Aprenda a escrever e alimentar seu site empresarial com conteúdo original constantemente.

Vamos dar algumas dicas de marketing de conteúdo para escrever bem em seu site empresarial e como identificar e atrair o público alvo para o site de sua empresa.
O mais importante é produzir no site conteúdo ligado aos interesses que seus clientes procuram na empresa. Dessa forma, você atrai novos visitantes e faz com que os antigos retornem ao seu site.
Pense sempre na comodidade do cliente, ao escrever no site, tire toda dúvida possível que você achar que ele provavelmente terá.
Assim, você vai estreitar o âmbito de aplicação do conteúdo oferecido pela empresa no site.
Faça as seguintes perguntas:
- O que eles estão procurando?
- Quais suas dificuldades ao chegarem na empresa?
- Qual a média de idade?
- Qual seu público alvo?
Depois, alimente constantemente seu site com conteúdo original e serviços que a empresa presta.
É importante desenvolver estratégias que sejam consistentes com a marca do seu negócio, certificando-se de que ela se encaixa no que a empresa promete.
A internet é um meio mais permissivo e você deve adaptar sua mensagem a quem a lê, entretanto, jamais descuide do Português, principalmente em um site corporativo.
Faça o seguinte;
Dicas para planejar e escrever:
-
Na hora de escrever, afaste-se de tudo que possa distraí-lo, isso pode “apagar” uma boa ideia;
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Liste suas ideias em tópicos, o que é extremamente relevante para o site;
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Inove-se sempre, dispor de um ponto de vista diferenciado do padrão ou da maioria;
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Percebendo que não estar em um dia bom para escrever, não insista, use esse seu tempo para listar ideias ou ler mais sobre o assunto desejado;
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Dialogue com pessoas positivas, mostre a elas suas ideias e peça opiniões;
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Importante, Não cole conteúdo da internet, escreva, reescreva, repagine, altere, transforme, mas não copie;
Mais uma dica, o tempo é muito importante, então não economize na hora de produzir seus textos.
A partir de agora, seguindo essas dicas, você estará pronto para oferecer um serviço de qualidade que ajudará no desenvolvimento, divulgação e relacionamento do site da empresa com seus clientes de forma eficiente e atraente.
Assim o conteúdo do site da sua empresa vai agregar mais valor para seu negócio.
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July, 2025
Consultoria de Automação do processo produtivo do Sebraetec
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June, 2025
Conheça a importância das ferramentas de automação comercial
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June, 2025
Como usar a inovação quanto estratégia de planejamento
O planejamento é uma prática recorrente a maioria dos empreendimentos de sucesso, em qualquer fase do desenvolvimento em que sua empresa esteja. Planejar é antes de tudo conhecer o próprio negócio, seus pontos fracos, mas também conhecer a realidade atual do mercado em que se está atuando. Utilizar o planejamento como ferramenta administrativa permanente é características das empresas mais estáveis do mercado, o planejamento se desenvolve através de um processo contínuo, com o maior conhecimento possível do futuro, tomando decisões que envolvem riscos, organizando atividades necessárias para a execução de medidas cíclicas. A importância do planejamento está exatamente na necessidade de criar nas empresas um ambiente propício para a criação de ideias inovadoras no mercado em que atuam, melhorando seus pontos fracos, inovando em estratégias de marketing e relacionamento com clientes, e se destacando quanto aos concorrentes. Empresas que inovam Exemplos de empresas que inovam em planejamento não faltam. A MedPej, empresa fabricante de equipamentos hospitalares de Ribeirão Preto (SP), produzia de forma similar aos concorrentes, e percebeu, que se não criasse diferenciais seria muito difícil evoluir no mercado. Em parceria com uma incubadora local, e programas do Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o Sebraetec, melhorou as práticas de controle da qualidade, projeto, produção e gestão, finalizando por inovar em produtos novos, como detectores fetais plásticos, produto em que foi pioneiro na fabricação. A partir do exemplo se constata que a inovação é a palavra de ordem, mas para inovar com qualidade é necessário conhecer bem o próprio empreendimento, e depois, o mercado em que deve desenvolver suas atividades, e neste ponto, o planejamento dá mostras novamente da sua importância. Agentes Locais de Inovação O Amapá tem buscado a inovação como forma de manutenção de seu potencial de mercado. Com a globalização de tendências, a criação de novas culturas de consumo e de moda, as empresas amapaenses têm inovado em seus produtos e serviços, em marketing, e também nas suas relações com os clientes e parceiros. No entanto, suporte técnico e de qualidade para que mudanças organizacionais sejam realizadas de forma satisfatória se faz sempre necessário, e com esta visão o Sebrae iniciou o Projeto Agentes Locais de Inovação (ALI). O projeto tem a finalidade de impulsionar o desenvolvimento do potencial inovador nas MPEs das cidades de Macapá e Santana, atendendo um universo de 400 empresas entre micro e pequenos negócios. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Amapá - Sebrae, apoia aos pequenos negócios. Então, confira em nosso Portal outros assuntos que vão ajudar seu negócio a crescer ainda mais.
