O Design como ferramenta da Inovação e a sua implementação no ambiente e nos processos do negócio fortalecendo a questão da competitividade e sustentabilidade.

Vivemos em um mundo de mudanças. De constante mudanças. E os impactos das mudanças transformam os ambientes de negócios obrigando os gestores empresariais adotarem medidas de gestão para se adaptarem nesse novo cenário.
O Design e suas modalidades tem sido uma das técnicas mais utilizadas para as empresas de todos os portes efetuem a prática da inovação, fortalecendo a competência para garantir o crescimento sustentável dos negócios e principalmente uma forma de rever o que a empresa está querendo transmitir para o seu cliente.
Segundo estudos, as empresas de pequeno porte possuem mais agilidade e flexibilidade para realizar movimentos de inovação, já que em geral, não são influenciadas pelas dificuldades que são geradas pela influência da hierarquização e burocracia processuais.
É um processo intelectual, técnico e criativo de concepção que contempla planejamento e desenvolvimento de projeto, focado na necessidade do usuário, e apresentando uma abordagem ou solução integrada para o produto e o serviço da empresa, comunicação e ou ambiente organizacional.
Modalidades de Design
Pela abrangência da possibilidade de utilização do Design, o segmento da MPEs tem a oportunidade de assumir um papel extremamente importante na construção de um novo contexto de ambiente e impulsionado por novos paradigmas de gestão de inovação através das modalidades do Design:
-
Design de Ambiente: atividade de arquitetura e design aplicados aos ambientes internos e externos da empresa com soluções de estéticas, técnicas e funcionalidade voltadas a experiência do cliente;
-
Design de Comunicação: É um amplo processo criativo que atua na construção de mensagens incluindo identidade visual e corporativa, design de informação, editorial, de superfície e estamparia, digital (web, interação, games), sinalização, tipografia, material promocional e de divulgação.
-
Design de Produto: Trabalha com a criação e produção de objetos e produtos especialmente para uso humano, a partir de profundo conhecimento da psicologia do consumidor.
-
Design de Serviço: É o planejar e o organizar pessoas, infraestrutura, comunicação e materiais de um serviço com mais qualidade e interação da prestação do serviço da empresa com os seus consumidores.
-
Design Gráfico: Consiste em uma forma de se comunicar visualmente um conceito, uma ideia através de técnicas digitais. É um meio de estruturar e dar forma à comunicação impressa da empresa.
-
Design Digital: Utilização de técnicas ao uso de ferramentas por meio de produção digital para criar soluções para mídia digital e interativa.
-
Design de Vitrine: É o planejamento de um projeto contemplando o uso de cores, a disposição de artigos e iluminação adequada evitando excesso na comunicação e estabelecendo harmonia.
-
Design Thinking: Representa uma abordagem de pensar e encarar problemas com foco da empatia, colaboração e experimentação. Propõe que um novo olhar seja adotado em relação a problemas complexos, colocando as pessoas no centro do desenvolvimento de um projeto para gerar resultados desejáveis e ao mesmo tempo financeiramente ser interessante e tecnicamente possíveis de serem transformado em realidade.
Design e a Inovação Organizacional
O processo para a concepção de um projeto de design, independente da modalidade, consiste metodologicamente em seguir as seguintes linhas de orientação:
- A inspiração: Definição analítica de definição do problema e ou possibilidade de melhoria gerando a motivação para a busca de soluções.
- A idealização: Uso da criatividade, originando a geração, o desenvolvimento e o teste das ideias.
- A implementação: Desenvolvimento e execução do projeto e sua produção alinhando com a tendência do mercado.
Com isso, os resultados e as possibilidades das MPEs em relação a utilização do Design tornam-se elemento chave de estratégia aumentando sua capacidade, competência e o nível de sucesso e de competitividade frente aos outros negócios, comprovado pelas ações de inovação, seus efeitos e possibilidades:
-
Cria novos estilos;
-
Diminui custos de produção;
-
Constrói projetos de melhor qualidade;
-
Promove a inovação;
-
Diferencia produtos e serviços;
-
Melhora a qualidade, desempenho, segurança e facilidade de uso do produto;
-
Conquista consumidores;
-
Agrega de valor às marcas de produtos e serviços;
-
Aumento da produtividade, lucratividade e competitividade;
-
Melhora a imagem dos bens e serviços;
-
Auxilia na resolução de problemas;
-
Promove a utilização de recicláveis e o respeito ao meio ambiente.
