agradável e leve de convivência, espaço para jogos e esportes na empresa, dentre outros.
Incentivo às interações pessoais:
As interações e trocas de experiências são fatores essenciais para aflorar a criatividade e inspiração, por isso é importante promover um ambiente que facilite essa comunicação. Organize o espaço da sua empresa de forma que os espaços sejam abertos, sem divisórias e outros objetos que dificultem essa interação. Além disso, planeje ações na empresa como happy-hours, que ajudem os colaboradores a criarem socializem.
Construa um time diverso:
Pessoas iguais pensam da mesma forma, por isso, monte um time com perfis diferenciados entre si, de modo que cada um tenha uma contribuição diferente para a coletividade e se completem entre si. Um time diverso é extremamente rico para a inovação.
Utilize abordagens:
Uma das abordagens mais utilizadas é a técnica do brainstorming, que são reuniões em que todos os colaboradores propõem ideias variadas, sem pressão ou compromisso, até que nesse compartilhamento de ideias, as soluções vão surgindo. Existem ainda outras ferramentas como Scamper, Mapas Mentais; Positivo, Negativo e Interessante (PIN) ou Lista de Atributos.
Leia mais: 7 dicas para estimular a criatividade em sua empresa
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Descubra quais são as 5 macrotendências do turismo em 2025
Segundo o Ministério de Turismo, um a cada três brasileiros devem viajar no verão e para 97% dos brasileiros o destino será o próprio Brasil. Desse modo, o setor do turismo é um dos mais importantes do país, crescendo a cada ano, visto que, os destinos são os mais atrativos possíveis. O que são macrotendências? Em primeiro lugar, é necessário entendermos o que são macrotendências. Nesse sentido, elas são tendências que vão permanecer no mercado por um longo período e vão moldar o consumo em larga escala, consequentemente, impactando em várias áreas, tanto socioeconomicamente, quanto culturalmente. Viagens com consciência ambiental Compreender que ações sustentáveis são de extrema importância para manutenção da vida humana é de extrema importância e o setor de turismo vem entendendo há algum tempo que isso não é mais uma opção, mas, uma necessidade. Não só o ramo de turismo, mas também, as pessoas vêm compreendendo que práticas sustentáveis são importantes, assim, a escolha de locais que prezem por essas condutas tem crescido e ganhado destaque. Nessa perspectiva, vale a pena o investimento na capacitação de práticas ecológicas e a disponibilização de informações que possam guiar o turista. As viagens com consciência ambiental ganharam até uma denominação própria devido ao seu sucesso, é o chamado "Ecoturismo”. Segundo o relatório do “The Business Research Company” realizado em 2023, estima-se que até 2027 deverá expandir para $331,62 bilhões, com uma taxa de crescimento anual de 13,4%. Ou seja, o ecoturismo é um ótimo investimento e promete se estabelecer no mercado. Experiências personalizadas A cada dia o consumidor tem se tornado mais exigente e se atualizar conforme o que os clientes pedem é de extrema relevância, significa que você se importa com o bem-estar e necessidades deles. Desse modo, uma das tendências que tem ganhado o coração do público são as experiências personalizadas. Todos querem se sentir únicos e ter experiências que tragam essa sensação de unicidade, por isso apostar em destinos que os transportem para essa percepção do diferente, é primordial. Segundo a Rede de Inteligência de Mercado e de Turismo (RIMT) a procura por pacotes com tudo incluído é cada vez menor, a busca por pacotes individualizados e que possuam experiências individualizadas é crescente. Assim, o investimento dos produtos centrados no consumidor irá ajudar na flexibilização das reservas e apresentação de novas possibilidades de compras individuais, são ótimas opções para investir em experiências personalizadas. Saúde e bem-estar Desde a pandemia do Covid as pessoas estão buscando destinos que ofereçam experiências pautadas em práticas saudáveis, destinos que