As tendências estão sempre mudando e abrindo novos rumos e o mercado de alimentos segue em crescimento, porém com produtos inovadores
Apesar da crise financeira pós-pandemia, o mercado de alimentação vive momentos de prosperidade e ascensão. E a tendência é de um crescimento ainda maior nos próximos anos devido aos impactos positivos trazidos pelos aspectos socioeconômicos.
Com a mudança nos estilos de vida também surgiram novas possibilidades de investimentos. Entender como funciona essa demanda ajuda as empresas do setor a traçarem estratégias de negócios mais eficazes. Além disso, o ritmo de vida agitado das pessoas gera uma busca por produtos que facilitem o dia a dia.
Essa ascensão é consequência do crescimento de clientes mais exigentes e criteriosos. Dessa forma, aumenta-se também a busca por alimentos de qualidade e de boa procedência. Selos de qualidade, conquistados por meio de boas práticas de fabricação, armazenamento e conservação, passaram a ser mais valorizados. Os consumidores buscam informações relevantes, leem os rótulos e também pesquisam na internet sobre o produto.
Nesse sentido quem diversifica seus produtos e serviços sai ganhando. As empresas de sucesso são de quem busca inovar e se adaptar às mudanças de consumo para a expansão de negócio. A logística impõe que se cresce o público consumidor, cresce também a concorrência, e dessa forma sobressai o melhor produto e o atendimento mais especializado.
Caderno de Tendência Setor de Alimentos
Com base no impacto causado pelos novos formatos de alimentação sofrido pelo segmento, o Sebrae Alagoas criou um caderno de tendências específico sobre o assunto. Ideal para quem quer estudar o mercado, seja para aplicar técnicas na própria empresa ou para entender melhor as tendências.
Dietas inclusivas e focadas na imunidade e na longevidade, novas experiências no ato de comer e a projeção para o mundo digital ganham enfoque no mercado e demandam soluções e produtos. Serviços auxiliados pela tecnologia que auxiliam desde o sistema de gestão e autoatendimento, até a personalização da alimentação, está entre as principais tendências de alimentação fora do lar.
Outra questão citada no caderno é a busca por formas de escapar da rotina. Ou seja, ao escolher um local para se alimentar fora de casa, esse consumidor busca locais que promovam relaxamento, experiências diferentes e sensação de liberdade. De acordo com o levantamento 82% dos consumidores buscam locais abertos e ventilados, locais que contenham varandas, mesas ao ar livre e contato com a natureza.
Ainda no ponto da tecnologia, o uso das mídias sociais estão modificando totalmente a maneira como o consumidor adquire alimentos e produtos alimentícios. A evolução no fornecimento de produtos com sabor, cor e textura semelhantes à carne animal movimentam o mercado plant based (à base de plantas).
Para saber mais sobre as novas tendências e o mercado, acesse o Caderno de Tendências na íntegra.
O Sebrae oferece diversas soluções e oportunidades para você empreendedor. Conecte-se com a analista do Sebrae mais próxima da sua cidade: Cristina Moreira e Vânia Brito (Maceió), Suzy Santos (Arapiraca), Edilma Gonçalves (Penedo) e Flávia Regina (Delmiro Gouveia). Ligue ou envie um whatsapp para 0800 570 0800 e solicite o seu atendimento.
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Saiba mais sobre o mercado pet
Com a chegada da pandemia, o mercado de consumo sofreu severas modificações. Empresas que outrora eram consideradas inovadoras, perderam espaço para startups e novos ramos. O mercado pet, foi um dos que mais cresceu durante esse período, de acordo com a CNN Brasil. Só no primeiro trimestre de 2021 o faturamento foi consolidado em R$ 51,7 bilhões. A retomada das atividades fez com que os consumidores também ficassem mais criteriosos e exigentes. Os pets estão sendo considerados como membros da família, desse modo as pessoas buscam por produtos e serviços para que se aproximem da relação familiar para esses bichinhos. Sendo assim, as marcas se atentaram à essa demanda e estão ampliando o seu portfólio. Outra mudança crescente é a inclusão de novas espécies de animais no ambiente domiciliar. Animais silvestres e exóticos estão sendo criados dentro dos lares e fazendo com que a procura por produtos que atendam esse segmento também cresçam. De acordo com a Abinpet, em 2021 o número de répteis e pequenos mamíferos nas casas chegou a 4,2% e a de aves, a 1%, e segue crescendo. Veja a seguir uma clínica veterinária modelo, criada pelo Sebrae Alagoas: O Sebrae e o mercado pet Sempre em busca de soluções o Sebrae tem diversos recursos alavancar o crescimento das micro e pequenas empresas. Os empresários podem contar com uma equipe preparada para atendê-los. O Sebrae pode proporcionar melhorias na gestão empresarial, podendo iniciar com a aplicação de um Diagnóstico IMG - Índice de Maturidade da Gestão. Com este diagnóstico será analisado o grau de competitividade e desempenho da empresa, ao final diante das sugestões ofertadas pelo consultor pode-se desenvolver um Plano de Ação dessas soluções. Com isto contribuímos para estimular o empreendedorismo possibilitando a competitividade e a sustentabilidade dos negócios. Caso tenham interesse em saber como o Sebrae pode contribuir com a melhoria da sua gestão, nos procure em nossos canais nas redes sociais ou entre em contato direto com a Analista Débora Medeiros, responsável pela carteira de clientes do segmento, através do número (82) 9 8113-8894 ou pelo e-mail: debora@al.sebrae.com.br. Além disso você pode saber mais entrando em contato através do número 0800-570-0800, que funciona 24h e pelo WhatsApp. Caderno de tendências Todo esse crescimento gera um leque de novas tendências. As empresas estão em constantes estudos para entender o que o mercado pet no Brasil pode proporcionar. Com o objetivo de ajudar à esses empresários a se prepararem para mudanças, o Sebrae Alagoas lançou a série Sebrae Futuros, que aborda tendências que vão impactar segmentos específicos como o mercado pet. Nesse segmento, o Sebrae lançou o caderno de Tendências Pet que fala sobre como os ecossistemas pet, a área de alimentação gourmet e a saúde e bem-estar animal ganharam enfoque e quais as novas soluções, produtos e serviços demandados. Além disso, o e-book traz informações sobre a implantação de tecnologias no monitoramento da criação de animais exóticos. Em meio à várias tendências que ganham força diariamente o caderno fala sobre as novas formas de alimentação saudáveis para os bichinhos. Além de mostrar a influência digital, isso mesmo, bichinhos que viralizaram nas redes sociais por terem sua vida exposta e se tornaram influenciadores, acompanhados por milhares de seguidores. No caderno, a partir de entrevistas qualitativas realizadas com empresários alagoanos do setor de pets, foram identificados perfis empreendedores diferentes em suas atitudes, necessidades e comportamentos. São eles: O aprendiz, o experiente, o conservador, o inseguro e o inovador. Para saber em qual deles você se encaixa e conferir na íntegra todas as tendências do mercado, acesse aqui o caderno “Pensando em aproximar os clientes e em busca de entender as necessidades e dificuldades do mercado, criamos o Caderno de Tendências. Temos um universo muito grande e em ascensão de pet shops e clínicas veterinárias localizados dentro da grande Maceió e nos colocamos a disposição para atender e ajudar a todos”, explica a analista responsável pelo segmento, Débora Medeiros. Acesse Aqui o Caderno de Tendências
Thu Sep 26 17:14:07 BRT 2024
Posicionamento de marca: como isso pode ajudar a minha empresa?