Benefícios para os Pequenos Negócios
Os benefícios do Design para as empresas:
-
É elemento de diferenciação e inovação de produtos e serviços;
-
Aperfeiçoa a produção e reduz custos de produção;
-
Amplia portfolio criando novos produtos e fazendo adequações às necessidades do mercado;
-
Aumenta a competitividade das empresas;
-
Agrega valor às marcas de produtos e serviços;
-
Cria oportunidade para conquistar consumidores;
-
Permite que a empresa adote uma forma de pensar e encarar problemas focada na empatia, colaboração e experimentação.
Com isso, concluímos que o Design é uma ferramenta imprescindível para as empresas de todos os segmentos e porte empresarial. Não é apenas um “artigo de luxo”, é um investimento que pode originar grandes benefícios de mercado e fortalecer a competitividade com a conquista de resultados para alavancar os pequenos negócios.
Por Augusto Cantuária - Analista do Sebrae no Amapá
Foi um prazer te ajudar :)
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
Com o vínculo das empresas, podemos te ajudar com uma série de serviços adequados a sua realidade.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraInfelizmente não encontramos sua empresa em nossa base. Gostaria de cadastrá-la?
Por favor, verifique essa informação e tente novamente.
Conteúdo relacionado
Pratique o consumo responsável na sua empresa e reduza custos
Hoje em dia fatores como o aquecimento global e o consequente risco de extinção de reservas naturais de água, espécies de plantas e animais no planeta Terra, têm preocupado a sociedade de um modo geral. Desta forma, o consumidor está muito mais exigente com aquilo que consome e compra, o que pesa sobre as empresas. Adquirir práticas de consumo responsável, além de garantir um maior número de clientes e fidelizá-los, é uma forma de contribuir com o planeta, diminuindo os impactos negativos que temos gerado ao meio ambiente. 1) Fornecedor consciente Na hora de atualizar a lista de fornecedores, pesquise empresas que desenvolvam práticas socioambientais conscientes. Um exemplo é praticar a reciclagem de garrafas PET. A empresa ganha Adquire produtos que irão retornar com práticas que contribuem para um planeta melhor; Fortalece a sustentabilidade como mercado viável. 2) Necessidade Na hora de fazer a compra do material que a empresa precisa, avalie se aquela compra é realmente necessária, se precisa daquele produto. Também vale verificar as especificações técnicas atendem sua real necessidade. A empresa ganha Economia para a empresa; Geração de menos resíduos. 3) Substituição de eletrônicos Antes de se desfazer de algum equipamento eletrônico dentro da empresa, verifique se não há alguma forma de realizar reparo no equipamento. Há também a possibilidade de doar o equipamento à alguma instituição, caso ele ainda esteja funcionando e você queira trocá-lo mesmo assim. A empresa ganha Economia de dinheiro; Contribui para diminuir o impacto ambiental gerado pelos resíduos eletrônicos. Por Maikon Richardson Especialista em Gestão de Pequenos Negócios /** * RECOMMENDED CONFIGURATION VARIABLES: EDIT AND UNCOMMENT THE SECTION BELOW TO INSERT DYNAMIC VALUES FROM YOUR PLATFORM OR CMS. * LEARN WHY DEFINING THESE VARIABLES IS IMPORTANT: https://disqus.com/admin/universalcode/#configuration-variables*/ /* var disqus_config = function () { this.page.url = PAGE_URL; // Replace PAGE_URL with your page's canonical URL variable this.page.identifier = PAGE_IDENTIFIER; // Replace PAGE_IDENTIFIER with your page's unique identifier variable }; */ (function() { // DON'T EDIT BELOW THIS LINE var d = document, s = d.createElement('script'); s.src = 'https://www-ap-sebrae-com-br.disqus.com/embed.js'; s.setAttribute('data-timestamp', +new Date()); (d.head || d.body).appendChild(s);
Fri Sep 12 10:52:39 BRT 2025
Dicas para promover o seu negócio no Instagram
O Serviço de Apoio às Micro e pequenas empresas no Amapá (Sebrae no Amapá) preparou dicas para você promover o seu negócio na rede social que mais cresce no mundo, o Instagram. É importante saber que o público do Instagram é bem diversificado e boa parte desse público está acostumado a fazer compras pela internet. Para uma boa divulgação do seu negócio, faça muito bem a estratégia e planejamento, assim, você ficará bem estruturado em relação às ações de promoção e divulgação, vamos às dicas.
