O Design como ferramenta da Inovação e a sua implementação no ambiente e nos processos do negócio fortalecendo a questão da competitividade e sustentabilidade.
Vivemos em um mundo de mudanças. De constante mudanças. E os impactos das mudanças transformam os ambientes de negócios obrigando os gestores empresariais adotarem medidas de gestão para se adaptarem nesse novo cenário.
O Design e suas modalidades tem sido uma das técnicas mais utilizadas para as empresas de todos os portes efetuem a prática da inovação, fortalecendo a competência para garantir o crescimento sustentável dos negócios e principalmente uma forma de rever o que a empresa está querendo transmitir para o seu cliente.
Segundo estudos, as empresas de pequeno porte possuem mais agilidade e flexibilidade para realizar movimentos de inovação, já que em geral, não são influenciadas pelas dificuldades que são geradas pela influência da hierarquização e burocracia processuais.
É um processo intelectual, técnico e criativo de concepção que contempla planejamento e desenvolvimento de projeto, focado na necessidade do usuário, e apresentando uma abordagem ou solução integrada para o produto e o serviço da empresa, comunicação e ou ambiente organizacional.
Modalidades de Design
Pela abrangência da possibilidade de utilização do Design, o segmento da MPEs tem a oportunidade de assumir um papel extremamente importante na construção de um novo contexto de ambiente e impulsionado por novos paradigmas de gestão de inovação através das modalidades do Design:
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Design de Ambiente: atividade de arquitetura e design aplicados aos ambientes internos e externos da empresa com soluções de estéticas, técnicas e funcionalidade voltadas a experiência do cliente;
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Design de Comunicação: É um amplo processo criativo que atua na construção de mensagens incluindo identidade visual e corporativa, design de informação, editorial, de superfície e estamparia, digital (web, interação, games), sinalização, tipografia, material promocional e de divulgação.
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Design de Produto: Trabalha com a criação e produção de objetos e produtos especialmente para uso humano, a partir de profundo conhecimento da psicologia do consumidor.
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Design de Serviço: É o planejar e o organizar pessoas, infraestrutura, comunicação e materiais de um serviço com mais qualidade e interação da prestação do serviço da empresa com os seus consumidores.
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Design Gráfico: Consiste em uma forma de se comunicar visualmente um conceito, uma ideia através de técnicas digitais. É um meio de estruturar e dar forma à comunicação impressa da empresa.
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Design Digital: Utilização de técnicas ao uso de ferramentas por meio de produção digital para criar soluções para mídia digital e interativa.
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Design de Vitrine: É o planejamento de um projeto contemplando o uso de cores, a disposição de artigos e iluminação adequada evitando excesso na comunicação e estabelecendo harmonia.
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Design Thinking: Representa uma abordagem de pensar e encarar problemas com foco da empatia, colaboração e experimentação. Propõe que um novo olhar seja adotado em relação a problemas complexos, colocando as pessoas no centro do desenvolvimento de um projeto para gerar resultados desejáveis e ao mesmo tempo financeiramente ser interessante e tecnicamente possíveis de serem transformado em realidade.
Design e a Inovação Organizacional
O processo para a concepção de um projeto de design, independente da modalidade, consiste metodologicamente em seguir as seguintes linhas de orientação:
- A inspiração: Definição analítica de definição do problema e ou possibilidade de melhoria gerando a motivação para a busca de soluções.
- A idealização: Uso da criatividade, originando a geração, o desenvolvimento e o teste das ideias.
- A implementação: Desenvolvimento e execução do projeto e sua produção alinhando com a tendência do mercado.
Com isso, os resultados e as possibilidades das MPEs em relação a utilização do Design tornam-se elemento chave de estratégia aumentando sua capacidade, competência e o nível de sucesso e de competitividade frente aos outros negócios, comprovado pelas ações de inovação, seus efeitos e possibilidades:
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Cria novos estilos;
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Diminui custos de produção;
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Constrói projetos de melhor qualidade;
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Promove a inovação;
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Diferencia produtos e serviços;
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Melhora a qualidade, desempenho, segurança e facilidade de uso do produto;
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Conquista consumidores;
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Agrega de valor às marcas de produtos e serviços;
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Aumento da produtividade, lucratividade e competitividade;
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Melhora a imagem dos bens e serviços;
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Auxilia na resolução de problemas;
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Promove a utilização de recicláveis e o respeito ao meio ambiente.
