Inteligência comercial, monitoramento de mercado, satisfação dos clientes, algumas das vantagens de se fazer um estudo de mercado.

Lailla Oliveira
· Atualizado em 26/09/2023
Estudo de mercado
Um estudo de mercado contribui para estimular uma cultura de inteligência comercial nos pequenos negócios, dependendo do tipo da pesquisa, o próprio empreendedor poderá aplicá-la, ou caso contrário, poderá contratar profissionais especializados em pesquisa de lançamento de produtos, bem como empresas de design de novos produtos, consultores da área de marketing. Para isso busque orientações no Sebrae no Amapá, com a equipe de atendimento.
O estudo ou pesquisa serve para identificar, coletar e analisar informações para gerar conhecimento sobre um determinado mercado e seu público, avaliando oportunidades e ameaças, auxiliando na tomada de decisões, recomendando e/ou delineando ações estratégicas adequadas.
Antes da abertura de um negócio o empreendedor precisa possuir clareza sobre as características, componentes, tendências e necessidades do mercado que pretende atuar, ou seja, fazer uma análise prévia da capacidade de consumo dos moradores de um determinado bairro ou região, de suas características e necessidades que motivam a compra: variedade, qualidade, disponibilidade, preços, formas de pagamento, descontos, vitrine, localização, atendimento e etc.
IRIGARAY (2000, p. 122) ressalta que os consumidores são expostos a uma infinidade de produtos, marcas e serviços com diferentes apelos, o que conduz o empresário a posicionar-se de forma eficaz, ou seja, possuir um profundo conhecimento sobre o público-alvo consumidor (hábitos, desejos, comportamentos e fatores de decisão, etc.), pois, assim é possível entender como o consumidor pensa e quais são as suas prioridades.
Mas, lembramos que o estudo de mercado é uma ferramenta que pode ser usada também, depois do negócio já constituído, a primeira pergunta que temos que nos fazer é ... “O que queremos saber?”
Pois, uma coisa é mensurarmos a demanda para um novo produto, o tamanho do mercado em determinada região. Outra coisa é querermos saber qual a percepção que os clientes têm de nosso produto, nosso serviço, da marca da empresa ou como usam, consomem os produtos e embalagens.
Passo a Passo de Estudo de Mercado

- Primeiro Passo:
Para iniciar um estudo é a definição de um objetivo (Exemplo: Conhecer as Características mercadológicas que impulsionam a compra de seus clientes, dimensionar o tamanho da equipe de vendas, ou quais os motivos que provocaram a inatividade de um certo contingente de clientes).
- Segundo Passo:
É necessário selecionar o público a ser pesquisado (exemplo: o cliente a ser pesquisado seria o que compra de forma frequente em sua empresa (cliente ativo) ou um cliente que deixou de comprar em seu estabelecimento a mais de 6 meses e que não possuem débitos com a empresa (Cliente inativo). O público é definido com base no objetivo da pesquisa.
- Terceiro Passo:
É importante definir o tamanho da amostra, ou seja, quantas pessoas deverão respondê-la.
Selecione como será a análise do procedimento técnico, qual a classificação metodológica e frentes de trabalho. Como assim? Qual o método será utilizado.
Exemplo: para a pesquisa junto ao cliente ativo, sugere-se realizar um levantamento/Survey (pesquisa que envolve questionamento direto das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer), ou seja, aplicar a pesquisa a cada término de um atendimento, a abordagem pode ser na saída ou na fila do caixa, enquanto o cliente aguarda para realizar o pagamento.
No que se refere aos clientes inativos, sugere-se coletas de forma direta por ligação via telemarketing, através de questionário.
- Quarto Passo:
Elabore um roteiro, com perguntas simples, objetivas, diretas e imparciais; Ah! Faça um teste antes de aplicar junto ao seu cliente, devem ser testadas internamente, visando realizar ajustes para que tenham fácil entendimento junto aos entrevistados; Em seguida feche o questionário com as perguntas já testadas e validadas.
- Quinto Passo:
Aplique junto ao público selecionado, buscando ser isento. Não direcione as perguntas para obter as respostas que você deseja.