Tue Jul 01 16:19:12 BRT 2025
Consultoria de Automação do processo produtivo do Sebraetec
Produtividade nada mais é do que um conjunto de ações que permitem o aumento da eficiência do processo produtivo das empresas. Metodologias, procedimentos ou técnicas voltados aos aspectos de custos, de tempo e de flexibilidade nos processos de produção das empresas. A consultoria de Automação do processo produtivo do Sebraetec atua no desenvolvimento e implementação de sistemas automatizados que visam dinamizar e aperfeiçoar os mecanismos de funcionamento no processo produtivo da empresa.
Mon Jun 30 11:55:15 BRT 2025
Conheça a importância das ferramentas de automação comercial
Automação comercial é um recurso para transformar tarefas repetitivas em processos automáticos, realizados por máquinas. Por meio dela, tarefas suscetíveis a erros humanos como anotação do peso de uma mercadoria, preenchimento de um cheque, por exemplo, quando feitas de maneira informatizada, ganham velocidade e eficiência. Não basta a preocupação somente com as vendas ou com o atendimento ao público. É preciso organizar a empresa em seu conjunto, saber onde o dinheiro está sendo empregado, controlar gastos e despesas financeiras, pois só assim os ganhos que se conquistam na venda não serão perdidos na retaguarda. Quanto mais completo for o sistema em sua retaguarda (estoque, contas a pagar e receber, bancos) e frente de caixa, maiores serão as vantagens para o negócio. Assim, a automação começa a ser entendida pelo empreendedor como um investimento para aperfeiçoar sua gestão e obter eficiência e produtividade.
Mon Jun 30 10:20:01 BRT 2025
Como usar a inovação quanto estratégia de planejamento
O planejamento é uma prática recorrente a maioria dos empreendimentos de sucesso, em qualquer fase do desenvolvimento em que sua empresa esteja. Planejar é antes de tudo conhecer o próprio negócio, seus pontos fracos, mas também conhecer a realidade atual do mercado em que se está atuando. Utilizar o planejamento como ferramenta administrativa permanente é características das empresas mais estáveis do mercado, o planejamento se desenvolve através de um processo contínuo, com o maior conhecimento possível do futuro, tomando decisões que envolvem riscos, organizando atividades necessárias para a execução de medidas cíclicas. A importância do planejamento está exatamente na necessidade de criar nas empresas um ambiente propício para a criação de ideias inovadoras no mercado em que atuam, melhorando seus pontos fracos, inovando em estratégias de marketing e relacionamento com clientes, e se destacando quanto aos concorrentes. Empresas que inovam Exemplos de empresas que inovam em planejamento não faltam. A MedPej, empresa fabricante de equipamentos hospitalares de Ribeirão Preto (SP), produzia de forma similar aos concorrentes, e percebeu, que se não criasse diferenciais seria muito difícil evoluir no mercado. Em parceria com uma incubadora local, e programas do Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o Sebraetec, melhorou as práticas de controle da qualidade, projeto, produção e gestão, finalizando por inovar em produtos novos, como detectores fetais plásticos, produto em que foi pioneiro na fabricação. A partir do exemplo se constata que a inovação é a palavra de ordem, mas para inovar com qualidade é necessário conhecer bem o próprio empreendimento, e depois, o mercado em que deve desenvolver suas atividades, e neste ponto, o planejamento dá mostras novamente da sua importância. Agentes Locais de Inovação O Amapá tem buscado a inovação como forma de manutenção de seu potencial de mercado. Com a globalização de tendências, a criação de novas culturas de consumo e de moda, as empresas amapaenses têm inovado em seus produtos e serviços, em marketing, e também nas suas relações com os clientes e parceiros. No entanto, suporte técnico e de qualidade para que mudanças organizacionais sejam realizadas de forma satisfatória se faz sempre necessário, e com esta visão o Sebrae iniciou o Projeto Agentes Locais de Inovação (ALI). O projeto tem a finalidade de impulsionar o desenvolvimento do potencial inovador nas MPEs das cidades de Macapá e Santana, atendendo um universo de 400 empresas entre micro e pequenos negócios. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Amapá - Sebrae, apoia aos pequenos negócios. Então, confira em nosso Portal outros assuntos que vão ajudar seu negócio a crescer ainda mais.