Benefícios para os Pequenos Negócios
Os benefícios do Design para as empresas:
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É elemento de diferenciação e inovação de produtos e serviços;
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Aperfeiçoa a produção e reduz custos de produção;
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Amplia portfolio criando novos produtos e fazendo adequações às necessidades do mercado;
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Aumenta a competitividade das empresas;
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Agrega valor às marcas de produtos e serviços;
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Cria oportunidade para conquistar consumidores;
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Permite que a empresa adote uma forma de pensar e encarar problemas focada na empatia, colaboração e experimentação.
Com isso, concluímos que o Design é uma ferramenta imprescindível para as empresas de todos os segmentos e porte empresarial. Não é apenas um “artigo de luxo”, é um investimento que pode originar grandes benefícios de mercado e fortalecer a competitividade com a conquista de resultados para alavancar os pequenos negócios.
Por Augusto Cantuária - Analista do Sebrae no Amapá
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June, 2025
Como funciona a Finep
A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) é a principal fornecedora de recursos não reembolsáveis para apoio a projetos de pesquisa relacionados a produtos e serviços inovadores, acessíveis através de editais da financiadora, do Sebrae em parceria com a Finep e de editais de fundações estaduais de amparo à pesquisa, também em parceria com a Finep. Existem dois programas que dão apoio à pesquisas no ramo tecnológica, pertencentes à Finep: Subvenção Econômica: destina recursos públicos não reembolsáveis para projetos inovação tecnológica, diretamente para empresas de todos os portes, por meio de chamadas públicas. As micro e pequenas empresas devem apresentar projetos no valor mínimo de R$ 500 mil. Os recursos são distribuídos para projetos das áreas de tecnologia da informação e comunicação, biotecnologia, saúde, defesa nacional e segurança, energia e desenvolvimento social. Programa de Apoio às Pesquisas e Empresas: apoia projetos de pesquisa e desenvolvimento e/ou inovação, realizados por microempresas, de forma individual ou em consórcio, com recursos não reembolsáveis. Foco em projetos de produtos e processos , elaboração de projetos e estudos de mercado, prioritariamente em empresas de base tecnológica, sob a responsabilidade de pesquisadores. Assim como ocorre na subvenção em parceria com o Sebrae, o Pappe é operacionalizado por meio de editais da Finep em parceria com as fundações de amparo à pesquisa (FAPs) estaduais, que também se responsabilizam por 50% dos aportes financeiros ao programa. Em alguns estados, este programa está sendo denominado Tecnova. Para obter o financiamento, basta acessar o site Finep. Através do Guia Rápido, você saberá como se cadastrar no programa. Por Maikon Richardson Especialista em Gestão de Pequenos Negócios
June, 2025
Projeto Startup em Macapá – Sebrae Start
Apoiar o desenvolvimento de novos negócios digitais no Estado do Amapá a partir da difusão da cultura empreendedora e da profissionalização da gestão de seus empreendimentos com ações de capacitação, estímulo à inovação e acesso ao mercado. Objetivos específicos Promover a capacitação empreendedora das startups; Contribuir para a formalização das startups; Contribuir na ampliação de espaços para o desenvolvimento de novas startups; Fomentar a capacidade competitiva das novas startups; Contribuir para o fortalecimento de networking das startups; Despertar uma nova vocação empreendedora no estado do Amapá. Público alvo Potenciais empresários e empresas iniciantes definidas como Startups Digitais, que desenvolvem produtos e modelos de negócios inovadores com foco em tecnologia.