incluam spas, áreas de contemplação, alimentação saudável, aulas de ioga ou terapias tem chamado atenção. Atualmente, vivemos em uma sociedade que está hiper conectada a todo momento recebendo vários estímulos. Em consequência disso, criou-se uma população que recebe tantas informações a cada segundo, gerando estresse e exaustão mental. Assim, uma das soluções que as pessoas têm encontrado para minimizar esses efeitos, são as viagens com foco na saúde e bem-estar. Conforme O Global Wellness Institute - GWI (ou Instituto Global de Bem-Estar, em português), projeta que essa macrotendência deverá crescer rapidamente nos próximos anos com o mercado atingindo 1,1 trilhão de dólares em 2025. Por outro lado, quando se trata do Brasil a plataforma Booking.com revelou que 88% dos brasileiros viajam para buscar descanso para suas mentes e se desconectar de suas rotinas corridas ou se distanciar das redes sociais. Esse tipo de turismo valoriza a ideia de viver no presente, desfrutar do mundo real auxiliando no desenvolvimento pessoal para quem busca se conhecer. Dessa forma, locais como matas e florestas, hotéis fazendas são alguns exemplos que tem sido alvos dos turistas. Slow Travel Com tradução de “Viagem lenta”, em português, a tendência promete relaxar os seus adeptos da rotina acelerada, a ideia é investir em destinos com ambientes calmos, como praias, montanhas e lugares que façam o turista se desligar da cidade. As pessoas do século 21 tem tido, constantemente, rotinas mais aceleradas e, por vezes, possuem uma certa dificuldade em desacelerar em várias esferas de suas vidas. Em contrapartida, a macrotendência Slow Travel vem em uma direção oposta, visto que, sua missão é fazer com que as pessoas tenham experiências imersivas, não atoa, o termo “Slow” (lento). Dessa forma, o Slow Travel tem a proposta de refletir na mudança do comportamento dos viajantes que optam por ele. A exemplo disso, ele propõe experiências profundas, conscientes, em contraste com aquilo que estamos acostumados – várias informações ao mesmo tempo e superficiais. O Slow Travel possui alguns princípios, como: sustentabilidade, imersão cultural, menos é mais, bem-estar, confira abaixo alguns exemplos: Sustentabilidade – aposte em transportes mais ecológicos, como trens, bicicletas e evite o uso excessivo de transportes que aumentem a pegada de carbono; Imersão cultural – o investimento na cultura local é uma ótima saída, já que a proposta será um aprofundamento na cultura, para além disso, resulta na valorização de culturas que não possuem tanta visibilidade; Menos é mais – viajar lentamente como o Slow sugere, significa mergulhar nas experiências que cada local pode proporcionar, assim, visitar menos lugares e vivenciar os momentos com certeza é se jogar no Slow Travel. Bem-estar – conectar-se consigo mesmo e escolher locais que promovam o bem-estar sem estresses. Dessa forma, escolha destinos com itinerários mais flexíveis e menos cansativos, você vai conseguir se conectar com o ambiente e promover um bem-estar físico e mental. O setor de turismo tem entendido que macrotendências como essa tem aumentado no mercado. Por exemplo, as companhias de viagens e de hospedagem estão se adaptando a essa nova demanda por viagens mais lentas e sustentáveis. Muitos estão oferecendo pacotes personalizados que permitem aos viajantes explorar destinos de forma mais profunda e prolongada, além de promoverem práticas mais ecológicas, está alinhada com o crescimento do turismo responsável, que busca minimizar os danos ao meio ambiente e maximizar os benefícios para as comunidades locais. Turismo de luxo Ao contrário do que o nome dá entender, o “turismo de luxo” não tem a ver necessariamente com viagens luxuosas e com preços inacessíveis, mas, com exclusividade, em ter experiências únicas e sentir-se especial. Nesse sentido, o foco dessa macrotendência é a unicidade do turista. Assim, para gerar essa sensação não são necessariamente os artigos de luxo, mas a forma como se trata o seu público, isso vai desde a sua chegada até os mínimos