Posicionamento de marca é uma estratégia fundamental no mundo do marketing que visa definir e comunicar a identidade de uma marca de forma clara e distintiva em relação aos seus concorrentes. Em essência, o posicionamento de marca é como uma marca deseja ser percebida pelo seu público-alvo. Para entender melhor, pense em um restaurante de comida mexicana que conseguiu criar um ambiente autêntico onde o cliente se sente em outro país. Através do atendimento, decoração, música e pratos típicos esse estabelecimento consegue se posicionar como o lugar ideal para as pessoas que desejam vivenciar a cultura mexicana dentro do Brasil. É assim que funciona o posicionamento de marca! É preciso que todos os elementos que compõem sua empresa estejam alinhados e reflitam a maneira como você quer que ela seja reconhecida. Foi assim que a Dove se tornou reconhecida por ter produtos para todos os tipos de corpos e belezas ou que a Volvo é lembrada como referência em segurança e conforto dos veículos. Mas essa estratégia também se aplica às pequenas empresas, basta que você encontre seu diferencial. Seja para se posicionar como referência em comidas saudáveis, sem glúten ou lactose ou como uma loja de decoração que trabalha com produtos sustentáveis, por exemplo. Uma estratégia eficaz de posicionamento de marca começa com uma profunda compreensão do mercado em que a marca opera, bem como do seu público-alvo. Isso envolve análises de mercado, pesquisas de consumidor, avaliação da concorrência e uma análise honesta dos pontos fortes e fracos da marca. Com base nessa compreensão, a marca pode então desenvolver uma proposta de valor única e autêntica que ressoe com seu público-alvo. Isso pode envolver a identificação de um nicho específico no mercado, destacando características únicas do produto ou serviço oferecido, ou até mesmo associando a marca a valores e causas que são importantes para os consumidores. Além disso, o posicionamento de marca não é algo estático. À medida que o mercado e as preferências dos consumidores evoluem, as marcas precisam estar atentas e adaptar seu posicionamento para permanecerem relevantes e competitivas. Em resumo, o posicionamento de marca é essencial para diferenciar uma marca em um mercado saturado e criar uma conexão significativa com os consumidores. É uma ferramenta poderosa que ajuda as marcas a conquistarem a fidelidade dos clientes e a alcançarem o sucesso a longo prazo. O que fazer então para conseguir alcançar esses resultados? A estratégia de posicionamento de marca requer um planejamento. Portanto, se sua empresa já está em atuação, o primeiro passo é fazer um estudo para descobrir o quanto e como sua marca é vista dentro do seu ramo de atuação. A partir do resultado desse levantamento, você deve definir os objetivos que pretende alcançar ao posicionar sua marca. São eles que vão mostrar se a estratégia está funcionando ou precisa de ajustes. Em seguida, faça um estudo detalhado com seus clientes para descobrir quem eles são, quais as suas necessidades e preferências. Isso pode ser feito através de pesquisas, entrevistas, análises de dados já existentes ou até mesmo a partir de conteúdos interativos (como as enquetes nos stories do Instagram, por exemplo). Depois, analise seus concorrentes. Identifique o que a concorrência está fazendo e como essas ações estão sendo vistas pela audiência. Essa análise, juntamente com o cenário que você traçou sobre sua empresa, vai lhe ajudar a encontrar lacunas no mercado e oportunidades de onde investir para ganhar destaque. Assim você conseguirá criar sua proposta de valor ou, caso já tenha, adequá-la ao cenário atual. Ela deve ir além dos seus produtos e serviços, é o seu diferencial, o que vai fazer o cliente comprar da sua empresa e não de outra. Portanto, deve ser clara ao mostrar como você consegue resolver os problemas do consumidor da melhor maneira possível. Nessa hora você pode, inclusive, criar um slogan ou uma mensagem central que capte a essência da sua marca e norteie a comunicação junto ao seu público. Agora é preciso criar uma personalidade para a sua marca, isso vai ajudar a humanizá-la e aumentará a conexão com os consumidores. Para isso, defina o tom e a linguagem a serem utilizados na comunicação, quais causas ela irá defender, além de investir em personalização nos canais de contato com seu público. Afinal, segundo estudo da Accenture, 83% dos brasileiros compram de marcas com as quais se identificam, que estão alinhadas com seus valores. Feito tudo isso, chega a hora de investir em marketing de conteúdo para agregar valor aos seus produtos ou serviços. Escolha os canais que mais se adequam à sua audiência e crie conteúdo para cada um deles, que seja relevante e se conecte aos clientes. Aproveite para mostrar seus diferenciais e comunicar os valores da sua empresa, além de depoimentos de clientes que tiveram seus problemas solucionados. Pronto, agora é com você! Mas se você tem alguma dúvida ou quer a ajuda do Sebrae para entender melhor sobre o tema e colocar em prática, entre em contato conosco através do nosso WhatsApp ou ligue para o número 800 570 0800.
