O Design como ferramenta da Inovação e a sua implementação no ambiente e nos processos do negócio fortalecendo a questão da competitividade e sustentabilidade.

Vivemos em um mundo de mudanças. De constante mudanças. E os impactos das mudanças transformam os ambientes de negócios obrigando os gestores empresariais adotarem medidas de gestão para se adaptarem nesse novo cenário.
O Design e suas modalidades tem sido uma das técnicas mais utilizadas para as empresas de todos os portes efetuem a prática da inovação, fortalecendo a competência para garantir o crescimento sustentável dos negócios e principalmente uma forma de rever o que a empresa está querendo transmitir para o seu cliente.
Segundo estudos, as empresas de pequeno porte possuem mais agilidade e flexibilidade para realizar movimentos de inovação, já que em geral, não são influenciadas pelas dificuldades que são geradas pela influência da hierarquização e burocracia processuais.
É um processo intelectual, técnico e criativo de concepção que contempla planejamento e desenvolvimento de projeto, focado na necessidade do usuário, e apresentando uma abordagem ou solução integrada para o produto e o serviço da empresa, comunicação e ou ambiente organizacional.
Modalidades de Design
Pela abrangência da possibilidade de utilização do Design, o segmento da MPEs tem a oportunidade de assumir um papel extremamente importante na construção de um novo contexto de ambiente e impulsionado por novos paradigmas de gestão de inovação através das modalidades do Design:
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Design de Ambiente: atividade de arquitetura e design aplicados aos ambientes internos e externos da empresa com soluções de estéticas, técnicas e funcionalidade voltadas a experiência do cliente;
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Design de Comunicação: É um amplo processo criativo que atua na construção de mensagens incluindo identidade visual e corporativa, design de informação, editorial, de superfície e estamparia, digital (web, interação, games), sinalização, tipografia, material promocional e de divulgação.
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Design de Produto: Trabalha com a criação e produção de objetos e produtos especialmente para uso humano, a partir de profundo conhecimento da psicologia do consumidor.
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Design de Serviço: É o planejar e o organizar pessoas, infraestrutura, comunicação e materiais de um serviço com mais qualidade e interação da prestação do serviço da empresa com os seus consumidores.
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Design Gráfico: Consiste em uma forma de se comunicar visualmente um conceito, uma ideia através de técnicas digitais. É um meio de estruturar e dar forma à comunicação impressa da empresa.
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Design Digital: Utilização de técnicas ao uso de ferramentas por meio de produção digital para criar soluções para mídia digital e interativa.
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Design de Vitrine: É o planejamento de um projeto contemplando o uso de cores, a disposição de artigos e iluminação adequada evitando excesso na comunicação e estabelecendo harmonia.
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Design Thinking: Representa uma abordagem de pensar e encarar problemas com foco da empatia, colaboração e experimentação. Propõe que um novo olhar seja adotado em relação a problemas complexos, colocando as pessoas no centro do desenvolvimento de um projeto para gerar resultados desejáveis e ao mesmo tempo financeiramente ser interessante e tecnicamente possíveis de serem transformado em realidade.
Design e a Inovação Organizacional
O processo para a concepção de um projeto de design, independente da modalidade, consiste metodologicamente em seguir as seguintes linhas de orientação:
- A inspiração: Definição analítica de definição do problema e ou possibilidade de melhoria gerando a motivação para a busca de soluções.
- A idealização: Uso da criatividade, originando a geração, o desenvolvimento e o teste das ideias.
- A implementação: Desenvolvimento e execução do projeto e sua produção alinhando com a tendência do mercado.
Com isso, os resultados e as possibilidades das MPEs em relação a utilização do Design tornam-se elemento chave de estratégia aumentando sua capacidade, competência e o nível de sucesso e de competitividade frente aos outros negócios, comprovado pelas ações de inovação, seus efeitos e possibilidades:
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Cria novos estilos;
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Diminui custos de produção;
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Constrói projetos de melhor qualidade;
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Promove a inovação;
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Diferencia produtos e serviços;
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Melhora a qualidade, desempenho, segurança e facilidade de uso do produto;
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Conquista consumidores;
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Agrega de valor às marcas de produtos e serviços;
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Aumento da produtividade, lucratividade e competitividade;
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Melhora a imagem dos bens e serviços;
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Auxilia na resolução de problemas;
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Promove a utilização de recicláveis e o respeito ao meio ambiente.
Benefícios para os Pequenos Negócios
Os benefícios do Design para as empresas:
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É elemento de diferenciação e inovação de produtos e serviços;
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Aperfeiçoa a produção e reduz custos de produção;
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Amplia portfolio criando novos produtos e fazendo adequações às necessidades do mercado;
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Aumenta a competitividade das empresas;
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Agrega valor às marcas de produtos e serviços;
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Cria oportunidade para conquistar consumidores;
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Permite que a empresa adote uma forma de pensar e encarar problemas focada na empatia, colaboração e experimentação.
Com isso, concluímos que o Design é uma ferramenta imprescindível para as empresas de todos os segmentos e porte empresarial. Não é apenas um “artigo de luxo”, é um investimento que pode originar grandes benefícios de mercado e fortalecer a competitividade com a conquista de resultados para alavancar os pequenos negócios.
Por Augusto Cantuária - Analista do Sebrae no Amapá
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