detalhes, como bilhetes personalizados ou brindes. Os turistas que buscam experiências no turismo de luxo também esperam ter uma vivência culturalmente enriquecedora, autêntica e sustentável. O conceito de “luxo”, varia de pessoa para pessoa, mas, uma coisa é certa, é uma macrotendência que veio para se estabelecer! As macrotendências do turismo em 2025 têm se voltado para o bem-estar das pessoas. Por sua vez, ainda é possível observar resquícios do estresse pós-pandemia, visto que o confinamento durou um longo período. Assim, os turistas têm buscado se reconectar consigo mesmos e investir em destinos que tragam sensação de calmaria. Ademais, o consumo excessivo de redes sociais e informações, tem resultado nessa procura por se desconectar da internet e viver no mundo real. Desse modo, macrotendências desse tipo tem crescido e prometem permanecer no mercado por um longo período. Sebrae setor de turismo O Sebrae Alagoas dispões de um setor voltado para o turismo, contribuindo com consultorias voltadas para área que vão te auxiliar da melhor maneira. O turismo é um dos setores que mais crescem no Brasil e Alagoas é um dos destinos mais procurados, por isso não deixe de entrar em contato com o time Sebrae Alagoas para tirar suas dúvidas, você pode falar diretamente com a nossa analista de turismo Carolina Carioly através do e-mail carolina.alvim@al.sebrae.com.br ou por meio do WhatsApp Sebrae Alagoas.
March, 2025
NRF Retail’s Big Show 2025
Em 2025, entre os dias 12 e 14 de janeiro, ocorreu a 115ª edição da NRF Retail’s Big Show. Considerado o maior evento do segmento varejista do mundo, ele reúne, todos os anos, milhares de profissionais do varejo global, movimentando o setor e trazendo experiências únicas. Se você atua no segmento de varejo é de grande importância estar por dentro do que é a NRF e da relevância desse evento.
March, 2025
Transformando dados em resultados: uma proposta inovadora do Sebrae AL
Empreender é mais do que abrir um MEI e vender um serviço. Para muitos, é a chance de conquistar a liberdade financeira, crescer com um negócio próprio e alcançar uma transformação social que impacte na qualidade de vida. Para que isso seja possível é essencial que o empreendedor compreenda os dados que envolvem sua empresa. Nesse processo, uma ferramenta importante é a utilização da maturidade analítica. Qual a responsabilidade da maturidade analítica? Atualmente, vivemos em um processo constante de evolução, especialmente quando se trata de tecnologia, o que tem sido de extrema importância para as empresas. Nesse cenário, a maturidade analítica é fundamental para transformar dados em informações valiosas. Sua função é promover indicadores capazes de analisar dados da empresa, permitindo que o empreendedor os combine com lógica e encontre soluções eficazes para possíveis problemas. Além disso, a maturidade analítica fornece a garantia de que o empreendedor aplique esses dados de forma ética e responsável, fazendo com que seja possível inserir a empresa no mundo corporativo moderno. De que forma o Sebrae Alagoas pode te auxiliar? Em 2024, o Sebrae Alagoas lançou uma proposta pioneira, entre todas as unidades do Sebrae pelo Brasil, que está sendo considerada para implementação em outros estados. A iniciativa oferece o Quiz de “Índice de Maturidade Analítica”, onde o empresário fará uma autoanálise sobre o seu nível atual de maturidade analítica. Com base no resultado, são apresentadas soluções para o desenvolvimento de um plano de ação que seja focado na melhoria do negócio. Veja a seguir os níveis e quais as soluções abordadas em cada um deles: No Sebrae Alagoas, acreditamos que a maturidade analítica é uma das chaves para transformar pequenos negócios em grandes referências no mercado. Transformar dados em decisões inteligentes é um passo fundamental para o sucesso, e estamos comprometidos em ajudar você a alcançar novos patamares. Com ferramentas e conhecimento especializados, estamos comprometidos em impulsionar seu negócio para que você conquiste seus objetivos e se destaque no mercado.
