Atitudes empreendedoras podem ser o diferencial do seu negócio, não perca nenhuma dica e coloque-as em prática agora mesmo
A pandemia do novo coronavírus provocou mudanças significativas no comportamento do consumidor e na forma de atuação dos pequenos negócios. Embora os minimercados tenham sido considerados serviços essenciais — e permanecido abertos durante o período de distanciamento social —, muitas empresas do segmento têm passado por dificuldades para se adaptar à nova realidade e manter o faturamento.
Neste momento de adaptação ao contexto do “novo normal”, o empresário está sendo desafiado a pensar e a aplicar estratégias que garantam a sobrevivência do negócio durante a passagem da crise, que ainda não tem previsão para acabar, e, ao mesmo tempo, preparem a empresa para o período do pós-crise, onde mudanças bruscas no comportamento, nas prioridades e nas escolhas do consumidor já são realidade.
Se você está preocupado com o faturamento da sua empresa em tempos de pandemia, confira as dicas que preparamos para te ajudar a impulsionar as vendas do seu negócio.
A retomada segura deve ser o primeiro passo
Durante o período de distanciamento social, os minimercados não interromperam as suas atividades, mas tiveram de passar por adequações para seguir as medidas de biossegurança estabelecidas pelos estados e municípios para conter o avanço da pandemia.
Com a retomada gradativa das atividades econômicas, a preocupação com as medidas de segurança deve ser reforçada e pode, inclusive, interferir no fluxo de clientes, já que a preocupação com a saúde continua sendo prioridade.
Veja aqui o conteúdo produzido pelo Sebrae para o retorno seguro das atividades do segmento de mercearias, minimercados e supermercados.
É preciso inovar
Antes mesmo da pandemia, a inovação já era uma preocupação constante para uma parcela significativa dos empresários e, com a chegada da crise, passou a ser a porta de entrada para um novo contexto de atuação no mercado.
O que o empreendedor não pode perder de vista é que a inovação não acontece, necessariamente, por meio do uso da tecnologia, mas quando cria soluções viáveis para os problemas identificados na empresa, estes como a redução do número de clientes e a queda do faturamento, por exemplo.
Levando-se em consideração as novas exigências de consumo, o empresário do minimercado pode investir no treinamento de funcionários com o intuito de prepará-los para o atendimento online. A medida pode garantir a manutenção de clientes antigos e até mesmo atrair novos consumidores.
As vendas realizadas por meio de plataforma de e-commerce também podem atrair clientes e manter o faturamento do negócio. Porém, visando a viabilidade do e-commerce, é importante analisar a capacidade de envio e da qualidade com que os produtos devem chegar ao destino. Os empresários de minimercado que ainda não realizam vendas pela internet, mas estão interessados na oferta de produtos no meio digital podem acessar a consultoria do Sebrae de Implantação de E-commerce, clicando aqui para consultar mais informações.
Além de disponibilizar produtos em ambiente virtual, o empresário também pode buscar alternativas para pagamento online, como as plataformas especializadas PayPal e Mercado Pago ou até mesmo transferências bancárias.
Veja aqui algumas dicas e ferramentas de inovação, preparadas pelo Sebrae, que irão te ajudar.
Invista na comunicação com o cliente
Durante a pandemia, o número de pessoas que utilizam o celular para pedir produtos e serviços sem sair de casa cresceu consideravelmente. Agora, mais do que antes, o empresário deve se preocupar com a disponibilização de canais de comunicação que possam atender, de forma satisfatória, as necessidades do cliente.
Em Alagoas, de acordo com a 5ª edição da pesquisa realizada pelo Sebrae, de 25 a 30 de junho, para avaliar o impacto da pandemia de coronavírus nos pequenos negócios, as mídias digitais mais utilizadas para atender clientes são o WhatsApp e o Instagram, mas o empresário também pode utilizar o Facebook ou, se preferir, disponibilizar número para receber ligações.
O WhatsApp Business, uma ferramenta mais específica para atendimento ao cliente, tem se destacado no cenário da pandemia, auxiliando todo o processo de comunicação da empresa com o cliente, desde o relacionamento com o consumidor até o pagamento do produto ofertado. Confira aqui mais detalhes sobre esta ferramenta.
Acesse: Curso - Comunicação e Relacionamento com seus Clientes
O cliente deve ter poder de escolha
Com a redução do fluxo de clientes nos minimercados, o delivery tem sido a principal alternativa para a entrega de produtos. O que antes era considerado um serviço diferenciado passou a ser, no novo contexto de consumo, uma exigência do cliente.
Além de disponibilizar o delivery, que pode ser colocado em prática por meio do uso de aplicativo de entrega, como Uber Eats e iFood, a empresa também pode oferecer ao cliente o serviço de drive thru, em que é possível passar no minimercado de carro, após o pagamento antecipado das mercadorias, para buscar os produtos solicitados.
O empresário também pode continuar utilizando as formas tradicionais de entrega, por meio da disponibilização de veículo próprio da empresa ou de parcerias com motoboys que realizam esse serviço. Antes de escolher a alternativa mais viável para o negócio, avalie os custos de todas as operações de entrega.