Também tenha ciência da importância do sigilo das informações. É dever do aplicador sob todas as formas a confidencialidade das informações obtidas junto ao cliente, conforme reza a Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD e a ética.
- Sexto Passo:
Compile os resultados e analise as respostas. Com a tabulação e análise dos dados coletados.
Desse modo, o estudo de mercado, que lhe permitirá ter mais segurança para decidir se é o momento mais acertado para investir ou não com o mínimo de riscos.
Para expandir mais seus conhecimentos sobre o tema entre em nosso Portal (Clique aqui) e acesse os artigos Estratégias para gerir sua empresa de forma eficiente (Clique aqui).
O Estudo de Mercado pode englobar as seguintes perspectivas para a empresa
- Análise da perspectiva demográfica;
- Análise da perspectiva econômica;
- Análise da perspectiva tecnológica;
- Análise da perspectiva produtiva;
- Análise da perspectiva sócio-política;
Você empresário, poderá usar essas categorias ou perspectivas para identificar seu padrão da clientela e determinar seu perfil. Isso o ajudará a incrementar seus esforços de marketing.
Lembre-se também da importância de se dedicar ao seu negócio, explorar mais informações e transformá-las em conhecimento.
No Brasil, por exemplo, as MPE e empreendedores podem conseguir importantes dados em órgãos governamentais como o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).
Há ainda publicações empresariais e setoriais, como anuários, jornais digitais, revistas portais e sites de serviços de pesquisa IPEC (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica), Instituto Gallup (especialista em análises globais de mercado que ajuda líderes e organizações a resolver seus problemas mais urgentes, Vox Populi (especializada em pesquisas de opinião e de mercado), além de fundações e institutos.
Vantagens
- Visão estratégica do negócio;
- É fundamental para um bom desempenho nas diversas fases do seu negócio;
- Possibilita uma decisão comercial mais segura e fundamentada;
- Os estudos apontam tendências e oportunidades;
- Melhor relação e comunicação com a clientela;
- Direcionamento de campanhas promocionais;
- Acompanhamento periódico do movimento de compras por cliente;
- Direciona nas tomadas de decisões sejam elas de curto médio e longo prazo;
- Identificar cenários e tendências que o auxiliarão a empresa definir suas estratégias de atuação.
- Possibilita conhecer melhor a clientela e característica de consumo, contribuindo para a fidelização.
- Além de servir de instrumento para coletas de dados do público alvo que irá revelar a motivação de compras em seu estabelecimento, ajustando assim as estratégias de gestão e marketing para manutenção de clientes ativos e reativação de clientes de forma planejada.
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Por que investir no Amapá
Fique de olho! O empreendedor que busca onde investir encontrará no Amapá um mercado em ascensão e com inúmeras oportunidades. As principais razões que justificam os investimentos no Amapá são: Reestruturação da política atual visando moralização de processos; Entorno da cadeia logística que está sendo desenhada com economia aquecida; Ótimas possibilidades de escoamento da produção; Políticas de incentivos atraente. Uma boa opção de investimento no Amapá é o comércio, com localização privilegiada em relação a sua posição geográfica, oferece grandes chances de relações comerciais com a América Central, América do Norte e a Europa. Entretanto, o ponto de destaque está nas práticas sustentáveis de exploração de recursos naturais, que apresentam excelente potencial lucrativo, ainda mais agora, alavancados pela regulamentação da Zona Franca Verde e os benefícios fiscais oferecidos. Nesse sentido, o governo do estado vem implementando ações que visam promover o aproveitamento de nossas riquezas de forma racional e sustentável, sendo uma das estratégias priorizadas a implantação da Zona Franca Verde. Criada através da Lei 11.898, de 08 de janeiro de 2009, implantada nos municípios de Macapá e Santana (nos mesmos limites da ALCMS), constituída por um conjunto de incentivos fiscais, locacionais e financeiros, para o beneficiamento industrial dos recursos e matérias-primas regionais