Fri Jun 27 14:56:51 BRT 2025
Como funciona a Finep
A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) é a principal fornecedora de recursos não reembolsáveis para apoio a projetos de pesquisa relacionados a produtos e serviços inovadores, acessíveis através de editais da financiadora, do Sebrae em parceria com a Finep e de editais de fundações estaduais de amparo à pesquisa, também em parceria com a Finep. Existem dois programas que dão apoio à pesquisas no ramo tecnológica, pertencentes à Finep: Subvenção Econômica: destina recursos públicos não reembolsáveis para projetos inovação tecnológica, diretamente para empresas de todos os portes, por meio de chamadas públicas. As micro e pequenas empresas devem apresentar projetos no valor mínimo de R$ 500 mil. Os recursos são distribuídos para projetos das áreas de tecnologia da informação e comunicação, biotecnologia, saúde, defesa nacional e segurança, energia e desenvolvimento social. Programa de Apoio às Pesquisas e Empresas: apoia projetos de pesquisa e desenvolvimento e/ou inovação, realizados por microempresas, de forma individual ou em consórcio, com recursos não reembolsáveis. Foco em projetos de produtos e processos , elaboração de projetos e estudos de mercado, prioritariamente em empresas de base tecnológica, sob a responsabilidade de pesquisadores. Assim como ocorre na subvenção em parceria com o Sebrae, o Pappe é operacionalizado por meio de editais da Finep em parceria com as fundações de amparo à pesquisa (FAPs) estaduais, que também se responsabilizam por 50% dos aportes financeiros ao programa. Em alguns estados, este programa está sendo denominado Tecnova. Para obter o financiamento, basta acessar o site Finep. Através do Guia Rápido, você saberá como se cadastrar no programa. Por Maikon Richardson Especialista em Gestão de Pequenos Negócios
Tue Jun 03 10:12:19 BRT 2025
Gestão da inovação - Inovar para Competir
Para empresas que avançaram, continuem crescendo, o Sebrae lançou o Programa Sebrae Mais. Um conjunto de soluções estratégicas em gestão empresarial para você e sua pequena empresa enfrentarem novos desafios, aproveitando todas as oportunidades no mercado: competindo, inovando e avançando. Com a solução “Gestão da Inovação – Inovar para Competir” desejamos proporcionar aos participantes desenvolvam competências para compreender os conceitos relativos à inovação e os processos de gestão da inovação; tomem consciência da importância dela para a competitividade e implantem estratégias nas suas pequenas empresas. Inovação não é só tecnologia, é uma nova forma de gerir os negócios, fazendo diferente e agregando mais valor, desde a implementação de novas práticas de gestão de marketing até um novo produto, serviço ou processo.
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Ambiente inovador: oportunidade de melhoria e competitividade para MPE
A estratégia competitiva baseada na inovação gera, na maioria das vezes, uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes, logo, naturalmente, tem como resultado o encontro de mais oportunidades no mercado, gerando uma maior probabilidade de sobrevivência da empresa. A empresa para desenvolver um ambiente inovador necessita está aberta e predisposta a visualizar a mudança como uma oportunidade e não como uma ameaça. Talvez esta seja a primeira característica para desenvolver uma cultura de inovação. Empresas que inovam Utilizando a lógica das estratégias competitivas para a indústria brasileira, podemos tipificar as empresas em três categorias: Empresas que inovam e diferenciam produtos: empresas de maior conteúdo tecnológico que competem por diferenciação de produto, o que seria a estratégia competitiva mais promissora, concentrando a ponta mais dinâmica da indústria e tendendo a capturar parcela maior da renda gerada pela indústria; Empresas especializadas em produtos padronizados: empresas razoavelmente atualizadas em certas características operacionais (fabricação e logística), mas defasadas no que se refere a outras armas modernas da competição (pesquisa e desenvolvimento, marketing, gerenciamento de marcas, etc.) e que competem basicamente por custo e preço; Empresas que não diferenciam produto e têm produtividade menor: categoria que engloba empresas que oferecem produtos de qualidade inferior, não exportadoras, porém se mostram capazes de captar espaços no mercado, através de baixos preços e outras possíveis vantagens. Por que inovar? Se pararmos para pensar o porquê das empresas inovarem, vamos chegar sempre à mesma conclusão que é sempre obter uma vantagem competitiva, seja por diferenciação do produto, ou seja, pela diferenciação por preço. Um novo produto ou processo pode ser uma fonte de vantagem mercadológica para quem inova. No caso das inovações por processo que aumentam a eficiência e a produtividade, a empresa adquire uma vantagem de custo sobre seus competidores, seja pela margem maior sobre o preço ou pela diminuição no próprio preço. No caso da inovação por produto, a empresa ganhará uma vantagem competitiva a partir da introdução de um novo produto no mercado, o que lhes favorece a possibilidade de maior demanda e maior margem sobre os custos. As empresas podem também aumentar a demanda proveniente da diferenciação de produto, com objetivo de atender novos mercados. Mudanças nos métodos organizacionais podem melhorar a eficiência e a qualidade das operações e dos produtos ou serviços e assim aumentar a demanda ou diminuir os custos. A inovação pode também melhorar o desempenho da empresa, pois ela faz aumentar sua capacidade de inovar. Por exemplo, as melhorias nos processos de produção podem permitir o desenvolvimento de um novo leque de produtos, e novas práticas organizacionais podem melhorar a capacidade de adquirir e criar novos conhecimentos que poderão ser usados para o desenvolvimento de outras inovações.