A comunicação também está nas redes sociais
Em tempos de pandemia, saber se comunicar e se posicionar para agregar valor ao negócio é fundamental. É preciso levar em consideração que, neste período de distanciamento social, o consumidor está gastando mais tempo acessando as redes sociais e, portanto, o momento é oportuno para investir em presença digital.
Com o uso de redes sociais como o Instagram e o Facebook, o empresário pode obter mais engajamento de clientes e, consequentemente, melhorar o desempenho das vendas.
Além de utilizar as redes sociais para comunicar as iniciativas de biossegurança que a empresa está adotando e conscientizar clientes a respeito das medidas de prevenção contra o novo coronavírus, o empresário pode utilizar as mídias digitais para divulgar informações relacionadas ao funcionamento da empresa, como horário de funcionamento, canais de comunicação, serviços de entrega, formas de pagamento, variedade de produtos e promoções.
Acesse: Curso - Marketing Digital para o Empreendedor
Confiança e empatia são fundamentais
Em situações de crise, consumidores inseguros ou receosos costumam preferir marcas com as quais já têm certa familiaridade e que são confiáveis, por isso, o momento é ideal para investir na fidelização de clientes, evitando preços abusivos e se colocando no lugar do consumidor, que está em busca de atendimento qualificado e humanizado.
Saiba como elaborar um bom plano de fidelização para sua empresa
Não se esqueça do pós-crise
Em meio à pandemia, os esforços estão todos voltados para a adaptação do negócio ao novo contexto, mas o empresário não pode esquecer que o cenário pós-crise também deve ser uma preocupação do presente. É preciso entender como o cliente irá se comportar no futuro para definir as estratégias que serão adotadas para manter a saúde da empresa após a passagem da pandemia.
Diante dos desafios trazidos pela pandemia e da necessidade de transformação dos negócios para o pós-crise, o Sebrae em Alagoas tem atuado para auxiliar você, empresário do segmento de minimercados, a encontrar as melhores estratégias para continuar faturando e se posicionar de forma mais competitiva no mercado.
Além de disponibilizar conteúdos específicos para a retomada segura dos pequenos negócios do segmento de mercearias, minimercados e supermercados, o Sebrae está disponibilizando, por meio do programa Adapte, uma série de consultorias gratuitas, com soluções em Biossegurança, Gestão Financeira, Vendas, Posicionamento Digital, Inovação e Design de Comunicação.
Para ter acesso a essas e outras iniciativas do Sebrae, o empresário pode entrar em contato por meio do 0800 570 0800 ou pelo nosso WhatsApp.
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Saiba mais sobre o Setor Alimentício
Apesar da crise financeira pós-pandemia, o mercado de alimentação vive momentos de prosperidade e ascensão. E a tendência é de um crescimento ainda maior nos próximos anos devido aos impactos positivos trazidos pelos aspectos socioeconômicos. Com a mudança nos estilos de vida também surgiram novas possibilidades de investimentos. Entender como funciona essa demanda ajuda as empresas do setor a traçarem estratégias de negócios mais eficazes. Além disso, o ritmo de vida agitado das pessoas gera uma busca por produtos que facilitem o dia a dia. Essa ascensão é consequência do crescimento de clientes mais exigentes e criteriosos. Dessa forma, aumenta-se também a busca por alimentos de qualidade e de boa procedência. Selos de qualidade, conquistados por meio de boas práticas de fabricação, armazenamento e conservação, passaram a ser mais valorizados. Os consumidores buscam informações relevantes, leem os rótulos e também pesquisam na internet sobre o produto. Nesse sentido quem diversifica seus produtos e serviços sai ganhando. As empresas de sucesso são de quem busca inovar e se adaptar às mudanças de consumo para a expansão de negócio. A logística impõe que se cresce o público consumidor, cresce também a concorrência, e dessa forma sobressai o melhor produto e o atendimento mais especializado. Caderno de Tendência Setor de Alimentos Com base no impacto causado pelos novos formatos de alimentação sofrido pelo segmento, o Sebrae Alagoas criou um caderno de tendências específico sobre o assunto. Ideal para quem quer estudar o mercado, seja para aplicar técnicas na própria empresa ou para entender melhor as tendências. Dietas inclusivas e focadas na imunidade e na longevidade, novas experiências no ato de comer e a projeção para o mundo digital ganham enfoque no mercado e demandam soluções e produtos. Serviços auxiliados pela tecnologia que auxiliam desde o sistema de gestão e autoatendimento, até a personalização da alimentação, está entre as principais tendências de alimentação fora do lar. Outra questão citada no caderno é a busca por formas de escapar da rotina. Ou seja, ao escolher um local para se alimentar fora de casa, esse consumidor busca locais que promovam relaxamento, experiências diferentes e sensação de liberdade. De acordo com o levantamento 82% dos consumidores buscam locais abertos e ventilados, locais que contenham