O Design como ferramenta da Inovação e a sua implementação no ambiente e nos processos do negócio fortalecendo a questão da competitividade e sustentabilidade.

Vivemos em um mundo de mudanças. De constante mudanças. E os impactos das mudanças transformam os ambientes de negócios obrigando os gestores empresariais adotarem medidas de gestão para se adaptarem nesse novo cenário.
O Design e suas modalidades tem sido uma das técnicas mais utilizadas para as empresas de todos os portes efetuem a prática da inovação, fortalecendo a competência para garantir o crescimento sustentável dos negócios e principalmente uma forma de rever o que a empresa está querendo transmitir para o seu cliente.
Segundo estudos, as empresas de pequeno porte possuem mais agilidade e flexibilidade para realizar movimentos de inovação, já que em geral, não são influenciadas pelas dificuldades que são geradas pela influência da hierarquização e burocracia processuais.
É um processo intelectual, técnico e criativo de concepção que contempla planejamento e desenvolvimento de projeto, focado na necessidade do usuário, e apresentando uma abordagem ou solução integrada para o produto e o serviço da empresa, comunicação e ou ambiente organizacional.
Modalidades de Design
Pela abrangência da possibilidade de utilização do Design, o segmento da MPEs tem a oportunidade de assumir um papel extremamente importante na construção de um novo contexto de ambiente e impulsionado por novos paradigmas de gestão de inovação através das modalidades do Design:
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Design de Ambiente: atividade de arquitetura e design aplicados aos ambientes internos e externos da empresa com soluções de estéticas, técnicas e funcionalidade voltadas a experiência do cliente;
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Design de Comunicação: É um amplo processo criativo que atua na construção de mensagens incluindo identidade visual e corporativa, design de informação, editorial, de superfície e estamparia, digital (web, interação, games), sinalização, tipografia, material promocional e de divulgação.
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Design de Produto: Trabalha com a criação e produção de objetos e produtos especialmente para uso humano, a partir de profundo conhecimento da psicologia do consumidor.
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Design de Serviço: É o planejar e o organizar pessoas, infraestrutura, comunicação e materiais de um serviço com mais qualidade e interação da prestação do serviço da empresa com os seus consumidores.
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Design Gráfico: Consiste em uma forma de se comunicar visualmente um conceito, uma ideia através de técnicas digitais. É um meio de estruturar e dar forma à comunicação impressa da empresa.
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Design Digital: Utilização de técnicas ao uso de ferramentas por meio de produção digital para criar soluções para mídia digital e interativa.
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Design de Vitrine: É o planejamento de um projeto contemplando o uso de cores, a disposição de artigos e iluminação adequada evitando excesso na comunicação e estabelecendo harmonia.
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Design Thinking: Representa uma abordagem de pensar e encarar problemas com foco da empatia, colaboração e experimentação. Propõe que um novo olhar seja adotado em relação a problemas complexos, colocando as pessoas no centro do desenvolvimento de um projeto para gerar resultados desejáveis e ao mesmo tempo financeiramente ser interessante e tecnicamente possíveis de serem transformado em realidade.
Design e a Inovação Organizacional
O processo para a concepção de um projeto de design, independente da modalidade, consiste metodologicamente em seguir as seguintes linhas de orientação:
- A inspiração: Definição analítica de definição do problema e ou possibilidade de melhoria gerando a motivação para a busca de soluções.
- A idealização: Uso da criatividade, originando a geração, o desenvolvimento e o teste das ideias.
- A implementação: Desenvolvimento e execução do projeto e sua produção alinhando com a tendência do mercado.
Com isso, os resultados e as possibilidades das MPEs em relação a utilização do Design tornam-se elemento chave de estratégia aumentando sua capacidade, competência e o nível de sucesso e de competitividade frente aos outros negócios, comprovado pelas ações de inovação, seus efeitos e possibilidades:
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Cria novos estilos;
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Diminui custos de produção;
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Constrói projetos de melhor qualidade;
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Promove a inovação;
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Diferencia produtos e serviços;
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Melhora a qualidade, desempenho, segurança e facilidade de uso do produto;
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Conquista consumidores;
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Agrega de valor às marcas de produtos e serviços;
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Aumento da produtividade, lucratividade e competitividade;
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Melhora a imagem dos bens e serviços;
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Auxilia na resolução de problemas;
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Promove a utilização de recicláveis e o respeito ao meio ambiente.
Benefícios para os Pequenos Negócios
Os benefícios do Design para as empresas:
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É elemento de diferenciação e inovação de produtos e serviços;
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Aperfeiçoa a produção e reduz custos de produção;
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Amplia portfolio criando novos produtos e fazendo adequações às necessidades do mercado;
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Aumenta a competitividade das empresas;
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Agrega valor às marcas de produtos e serviços;
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Cria oportunidade para conquistar consumidores;
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Permite que a empresa adote uma forma de pensar e encarar problemas focada na empatia, colaboração e experimentação.
Com isso, concluímos que o Design é uma ferramenta imprescindível para as empresas de todos os segmentos e porte empresarial. Não é apenas um “artigo de luxo”, é um investimento que pode originar grandes benefícios de mercado e fortalecer a competitividade com a conquista de resultados para alavancar os pequenos negócios.