March, 2025
8M: O protagonismo das mulheres no empreendedorismo e na sociedade.
O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, foi oficialmente reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1977. A data teve origem em uma série de protestos nos Estados Unidos e em várias nações europeias, onde mulheres exigiam melhores condições de trabalho e a igualdade de direitos dentro da sociedade. Hoje, esta data vai além de uma mera comemoração, ela se reafirma como um símbolo das conquistas históricas das mulheres e um lembrete poderoso de que, embora grandes avanços tenham sido feitos, ainda há muito a ser conquistado na busca pela igualdade. O empoderamento feminino também se reflete no crescente protagonismo das mulheres no mercado de trabalho, especialmente no empreendedorismo, um cenário que tem tudo a ver com o Sebrae. Empreendedorismo feminino no Brasil O empreendedorismo feminino tem se destacado como uma das principais formas das mulheres conquistarem mais espaço na sociedade. Cada vez mais, elas vêm redefinindo o mercado, empreendendo e assumindo novas posições. Esse movimento é refletido no aumento contínuo da participação feminina no empreendedorismo, um crescimento que, a longo prazo, resulta em um futuro cada vez mais moldado por mulheres. Segundo a pesquisa Monitor Global de Empreendedorismo 2023 (Global Entrepreneurship Monitor – GEM) dos 47,7 milhões de empreendedores com intenção de entrar no mercado até 2026, as mulheres representam 54,6% dos potenciais empreendedores no Brasil. Por acreditar nessa força e buscando impulsionar ainda mais o empreendedorismo feminino, o Sebrae criou o programa Sebrae Delas, Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso, uma iniciativa voltada para orientar e inspirar empreendedoras de todo o Brasil. O programa conta com capacitações, mentorias e ferramentas que visam fortalecer o desenvolvimento de negócios liderados por mulheres, ajudando-as a alcançar maior visibilidade e sucesso no mercado.
March, 2025
NRF Retail’s Big Show
National Retail Federation (NRF) Retail’s Big Show, em tradução livre, significa “Federação Nacional do Varejo: O Grande Show do Varejo”. Esse evento ocorre anualmente e é amplamente reconhecido como o maior do segmento varejista. A cada ano, milhares de profissionais se deslocam para Nova York, com o objetivo de conhecer as mais recentes as tendências e inovações do setor. A National Retail Federation (NRF) é a organizadora dessa conferência, que reúne líderes e especialistas para discutir as principais tendências do mercado. A edição de 2024 abordou temas cruciais, como transformação digital, sustentabilidade, experiência do cliente, cadeia de suprimentos, omnicanalidade - uma estratégia de negócios que visa integrar todos os canais de comunicação e vendas de uma empresa. A National Retail Big Show 2024 aconteceu de 14 a 16 de janeiro com foco em líderes e pessoas inovadoras de diferentes indústrias. O evento resultou em valiosos aprendizados sobre as futuras direções da inovação e das mudanças nos comportamentos dos consumidores. Neste ano, participaram cerca de 40 mil pessoas, mais de 800 expositores e 178 sessões de palestras foram realizadas, proporcionando três dias de intenso conhecimento e aprendizado, impactando não apenas os participantes diretos, mas para o mercado como um todo. A seguir, destacam-se as cinco tendências principais do evento: 1. Retail Media ou Mídia de varejo Essa tendência refere-se à publicidade que as empresas veiculam em seus próprios sites ou plataformas digitais para promover seus produtos. Tradicionalmente, as marcas utilizam plataformas de terceiros para veicular anúncios. Com o conceito de Retail Media, a estratégia muda, permitindo direcionar conteúdo para consumidores enquanto estão realizando compras online, ampliando as chances de alcançar novos públicos. Um exemplo claro ocorre quando um consumidor cadastrado em um site recebe ofertas personalizadas com base em seus gostos, proporcionando um atendimento mais especializado. 