de origem florestal, pesqueira, agropecuária e mineral. Os investidores têm um grande mercado a ser explorado utilizando as matérias-primas que a biodiversidade local oferece, como o açaí, o dendê, o cupuaçu, entre outros. Abaixo listamos para você as principais áreas com maior potencial para investimentos: Produção de sucos e conservas de frutas tropicais; Produção de óleos vegetais; Produção de ração animal; Pesca industrial; Produção de madeiras, móveis e briquetes; Mineração; Siderurgia; Produção de silício metalúrgico; Industrialização de rochas ornamentais e de revestimento; Produção de tintas; Produção de borrachas; Produção de propantes para as indústrias de óleo e gás; Produção de vidros planos e para recipientes. Indústrias de minerais não metálicos; Setor moveleiro; Psicultura; Pesca Extrativa; Amido de mandioca; Palmito de pupunha; Óleo de dendê; Castanha-do-brasil. Indústria da Biodiversidade É um dos grandes desafios na Amazônia é acionar suas imensas potencialidades de forma a transformá-la numa alavanca importante do desenvolvimento, sem comprometer em nada as suas funções ambientais e climáticas, ou seja, explorar o trinômio biodiversidade de biomassa biotecnologias. É otimizar em sistemas industriais o aproveitamento das diferentes biomassas para obter produtos como: alimentos humanos, rações animais, insumos industriais, fármacos, entre outros. O Amapá tem um papel fundamental nesta estratégia de desenvolvimento sustentável tendo em vista que grande parte do território do Estado (70%) é coberto pela Floresta Amazônica, praticamente intacta. Essa informação foi útil? ficou interessado em investir no Amapá? Aprofunde mais seus conhecimentos sobre esse assunto conosco.
Fri Sep 12 10:25:37 BRT 2025
Passo a passo para a Microempresa participar de licitações no Sebrae
1 - Passo Para ser fornecedor do Sebrae é preciso conhecer as regras e responsabilidades desse negócio. A legislação é extensa, e existem processos que precisam ser conhecidos pelo pretenso participante. O Curso do Fornecedor permite uma abordagem prática, explicando o que é verdadeiramente essencial e apresentando o caminho das pedras para não errarmos nas licitações. Ele foi elaborado com a indicação clara de quais leis precisam ser lidas e de como devemos analisar os editais de licitação. O melhor é que o curso pode ser feito de forma presencial ou a distância, pela internet. Aproveite! Tem um Sebrae aí, pertinho de você! 2 - Passo Busque através dos canais de comunicação do Sebrae as licitações que deseja participar. O Sebrae publica seus editais de licitação pela internet, em jornais de grande circulação ou no mural da instituição, neles estão as regras da licitação para que todas as empresas aptas a concorrer possam tomar conhecimento do certame. As licitações realizadas podem ser realizadas presencialmente ou por meio da internet, estas últimas são sob a modalidade pregão, que é uma forma de leilão ao avesso, ou seja, ganha quem der o menor lance. De posse do edital, que é o documento que conterá todas as regras da licitação, faz-se a análise de risco. Tem que se avaliar a capacidade produtiva, os custos, a questão da entrega etc. Além disso, os prazos ou, ainda, a especificação dos produtos. Tudo isso pode trazer um enorme problema quando não se observa devidamente as regras da licitação. Cada um desses pequenos problemas pode acarretar sanções e multas. Por isso, cada novo edital de licitação merece uma análise de riscos. 3- Passo O terceiro passo para a Microempresa - ME que deseja ofertar bens ou serviços para o Sebrae, antes de mais nada, é organizar a documentação necessária para participar de uma licitação pública. O interessado deve efetuar seu cadastro nos diversos órgãos públicos que emitem certidões de regularidade fiscal, caso não tenha realizado no momento da abertura do seu negócio. Esses documentos servem para comprovar os seguintes aspectos: habilitação jurídica; Qualificação técnica;Qualificação econômico-financeira; Regularidade fiscal. O Art. 12. Do Regulamento do Sebrae define que: para a habilitação nas licitações, observado o disposto no parágrafo único deste artigo, poderá ser exigida dos interessados, no todo ouem parte, conforme se estabelecer no instrumento