varandas, mesas ao ar livre e contato com a natureza. Ainda no ponto da tecnologia, o uso das mídias sociais estão modificando totalmente a maneira como o consumidor adquire alimentos e produtos alimentícios. A evolução no fornecimento de produtos com sabor, cor e textura semelhantes à carne animal movimentam o mercado plant based (à base de plantas). Para saber mais sobre as novas tendências e o mercado, acesse o Caderno de Tendências na íntegra. O Sebrae oferece diversas soluções e oportunidades para você empreendedor. Conecte-se com a analista do Sebrae mais próxima da sua cidade: Cristina Moreira e Vânia Brito (Maceió), Suzy Santos (Arapiraca), Edilma Gonçalves (Penedo) e Flávia Regina (Delmiro Gouveia). Ligue ou envie um whatsapp para 0800 570 0800 e solicite o seu atendimento. Caderno de Tendencias
Thu Sep 26 17:14:07 BRT 2024
Saiba mais sobre o mercado pet
Com a chegada da pandemia, o mercado de consumo sofreu severas modificações. Empresas que outrora eram consideradas inovadoras, perderam espaço para startups e novos ramos. O mercado pet, foi um dos que mais cresceu durante esse período, de acordo com a CNN Brasil. Só no primeiro trimestre de 2021 o faturamento foi consolidado em R$ 51,7 bilhões. A retomada das atividades fez com que os consumidores também ficassem mais criteriosos e exigentes. Os pets estão sendo considerados como membros da família, desse modo as pessoas buscam por produtos e serviços para que se aproximem da relação familiar para esses bichinhos. Sendo assim, as marcas se atentaram à essa demanda e estão ampliando o seu portfólio. Outra mudança crescente é a inclusão de novas espécies de animais no ambiente domiciliar. Animais silvestres e exóticos estão sendo criados dentro dos lares e fazendo com que a procura por produtos que atendam esse segmento também cresçam. De acordo com a Abinpet, em 2021 o número de répteis e pequenos mamíferos nas casas chegou a 4,2% e a de aves, a 1%, e segue crescendo. Veja a seguir uma clínica veterinária modelo, criada pelo Sebrae Alagoas: O Sebrae e o mercado pet Sempre em busca de soluções o Sebrae tem diversos recursos alavancar o crescimento das micro e pequenas empresas. Os empresários podem contar com uma equipe preparada para atendê-los. O Sebrae pode proporcionar melhorias na gestão empresarial, podendo iniciar com a aplicação de um Diagnóstico IMG - Índice de Maturidade da Gestão. Com este diagnóstico será analisado o grau de competitividade e desempenho da empresa, ao final diante das sugestões ofertadas pelo consultor pode-se desenvolver um Plano de Ação dessas soluções. Com isto contribuímos para estimular o empreendedorismo possibilitando a competitividade e a sustentabilidade dos negócios. Caso tenham interesse em saber como o Sebrae pode contribuir com a melhoria da sua gestão, nos procure em nossos canais nas redes sociais ou entre em contato direto com a Analista Débora Medeiros, responsável pela carteira de clientes do segmento, através do número (82) 9 8113-8894 ou pelo e-mail: debora@al.sebrae.com.br. Além disso você pode saber mais entrando em contato através do número 0800-570-0800, que funciona 24h e pelo WhatsApp. Caderno de tendências Todo esse crescimento gera um leque de novas tendências. As empresas estão em constantes estudos para entender o que o mercado pet no Brasil pode proporcionar. Com o objetivo de ajudar à esses empresários a se prepararem para mudanças, o Sebrae Alagoas lançou a série Sebrae Futuros, que aborda tendências que vão impactar segmentos específicos como o mercado pet. Nesse segmento, o Sebrae lançou o caderno de Tendências Pet que fala sobre como os ecossistemas pet, a área de alimentação gourmet e a saúde e bem-estar animal ganharam enfoque e quais as novas soluções, produtos e serviços demandados. Além disso, o e-book traz informações sobre a implantação de tecnologias no monitoramento da criação de animais exóticos. Em meio à várias tendências que ganham força diariamente o caderno fala sobre as novas formas de alimentação saudáveis para os bichinhos. Além de mostrar a influência digital, isso mesmo, bichinhos que viralizaram nas redes sociais por terem sua vida exposta e se tornaram influenciadores, acompanhados por milhares de seguidores. No caderno, a partir de entrevistas qualitativas realizadas com empresários alagoanos do setor de pets, foram identificados perfis empreendedores diferentes em suas atitudes, necessidades e comportamentos. São eles: O aprendiz, o experiente, o conservador, o inseguro e o inovador. Para saber em qual deles você se encaixa e conferir na íntegra todas as tendências do mercado, acesse aqui o caderno “Pensando em aproximar os clientes e em busca de entender as necessidades e dificuldades do mercado, criamos o Caderno de Tendências. Temos um universo muito grande e em ascensão de pet shops e clínicas veterinárias localizados dentro da grande Maceió e nos colocamos a disposição para atender e ajudar a todos”, explica a analista responsável pelo segmento, Débora Medeiros. Acesse Aqui o Caderno de Tendências
Thu Sep 26 17:14:07 BRT 2024
Posicionamento de marca: como isso pode ajudar a minha empresa?