June, 2025
Como funciona a Finep
A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) é a principal fornecedora de recursos não reembolsáveis para apoio a projetos de pesquisa relacionados a produtos e serviços inovadores, acessíveis através de editais da financiadora, do Sebrae em parceria com a Finep e de editais de fundações estaduais de amparo à pesquisa, também em parceria com a Finep. Existem dois programas que dão apoio à pesquisas no ramo tecnológica, pertencentes à Finep: Subvenção Econômica: destina recursos públicos não reembolsáveis para projetos inovação tecnológica, diretamente para empresas de todos os portes, por meio de chamadas públicas. As micro e pequenas empresas devem apresentar projetos no valor mínimo de R$ 500 mil. Os recursos são distribuídos para projetos das áreas de tecnologia da informação e comunicação, biotecnologia, saúde, defesa nacional e segurança, energia e desenvolvimento social. Programa de Apoio às Pesquisas e Empresas: apoia projetos de pesquisa e desenvolvimento e/ou inovação, realizados por microempresas, de forma individual ou em consórcio, com recursos não reembolsáveis. Foco em projetos de produtos e processos , elaboração de projetos e estudos de mercado, prioritariamente em empresas de base tecnológica, sob a responsabilidade de pesquisadores. Assim como ocorre na subvenção em parceria com o Sebrae, o Pappe é operacionalizado por meio de editais da Finep em parceria com as fundações de amparo à pesquisa (FAPs) estaduais, que também se responsabilizam por 50% dos aportes financeiros ao programa. Em alguns estados, este programa está sendo denominado Tecnova. Para obter o financiamento, basta acessar o site Finep. Através do Guia Rápido, você saberá como se cadastrar no programa. Por Maikon Richardson Especialista em Gestão de Pequenos Negócios
June, 2025
Dicas de como criar um Blog empresarial
Hoje você verá como esse processo pode ser mais simples do que você imaginava. Primeiro passo: Faça um estudo específico em outros blogs empresariais. O objetivo dessa etapa é identificar quais aspectos e ferramentas podem ser utilizadas no seu blog e quais você pode aprimorar. Observe na concorrência, qual linguagem é utilizado, se dão importância à interação com o público. Segundo passo: Escolha a melhor ferramenta para a construção do blog. Existem diversas plataformas na internet gratuitas e de fácil manejo, ex: Wordpress, Tumblr, Blogger, etc. Uma das principais formas de uma empresa ficar disponível para todo esse enorme público é tendo o blog empresarial na internet. Nele, você apresentará a empresa, seus produtos e serviços. É uma estratégia para atingir seu público de interesse em que o seu negócio poderá ser conhecido e acessado por qualquer pessoa. Use o blog empresarial, visando sempre manter um bom relacionamento com o público-alvo. Construa um diálogo com caráter informal isso lhe permitirá um nível quase pessoal de relacionamento com seu cliente. Por meio do blog será possível desenvolver um canal de comunicação direta com esse público, com o blog no ar é muito importante atualizá-lo com frequência, com conteúdo objetivo e relevante para o cliente. Deixe clara a funcionalidade do blog e o que seu empreendimento é! Coloque a logo da empresa de forma destacada na página; Mostre com clareza as informações de contato básicas (e-mail, número de telefone e endereço); Explique a atuação da empresa no mercado.