Thu Sep 26 17:14:07 BRT 2024
Como manter a fidelidade dos clientes
A busca por especialização, cursos, investimentos e novas práticas de negócio é constante para quem tem uma empresa e procura por destaque, crescimento e estabilidade no mercado. Porém, não se pode esquecer de investir no que talvez se configure como a chave de um negócio bem-sucedido: a fidelização de clientes. Sem clientes não há negócio e um cliente satisfeito é aquele que não hesitará em procurar seus serviços quando precisar novamente e ainda te ajudará na divulgação boca-a-boca recomendando seu negócio para os conhecidos. São dois em um, divulgação gratuita e a certeza de um consumidor assíduo. Além de naturalmente ajudar na divulgação da marca, a fidelização reduz custos de retenção de clientes e aumenta as chances de venda, porque é comprovadamente mais fácil vender para quem já conhece e aprova. Vale lembrar que o mau atendimento e prestação de serviço, preços desproporcionais, frete inviável e entrega mal realizada ocasionam o contrário do que se busca, um cliente que não voltará e provavelmente fará comentários negativos de sua empresa para possíveis novos clientes. Por isso, é imprescindível caprichar na hora do contato e no produto ou serviço oferecido. Captar um consumidor fiel requer planejamento, cuidado e jogo de cintura, e além de entregar um serviço e produto excelentes e à altura, você precisa estar atento a algumas diquinhas para fazer seu negócio decolar. Pensando nisso, separamos algumas dicas práticas para aumentar suas chances de fidelização: 1. Atenda às expectativas do cliente com folga Defina expectativas altas (dentro da sua realidade) e ao atendê-las busque superar o que foi prometido. Por exemplo, se você prometeu uma entrega dentro de 24h esforce-se para que o pedido esteja nas mãos do cliente antes da data ou horário prometido. Para isso, se planeje e desenvolva uma estrutura eficiente e suficiente para atender essa demanda. 2. Conheça seus clientes e escute suas opiniões Procure saber o que seu cliente espera do seu serviço ou produto para que você consiga atender a essa expectativa, além disso, realize pesquisas de satisfação para saber o que ele pensa sobre sua marca e através das respostas busque melhorar e se moldar para oferecer um serviço cada vez melhor e satisfatório. 3. Seja paciente Não deixe que uma crítica negativa, um estresse ou insatisfação por parte do cliente te tire o foco da venda, respire, seja simpático e busque convencê-lo de que sua empresa é mais do que ele pensa e que vale a pena, mude a opinião dele sobre seu negócio. 4. Mostre-se interessado Atendimento ao cliente é sobre contato e aproximação, por isso, invista no bom atendimento, na simpatia e escuta. As vezes a pessoa que está sendo atendida vê nesse contato uma oportunidade de conversar, escute o que ela tem a falar, mostre interesse na sua fala. Além disso, a escolha das palavras é essencial, pense no que o cliente quer ouvir e fale exatamente o que ele precisa. Busque ajudá-lo e estar disponível. Mesmo que o assunto não esteja diretamente relacionado às vendas, a simpatia e demonstração de interesse aproxima a relação empresa-consumidor e faz o cliente se sentir acolhido a querer voltar mais vezes. 5. Antecipe as necessidades Esteja atento às novidades do mercado e ao que o cliente pode estar querendo para negociações futuras, recomende novos produtos e serviços que possam ser interessantes. 6. Invista em brindes e programas de fidelidade Quem não ama ganhar brindes ou descontos? Ofereça algo que valha a pena a fidelidade: - Invista na indicação: a cada x clientes indicados pelo seu cliente ele ganha algum brinde ou desconto; - Envio de presentes simples em datas especiais; - Invista em fidelização: a cada x compras o cliente ganha algum desconto. 7. Desenvolva estratégias para cada cliente Analise o perfil dos seus consumidores individualmente, como prefere ser atendido, o que geralmente busca, como se comunica, por onde prefere ter contato, facilitando assim a comunicação. Essas são apenas algumas das maneiras de fidelizar o cliente, pense e planeje estratégias voltadas ao seu negócio e teste o que dá certo ou não na sua realidade e na dos seus consumidores. Claro, para o cliente querer voltar não basta seguir as dicas de fidelização, mas também entregar um serviço que vale a pena o retorno!