convocatório, documentação relativa a: I – Habilitação jurídica: a) cédula de identidade; b) prova de registro, no órgão competente, no caso de empresário individual; c) ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado no órgão competente; d) ato de nomeação ou de eleição dos administradores, devidamente registrado no órgão competente, na hipótese de terem sido nomeados ou eleitos em separado, sem prejuízo da apresentação dos demais documentos exigidos na alínea “c”, do inciso I, deste art. 12. II – Qualificação técnica: a) registro ou inscrição na entidade profissional competente; b) documentos comprobatórios de aptidão para desempenho de atividade pertinente e compatível em características, quantidades e prazos com o objeto da licitação; c) comprovação de que recebeu os documentos e de que tomou conhecimento de todas as condições do instrumento convocatório; d) prova de atendimento de requisitos previstos em lei especial, quando for o caso. III – qualificação econômico-financeira: a) balanço patrimonial e demonstrações contábeis do último exercício social, ou balanço de abertura no caso de empresa recén-constituída, que comprovem a situação financeira da empresa, através do cálculo de índices contábeis previstos no instrumento convocatório; b) certidão negativa de falência expedida pelo distribuidor da sede da pessoa jurídica, ou de execução patrimonial, expedida no domicílio da pessoa física; c) garantia de proposta, nas mesmas modalidades e critérios previstos no art. 27 deste Regulamento, que para o licitante vencedor será devolvida quando da assinatura do contrato; d) capital mínimo ou patrimônio líquido mínimo. IV – Regularidade fiscal: a) prova de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ); b) prova de inscrição no cadastro de contribuintes estadual ou municipal, se houver relativo ao domicílio ou sede do licitante, pertinente ao seu ramo de atividade e compatível com o objeto contratual; c) prova de regularidade para com as fazendas federal, estadual e municipal do domicílio ou sede do licitante, na forma da lei; d) prova de regularidade relativa à Seguridade Social e ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, no cumprimento dos encargos instituídos por lei. A maioria dos documentos exigidos estão disponíveis na internet, nos sites abaixo: Prova de registro, no órgão competente, no caso de empresário individual. Obtido no site da Junta Comercial Cartão do CNPJ: Obtido no site da Receita Federal Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União: Obtida no site da Receita Federal Certificado de Regularidade junto ao FGTS: obtida no site da Caixa Econômica Federal Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas - CNDT: Obtida no site da Justiça do Trabalho Certidão do Governo do Estado: Obtida junto à Secretaria de Fazenda do Governo do Estado, sede da empresa Certidão Municipal: obtida junto à Prefeitura da cidade onde a empresa está instalada Certidão de Falência e Concordata: Obtida junto aos cartórios da comarca Inscrição no Cadastro Municipal: Obtida junto à Prefeitura da cidade onde a empresa está instalada Inscrição no Cadastro Estadual: Obtida junto à Secretaria de Fazenda do Governo do Estado Alvará de Funcionamento: Obtida junto à Prefeitura da cidade onde a empresa está instalada Carteira de Identidade e CPF Declaração de Menores: preencher conforme modelo disponibilizado nos Anexos do Edital Atestado de Capacidade Técnica: Atestado de Capacidade Técnica é um documento expedido por pessoa física ou jurídica, pública ou privada, que ateste que determinada empresa licitante já realizou serviço ou forneceu produtos iguais ou similares aos solicitados no edital. Em geral, esse documento pode ser fornecido por clientes, já atendidos pela empresa. 