2. Inteligência Artificial A ferramenta vem conquistando o mundo e se torna quase impossível não aliar a IA em seu dia a dia ou nos negócios, a cada momento novas funcionalidades desta ferramenta vêm sendo descoberta, sendo discutida em todas as esferas. Para o ramo varejista, destacam-se: Personalização; Criação de novos produtos; Prever comportamentos do consumidor; Prevenção de fraudes; Previsão para compras em varejo. Essas são algumas funcionalidades que a IA proporciona, tendo em vista que a sua expansão para a esfera de trabalho ser algo recente, ainda não é possível visualizar todas as suas utilidades. Porém, sabemos que uma coisa é certa, a Inteligência Artificial ainda tem muito a nos mostrar! 3. Experiência na loja física Ao longo da pandemia foi possível observar que as vendas em lojas digitais tiveram uma expansão, visto que, não era possível realizar compras presencialmente devido a quarentena, e mesmo após o final da pandemia, as previsões eram de caimento de compras em lojas físicas. Contudo, desde 2023 o consumo dessas lojas vem crescendo, isso porque os empreendedores vêm inovando em seus espaços físicos. As lojas físicas vêm entendendo que investir em inovação é o caminho para se destacar e conquistar clientes. Um ótimo exemplo seria a realidade virtual (VR), Realidade aumentada (AR) ou Realidade Mista, ou ainda o chamado figital que estão sendo utilizada para atrair a atenção do consumidor. Mesmo com todo avanço da sociedade, as lojas físicas não são descartáveis, prova disso são as mesmas inseridas nas tendências da NRF. 4. Experiência de compra segura Seu cliente precisa sentir-se seguro, desde o momento em que tem seu primeiro contato com sua empresa, desde a finalização. Assim, ele precisa ter a garantia de que terá uma experiência positiva e segura. As tendências apresentadas na feira se conectam, uma vez que, quando se fala nessa experiência segura, vale mencionar o uso da IA nas coletas de dados dos clientes, e claro, sempre tomando os devidos cuidados. Nesse sentido, a coleta de dados deve ser feita de forma ética e sempre com autorização, por isso vale a pena conhecer a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Para além de disso, saber utilizar a Inteligência Artificial dentro dos limites éticos, visando assegurar se consumidor e deixá-lo a par do seu cuidado. A segurança do cliente tornou-se uma prioridade fundamental para empresas de diversos setores, especialmente em um cenário cada vez mais digital e exposto a ciberameaças. Com o aumento das transações online e o compartilhamento constante de dados pessoais, proteger a privacidade e garantir a integridade das informações dos consumidores são tarefas essenciais para preservar a confiança e evitar prejuízos. 5. Lealdade do consumidor Manter uma relação de fidelidade com o seu cliente é de extrema importância, e a NRF 2024 ressaltou como essa prática é necessária, já que ela é uma tendência. Contudo, é necessário compreender que o consumidor não necessita apenas de boas promoções, mas também, de condutas que demonstrem que você se importa. Tornando-se uma prática de conexão com o seu cliente, pensar em atividades como demonstrar valores, personalização do atendimento e que gerem autenticidade, são alguns exemplos de inovação para essa tendência, por isso investir em relacionamento é uma das chaves para o sucesso!
