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Thu Sep 26 12:31:54 BRT 2024
Mercado e Vendas | ATENDIMENTO AO CLIENTE
Como manter a fidelidade dos clientes

No embalo da semana do consumidor saiba como adotar novas práticas para conquistar seus clientes.

· Atualizado em 27/03/2023
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A busca por especialização, cursos, investimentos e novas práticas de negócio é constante para quem tem uma empresa e procura por destaque, crescimento e estabilidade no mercado. Porém, não se pode esquecer de investir no que talvez se configure como a chave de um negócio bem-sucedido: a fidelização de clientes.

Sem clientes não há negócio e um cliente satisfeito é aquele que não hesitará em procurar seus serviços quando precisar novamente e ainda te ajudará na divulgação boca-a-boca recomendando seu negócio para os conhecidos. São dois em um, divulgação gratuita e a certeza de um consumidor assíduo.

 

Além de naturalmente ajudar na divulgação da marca, a fidelização reduz custos de retenção de clientes e aumenta as chances de venda, porque é comprovadamente mais fácil vender para quem já conhece e aprova.

Vale lembrar que o mau atendimento e prestação de serviço, preços desproporcionais, frete inviável e entrega mal realizada ocasionam o contrário do que se busca, um cliente que não voltará e provavelmente fará comentários negativos de sua empresa para possíveis novos clientes. Por isso, é imprescindível caprichar na hora do contato e no produto ou serviço oferecido.

Captar um consumidor fiel requer planejamento, cuidado e jogo de cintura, e além de entregar um serviço e produto excelentes e à altura, você precisa estar atento a algumas diquinhas para fazer seu negócio decolar. Pensando nisso, separamos algumas dicas práticas para aumentar suas chances de fidelização:

1. Atenda às expectativas do cliente com folga

Defina expectativas altas (dentro da sua realidade) e ao atendê-las busque superar o que foi prometido. Por exemplo, se você prometeu uma entrega dentro de 24h esforce-se para que o pedido esteja nas mãos do cliente antes da data ou horário prometido.

Para isso, se planeje e desenvolva uma estrutura eficiente e suficiente para atender essa demanda.

2. Conheça seus clientes e escute suas opiniões

Procure saber o que seu cliente espera do seu serviço ou produto para que você consiga atender a essa expectativa, além disso, realize pesquisas de satisfação para saber o que ele pensa sobre sua marca e através das respostas busque melhorar e se moldar para oferecer um serviço cada vez melhor e satisfatório.

3. Seja paciente

Não deixe que uma crítica negativa, um estresse ou insatisfação por parte do cliente te tire o foco da venda, respire, seja simpático e busque convencê-lo de que sua empresa é mais do que ele pensa e que vale a pena, mude a opinião dele sobre seu negócio.

4. Mostre-se interessado

Atendimento ao cliente é sobre contato e aproximação, por isso, invista no bom atendimento, na simpatia e escuta. As vezes a pessoa que está sendo atendida vê nesse contato uma oportunidade de conversar, escute o que ela tem a falar, mostre interesse na sua fala.

Além disso, a escolha das palavras é essencial, pense no que o cliente quer ouvir e fale exatamente o que ele precisa. Busque ajudá-lo e estar disponível. Mesmo que o assunto não esteja diretamente relacionado às vendas, a simpatia e demonstração de interesse aproxima a relação empresa-consumidor e faz o cliente se sentir acolhido a querer voltar mais vezes.

5. Antecipe as necessidades

Esteja atento às novidades do mercado e ao que o cliente pode estar querendo para negociações futuras, recomende novos produtos e serviços que possam ser interessantes.

6. Invista em brindes e programas de fidelidade

Quem não ama ganhar brindes ou descontos? Ofereça algo que valha a pena a fidelidade:

- Invista na indicação: a cada x clientes indicados pelo seu cliente ele ganha algum brinde ou desconto;

- Envio de presentes simples em datas especiais;

- Invista em fidelização: a cada x compras o cliente ganha algum desconto.

7. Desenvolva estratégias para cada cliente

Analise o perfil dos seus consumidores individualmente, como prefere ser atendido, o que geralmente busca, como se comunica, por onde prefere ter contato, facilitando assim a comunicação.

Essas são apenas algumas das maneiras de fidelizar o cliente, pense e planeje estratégias voltadas ao seu negócio e teste o que dá certo ou não na sua realidade e na dos seus consumidores. Claro, para o cliente querer voltar não basta seguir as dicas de fidelização, mas também entregar um serviço que vale a pena o retorno!

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