4 - Passo Faça uma análise criteriosa do edital, este é o principal documento do processo licitatório. Nele está descrito todas as fases da licitação de forma detalhada, para que qualquer alteração que venha a ocorrer, leve à substituição do edital ou até mesmo anulação. Ter clareza referente às informações contidas no edital evitam equívocos futuros. No instante que você conhece o edital, passa a saber o que o licitante necessita e se a sua organização tem a disponibilidade do produto ou serviço para prosseguir com a oferta. As principais informações contidas no edital são: Dia e horário da licitação; Endereço e meio pelo qual será realizada a licitação; Prazos contratuais; Penalidade por atraso da obra ou prêmio por antecipação; Critérios de medição, pagamento e reajustamento; Regime de preços; Limitação de horários de trabalho; Critérios de participação na licitação; Habilitação técnica requerida; Documentação requerida; Seguros necessários. Passo 5 Disputa de preços Dependendo da modalidade de licitação a disputa de preços pode ocorrer de forma presencial ou eletrônica, sendo que eletronicamente apenas a modalidade pregão, as demais modalidades apenas ocorrem na forma presencial. Vamos discorrer sobre uma disputa eletrônica. Ao analisar todas as questões do edital e cadastrar a proposta para participar da licitação é que começa de fato a concorrência. É importante ter atenção e deixar a ansiedade de lado. Lembre-se sempre que ali existirão outras pessoas acostumadas a participarem de licitações. Na disputa de preços, nunca dê um lance abaixo da sua lucratividade, pois será prejudicial para seu negócio e pode te levar à desistência da licitação ou desclassificação, o que acarreta em penalidades como: a não possibilidade de participação em licitações futuras (por um período de tempo determinado) e/ou pagamento de multa aplicada pela Administração licitante. É comum ocorrer uma queda brusca dos valores inicialmente estabelecidos pela licitante na disputa de preços, mas é preciso que você se mantenha dentro da realidade da sua organização, permitindo abaixar o valor da sua oferta somente até onde for possível te gerar lucros. O mais indicado antes de entrar em um processo licitatório é ter um planejamento financeiro da sua empresa e conhecer as necessidades da organização que gerou a licitação. Desta forma, antes de iniciar a disputa pelos preços , você tem como saber até onde pode cair a sua oferta de maneira a continuar correspondendo com a solicitação do órgão e as demandas da sua empresa. Passo 6 Finalização do processo A disputa de preços é a etapa decisória da licitação, onde é definida a empresa apta a ganhar o processo. Sendo assim, é necessário estar devidamente preparado caso seja a sua empresa. Do contrário, as penalidades, disponíveis no Regulamento do Sebrae, serão aplicadas. Uma licitação gera custos a Administração, e uma empresa que vencer essa etapa e ao final não corresponder às solicitações prevista no edital, desencadeará transtornos ao órgão, o que acarretará no atraso do processo. Não entre em uma licitação a efeito de teste. Existem simuladores que lhes permitem uma preparação acerca do assunto, assim como cursos gratuitos online.
Thu Sep 11 11:44:12 BRT 2025
Mercado, como analisar meu concorrente
A pesquisa é uma importante ferramenta de avaliação, abaixo listamos questões que devem ser analisadas continuamente. Identificar os pontos principais para diferenciação da concorrência tornando-se cada vez mais competitivo, localização, preço, comunicação, especialização, produtos ou serviços com qualidade superior, atendimento personalizado. Avaliar se com uma estrutura mais enxuta é possível ser mais eficaz que os concorrentes. Identificar as necessidades que não são atendidas pelos concorrentes.
Wed Jul 23 08:40:17 BRT 2025
Estruturação para o encadeamento produtivo do petróleo e gás no Amapá
Rede de Aprendizagem Articulação e fortalecimento de rede empresarial e/ou institucionais voltadas a promoção de cooperação competitiva. Apoio na realização de curso de especialização e disseminação de informações sobre petróleo e gás 2. Inteligência Competitiva Realização de estudos, mapeamentos e informações qualificadas que subsidiem a atuação do Sebrae/Ap e parceiros no setor de petróleo. 3. Participação em feiras e eventos Participação em feiras e eventos especializados sobre petróleo e gás e realização de visitas de intercâmbio de experiências comerciais e tecnológicas em outros territórios que possuam atuação desenvolvida frente ao setor. Coletar informações e gerar conhecimentos que permitam à Unidade e a parceiros estratégicos o entendimento da dinâmica de atuação frente à cadeia produtiva do petróleo e gás no Estado para subsidiar a atuação no setor.