Thu Sep 26 12:31:54 BRT 2024
Saiba como vender mais no Dia dos Namorados
O Dia dos Namorados é uma das datas mais movimentadas do varejo no Brasil, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a data movimentou cerca de 2,49 bilhões de reais em 2022, o que significa que é uma data crucial para investir em estratégias para vender mais e entrar no clima. Lembre-se que a festividade é temporária, mas o cliente pode se tornar fixo. Por isso, separamos algumas dicas para você criar um planejamento apaixonante para a data: Ofereça brindes e descontos Não basta oferecer produtos chamativos ou alinhados a data comemorativa se os preços não são convidativos, por isso ofereça descontos e benefícios para os clientes que comprarem seus produtos na época, principalmente se você tiver uma linha de produtos específica para os casais apaixonados. Monte kits e combos Os kits fazem muito sucesso na época, pois os casais não medem esforços para agradar seu companheiro. Os kits eram tradicionalmente feitos para café da manhã ou com doces, porém nos últimos tempos têm surgido várias possibilidades e ideias criativas para montar combos compatíveis com os produtos oferecidos. Use a criatividade. Os combos também podem ser feitos em formato de buquê, por exemplo um buquê de maquiagens ou de acessórios. Se você tem um restaurante, você pode oferecer um cardápio especial para a data, com valores promocionais para o combo: entrada, prato principal, sobremesa e bebida. Personalize os produtos Em qualquer data a customização chama a atenção dos clientes, principalmente naquelas em que o objetivo é presentear, por isso ofereça personalizações padrão para a época são importantes. Mas mais importante do que isso, é uma personalização que o cliente possa fazer de forma exclusiva, como escolher fotos ou frases especiais. Tenha estoque Muitas pessoas deixam para comprar de última hora, por isso esteja preparado para suprir essa demanda a qualquer tempo e se destaque entre os concorrentes. Para isso, é essencial estar atendendo em todas as plataformas, invista no atendimento rápido e eficiente para cobrir esse aumento de demanda. Decoração A decoração do seu estabelecimento pode ser um diferencial, principalmente para àqueles em que o casal vai junto para ter um momento especial, como por exemplo restaurantes, hotéis, sorveterias etc. Crie um clima agradável e romântico para que o casal possa ter uma experiência única no Dia dos Namorados. Essas foram apenas algumas dicas, abuse da criatividade para oferecer uma experiência cheia de amor para os seus clientes durante essa festividade. Gostou das nossas dicas? Caso queira saber mais dicas de negócio entre em contato conosco através do WhatsApp e teremos o prazer de te auxiliar a crescer cada vez mais. Nosso WhatsApp
Thu Sep 26 12:31:54 BRT 2024
Gatilhos mentais: 6 dicas que podem aumentar as vendas
Gatilhos mentais são técnicas de persuasão que se relacionam com aspectos instintivos, emocionais e sociais presentes em todos os seres humanos. Quem aqui nunca comprou alguma peça de roupa e depois teve a conclusão que na verdade nem estava precisando dela? Através dos gatilhos, você é capaz de engajar as pessoas no seu negócio e fechar vendas matando as objeções dos clientes. Listamos 5 gatilhos para que você possa está utilizando nas suas vendas no pelas paltaformas digitais: 1. Gatilho da Escassez e da Urgência As pessoas tendem a comprar, pois elas não querem deixar de ter uma condição que é limitada e finita e deixar que outras pessoas comprem no lugar delas. Exemplo: “Últimas unidades”, “corram que é só até o próximo final de semana”, “É agora ou nunca”. 2. Gatilho da Prova Social Nesse caso você pode mostrar aos seus seguidores que as pessoas estão usando o seu produto, através de depoimentos e avaliações de clientes, ou até mesmo vídeos e imagens com recomendações. Isso se chama prova social, onde o cliente é convencido que o seu produto realmente é bom, através da prova de sua audiência. 3. Gatilho da Garantia Ao oferecer garantia sobre seus produtos e serviços, você prova que eles são confiáveis. Já viram os vendedores de televisão como oferecem os produtos “Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta. ”, esse é um gatilho mental muito poderoso. Mas atenção, é preciso cumprir com a garatinha, hein? 4. Gatilho da Novidade Esse é muito utilizado nas vendas da Apple, por exemplo. Criar listas divulgando lançamentos, novos produtos/serviços, novas instalações, etc. Isso na cabeça do cliente funciona como se ele tivesse saindo na frente dos demais. Então, utilize grupos seletos de clientes, no whtsapp, instagram ou telegram para fazer essas divulgações. Convide o cliente a ser o "primeiro a saber". 5. Gatilho da Autoridade Já viram aquela propaganda “Quem usa Tigre é autoridade no assunto”? Esse é um gatilho bastante usado para que você se posicione como autoridade do seu segmento, as pessoas tendem a associar as marcas com a autoridade que elas propõem no seu mercado. Atue como uma autoridade do nicho em que você está inserido. 6. Gatilho da Reciprocidade Você já provou uma amostra grátis de alguma comida no supermercado e acabou comprando este produto? Essa é a intenção da reciprocidade, o cliente recebe conteúdo gratuitamente, e quando ele se depara com o produto sendo vendido, se sente na "obrigação" de comprá-lo, retribuido o que lhe foi dado anteriormente. O tema envolvendo gatilhos mentais é extenso, aqui trouxemos o conteúdo que, de maneira geral, pode se adequar instantaneamente ao seu modelo de venda. Ele faz parte de uma estratégia de redes sociais que pode ser implantada pelos negócios, caso você queira saber um pouco mais acesse aqui o webinar do Sebrae/SC.