Posicionamento de marca é uma estratégia fundamental no mundo do marketing que visa definir e comunicar a identidade de uma marca de forma clara e distintiva em relação aos seus concorrentes. Em essência, o posicionamento de marca é como uma marca deseja ser percebida pelo seu público-alvo. Para entender melhor, pense em um restaurante de comida mexicana que conseguiu criar um ambiente autêntico onde o cliente se sente em outro país. Através do atendimento, decoração, música e pratos típicos esse estabelecimento consegue se posicionar como o lugar ideal para as pessoas que desejam vivenciar a cultura mexicana dentro do Brasil. É assim que funciona o posicionamento de marca! É preciso que todos os elementos que compõem sua empresa estejam alinhados e reflitam a maneira como você quer que ela seja reconhecida. Foi assim que a Dove se tornou reconhecida por ter produtos para todos os tipos de corpos e belezas ou que a Volvo é lembrada como referência em segurança e conforto dos veículos. Mas essa estratégia também se aplica às pequenas empresas, basta que você encontre seu diferencial. Seja para se posicionar como referência em comidas saudáveis, sem glúten ou lactose ou como uma loja de decoração que trabalha com produtos sustentáveis, por exemplo. Uma estratégia eficaz de posicionamento de marca começa com uma profunda compreensão do mercado em que a marca opera, bem como do seu público-alvo. Isso envolve análises de mercado, pesquisas de consumidor, avaliação da concorrência e uma análise honesta dos pontos fortes e fracos da marca. Com base nessa compreensão, a marca pode então desenvolver uma proposta de valor única e autêntica que ressoe com seu público-alvo. Isso pode envolver a identificação de um nicho específico no mercado, destacando características únicas do produto ou serviço oferecido, ou até mesmo associando a marca a valores e causas que são importantes para os consumidores. Além disso, o posicionamento de marca não é algo estático. À medida que o mercado e as preferências dos consumidores evoluem, as marcas precisam estar atentas e adaptar seu posicionamento para permanecerem relevantes e competitivas. Em resumo, o posicionamento de marca é essencial para diferenciar uma marca em um mercado saturado e criar uma conexão significativa com os consumidores. É uma ferramenta poderosa que ajuda as marcas a conquistarem a fidelidade dos clientes e a alcançarem o sucesso a longo prazo. O que fazer então para conseguir alcançar esses resultados? A estratégia de posicionamento de marca requer um planejamento. Portanto, se sua empresa já está em atuação, o primeiro passo é fazer um estudo para descobrir o quanto e como sua marca é vista dentro do seu ramo de atuação. A partir do resultado desse levantamento, você deve definir os objetivos que pretende alcançar ao posicionar sua marca. São eles que vão mostrar se a estratégia está funcionando ou precisa de ajustes. Em seguida, faça um estudo detalhado com seus clientes para descobrir quem eles são, quais as suas necessidades e preferências. Isso pode ser feito através de pesquisas, entrevistas, análises de dados já existentes ou até mesmo a partir de conteúdos interativos (como as enquetes nos stories do Instagram, por exemplo). Depois, analise seus concorrentes. Identifique o que a concorrência está fazendo e como essas ações estão sendo vistas pela audiência. Essa análise, juntamente com o cenário que você traçou sobre sua empresa, vai lhe ajudar a encontrar lacunas no mercado e oportunidades de onde investir para ganhar destaque. Assim você conseguirá criar sua proposta de valor ou, caso já tenha, adequá-la ao cenário atual. Ela deve ir além dos seus produtos e serviços, é o seu diferencial, o que vai fazer o cliente comprar da sua empresa e não de outra. Portanto, deve ser clara ao mostrar como você consegue resolver os problemas do consumidor da melhor maneira possível. Nessa hora você pode, inclusive, criar um slogan ou uma mensagem central que capte a essência da sua marca e norteie a comunicação junto ao seu público. Agora é preciso criar uma personalidade para a sua marca, isso vai ajudar a humanizá-la e aumentará a conexão com os consumidores. Para isso, defina o tom e a linguagem a serem utilizados na comunicação, quais causas ela irá defender, além de investir em personalização nos canais de contato com seu público. Afinal, segundo estudo da Accenture, 83% dos brasileiros compram de marcas com as quais se identificam, que estão alinhadas com seus valores. Feito tudo isso, chega a hora de investir em marketing de conteúdo para agregar valor aos seus produtos ou serviços. Escolha os canais que mais se adequam à sua audiência e crie conteúdo para cada um deles, que seja relevante e se conecte aos clientes. Aproveite para mostrar seus diferenciais e comunicar os valores da sua empresa, além de depoimentos de clientes que tiveram seus problemas solucionados. Pronto, agora é com você! Mas se você tem alguma dúvida ou quer a ajuda do Sebrae para entender melhor sobre o tema e colocar em prática, entre em contato conosco através do nosso WhatsApp ou ligue para o número 800 570 0800.