Mon Jul 07 11:28:49 BRT 2025
Estratégias para gerir sua empresa de forma eficiente
Com a economia estagnada, o atual cenário pede por cautela. Despesas enxutas, colaboradores qualificados e muito bem treinados, compras inteligentes, ou seja, revisão imediata do mix de produtos e eliminar aqueles que não estão trazendo giro no estoque e não possuem margem de lucro significativo. Sempre que possível fazer parceria com outros empreendimentos que vendam produtos que não sejam o foco da empresa, como exemplo uma empresa que atua com material de construção no segmento de acabamentos, poderia ser interessante caso o empreendimento disponha de espaço ocioso, formar parcerias com outros negócios que comercializem telhas, cimentos, tijolos e etc., essa associação funcionará como chamariz e atrairá clientes para o espaço devido a sensação de comodidade com essa inserção de novos produtos; mesmo que a empresa não obtenha lucro interessante com essa ação, não terá preocupações com avarias e desperdícios. Cortar tudo que comprometa as contas a pagar, reduzir a taxa de inadimplência, aumentar a atratividade do negócio e obter liquidez, são medidas inadiáveis. Trabalhar fortemente a área comercial no sentido de alavancar as vendas, fidelizar uma quantidade maior de clientes e trabalhar para prospectar novos mercados.
Thu Jul 03 11:12:13 BRT 2025
Como elaborar um cadastro de clientes
Um bom cadastro é aquele que identifica oportunidades de vendas a partir de informações relevantes sobre o cliente. Essas informações são divididas em alguns grupos. O primeiro grupo está relacionado com a identificação básica, como Nome; Telefone; Endereço; E-mail; Data de nascimento e algum documento, se for necessário. O segundo grupo traça o perfil e o potencial de consumo do cliente Por exemplo, uma loja de calçados precisa conhecer o número que seus clientes calçam. Já uma agência de turismo, a época que eles costumam fazer as suas viagens. O terceiro grupo corresponde ao histórico de compras do cliente. É a partir deste que o empresário pode identificar oportunidades de novas vendas. Já no terceiro você são as informações do cliente Idealmente, podemos montar um cadastro de clientes utilizando-se das ferramentas de informática, ou então, podemos iniciar, de forma bem simples, a montagem de um banco de dados utilizando fichas de clientes, por exemplo. O cadastro de clientes deve conter um conjunto de informações que permita o aperfeiçoamento do relacionamento da empresa. As informações do cadastro do cliente se dividem em três grandes grupos: Identificação: são as informações básicas para o relacionamento com o cliente, como nome completo, endereço, telefone, e-mail, número de documentos, data de nascimento, estado civil, profissão, etc. Também tem o perfil de preferências do cliente São informações sobre produtos, tamanhos, cores, modelos, marcas, etc. que o cliente costuma comprar. - Histórico de compras e contatos: são os registros relativos a todas as compras realizadas pelo cliente e também a todos os contatos telefônicos e malas diretas enviadas. As informações do cadastro precisam ser constantemente atualizadas, pois com o tempo, os clientes mudam de endereço, trocam seus telefones e até mesmo as preferências. O cadastro de clientes é uma das mais importantes ferramentas de marketing da pequena empresa; por isso, mantê-lo organizado e sempre disponível permite aproveitar grandes oportunidades. Lembre-se! O cliente que compra à vista também precisa ser cadastrado; afinal, ele também é ou poderá ser um cliente preferencial. Se ficar com dúvida é só procurar a Sede do Sebrae no Amapá ou ligar para o 0800 570 0800
Fri May 30 16:15:03 BRT 2025
Búfalo – um produto diferenciado para mercados diferenciados
O Estado do Amapá é o único do País, em que o rebanho de bubalinos é maior que o de bovinos no Brasil. O rebanho brasileiro da espécie Bubalus bubalis está estimado em aproximadamente 3.500.000 (três mil e quinhentas) cabeças, sendo que cerca de 50% estão concentradas na planície aluvionar do delta do rio Amazonas, onde está localizado o Estado do Amapá. De acordo com um estudo da Universidade da Flórida a carne bubalina chega a ser até 40% menos calórica que a carne bovina, além de apresentar maiores teores de proteínas e vitaminas. A criação de búfalos é mais barata e gera mais lucros em relação à criação de bovinos, o manejo dos búfalos é semelhante ao de bois. Considerando esse cenário, abre-se a oportunidade para a implantação de um abatedouro-frigorífico especializado no abate de bubalinos (Halal Meat), destinados aos países islâmicos, e cortes finos, visando atender também a outros mercados diferenciados, como Estados Unidos e Europa, onde a carne do búfalo tem preços mais do que atraentes. Tão logo recebamos a certificação de zona livre de febre aftosa, toda essa potencialidade pode criar um ambiente favorável para a implantação da indústria de laticínios.