Thu Sep 26 12:31:54 BRT 2024
Dicas para manter o faturamento do minimercado em tempos de pandemia
A pandemia do novo coronavírus provocou mudanças significativas no comportamento do consumidor e na forma de atuação dos pequenos negócios. Embora os minimercados tenham sido considerados serviços essenciais — e permanecido abertos durante o período de distanciamento social —, muitas empresas do segmento têm passado por dificuldades para se adaptar à nova realidade e manter o faturamento. Neste momento de adaptação ao contexto do “novo normal”, o empresário está sendo desafiado a pensar e a aplicar estratégias que garantam a sobrevivência do negócio durante a passagem da crise, que ainda não tem previsão para acabar, e, ao mesmo tempo, preparem a empresa para o período do pós-crise, onde mudanças bruscas no comportamento, nas prioridades e nas escolhas do consumidor já são realidade. Se você está preocupado com o faturamento da sua empresa em tempos de pandemia, confira as dicas que preparamos para te ajudar a impulsionar as vendas do seu negócio. A retomada segura deve ser o primeiro passo Durante o período de distanciamento social, os minimercados não interromperam as suas atividades, mas tiveram de passar por adequações para seguir as medidas de biossegurança estabelecidas pelos estados e municípios para conter o avanço da pandemia. Com a retomada gradativa das atividades econômicas, a preocupação com as medidas de segurança deve ser reforçada e pode, inclusive, interferir no fluxo de clientes, já que a preocupação com a saúde continua sendo prioridade. Veja aqui o conteúdo produzido pelo Sebrae para o retorno seguro das atividades do segmento de mercearias, minimercados e supermercados. É preciso inovar Antes mesmo da pandemia, a inovação já era uma preocupação constante para uma parcela significativa dos empresários e, com a chegada da crise, passou a ser a porta de entrada para um novo contexto de atuação no mercado. O que o empreendedor não pode perder de vista é que a inovação não acontece, necessariamente, por meio do uso da tecnologia, mas quando cria soluções viáveis para os problemas identificados na empresa, estes como a redução do número de clientes e a queda do faturamento, por exemplo. Levando-se em consideração as novas exigências de consumo, o empresário do minimercado pode investir no treinamento de funcionários com o intuito de prepará-los para o atendimento online. A medida pode garantir a manutenção de clientes antigos e até mesmo atrair novos consumidores. As vendas realizadas por meio de plataforma de e-commerce também podem atrair clientes e manter o faturamento do negócio. Porém, visando a viabilidade do e-commerce, é importante analisar a capacidade de envio e da qualidade com que os produtos devem chegar ao destino. Os empresários de minimercado que ainda não realizam vendas pela internet, mas estão interessados na oferta de produtos no meio digital podem acessar a consultoria do Sebrae de Implantação de E-commerce, clicando aqui para consultar mais informações. Além de disponibilizar produtos em ambiente virtual, o empresário também pode buscar alternativas para pagamento online, como as plataformas especializadas PayPal e Mercado Pago ou até mesmo transferências bancárias. Veja aqui algumas dicas e ferramentas de inovação, preparadas pelo Sebrae, que irão te ajudar. Invista na comunicação com o cliente Durante a pandemia, o número de pessoas que utilizam o celular para pedir produtos e serviços sem sair de casa cresceu consideravelmente. Agora, mais do que antes, o empresário deve se preocupar com a disponibilização de canais de comunicação que possam atender, de forma satisfatória, as necessidades do cliente. Em Alagoas, de acordo com a 5ª edição da pesquisa realizada pelo Sebrae, de 25 a 30 de junho, para avaliar o impacto da pandemia de coronavírus nos pequenos negócios, as mídias digitais mais utilizadas para atender clientes são o WhatsApp e o Instagram, mas o empresário também pode utilizar o Facebook ou, se preferir, disponibilizar número para receber ligações. O WhatsApp Business, uma ferramenta mais específica para atendimento ao cliente, tem se destacado no cenário da pandemia, auxiliando todo o processo de comunicação da empresa com o cliente, desde o relacionamento com o consumidor até o pagamento do produto ofertado. Confira aqui mais detalhes sobre esta ferramenta. Acesse: Curso - Comunicação e Relacionamento com seus Clientes O cliente deve ter poder de escolha Com a redução do fluxo de clientes nos minimercados, o delivery tem sido a principal alternativa para a entrega de produtos. O que antes era considerado um serviço diferenciado passou a ser, no novo contexto de consumo, uma exigência do cliente. Além de disponibilizar o delivery, que pode ser colocado em prática por meio do uso de aplicativo de entrega, como Uber Eats e iFood, a empresa também pode oferecer ao cliente o serviço de drive thru, em que é possível passar no minimercado de carro, após o pagamento antecipado das mercadorias, para buscar os produtos solicitados. O empresário também pode continuar utilizando as formas tradicionais de entrega, por meio da disponibilização de veículo próprio da empresa ou de parcerias com motoboys que realizam esse serviço. Antes de escolher a alternativa mais viável para o negócio, avalie os custos de todas as operações de entrega. A comunicação também está nas redes sociais Em tempos de pandemia, saber se comunicar e se posicionar para agregar valor ao negócio é fundamental. É preciso levar em consideração que, neste período de distanciamento social, o consumidor está gastando mais tempo acessando as redes sociais e, portanto, o momento é oportuno para investir em presença digital. Com o uso de redes sociais como o Instagram e o Facebook, o empresário pode obter mais engajamento de clientes e, consequentemente, melhorar o desempenho das vendas. Além de utilizar as redes sociais para comunicar as iniciativas de biossegurança que a empresa está adotando e conscientizar clientes a respeito das medidas de prevenção contra o novo coronavírus, o empresário pode utilizar as mídias digitais para divulgar informações relacionadas ao funcionamento da empresa, como horário de funcionamento, canais de comunicação, serviços de entrega, formas de pagamento, variedade de produtos e promoções. Acesse: Curso - Marketing Digital para o Empreendedor Confiança e empatia são fundamentais Em situações de crise, consumidores inseguros ou receosos costumam preferir marcas com as quais já têm certa familiaridade e que são confiáveis, por isso, o momento é ideal para investir na fidelização de clientes, evitando preços abusivos e se colocando no lugar do consumidor, que está em busca de atendimento qualificado e humanizado. Saiba como elaborar um bom plano de fidelização para sua empresa Não se esqueça do pós-crise Em meio à pandemia, os esforços estão todos voltados para a adaptação do negócio ao novo contexto, mas o empresário não pode esquecer que o cenário pós-crise também deve ser uma preocupação do presente. É preciso entender como o cliente irá se comportar no futuro para definir as estratégias que serão adotadas para manter a saúde da empresa após a passagem da pandemia. Diante dos desafios trazidos pela pandemia e da necessidade de transformação dos negócios para o pós-crise, o Sebrae em Alagoas tem atuado para auxiliar você, empresário do segmento de minimercados, a encontrar as melhores estratégias para continuar faturando e se posicionar de forma mais competitiva no mercado. Além de disponibilizar conteúdos específicos para a retomada segura dos pequenos negócios do segmento de mercearias, minimercados e supermercados, o Sebrae está disponibilizando, por meio do programa Adapte, uma série de consultorias gratuitas, com soluções em Biossegurança, Gestão Financeira, Vendas, Posicionamento Digital, Inovação e Design de Comunicação. Para ter acesso a essas e outras iniciativas do Sebrae, o empresário pode entrar em contato por meio do 0800 570 0800 ou pelo nosso WhatsApp.