March, 2025
Ambiente inovador: oportunidade de melhoria e competitividade para MPE
A estratégia competitiva baseada na inovação gera, na maioria das vezes, uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes, logo, naturalmente, tem como resultado o encontro de mais oportunidades no mercado, gerando uma maior probabilidade de sobrevivência da empresa. A empresa para desenvolver um ambiente inovador necessita está aberta e predisposta a visualizar a mudança como uma oportunidade e não como uma ameaça. Talvez esta seja a primeira característica para desenvolver uma cultura de inovação. Empresas que inovam Utilizando a lógica das estratégias competitivas para a indústria brasileira, podemos tipificar as empresas em três categorias: Empresas que inovam e diferenciam produtos: empresas de maior conteúdo tecnológico que competem por diferenciação de produto, o que seria a estratégia competitiva mais promissora, concentrando a ponta mais dinâmica da indústria e tendendo a capturar parcela maior da renda gerada pela indústria; Empresas especializadas em produtos padronizados: empresas razoavelmente atualizadas em certas características operacionais (fabricação e logística), mas defasadas no que se refere a outras armas modernas da competição (pesquisa e desenvolvimento, marketing, gerenciamento de marcas, etc.) e que competem basicamente por custo e preço; Empresas que não diferenciam produto e têm produtividade menor: categoria que engloba empresas que oferecem produtos de qualidade inferior, não exportadoras, porém se mostram capazes de captar espaços no mercado, através de baixos preços e outras possíveis vantagens. Por que inovar? Se pararmos para pensar o porquê das empresas inovarem, vamos chegar sempre à mesma conclusão que é sempre obter uma vantagem competitiva, seja por diferenciação do produto, ou seja, pela diferenciação por preço. Um novo produto ou processo pode ser uma fonte de vantagem mercadológica para quem inova. No caso das inovações por processo que aumentam a eficiência e a produtividade, a empresa adquire uma vantagem de custo sobre seus competidores, seja pela margem maior sobre o preço ou pela diminuição no próprio preço. No caso da inovação por produto, a empresa ganhará uma vantagem competitiva a partir da introdução de um novo produto no mercado, o que lhes favorece a possibilidade de maior demanda e maior margem sobre os custos. As empresas podem também aumentar a demanda proveniente da diferenciação de produto, com objetivo de atender novos mercados. Mudanças nos métodos organizacionais podem melhorar a eficiência e a qualidade das operações e dos produtos ou serviços e assim aumentar a demanda ou diminuir os custos. A inovação pode também melhorar o desempenho da empresa, pois ela faz aumentar sua capacidade de inovar. Por exemplo, as melhorias nos processos de produção podem permitir o desenvolvimento de um novo leque de produtos, e novas práticas organizacionais podem melhorar a capacidade de adquirir e criar novos conhecimentos que poderão ser usados para o desenvolvimento de outras inovações.
March, 2025
Gestão da inovação - Inovar para Competir
Para empresas que avançaram, continuem crescendo, o Sebrae lançou o Programa Sebrae Mais. Um conjunto de soluções estratégicas em gestão empresarial para você e sua pequena empresa enfrentarem novos desafios, aproveitando todas as oportunidades no mercado: competindo, inovando e avançando. Com a solução “Gestão da Inovação – Inovar para Competir” desejamos proporcionar aos participantes desenvolvam competências para compreender os conceitos relativos à inovação e os processos de gestão da inovação; tomem consciência da importância dela para a competitividade e implantem estratégias nas suas pequenas empresas. Inovação não é só tecnologia, é uma nova forma de gerir os negócios, fazendo diferente e agregando mais valor, desde a implementação de novas práticas de gestão de marketing até um novo produto, serviço ou processo.
March, 2025
Utilize o Facebook como uma ferramenta estratégica
A inovação é essencial para a sobrevivência das empresas num cenário competitivo e global. Quando se fala em inovação, muitos empresários logo pensam em mudanças altamente tecnológicas e custos elevadíssimos, correto? Errado! O desafio inicial é mudar esta cultura empresarial, mostrar que inovar nem sempre é sinônimo de alto investimento, como pensa boa parte dos empreendedores. Para que você não pense da mesma forma, é bom saber que inovar é algo simples e pode fazer grande diferença em seu negócio e está sempre presente no dia a dia da sua empresa. Por isso que existe o Agentes Locais de Inovação (ALI), um programa que promove a cultura da inovação na sua empresa. O ALI é prova disso, lançado pelo Sebrae Nacional com o objetivo de disseminar a inovação às micro e pequenas empresas. O programa mostrou-se desde então uma alternativa inteligente para levar gratuitamente a inovação aos pequenos negócios. Por meio de agentes locais de inovação, jovens recém-formados capacitados pelo Sebrae, empresários são sensibilizados e convencidos a incorporar a inovação e a tecnologia no dia a dia. Não adianta falarmos de inovação empresarial sem falarmos das redes sociais como ferramenta estratégica de divulgação e marketing das empresas, elas são ferramentas poderosas para o relacionamento da empresa com seus clientes. Porém, muitas empresas erram por atuar de forma amadora, por não investir em um planejamento estratégico de marketing nas redes sociais, principalmente no Facebook.