November, 2024
O POD! está de volta
Em busca constante pela inovação o Sebrae Alagoas lançou o POD!, um podcast com o objetivo de ligar você que nos acompanha, à temáticas relevantes nos dias atuais. Com uma linguagem dinâmica e objetiva trazemos conteúdos para contribuir com o avanço do empreendedor. Na primeira temporada foi disponibilizada uma série de 10 episódios e a segunda tem como tema principal o “Futuro”, em todas as formas, seja como liderança, negócios, consumidor, saúde, beleza, moda, agronegócio e muito mais. A ferramenta é simples e ideal para você ouvir em casa ou otimizando seu tempo no trânsito, trabalho e até durante exercícios físicos, o que importa é aproveitar cada segundo do conteúdo. Os episódios são liberados semanalmente e estão disponíveis em todas as plataformas de streaming de aúdio. Você pode acessar em: POD!
September, 2024
Você conhece o Avança+ Indústria?
Com o objetivo de aumentar a qualidade nos serviços industriais foi criado o Avança + Indústria, é um programa criado em parceria do Sebrae com a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas – FIEA que coloca à disposição das indústrias, ferramentas educativas consultorias, capacitações e serviços em tecnologia e inovação. E sabe o que é o melhor disso tudo? Nessa parceria, o Sebrae e o Fiea conseguiram 100% de subsídio em todos os serviços ofertados no programa Avança + Indústria, para indústrias de micro e pequeno porte. Observando as necessidades das pequenas indústrias, o programa busca oferecer o que cada uma precisa para otimização do trabalho. Os principais serviços ofertados pelo programa são: Serviços em Segurança e Saúde no Trabalho, Serviços Metrológicos, Capacitações, Consultorias e Desenvolvimento de Soluções Digitais. As capacitações são a melhor forma de preparar os profissionais da empresa para desenvolver as atividades com autonomia e qualidade, além de auxiliá-los para atuar em diferentes contextos de forma eficiente e adequada, as capacitações do projeto serão voltadas às áreas de gestão e construção civil. Além disso, as consultorias também são fundamentais para maximizar a produtividade da indústria. Com consultores especializados, o projeto oferece informações de qualidade para que os processos possam ser otimizados frente aos desafios do mercado. As consultorias são ofertadas nas áreas de: mercado local e internacional, recursos adequados de gestão, operação, planejamento e boas práticas para as necessidades da sua indústria. Se você identificou que o projeto pode ajudar a sua empresa, basta se inscrever e participar. As capacitações são gratuitas e serão ofertadas conforme o cronograma das instituições, a abertura de turma dependerá da quantidade mínima de inscritos.
September, 2024
Videoaulas - parte 2 - Economia Criativa
Empreenda com criatividade Veja as orientações de Fernando Peron sobre a estrutura de marketing para criar a sua estratégia, a criatividade e neuromarketing e dicas a respeito da criação da sua campanha criativa.
September, 2024
Você conhece o Sebraelab?
O Sebrae Alagoas agora tem mais um lugar especial para acolher você, empreendedor: o Sebraelab. Um espaço de estímulo à criatividade, à inovação, ao consumo de informações, à geração de novos conhecimentos, ao aprendizado contínuo e às múltiplas conexões nos negócios. Como funciona? Sebraelab é para potenciais empreendedores e empresários que buscam inovar em seus modelos de negócios. Faculdades, centros de pesquisa e desenvolvimento, investidores e negócios relacionados à cultura de empreendedorismo inovador também são bem-vindos. Lá, você vai encontrar uma sala de reunião para grupo de até 10 pessoas (com ar-condicionado e TV para apresentações), duas cabines para atendimentos individuais ou trabalhos que exigem mais foco, e o mais legal: um espaço maker com impressoras 3D, cortadora à laser, plotter de recorte, termomodeladora à vácuo, router de precisão e scanner 3D. O Sebraelab também conta com internet dedicada, para te deixar conectado, e uma copa com geladeira, água e pipoqueira, para garantir um lanche rápido. Um ambiente multifuncional, com pegada colaborativa. Assim é o Sebraelab, um lugar para você viver, conviver e se apropriar. Um espaço baseado no conceito de serendipity: onde as descobertas ao acaso fazem toda a diferença. Como utilizar? Faça já sua reserva e aproveite a estrutura que o Sebraelab tem para oferecer a você! Nosso agendamento está disponível de segunda à sexta, das 8h às 17h, e pode ser feito no endereço sebraelabal.reservio.com ou pelo número (82) 98121-5094. Garanta sua vaga!