Thu Sep 26 17:14:07 BRT 2024
Utilize o WhatsApp a favor do seu negócio
O WhatsApp é uma ferramenta gratuita e de amplo alcance para dar um boom nas suas vendas. São mais de 165 milhões de usuários do aplicativo no Brasil, estando instalado em 99% dos dispositivos móveis disponíveis atualmente no país e sendo uma rede social utilizada diariamente pelos seus usuários. O aplicativo aproxima o vendedor ao cliente, isto porque, tem uma proposta mais informal e íntimao, por isso deve ser aproveitado pelos empreendedores para criar essa relação. Hoje é muito mais eficaz do que uma venda feita através de e-mail ou telefone celular. Pode ser crucial para empresas novas, ajudando na captação e fidelização de clientes sem gerar um custo adicional. O aplicativo permite que o vendedor consiga contatar vários clientes simultaneamente, otimizando o tempo e aumentando a produtividade. A utilidade do WhatsApp para os negócios é tamanha que hoje já existe o WhatsApp Business, versão do aplicativo voltada justamente para pequenos empreendedores terem o contato com o cliente facilitado, através de ferramentas para automatizar, classificar e responder as mensagens rapidamente. Inclusive recentemente uma ferramenta de pagamento foi adicionada ao WhatsApp facilitando compras através do aplicativo. Em outras palavras, independente do segmento, o seu público está no WhatsApp, por isso você deve começar a estudar as possibilidades do aplicativo e a melhor forma de entregar conteúdo, serviços, e produtos através dele. Para isso, separamos algumas dicas úteis: Utilize listas de transmissão As listas de transmissão são uma forma de disparar mensagens iguais para várias pessoas simultaneamente, isso otimiza tempo e aumenta a produtividade do vendedor, aumentando seu alcance e eficiência. Importante lembrar que antes de inclui-lo na lista, é imprescindível pedir sua autorização, para não acabar sendo um incomodo para o cliente. Seja preciso Não exagere no número de mensagens, isso pode acabar sendo inconveniente e afastando o cliente, selecione conteúdos úteis e interessantes para o seu nicho, que possam despertar o interesse e elabore um cronograma para organizar e controlar os envios. Disponibilize o WhatsApp Hoje o aplicativo é o meio mais atrativo para o cliente quando o assunto é contato com o vendedor, por isso, sempre disponibilize o seu WhatsApp nas outras redes sociais e na loja física caso possua. A falta dessa informação pode afastar o cliente, que não se sente confortável com outro tipo de contato. Ofereça suporte Utilize o aplicativo como uma forma de auxiliar o cliente em suas dúvidas, esteja presente e disponível para dar informações. Analise suas métricas É importante avaliar seu desempenho vendendo no WhatsApp, observando dados como tempo de resposta, duração da negociação e de cada etapa do processo de vendas. Utilize o WhatsApp Web O aplicativo para web é aberto no navegador do computador e propicia uma visão mais ampla e fácil do chat de conversas. O uso dessa variação permite também que o vendedor tenha acesso ao aplicativo enquanto trabalha e consiga estar atento às novas mensagens assim que chegam de uma forma mais rápida. Artigo escrito a partir do texto do Sebrae-ES Soluções Sebrae Entre em contato conosco através do nosso telefone ou WhatsApp 800 570 0800 e fique por dentro das nossas soluções: cursos, workshops, palestras e consultorias para te auxiliar nas vendas via WhatsApp, dentre outros temas.
Thu Sep 26 12:31:54 BRT 2024
Evolução do Marketing: a caminhada até o Marketing 4.0
A expressão Marketing 4.0, tão buscada e utilizada atualmente, é o resultado de uma jornada ativa e eficaz no mundo dos negócios. Talvez você não saiba, mas o Marketing sempre acompanha as transformações econômicas e comportamentais dos consumidores. Essas mudanças vão acontecendo aos poucos, seguindo também as inovações tecnológicas até que se transformam em realidade na maioria das empresas. Realize o download do infográfico e receba o conhecimento voltado à trajetória do Marketing.
Thu Sep 26 12:31:54 BRT 2024
Evento gratuito de lançamento de Tendências automotivas do Sebrae
Com expectativa para crescimento em 2023, o setor automotivo tende a continuar em alta neste ano. Para você ficar por dentro de todas as novidades do setor, o Sebrae está lançando o Caderno de Tendências Automotivas. Através de nosso evento de lançamento gratuito do caderno, fique por dentro das tendências do setor automotivo e aprenda como desenvolver estratégias para tornar seu negócio ainda mais eficiente e alinhá-lo ao futuro. É o evento ideal para te ajudar a antecipar as novidades do mercado e auxiliar nas novas exigências do consumidor e nos rápidos avanços tecnológicos do segmento. O evento acontecerá dia 25 de março (sabádo), das 08h às 12h na sede do Sebrae em Maceió (Rua Doutor Marinho de Gusmão, 46, Centro) e você é nosso convidado! Os ingressos são gratuitos e as vagas limitadas, inscreva-se já clicando aqui.