Por Augusto Cantuária - Analista do Sebrae no Amapá
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Conheça a importância das ferramentas de automação comercial
Automação comercial é um recurso para transformar tarefas repetitivas em processos automáticos, realizados por máquinas. Por meio dela, tarefas suscetíveis a erros humanos como anotação do peso de uma mercadoria, preenchimento de um cheque, por exemplo, quando feitas de maneira informatizada, ganham velocidade e eficiência. Não basta a preocupação somente com as vendas ou com o atendimento ao público. É preciso organizar a empresa em seu conjunto, saber onde o dinheiro está sendo empregado, controlar gastos e despesas financeiras, pois só assim os ganhos que se conquistam na venda não serão perdidos na retaguarda. Quanto mais completo for o sistema em sua retaguarda (estoque, contas a pagar e receber, bancos) e frente de caixa, maiores serão as vantagens para o negócio. Assim, a automação começa a ser entendida pelo empreendedor como um investimento para aperfeiçoar sua gestão e obter eficiência e produtividade.
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Conheça a cartilha de Gestão da Água
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March, 2025
Consultoria de Automação do processo produtivo do Sebaretec
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March, 2025
Benefícios do marketing digital para as redes sociais da sua empresa
Uma agência de marketing digital atua em diversas áreas como: Consultoria estratégica; Planejamento digital; Mídias online; Web site; Portais; Sistemas web; Fábrica de software; Aplicativos mobile; Design/criação digital. Administração das redes sociais, entenda quais serão as vantagens em contratar uma agência de marketing digital. Devido a grande interação com o público, a estratégia de marketing para gerenciar as redes sociais requer além de expertise, paciência, tempo, constância. Nas redes sociais o serviço inclui monitoramento, por meio de ferramentas, de tudo o que está sendo falado sobre sua marca. Este monitoramento quando processado gera relatórios e documentos que servirão como base para organizar as estratégias de sua empresa, auxiliando na descoberta de novos mercados, produtos e serviços, ou até mesmo reverter possíveis reclamações dos consumidores em soluções. Atualmente, a presença nas redes sociais é uma obrigação para as empresas. Quem não está, logo está perdendo. Escolha da agência: A escolha da agência que fará a gestão das redes sociais da sua empresa deve ser feita por meio de processo cuidadoso, é importante analisar os pontos a seguir: Conhecimento teórico e prático; Técnico da equipe; Domínio da atividade do cliente; Criatividade para engajar seguidores; Planejamento e produção de conteúdo relevante e diário; Agilidade e rapidez na apuração dos dados; Raciocínio rápido e jogo de cintura para administrar imprevistos; Processo de Monitoramento, etc.
March, 2025
Vídeos como estratégia de marketing para sua empresa
O primeiro passo que os consumidores dão antes de escolher uma marca, eles costumam pesquisar antes na internet um pouco sobre o conteúdo da sua empresa. Com a facilidade da internet as informações são desenvolvidas e consumidas cada vez mais rápida com isso as novas funcionalidades e o uso das redes sociais. O vídeo como estratégia de marketing tem chamado a atenção dos usuários e tem ajudado no crescimento das vendas e na divulgação da marca e produto. Produzir vídeos e divulgar nas redes sociais é uma ótima forma de atrair a atenção dos seus consumidores para sua empresa. O Sebrae levantou neste artigo, quatro vantagens de estratégia de marketing. Vamos a essas vantagens... 01 - O aumento de alcance da sua marca A produção de conteúdo audiovisual para as redes sociais da sua empresa é uma forma de aumentar o alcance da sua mensagem com seus clientes e desta forma esse material poderá ser visualizado de qualquer lugar em dispositivos móveis e isso ajuda mais ainda no crescimento da sua marca. Ah…, uma dica! é sempre bom incluir legenda nos seus vídeos, assim, quem não pode ouvir o áudio do vídeo por está em lugar inapropriado ou para as pessoas que têm dificuldades auditivas, a legenda possibilita o entendimento e o objetivo do vídeo, faça um bom texto para conquistar a atenção dos seus usuários nas primeiras linhas. 02 - Propagandeia informações instantâneas Saiba que vídeo consegue envolver o consumidor de uma maneira mais rápida, já que o mesmo trabalha a visão e audição ao mesmo tempo das pessoas. Mas preste bem atenção nesta outra dica! Hoje em dia as pessoas não têm muito tempo e paciência para ler textos longos na internet, por isso, seja bem objetivo com a mensagem que deseja passar, pois as redes sociais dos seus clientes já estão cheias de informações de amigos e outras marcas concorrentes que estão propagando seus produtos, então, você tem que se destacar com seus vídeos! e para isso é necessário a criação de um conteúdo que chame a atenção e passe a mensagem clara, objetiva e instantânea da sua marca. 03 - De que forma posso fazer meus vídeos? Esse tipo de estratégia de marketing com vídeos pode ser produzido em diversos formatos, como: Anúncios; Depoimentos de clientes satisfeitos; Apresentação de produtos e serviços; Tutorial; Motion graphics (Design em movimento), entre outros. 04 - Impulsiona as vendas As redes sociais influenciam muito na decisão de compra de um produto ou serviço, e os vídeos ajudam bastante para o impulsionamento das vendas. Os consumidores buscam cada vez mais rapidez para tomar suas decisões na hora de consumir algo, e conteúdo em audiovisual precisa conter informações que ajudem seus consumidores a decidirem de maneira mais ágil e rápida no dia a dia. E aí, gostou do conteúdo deste artigo? Então, em nosso portal tem muito mais assuntos relacionados sobre estratégias de marketing para redes sociais, acesse o Portal Sebrae e fique por dentro das novidades!