March, 2025
Ambiente inovador: oportunidade de melhoria e competitividade para MPE
A estratégia competitiva baseada na inovação gera, na maioria das vezes, uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes, logo, naturalmente, tem como resultado o encontro de mais oportunidades no mercado, gerando uma maior probabilidade de sobrevivência da empresa. A empresa para desenvolver um ambiente inovador necessita está aberta e predisposta a visualizar a mudança como uma oportunidade e não como uma ameaça. Talvez esta seja a primeira característica para desenvolver uma cultura de inovação. Empresas que inovam Utilizando a lógica das estratégias competitivas para a indústria brasileira, podemos tipificar as empresas em três categorias: Empresas que inovam e diferenciam produtos: empresas de maior conteúdo tecnológico que competem por diferenciação de produto, o que seria a estratégia competitiva mais promissora, concentrando a ponta mais dinâmica da indústria e tendendo a capturar parcela maior da renda gerada pela indústria; Empresas especializadas em produtos padronizados: empresas razoavelmente atualizadas em certas características operacionais (fabricação e logística), mas defasadas no que se refere a outras armas modernas da competição (pesquisa e desenvolvimento, marketing, gerenciamento de marcas, etc.) e que competem basicamente por custo e preço; Empresas que não diferenciam produto e têm produtividade menor: categoria que engloba empresas que oferecem produtos de qualidade inferior, não exportadoras, porém se mostram capazes de captar espaços no mercado, através de baixos preços e outras possíveis vantagens. Por que inovar? Se pararmos para pensar o porquê das empresas inovarem, vamos chegar sempre à mesma conclusão que é sempre obter uma vantagem competitiva, seja por diferenciação do produto, ou seja, pela diferenciação por preço. Um novo produto ou processo pode ser uma fonte de vantagem mercadológica para quem inova. No caso das inovações por processo que aumentam a eficiência e a produtividade, a empresa adquire uma vantagem de custo sobre seus competidores, seja pela margem maior sobre o preço ou pela diminuição no próprio preço. No caso da inovação por produto, a empresa ganhará uma vantagem competitiva a partir da introdução de um novo produto no mercado, o que lhes favorece a possibilidade de maior demanda e maior margem sobre os custos. As empresas podem também aumentar a demanda proveniente da diferenciação de produto, com objetivo de atender novos mercados. Mudanças nos métodos organizacionais podem melhorar a eficiência e a qualidade das operações e dos produtos ou serviços e assim aumentar a demanda ou diminuir os custos. A inovação pode também melhorar o desempenho da empresa, pois ela faz aumentar sua capacidade de inovar. Por exemplo, as melhorias nos processos de produção podem permitir o desenvolvimento de um novo leque de produtos, e novas práticas organizacionais podem melhorar a capacidade de adquirir e criar novos conhecimentos que poderão ser usados para o desenvolvimento de outras inovações.
March, 2025
Dicas de como criar um Blog empresarial
Hoje você verá como esse processo pode ser mais simples do que você imaginava. Primeiro passo: Faça um estudo específico em outros blogs empresariais. O objetivo dessa etapa é identificar quais aspectos e ferramentas podem ser utilizadas no seu blog e quais você pode aprimorar. Observe na concorrência, qual linguagem é utilizado, se dão importância à interação com o público. Segundo passo: Escolha a melhor ferramenta para a construção do blog. Existem diversas plataformas na internet gratuitas e de fácil manejo, ex: Wordpress, Tumblr, Blogger, etc. Uma das principais formas de uma empresa ficar disponível para todo esse enorme público é tendo o blog empresarial na internet. Nele, você apresentará a empresa, seus produtos e serviços. É uma estratégia para atingir seu público de interesse em que o seu negócio poderá ser conhecido e acessado por qualquer pessoa. Use o blog empresarial, visando sempre manter um bom relacionamento com o público-alvo. Construa um diálogo com caráter informal isso lhe permitirá um nível quase pessoal de relacionamento com seu cliente. Por meio do blog será possível desenvolver um canal de comunicação direta com esse público, com o blog no ar é muito importante atualizá-lo com frequência, com conteúdo objetivo e relevante para o cliente. Deixe clara a funcionalidade do blog e o que seu empreendimento é! Coloque a logo da empresa de forma destacada na página; Mostre com clareza as informações de contato básicas (e-mail, número de telefone e endereço); Explique a atuação da empresa no mercado.
March, 2025
Como escrever conteúdo para o site de sua empresa
Vamos dar algumas dicas de marketing de conteúdo para escrever bem em seu site empresarial e como identificar e atrair o público alvo para o site de sua empresa. O mais importante é produzir no site conteúdo ligado aos interesses que seus clientes procuram na empresa. Dessa forma, você atrai novos visitantes e faz com que os antigos retornem ao seu site. Pense sempre na comodidade do cliente, ao escrever no site, tire toda dúvida possível que você achar que ele provavelmente terá. Assim, você vai estreitar o âmbito de aplicação do conteúdo oferecido pela empresa no site. Faça as seguintes perguntas: O que eles estão procurando? Quais suas dificuldades ao chegarem na empresa? Qual a média de idade? Qual seu público alvo? Depois, alimente constantemente seu site com conteúdo original e serviços que a empresa presta. É importante desenvolver estratégias que sejam consistentes com a marca do seu negócio, certificando-se de que ela se encaixa no que a empresa promete. A internet é um meio mais permissivo e você deve adaptar sua mensagem a quem a lê, entretanto, jamais descuide do Português, principalmente em um site corporativo.