March, 2025
Conheça a cartilha de Gestão da Água
É fundamental enquanto empresa entender a importância da gestão da água nos dias de hoje. Sabemos que toda empresa necessita de água, umas mais que outras, mas todas precisam. Portanto, o uso eficiente e sustentável desse recurso natural é relevante para a conservação do mesmo. Ao tomar medidas de reutilização, passar a entender os cuidados necessários e aplicar uma rotina sustentável no dia a dia da empresa, o empresário está contribuindo para o meio ambiente e ao mesmo tempo, agregando valor ao seu negócio. Saiba como fazer isso com a Cartilha de Gestão da Água.
March, 2025
Empreendedor: conheça 05 perfis no Instagram pra se inspirar
Empreender é uma missão que nem sempre é fácil. Em alguns momentos você pode se perguntar se está no caminho certo e duvidar de seu potencial. Nessas horas é sempre bom buscar uma alternativa, uma inspiração, uma motivação para seguir firme com o seu projeto. Pensando nisso, listamos aqui profissionais que têm no empreendimento a inspiração necessária para fazer sucesso. 1 - Gil Giardelli Professor na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e fundador da Gaia Creative, Gil Giardelli já atua há 15 anos no ramo do empreendedorismo e compartilha toda sua experiência no Instagram. Cultura digital e inovação são os conceitos mais compartilhados por Gil Giardelli no Instagram. 2 - Gerando Mestres Perfil no Instagram do coach João Paulo Santos, que conta com mais de 98 mil seguidores. João Paulo largou o emprego formal quando conheceu o coaching e passou fazer disto uma missão. Motivação, dicas, reflexões são a temática do conteúdo postado no Instagram deste coach que hoje atua no Instituto de Mestres Coaching (IMEC), que fica em Brasília. 3 - Bel Pesce Fundadora da escola de empreendedorismo FazInova, Bel Pesce é autora do livro “Menina do Vale”, que retrata a história de Bel para empreender no Vale do Silício. A empreendedora já trabalhou na Microsoft e no Google. Dicas para empreendedores e casos de sucesso não faltam no perfil dela no Instagram. 4 - Edmour Saiani Edmour Saiani é fundador da Ponto de Referência, que atua em empresas a fim de melhorar a qualidade no atendimento ao cliente. Edmour já foi coordenador e professor do PDG Serviços em Recursos Humanos e Serviços. Também é professor convidado da FGV-SP e Fundação Dom Cabral em programas in company, professor do programa MBA Marketing na Unifacs (Salvador). Em seu perfil no Instagram, Edmour costuma dar conselhos e fazer reflexões acerca da qualidade no atendimento ao cliente, sempre incentivando o empreendedor a melhorar neste quesito. 5 - Paola Tucunduva Paola Tucunduva é apresentadora de rádio, instrutora e professora. Paola utiliza o instagram para disseminar ideias de negócio e casos de sucesso, além de notícias e dicas voltadas ao empreendedor. /** * RECOMMENDED CONFIGURATION VARIABLES: EDIT AND UNCOMMENT THE SECTION BELOW TO INSERT DYNAMIC VALUES FROM YOUR PLATFORM OR CMS. * LEARN WHY DEFINING THESE VARIABLES IS IMPORTANT: https://disqus.com/admin/universalcode/#configuration-variables*/ /* var disqus_config = function () { this.page.url = PAGE_URL; // Replace PAGE_URL with your page's canonical URL variable this.page.identifier = PAGE_IDENTIFIER; // Replace PAGE_IDENTIFIER with your page's unique identifier variable }; */ (function() { // DON'T EDIT BELOW THIS LINE var d = document, s = d.createElement('script'); s.src = 'https://www-ap-sebrae-com-br.disqus.com/embed.js'; s.setAttribute('data-timestamp', +new Date()); (d.head || d.body).appendChild(s); })(); Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.
March, 2025
Dicas sustentáveis para praticar em sua empresa
Empresa e sustentabilidade A preocupação com o planeta em que vivemos tem sido uma constante. Por isso, enquanto empresa o papel de contribuir com ações sustentáveis, que agridam menos o meio ambiente, é primordial para manter credibilidade perante os clientes, assim como um dever a ser cumprido. Veja a seguir algumas dicas importantes para começar a mudança em sua empresa.