Thu Sep 26 12:31:54 BRT 2024
Mudanças de hábito para melhorar a gestão da sua empresa
Se a forma de gerir que você escolheu não está dando resultado, é preciso avaliar. Administrar uma empresa não é fácil, não importa o tamanho dela, são muitos detalhes e nuances que podem fazer a diferença entre ter ou não sucesso em seu meio de negócio. Em conjunto a tais fatores supracitados, toda empresa precisa manter hábitos saudáveis para que seus processos sejam realizados da melhor maneira possível. Portanto, sem planejamento, todo seu investimento vai por água abaixo, fique de olho no que seu modelo de gestão pode estar causando a si mesmo e aos outros. Como mudar seu modelo de gestão? Não é da noite para o dia que essa mudança vai ocorrer, dependerá de um esforço gigantesco em abrir mão do que deu certo no passado para agir com inovação no presente. Nada do que você viveu em saudosas épocas será suficiente para lhe garantir sucesso na gestão atual. Quero compartilhar com você a minha experiência e lhe ajudar com o processo de mudança do seu modelo de gestão. Logo abaixo estão alguns conselhos em prol da sua mudança
Thu Sep 26 12:31:54 BRT 2024
Saiba quais são os tipos de consumidores e direcione suas estratégias
Entender qual é o tipo de consumidor do seu negócio é um desafio, mas ao mesmo tempo imprescindível para a criação de uma estratégia eficiente para cativá-los e aumentar as vendas da sua empresa. Esse é um dos primeiros passos para uma empresa de sucesso, por isso separamos os 5 tipos de consumidores para te ajudar a traçar a melhor jornada para seu cliente. Mas por que conhecer os tipos de consumidor é tão importante? O tipo de consumidor que compra do seu produto ou serviço tem grande influência nas estratégias de marketing que devem ser implantadas pela sua empresa, ou seja, conhecer o perfil do seu público é essencial para promover estratégias para convencê-lo de que você e a sua empresa são a melhor opção para ele. Além disso, você será certeiro nas suas estratégias, poupando recursos, tempo e estratégias que visam alcançar públicos que não são rentáveis para seu negócio, voltando todos esses recursos para uma chance mais provável de venda. Voltar sua atenção para o público certo também garante que você consiga montar planos que vão satisfazer mais os seus clientes, uma vez que você os conhece e sabe o que eles querem, fazendo com que seu cliente seja mais propenso a fidelização. Essa identificação é feita a partir de uma análise de atributos, comportamentos e valores em comum entre os diferentes públicos e são divididos em: Iniciador Esse consumidor é aquele que dá o pontapé inicial nessa cadeia, é ele quem dará as sugestões de compra do seu serviço ou produto. Ele é influenciado por variados tipos de propagandas: redes sociais, TV e até mesmo as propagandas off como outdoors. Por exemplo: uma criança que vê na televisão uma propaganda de algum produto e pede para os pais que o comprem, e assim o processo de compra começa. Para atrair esse consumidor você deve entender qual tipo de iniciador você quer atingir: idade, comportamentos e quais canais mais utilizados por ele. Depois disso, você deve investir em propagandas nesse canal, buscando mostrar soluções e investindo em um storytelling que vai encantar seu consumidor, fazendo com que ele perceba que seu produto ou serviço será útil para ele. Influenciador O consumidor influenciador é aquele que influencia a decisão compra ou contratação do serviço e/ou produto mostrando seu ponto de vista. É uma pessoa cuja opinião é levada a sério pela sua proximidade com o comprador ou pela confiança que possui. É o exemplo de uma professora ou pediatra indicando aos pais que comprem algum produto específico para ajudar na educação de seus filhos. Decisor É aquele que dá a martelada final na compra do produto e/ou serviço, decidindo onde, como e quando comprar. No caso de um produto infantil, seriam os seus pais os decisores. Comprador É quem realiza o ato da compra, indo até o local ou fazendo o pedido online Usuário Por fim, temos o consumidor usuário, que é aquele que de fato irá dar uso ao produto ou serviço. No exemplo dos pais comprando para a criança, seria ela o usuário final. Perceba que uma mesma pessoa pode ocupar mais de um posto nesse processo, no exemplo da criança, ela pode ser o iniciador e ao mesmo tempo o usuário, tudo depende da situação. Enfim, saber quem são as pessoas que compõe essa jornada do consumidor na sua empresa faz toda diferença no planejamento das ações. Não adianta voltar a estratégia para o usuário se essa mensagem não atinge também o comprador. Por isso, saiba a quem você deve e quer comunicar o seu produto. Leia também: 4 perfis de consumidores do futuro e como se preparar para eles Quer enteder mais sobre o assunto? Entre em contato conosco através no nosso Whatsapp clicando aqui ou ligue 800 570 0800. Nossa Central de Relacionamento irá lhe atender, informe sua cidade, os contatos do seu negócio e um de nossos gestores terá o prazer de entrar em contato com você.
Thu Sep 26 12:31:54 BRT 2024
Por que fazer um planejamento de vendas?
Fazer uma venda é fazer negócio. Assim, a área de vendas, ou área comercial é o coração de uma empresa, e é a responsável pelo crescimento da empresa. Sem venda, não existe faturamento, e consequentemente, não existe crescimento. É papel do empreendedor ter uma visão estratégica para planejar e escolher da melhor forma o processo, time, modelos, metas, ferramentas que envolvem a venda. Um planejamento de vendas serve para organizar e otimizar todas as etapas do processo de vendas, desde fases de prospecção, negociação, a definição de metas e pós-venda. É um guia prático que tem como objetivo auxiliar a equipe de vendas a alcançar melhores resultados em menos tempo. Caso queira realizar ou otimizar o planejamento de vendas para seu negócio, marque uma consultoria conosco. Marque sua consultoria Para te ajudar a planejar melhor as suas vendas, disponibilizamos aqui, gratuitamente a ferramenta CANVAS ESTRATÉGIA DE VENDAS 4.0.
Thu Sep 26 12:31:54 BRT 2024
Como garantir uma renda extra no São João?