Thu Sep 26 12:31:54 BRT 2024
Dicas para gerir suas vendas
Gerir suas vendas é um dos processos mais importantes na administração de um negócio, e um dos mais antigos também. As vendas começaram a existir antes mesmo de ser criada a moeda, e elas podem ocorrer entre duas empresas, entre uma empresa e um cliente ou entre duas pessoas, sem envolver empresa alguma, como é o caso de plataformas de bens usados. É possível ainda identificar que as vendas envolvem bens tangíveis, aqueles que podemos tocar e ainda a prestação de serviços. Quando se trata de empresas é pelas vendas o dinheiro entra e faz valer a pena todo o esforço diário, não é mesmo? Para tal, é preciso aprender a lidar com a incerteza e ganhar de seus concorrentes a preferência dos clientes. Melhore a gestão da sua empresa com o Canvas Estratégia 5.0
Thu Sep 26 12:31:54 BRT 2024
Como gerenciar suas vendas para alcançar melhores resultados
O processo de vendas é um passo a passo das atividades que precisam ser realizadas pela equipe comercial e deve ter as seguintes características: Previsível: ter expectativas de resultados a serem atingidos Escalável: ter possibilidade de adaptar-se ao crescimento da empresa; Avaliável: possível de mensurar em indicadores; Ensinável: possível de repassar para outras pessoas. São as etapas que vão conduzir o POTENCIAL CLIENTE desde o primeiro contato com sua empresa até o fechamento da venda. Ou seja, o processo de VENDAS deve estar alinhado ao PROCESSO DE COMPRA; Ter processos estruturados contribui para a maior eficiência do seu time de vendas. Mas a grande vantagem é o poder de aumentar o faturamento da sua empresa. Para te ajudar a gerenciar melhor suas vendas, disponibilizamos aqui, gratuitamente, o CANVAS FUNIL DE VENDAS 4.0
Thu Sep 26 12:31:54 BRT 2024
Como utilizar o marketing de influência na sua empresa
Se eu te perguntasse se você confia mais na indicação de um amigo ou na propaganda de uma empresa, o que você me responderia? Acredito que você optaria pela indicação do amigo, certo? Pessoas se conectam com pessoas. Por isso, hoje, vou te mostrar como fortalecer sua marca e gerar uma audiência engajada, através do Marketing de Influência. Sabemos que um dos maiores desafios que as marcas enfrentam em um mercado digital tão competitivo é conseguir visibilidade e engajamento. Pensando nisso, foi criada uma vertente do marketing onde as empresas contam com a ajuda de pessoas influentes para mostrar os benefícios e as características únicas dos seus produtos e serviços de forma atrativa e eficaz. Se você está se perguntando se esse tipo de marketing realmente funciona, uma pesquisa recente* (*The Nielsen Company, 2022) revelou que 71% dos consumidores afirmam confiar na opinião de um influenciador sobre produtos e serviços. E o melhor é que essa ação não se restringe a grandes empresas. Antes de mais nada, é importante saber que existem diversos tipos de influenciadores, sendo os principais: nanoinfluenciadores (que são aqueles que possuem até 10.000 seguidores), microinfluenciadores (que vão de 10.000 a 100.000 seguidores), macroinfluenciadores (os que têm de 100.000 a 1 milhão de seguidores) e megainfluenciadores (que possuem mais de 1 milhão de seguidores). Para pequenas empresas, trabalhar com nano e micro influenciadores costuma ser mais interessante, porque, como eles possuem um número menor de seguidores, sua audiência é mais segmentada, engajada e suscetível à influência. Além disso, o preço praticado por macro e mega influenciadores pode ser um obstáculo para os pequenos negócios. Agora que você já está por dentro do assunto, chegou a hora de entender como investir em campanhas de marketing de influência. O primeiro passo é entender o que a marca deseja, qual é o objetivo ou meta da campanha. Quer obter novos seguidores? Aumentar o engajamento? Impulsionar as vendas de determinado produto ou serviço? Essa informação será o guia para as etapas seguintes. Depois, você deve definir para qual grupo sua campanha será direcionada e mapear tudo o que puder sobre ele. Quanto mais você conhecer as pessoas para qual sua mensagem será direcionada, mais assertiva ela será e melhores serão os resultados. Em seguida é preciso definir seu orçamento para a campanha de marketing. Isso ajudará não somente na escolha do influenciador, mas também determinará o formato e as ações que se encaixam em sua estratégia. Chega a hora de escolher um influenciador para representar sua marca. Uma dica importante é mapear possíveis nomes e analisar detalhadamente cada um. Nesse momento, leve em consideração alguns aspectos essenciais. O conteúdo produzido pelo influenciador precisa ter sintonia com sua marca e com o público-alvo que você definiu. Além disso, verifique a taxa de engajamento do influenciador e certifique-se de que a linguagem e o tom da campanha estejam bem acertados. Também é crucial alinhar as expectativas e estabelecer indicadores de sucesso. Uma vez escolhido o influenciador, garanta que todas as ações estejam bem especificadas em contrato, com detalhes sobre o tipo de conteúdo, cronograma, pagamento, direitos autorais e qualquer outra cláusula relevante para proteger os interesses de ambas as partes. É importante também dar ao criador de conteúdo o máximo de tempo e liberdade para trabalhar, afinal, você fechou a parceria com base na confiança em sua autenticidade e nos resultados que costuma entregar. Por fim, após o término da campanha, não se esqueça de analisar os resultados de acordo com os objetivos definidos inicialmente. Atendeu à expectativa? Há espaço para melhorias? Essas perguntas ajudarão a fazer ajustes, se necessário, para futuras parcerias. E lembre-se de contar com o Sebrae para impulsionar seus resultados! Se você quiser aprender mais sobre esses e outros temas, participar de consultorias, cursos, workshops ou tirar dúvidas clique aqui ou entre em contato com a gente através do 0800 570 0800, que também funciona como WhatsApp.
