this is an h1

this is an h2

Thu Sep 26 12:31:54 BRT 2024
Leis | MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL
Será que MEI precisa de Inscrição Estadual?

Com a formalização, os MEI's precisam estar atentos a algumas obrigações, para alguns, é necessário fazer a Inscrição Estadual.

· Atualizado em 09/04/2024
FAVORITAR
Botão favoritar

Ao se formalizar MEI, o empreendedor passa a ter não só direitos, mas também alguns deveres, dentre eles está a Inscrição Estadual ou Cadastro Estadual, mas calma! Nem todos os MEI’s precisam realizar essa inscrição, por isso, explicamos abaixo quem precisa estar atento a isso.

Qual MEI precisa de Inscrição Estadual (IE)?

O MEI que tem em suas atividades somente a prestação de serviços ou transporte municipal não precisa do Cadastro Estadual. Mas, se ele possuir atividade de comércio, indústria ou transporte intermunicipal ou interestadual estará obrigado a fazer a Inscrição Estadual na Secretaria da Fazenda do estado.

Essa obrigação deve ser atendida por todas as empresas que possuem atividades sujeitas à contribuição do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Mas, calma! Não quer dizer que o MEI terá que pagar ICMS. As obrigações de

pagamento do MEI são apenas aquelas da sua guia de pagamento mensal (DAS-MEI). Porém, fique atento, pois é necessário fazer a Inscrição Estadual para poder emitir nota fiscal de venda, de industrialização ou de transporte intermunicipal ou interestadual.

Como realizar a Inscrição Estadual?

Para realizar o Cadastro Estadual é preciso seguir um passo a passo que serve para qualquer estado do Brasil:

  1. Acessar o site da Redesim;
  2. Clicar em “Já possuo Pessoa Jurídica”;
  3. Clicar em “Atos exclusivos no Estado e no Município”;
  4. Realizar o login na conta gov.brdigitando o CPF e a senha de acesso;
  5. Clicar em “Inscrição”, “Reativação” ou “Atualização exclusiva no estado”;
  6. Informar o CNPJ e clicar em “Continuar”.
  7. Informe a UF (Unidade Federativa);
  8. Marque as opções, conforme mostrado abaixo:

  1. Clique em “Avançar”;
  2. Clique em “Sim” para a confirmação das opções escolhidas;
  3. Será gerado um número de protocolo;
  4. Se seus dados estiverem corretos, em até uma hora a inscrição será gerada e o número poderá ser consultado no próprio Portal Redesim, na aba “Acompanhar Protocolo Redesim”.

Texto feito com base em: MEI precisa de Inscrição Estadual?

Quer saber mais sobre esses ou outros temas? Entre em contato conosco através do WhatsApp para que possamos te direcionar ou agende uma consultoria de hora marcada clicando aqui.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?