O São João é uma das épocas mais esperadas por muitas pessoas que gostam de vivenciar as tradições da festa e aproveitar ao máximo o clima da época, o que é um prato cheio para quem está pensando em fazer uma graninha extra durante a festividade. Por isso, separamos algumas dicas do que vender nessa época tão tradicional: 1. Comidas típicas Um dos principais atrativos da época são as comidas deliciosas e tradicionais, investir nelas é sucesso garantido se você fizer um planejamento adequado. Você pode investir em bolo de milho, arroz doce, milho cozido ou assado, pé de moleque, cocada, paçoca, amendoim achocolatado e caldos, dentre outras inúmeras opções. E pensar fora da caixa é sempre bem-vindo, pense em como inovar nessas comidas típicas, teste novas receitas e combinações. Posicione-se em locais estratégicos, como na frente de escolas, faculdades e empresas para vender seus produtos. Participe de festas do seu bairro. 2. Brincadeiras juninas Monte uma barraquinha com brincadeiras típicas da festividade, como pesca, corrida de saco, argolas, dentre outras. É sucesso certo entre todos os público e dependendo do local, você pode ser sua única concorrência. Aqui a localização pode ser a chave para seu negócio, posicionar-se em frente a escolas, faculdades, empresas ou praças por exemplo pode ser um atrativo para aqueles grupos de amigos que estão passando por ali e querem se divertir e dar boas risadas juntos. Chame a atenção. 3. Venda de roupas juninas Para as lojas de roupas, costureiras e semelhantes, a demanda de roupa junina bomba durante a festa. Quem dança quadrilha, quem vai para uma festa de São João, um show, procura por roupas típicas: vestido de quadrilha, chapéus de palha, botas e coturnos, peças em xadrez, cintos etc. 4. Adeque seu negócio Se você já tem um negócio entre no clima da festa, personalize seu ambiente com uma decoração apropriada, personalize seus produtos com embalagens juninas e vista-se para entrar na festa, ofereça promoções e brindes para quem participar de brincadeiras típicas. Para qualquer negócio, é sempre importante pensar nas estratégias antes de começar, estratégias de plano de negócio, atendimento ao cliente, precificação, marketing, dentre outras. Por isso, não deixe de investir nesses aspectos antes de começar. Caso queira saber mais sobre dicas para investir no São João ou em qualquer outra época do ano entre em contato conosco no nosso WhatsApp ou marque uma consultoria conosco. Marcar consultoria
Thu Sep 26 12:31:54 BRT 2024
Como utilizar o marketing de influência na sua empresa
Se eu te perguntasse se você confia mais na indicação de um amigo ou na propaganda de uma empresa, o que você me responderia? Acredito que você optaria pela indicação do amigo, certo? Pessoas se conectam com pessoas. Por isso, hoje, vou te mostrar como fortalecer sua marca e gerar uma audiência engajada, através do Marketing de Influência. Sabemos que um dos maiores desafios que as marcas enfrentam em um mercado digital tão competitivo é conseguir visibilidade e engajamento. Pensando nisso, foi criada uma vertente do marketing onde as empresas contam com a ajuda de pessoas influentes para mostrar os benefícios e as características únicas dos seus produtos e serviços de forma atrativa e eficaz. Se você está se perguntando se esse tipo de marketing realmente funciona, uma pesquisa recente* (*The Nielsen Company, 2022) revelou que 71% dos consumidores afirmam confiar na opinião de um influenciador sobre produtos e serviços. E o melhor é que essa ação não se restringe a grandes empresas. Antes de mais nada, é importante saber que existem diversos tipos de influenciadores, sendo os principais: nanoinfluenciadores (que são aqueles que possuem até 10.000 seguidores), microinfluenciadores (que vão de 10.000 a 100.000 seguidores), macroinfluenciadores (os que têm de 100.000 a 1 milhão de seguidores) e megainfluenciadores (que possuem mais de 1 milhão de seguidores). Para pequenas empresas, trabalhar com nano e micro influenciadores costuma ser mais interessante, porque, como eles possuem um número menor de seguidores, sua audiência é mais segmentada, engajada e suscetível à influência. Além disso, o preço praticado por macro e mega influenciadores pode ser um obstáculo para os pequenos negócios. Agora que você já está por dentro do assunto, chegou a hora de entender como investir em campanhas de marketing de influência. O primeiro passo é entender o que a marca deseja, qual é o objetivo ou meta da campanha. Quer obter novos seguidores? Aumentar o engajamento? Impulsionar as vendas de determinado produto ou serviço? Essa informação será o guia para as etapas seguintes. Depois, você deve definir para qual grupo sua campanha será direcionada e mapear tudo o que puder sobre ele. Quanto mais você conhecer as pessoas para qual sua mensagem será direcionada, mais assertiva ela será e melhores serão os resultados. Em seguida é preciso definir seu orçamento para a campanha de marketing. Isso ajudará não somente na escolha do influenciador, mas também determinará o formato e as ações que se encaixam em sua estratégia. Chega a hora de escolher um influenciador para representar sua marca. Uma dica importante é mapear possíveis nomes e analisar detalhadamente cada um. Nesse momento, leve em consideração alguns aspectos essenciais. O conteúdo produzido pelo influenciador precisa ter sintonia com sua marca e com o público-alvo que você definiu. Além disso, verifique a taxa de engajamento do influenciador e certifique-se de que a linguagem e o tom da campanha estejam bem acertados. Também é crucial alinhar as expectativas e estabelecer indicadores de sucesso. Uma vez escolhido o influenciador, garanta que todas as ações estejam bem especificadas em contrato, com detalhes sobre o tipo de conteúdo, cronograma, pagamento, direitos autorais e qualquer outra cláusula relevante para proteger os interesses de ambas as partes. É importante também dar ao criador de conteúdo o máximo de tempo e liberdade para trabalhar, afinal, você fechou a parceria com base na confiança em sua autenticidade e nos resultados que costuma entregar. Por fim, após o término da campanha, não se esqueça de analisar os resultados de acordo com os objetivos definidos inicialmente. Atendeu à expectativa? Há espaço para melhorias? Essas perguntas ajudarão a fazer ajustes, se necessário, para futuras parcerias. E lembre-se de contar com o Sebrae para impulsionar seus resultados! Se você quiser aprender mais sobre esses e outros temas, participar de consultorias, cursos, workshops ou tirar dúvidas clique aqui ou entre em contato com a gente através do 0800 570 0800, que também funciona como WhatsApp.