Thu Sep 26 12:31:54 BRT 2024
10 aplicativos para destacar as suas publicações nas redes sociais
Você não consegue achar uma boa imagem ou um modelo de layout para colocar suas publicações? Muitas vezes encontramos dificuldades para usar imagens de qualidade e convencermos os clientes sobre os nossos produtos e serviços. Investir em fotos profissionais ou contratar uma agência nem sempre é possível, e por vezes, publicamos imagens sem qualidade e nenhuma criatividade, somente pela necessidade de estarmos atualizando nossas redes sociais. A imagem apresentada nas redes sociais é o cartão de visita de qualquer empresa para com a sua audiência. Uma boa apresentação nas redes com conteúdo e imagem de qualidade pode ser o diferencial para a sua empresa decolar na internet. Fotos de baixa qualidade e montagens mal feitas afugentam os clientes e o seu perfil pode ficar esquecido entre as milhares de contas espalhadas pela rede. Dessa forma, visando auxiliar para que você produza postagens cada vez mais profissionais, listamos abaixo aplicativos e sites para produção de conteúdo com imagens de qualidade: 1- Canva Disparado o mais popular entre os aplicativos que te auxiliam na produção de imagens. O Canva é uma ferramenta gratuita de fácil manuseio e que permite que você crie layouts incríveis para suas publicações. A ferramenta te oferece vários modelos prontos e você pode definir para o formato de qual rede social vai utilizar. Além disso, é possível fazer infográficos, apresentações e diversas outras opções para o design gráfico do seu negócio. Disponível em: http://www.canva.com e IOS e Android Custo: Gratuito Caso você queira utilizar algum modelo exclusivo, é possível comprar, mas o valor é bastante acessível. 2- PicMonkey Se você deseja editar suas imagens pela internet, o PicMonkey pode ser o que você procura. Nele você pode fazer alterações nas imagens e usar filtros, além de cortar, redimensionar e aplicar efeitos em suas imagens. Recentemente, eles passaram a oferecer modelos de layouts para aplicar nas suas postagens. Vale a pena conhecer a ferramenta. Disponível em: https://www.picmonkey.com/ Android e IOS Custo: Gratuito Caso você queira utilizar algum modelo exclusivo, é possível comprar, mas o valor é bastante acessível. 3- Adobe Spark Post Esse aplicativo foi desenvolvido para quem deseja criar designs gráficos para os seus perfis de forma rápida e com modelos pré-definidos. Escolha uma foto, adicione um texto, aplique alguns filtros e você terá postagens de qualidade para as suas redes sociais. Disponível em: https://spark.adobe.com/ Android e IOS Custo: Gratuito Caso você queira utilizar algum modelo exclusivo, é possível comprar, mas o valor é bastante acessível. 4-Visual Hunt Por muitas vezes, temos dificuldade em encontrar fotos de alta qualidade e que tenham os direitos livres para que possam ser usadas nas nossas publicações. O Visual Hunt é tudo o que você precisa para baixar imagens em alta resolução e livres de direitos para serem usadas nas suas postagens. Vale a pena adicionar aos favoritos. Disponível em: https://visualhunt.com/ Custo: Gratuito 5-SnapSeed Esse aplicativo é muito útil para você dar uma clareada naquela foto que ficou escura ou cortar para o formato do Instagram e Facebook. Além disso, existem vários filtros para que você possa utilizar nas suas imagens, deixando as fotos personalizadas e bem diferentes. Disponível em: Android, IOS e Windows Custo: Gratuito 6-Enlight Se você quer fazer fotos diferentes e aplicar filtros artísticos, psicodélicos e únicos, esse aplicativo é ideal para o seu negócio. A interface é bem amigável e eles dão tutoriais de como fazer determinada publicação. O perfil deles no Instagram é repleto de imagens que servem como inspiração para que você possa produzir seu próprio conteúdo. Vale a pena visitar o instagram deles @enlightapp Disponível em: IOS Custo: USD 2.99 cerca de R$ 11 (anuidade) 7- Pip Camera Oferece modelos e layouts bem diferentes do convencional. Nele você pode colocar fotos em uma garrafa de vidro ou em uma gota d’agua deixando suas imagens com um visual único. Disponível em: Android e IOS Custo: Gratuito 8- Prisma Se você quer deixar sua imagem com um tom artístico e com formato de pintura esse é o aplicativo ideal. As fotos se transformam em obras de artes e as imagens reais se confundem com pinturas. Disponível em: Android e IOS Custo: Gratuito 9- Boomerang Para fazer vídeos curtos com efeito “Vai e Volta” use o aplicativo boomerang. Nele você pode transformar uma sequência de fotos em um pequeno vídeo que se parece bastante com um GIF e criar vídeos curtos e engraçados e quem sabe você não consegue emplacar um meme nas redes? Disponível em: Android, IOS e Windows ou diretamente no Instagram Custo:Gratuito 10- FilmoraGo Para fazer vídeos com ferramentas avançadas de edição utilize o FilmoraGo. O aplicativo traz filtros modernos e imagens que podem ser aplicadas na edição. Você também pode colocar seus próprios textos e personalizar os vídeos. Esse aplicativo é muito utilizado pelos blogueiros e blogueiras das redes sociais na produção de seus vídeos. Disponível em: Android, IOS Custo: Gratuito O que achou do artigo? Você já utiliza algum desses aplicativos? Envie o seu feedback e sugestão de novos temas para artigos no nosso e-mail agendamento@al.sebrae.com.br Para saber mais sobre esses aplicativos e outros que existem no mercado, agende uma consultoria gratuita conosco no Sebrae Alagoas http://sistemas.al.sebrae.com.br/sma/ por Raphael Falcão Analista – Sebrae Alagoas
Thu Sep 26 12:31:54 BRT 2024
Por que fazer um planejamento de vendas?