March, 2025
Profissionalização dos Pequenos Negócios
Profissionalização dos Pequenos Negócios Saia na frente! Implemente uma gestão profissional em seu negócio! Descubra os principais motivos do fechamento precoce de Pequenos Negócios. Conheça os benefícios de profissionalizar a gestão da sua empresa. E saiba como usar a ferramenta sistêmica de profissionalização da gestão: Planejamento Estratégico - PE. E veja valiosas recomendações de especialistas para as empresas que querem Profissionalizar o seu Negócio. Solicite o material completo, basta clicar no botão abaixo e preencher o formulário. É prático e rápido! new RDStationForms('fl-sebrae-boletim-de-mercado-pequenos-negocios-820a6821ebc4ae9703de', 'UA-59791405-1').createForm();
March, 2025
Vídeos como estratégia de marketing para sua empresa
O primeiro passo que os consumidores dão antes de escolher uma marca, eles costumam pesquisar antes na internet um pouco sobre o conteúdo da sua empresa. Com a facilidade da internet as informações são desenvolvidas e consumidas cada vez mais rápida com isso as novas funcionalidades e o uso das redes sociais. O vídeo como estratégia de marketing tem chamado a atenção dos usuários e tem ajudado no crescimento das vendas e na divulgação da marca e produto. Produzir vídeos e divulgar nas redes sociais é uma ótima forma de atrair a atenção dos seus consumidores para sua empresa. O Sebrae levantou neste artigo, quatro vantagens de estratégia de marketing. Vamos a essas vantagens... 01 - O aumento de alcance da sua marca A produção de conteúdo audiovisual para as redes sociais da sua empresa é uma forma de aumentar o alcance da sua mensagem com seus clientes e desta forma esse material poderá ser visualizado de qualquer lugar em dispositivos móveis e isso ajuda mais ainda no crescimento da sua marca. Ah…, uma dica! é sempre bom incluir legenda nos seus vídeos, assim, quem não pode ouvir o áudio do vídeo por está em lugar inapropriado ou para as pessoas que têm dificuldades auditivas, a legenda possibilita o entendimento e o objetivo do vídeo, faça um bom texto para conquistar a atenção dos seus usuários nas primeiras linhas. 02 - Propagandeia informações instantâneas Saiba que vídeo consegue envolver o consumidor de uma maneira mais rápida, já que o mesmo trabalha a visão e audição ao mesmo tempo das pessoas. Mas preste bem atenção nesta outra dica! Hoje em dia as pessoas não têm muito tempo e paciência para ler textos longos na internet, por isso, seja bem objetivo com a mensagem que deseja passar, pois as redes sociais dos seus clientes já estão cheias de informações de amigos e outras marcas concorrentes que estão propagando seus produtos, então, você tem que se destacar com seus vídeos! e para isso é necessário a criação de um conteúdo que chame a atenção e passe a mensagem clara, objetiva e instantânea da sua marca. 03 - De que forma posso fazer meus vídeos? Esse tipo de estratégia de marketing com vídeos pode ser produzido em diversos formatos, como: Anúncios; Depoimentos de clientes satisfeitos; Apresentação de produtos e serviços; Tutorial; Motion graphics (Design em movimento), entre outros. 04 - Impulsiona as vendas As redes sociais influenciam muito na decisão de compra de um produto ou serviço, e os vídeos ajudam bastante para o impulsionamento das vendas. Os consumidores buscam cada vez mais rapidez para tomar suas decisões na hora de consumir algo, e conteúdo em audiovisual precisa conter informações que ajudem seus consumidores a decidirem de maneira mais ágil e rápida no dia a dia. E aí, gostou do conteúdo deste artigo? Então, em nosso portal tem muito mais assuntos relacionados sobre estratégias de marketing para redes sociais, acesse o Portal Sebrae e fique por dentro das novidades!