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Profissionalização dos Pequenos Negócios
Profissionalização dos Pequenos Negócios Saia na frente! Implemente uma gestão profissional em seu negócio! Descubra os principais motivos do fechamento precoce de Pequenos Negócios. Conheça os benefícios de profissionalizar a gestão da sua empresa. E saiba como usar a ferramenta sistêmica de profissionalização da gestão: Planejamento Estratégico - PE. E veja valiosas recomendações de especialistas para as empresas que querem Profissionalizar o seu Negócio. Solicite o material completo, basta clicar no botão abaixo e preencher o formulário. É prático e rápido! new RDStationForms('fl-sebrae-boletim-de-mercado-pequenos-negocios-820a6821ebc4ae9703de', 'UA-59791405-1').createForm();
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Dicas de como criar um Blog empresarial
Hoje você verá como esse processo pode ser mais simples do que você imaginava. Primeiro passo: Faça um estudo específico em outros blogs empresariais. O objetivo dessa etapa é identificar quais aspectos e ferramentas podem ser utilizadas no seu blog e quais você pode aprimorar. Observe na concorrência, qual linguagem é utilizado, se dão importância à interação com o público. Segundo passo: Escolha a melhor ferramenta para a construção do blog. Existem diversas plataformas na internet gratuitas e de fácil manejo, ex: Wordpress, Tumblr, Blogger, etc. Uma das principais formas de uma empresa ficar disponível para todo esse enorme público é tendo o blog empresarial na internet. Nele, você apresentará a empresa, seus produtos e serviços. É uma estratégia para atingir seu público de interesse em que o seu negócio poderá ser conhecido e acessado por qualquer pessoa. Use o blog empresarial, visando sempre manter um bom relacionamento com o público-alvo. Construa um diálogo com caráter informal isso lhe permitirá um nível quase pessoal de relacionamento com seu cliente. Por meio do blog será possível desenvolver um canal de comunicação direta com esse público, com o blog no ar é muito importante atualizá-lo com frequência, com conteúdo objetivo e relevante para o cliente. Deixe clara a funcionalidade do blog e o que seu empreendimento é! Coloque a logo da empresa de forma destacada na página; Mostre com clareza as informações de contato básicas (e-mail, número de telefone e endereço); Explique a atuação da empresa no mercado.
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Dicas para fazer uso eficiente da energia elétrica na sua empresa
Dentre várias das práticas sustentáveis possíveis que sua empresa pode seguir, o uso eficiente da energia elétrica é um ótimo exemplo. Abaixo você vai ver dicas simples que podem ajudar o meio ambiente através da diminuição no consumo de energia elétrica e as vantagens de adotar estas práticas no dia dia da empresa.
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Utilize o Facebook como uma ferramenta estratégica
A inovação é essencial para a sobrevivência das empresas num cenário competitivo e global. Quando se fala em inovação, muitos empresários logo pensam em mudanças altamente tecnológicas e custos elevadíssimos, correto? Errado! O desafio inicial é mudar esta cultura empresarial, mostrar que inovar nem sempre é sinônimo de alto investimento, como pensa boa parte dos empreendedores. Para que você não pense da mesma forma, é bom saber que inovar é algo simples e pode fazer grande diferença em seu negócio e está sempre presente no dia a dia da sua empresa. Por isso que existe o Agentes Locais de Inovação (ALI), um programa que promove a cultura da inovação na sua empresa. O ALI é prova disso, lançado pelo Sebrae Nacional com o objetivo de disseminar a inovação às micro e pequenas empresas. O programa mostrou-se desde então uma alternativa inteligente para levar gratuitamente a inovação aos pequenos negócios. Por meio de agentes locais de inovação, jovens recém-formados capacitados pelo Sebrae, empresários são sensibilizados e convencidos a incorporar a inovação e a tecnologia no dia a dia. Não adianta falarmos de inovação empresarial sem falarmos das redes sociais como ferramenta estratégica de divulgação e marketing das empresas, elas são ferramentas poderosas para o relacionamento da empresa com seus clientes. Porém, muitas empresas erram por atuar de forma amadora, por não investir em um planejamento estratégico de marketing nas redes sociais, principalmente no Facebook.