Fazer uma venda é fazer negócio. Assim, a área de vendas, ou área comercial é o coração de uma empresa, e é a responsável pelo crescimento da empresa. Sem venda, não existe faturamento, e consequentemente, não existe crescimento. É papel do empreendedor ter uma visão estratégica para planejar e escolher da melhor forma o processo, time, modelos, metas, ferramentas que envolvem a venda. Um planejamento de vendas serve para organizar e otimizar todas as etapas do processo de vendas, desde fases de prospecção, negociação, a definição de metas e pós-venda. É um guia prático que tem como objetivo auxiliar a equipe de vendas a alcançar melhores resultados em menos tempo. Caso queira realizar ou otimizar o planejamento de vendas para seu negócio, marque uma consultoria conosco. Marque sua consultoria Para te ajudar a planejar melhor as suas vendas, disponibilizamos aqui, gratuitamente a ferramenta CANVAS ESTRATÉGIA DE VENDAS 4.0.
Thu Sep 26 12:31:54 BRT 2024
Saiba quais são os tipos de consumidores e direcione suas estratégias
Entender qual é o tipo de consumidor do seu negócio é um desafio, mas ao mesmo tempo imprescindível para a criação de uma estratégia eficiente para cativá-los e aumentar as vendas da sua empresa. Esse é um dos primeiros passos para uma empresa de sucesso, por isso separamos os 5 tipos de consumidores para te ajudar a traçar a melhor jornada para seu cliente. Mas por que conhecer os tipos de consumidor é tão importante? O tipo de consumidor que compra do seu produto ou serviço tem grande influência nas estratégias de marketing que devem ser implantadas pela sua empresa, ou seja, conhecer o perfil do seu público é essencial para promover estratégias para convencê-lo de que você e a sua empresa são a melhor opção para ele. Além disso, você será certeiro nas suas estratégias, poupando recursos, tempo e estratégias que visam alcançar públicos que não são rentáveis para seu negócio, voltando todos esses recursos para uma chance mais provável de venda. Voltar sua atenção para o público certo também garante que você consiga montar planos que vão satisfazer mais os seus clientes, uma vez que você os conhece e sabe o que eles querem, fazendo com que seu cliente seja mais propenso a fidelização. Essa identificação é feita a partir de uma análise de atributos, comportamentos e valores em comum entre os diferentes públicos e são divididos em: Iniciador Esse consumidor é aquele que dá o pontapé inicial nessa cadeia, é ele quem dará as sugestões de compra do seu serviço ou produto. Ele é influenciado por variados tipos de propagandas: redes sociais, TV e até mesmo as propagandas off como outdoors. Por exemplo: uma criança que vê na televisão uma propaganda de algum produto e pede para os pais que o comprem, e assim o processo de compra começa. Para atrair esse consumidor você deve entender qual tipo de iniciador você quer atingir: idade, comportamentos e quais canais mais utilizados por ele. Depois disso, você deve investir em propagandas nesse canal, buscando mostrar soluções e investindo em um storytelling que vai encantar seu consumidor, fazendo com que ele perceba que seu produto ou serviço será útil para ele. Influenciador O consumidor influenciador é aquele que influencia a decisão compra ou contratação do serviço e/ou produto mostrando seu ponto de vista. É uma pessoa cuja opinião é levada a sério pela sua proximidade com o comprador ou pela confiança que possui. É o exemplo de uma professora ou pediatra indicando aos pais que comprem algum produto específico para ajudar na educação de seus filhos. Decisor É aquele que dá a martelada final na compra do produto e/ou serviço, decidindo onde, como e quando comprar. No caso de um produto infantil, seriam os seus pais os decisores. Comprador É quem realiza o ato da compra, indo até o local ou fazendo o pedido online Usuário Por fim, temos o consumidor usuário, que é aquele que de fato irá dar uso ao produto ou serviço. No exemplo dos pais comprando para a criança, seria ela o usuário final. Perceba que uma mesma pessoa pode ocupar mais de um posto nesse processo, no exemplo da criança, ela pode ser o iniciador e ao mesmo tempo o usuário, tudo depende da situação. Enfim, saber quem são as pessoas que compõe essa jornada do consumidor na sua empresa faz toda diferença no planejamento das ações. Não adianta voltar a estratégia para o usuário se essa mensagem não atinge também o comprador. Por isso, saiba a quem você deve e quer comunicar o seu produto. Leia também: 4 perfis de consumidores do futuro e como se preparar para eles Quer enteder mais sobre o assunto? Entre em contato conosco através no nosso Whatsapp clicando aqui ou ligue 800 570 0800. Nossa Central de Relacionamento irá lhe atender, informe sua cidade, os contatos do seu negócio e um de nossos gestores terá o prazer de entrar em contato com você.