Thu Sep 26 12:31:54 BRT 2024
10 aplicativos para destacar as suas publicações nas redes sociais
Você não consegue achar uma boa imagem ou um modelo de layout para colocar suas publicações? Muitas vezes encontramos dificuldades para usar imagens de qualidade e convencermos os clientes sobre os nossos produtos e serviços. Investir em fotos profissionais ou contratar uma agência nem sempre é possível, e por vezes, publicamos imagens sem qualidade e nenhuma criatividade, somente pela necessidade de estarmos atualizando nossas redes sociais. A imagem apresentada nas redes sociais é o cartão de visita de qualquer empresa para com a sua audiência. Uma boa apresentação nas redes com conteúdo e imagem de qualidade pode ser o diferencial para a sua empresa decolar na internet. Fotos de baixa qualidade e montagens mal feitas afugentam os clientes e o seu perfil pode ficar esquecido entre as milhares de contas espalhadas pela rede. Dessa forma, visando auxiliar para que você produza postagens cada vez mais profissionais, listamos abaixo aplicativos e sites para produção de conteúdo com imagens de qualidade: 1- Canva Disparado o mais popular entre os aplicativos que te auxiliam na produção de imagens. O Canva é uma ferramenta gratuita de fácil manuseio e que permite que você crie layouts incríveis para suas publicações. A ferramenta te oferece vários modelos prontos e você pode definir para o formato de qual rede social vai utilizar. Além disso, é possível fazer infográficos, apresentações e diversas outras opções para o design gráfico do seu negócio. Disponível em: http://www.canva.com e IOS e Android Custo: Gratuito Caso você queira utilizar algum modelo exclusivo, é possível comprar, mas o valor é bastante acessível. 2- PicMonkey Se você deseja editar suas imagens pela internet, o PicMonkey pode ser o que você procura. Nele você pode fazer alterações nas imagens e usar filtros, além de cortar, redimensionar e aplicar efeitos em suas imagens. Recentemente, eles passaram a oferecer modelos de layouts para aplicar nas suas postagens. Vale a pena conhecer a ferramenta. Disponível em: https://www.picmonkey.com/ Android e IOS Custo: Gratuito Caso você queira utilizar algum modelo exclusivo, é possível comprar, mas o valor é bastante acessível. 3- Adobe Spark Post Esse aplicativo foi desenvolvido para quem deseja criar designs gráficos para os seus perfis de forma rápida e com modelos pré-definidos. Escolha uma foto, adicione um texto, aplique alguns filtros e você terá postagens de qualidade para as suas redes sociais. Disponível em: https://spark.adobe.com/ Android e IOS Custo: Gratuito Caso você queira utilizar algum modelo exclusivo, é possível comprar, mas o valor é bastante acessível. 4-Visual Hunt Por muitas vezes, temos dificuldade em encontrar fotos de alta qualidade e que tenham os direitos livres para que possam ser usadas nas nossas publicações. O Visual Hunt é tudo o que você precisa para baixar imagens em alta resolução e livres de direitos para serem usadas nas suas postagens. Vale a pena adicionar aos favoritos. Disponível em: https://visualhunt.com/ Custo: Gratuito 5-SnapSeed Esse aplicativo é muito útil para você dar uma clareada naquela foto que ficou escura ou cortar para o formato do Instagram e Facebook. Além disso, existem vários filtros para que você possa utilizar nas suas imagens, deixando as fotos personalizadas e bem diferentes. Disponível em: Android, IOS e Windows Custo: Gratuito 6-Enlight Se você quer fazer fotos diferentes e aplicar filtros artísticos, psicodélicos e únicos, esse aplicativo é ideal para o seu negócio. A interface é bem amigável e eles dão tutoriais de como fazer determinada publicação. O perfil deles no Instagram é repleto de imagens que servem como inspiração para que você possa produzir seu próprio conteúdo. Vale a pena visitar o instagram deles @enlightapp Disponível em: IOS Custo: USD 2.99 cerca de R$ 11 (anuidade) 7- Pip Camera Oferece modelos e layouts bem diferentes do convencional. Nele você pode colocar fotos em uma garrafa de vidro ou em uma gota d’agua deixando suas imagens com um visual único. Disponível em: Android e IOS Custo: Gratuito 8- Prisma Se você quer deixar sua imagem com um tom artístico e com formato de pintura esse é o aplicativo ideal. As fotos se transformam em obras de artes e as imagens reais se confundem com pinturas. Disponível em: Android e IOS Custo: Gratuito 9- Boomerang Para fazer vídeos curtos com efeito “Vai e Volta” use o aplicativo boomerang. Nele você pode transformar uma sequência de fotos em um pequeno vídeo que se parece bastante com um GIF e criar vídeos curtos e engraçados e quem sabe você não consegue emplacar um meme nas redes? Disponível em: Android, IOS e Windows ou diretamente no Instagram Custo:Gratuito 10- FilmoraGo Para fazer vídeos com ferramentas avançadas de edição utilize o FilmoraGo. O aplicativo traz filtros modernos e imagens que podem ser aplicadas na edição. Você também pode colocar seus próprios textos e personalizar os vídeos. Esse aplicativo é muito utilizado pelos blogueiros e blogueiras das redes sociais na produção de seus vídeos. Disponível em: Android, IOS Custo: Gratuito O que achou do artigo? Você já utiliza algum desses aplicativos? Envie o seu feedback e sugestão de novos temas para artigos no nosso e-mail agendamento@al.sebrae.com.br Para saber mais sobre esses aplicativos e outros que existem no mercado, agende uma consultoria gratuita conosco no Sebrae Alagoas http://sistemas.al.sebrae.com.br/sma/ por Raphael Falcão Analista – Sebrae Alagoas