Thu May 29 09:17:44 BRT 2025
Aprenda boas práticas na manipulação de pescado
Dentro da piscicultura as boas práticas estão aliadas à manipulação do produto. É importante que as boas práticas comecem desde o momento em que o peixe é retirado do rio ou do mar. Assim, pode-se evitar a transmissão de doenças oriundas da infestação de micróbios ou parasitas nos peixes, por isso, a importância de adotar boas práticas no seu negócio. Desta forma, o alimento não é contaminado e a qualidade e a saúde são garantidas ao seu cliente. Cuidados na manipulação Para começar, é importante lavar as mãos. É um ato simples, mas que pode evitar muitos problemas na manipulação do pescado. Portanto, lave as mãos antes de pegar nos alimentos, após usar o banheiro ou mexer no lixo. Veja como lavar as mãos corretamente: 1) Na hora de lavar as mãos, utilize água corrente. 2) Esfregue a palma e o dorso das mãos e utilize bastante sabonete nestas partes, incluindo as unhas e os espaços entre os dedos, por em média, 15 segundos. 3) Enxágue bem as mãos até retirar todo o sabonete. 4) Seque bem as mãos. 5) Finalize utilizando um produto antisséptico. Observação: durante a venda do pescado, mantenha uma pessoa para lhe ajudar na venda. Somente uma pessoa pode pegar no dinheiro, a outra fica responsável por manipular o pescado. Jamais permita que manuseiem dinheiro e alimento ao mesmo tempo durante as vendas.
Wed May 28 17:43:46 BRT 2025
6 dicas para escolher a melhor divulgação para sua empresa
Umas das principais dúvidas do empreendedor depois de montar seu negócio é como escolher a melhor divulgação. Fator esse que se torna determinante para alcançar resultados positivos, uma vez que o número de cliente está proporcionalmente ligado a receita da empresa e por conseguinte a obtenção de lucro. Acompanhe a seguir 6 dicas para ajudar você a escolher a melhor divulgação para sua empresa.
Wed May 28 15:15:06 BRT 2025
Consultoria de Diagnóstico de Franqueabilidade
A consultoria tem o próposito de diagnosticar se um negócio independente poderá se transformar numa franqueadora, onde a empresa será capaz de multiplicar sua marca e seu conceito de negócio de forma padronizada e estruturada por intermédio de outras empresas chamadas franqueadas. Público Alvo: Microempresa e Empresa de Pequeno Porte. Carga horária: De acordo com o seu tipo de empresa. Microempresa - ME: 30h Empresa de Pequeno Porte - EPP: 30h
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Consultoria em Gestão de Mercado
Apresentará um quadro confiável da real situação que está sendo vivenciada, abordando aspectos de mercado, identificando as dificuldades que a sua empresa apresenta, bem como apresentará pontos favoráveis que podem ser aperfeiçoados, base para elaboração de estratégias de ação e de intervenção da empresa. Público Alvo: Microempreendedor Individual, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte. Carga horária: De acordo com o seu tipo de empresa. Microempreendedor Individual - MEI: 20h Microempresa - ME: 60h Empresa de Pequeno Porte - EPP: 80h
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Consultoria em Pesquisa de Mercado
A consultoria tem o intuito de produzir conhecimentos através de pesquisas para o setor de interesse, a fim de subsidia-lo para o crescimento e tomada de decisão em relação aos negócios. Público Alvo: Microempreendedor Individual, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte. Carga horária: De acordo com o seu tipo de empresa. Microempreendedor Individual MEI ou Potencial empresário: 80h Microempresa - ME: 80h Empresa de Pequeno Porte - EPP: 100h