September, 2024
Eleições: saiba como o empreendedorismo impacta nos municípios
Inclua em seu plano de governo o empreendedorismo Você conhece a força do empreendedorismo brasileiro? Não? Então se liga nesse conteúdo que preparamos exclusivamente para você. O empreendedorismo brasileiro movimenta o território de forma significativa, segundo uma pesquisa realizada em 2023 pelo Sebrae e a Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE), no Brasil existe mais de 90 milhões de empreendedores. É inegável que o empreendedorismo possui uma força gigante, assim, é necessário que existam incentivos para que mais pessoas possam empreender e o papel dos municípios e das políticas públicas são indispensáveis para isso. Nesse sentido, se você ficou curioso para saber como pode aliar seu plano de governo ao empreendedorismo, confira o vídeo abaixo: Saiba mais: Educação empreendedora Dicas Essenciais para Começar um Negócio em Casa A Economia Criativa e o Sebrae em Alagoas
September, 2024
Edital para seleção de empresas investidoras para Startups
A chamada pública nº 002/2024 tem por objeto selecionar investidoras em estágio inicial de Venture Capital e/ou Corporate Venture Capital interessadas em celebrar acordo societário com os SEBRAE da região nordeste participantes desta chamada, representados neste ato pelo Sebrae/AL, para execução do programa que realizará capacitações, desenvolvimento dos empreendedores e investimento financeiro nas startups selecionadas na modalidade de mútuo conversível, a ser determinado no processo de valuation estabelecido pela(s) Sociedade(s) em Conta de Participação que será(ão) criada(s) no decorrer da parceria. Para fins de entendimento sobre o que seja o processo de investimento e gestão em startups inovadoras, considerar-se-á: a) A seleção de startups candidatas fundamentada em critérios de competitividade,projeto, processos e serviços;b) Os investimentos financeiros iniciais nos projetos selecionados;c) O programa de capacitação, acompanhamento e mentoria, por tempo determinado, nos aspectos técnicos, jurídicos e mercadológicos; ed) A aproximação dos empreendedores e empresas nascentes a potenciais clientes e investidores. Será considerado como investidores em estágio inicial de Venture Capital ou Corporate Venture Capital, os investidores cujos valores investidos sejam de até R$500.000,00 (quinhentos mil reais) por startup. Quer saber mais? Acesse o Edital completo. 1 - Edital completo 2 - Errata do Edital 3- Resultado preliminar 4-Resultado final
September, 2024
Guia de Tendências para Pequenos Negócios 2020-2021
Um novo ano se inicia e com ele novas possibilidades de negócios e crescimento. Pensando nisso, o Sebrae preparou para você empreendedor, um Guia de Tendências que pode ajudar em escolhas futuras de negócio e segmento, nessa retomada ainda gradual da economia. O movimento e desenvolvimento do contexto e da sociedade conduzem os caminhos do futuro. De forma direta ou indireta tudo está conectado e é preciso estar atento ao que acontece a nossa volta. Observando os sinais e acontecimentos é possível se preparar melhor para lidar com pessoas, com a economia, com tendências e principalmente tomar as decisões mais assertivas para o negócio. A partir desse cenário surgiram os estudos de tendências – uma nova ciência que observa e investiga o presente, para assim tentar prever (ou ao menos supor) os futuros mais próximos no mundo. Apesar do estudo não ser uma garantia, eles são uma ferramenta valiosa para tomada de decisão. Assim, se você empreendedor deseja ampliar sua visão e quer estar um passo a frente no mercado, não deixe de ler esse conteúdo rico em insights, criado pelo Sebrae Paraná.