this is an h1

this is an h2

Mon Jan 27 16:09:58 BRT 2020
Inovação | INOVAÇÃO EM COMÉRCIO ELETRÔNICO
Como planejar serviços pela internet

Saiba investir na estratégia de atuação na internet para aumentar seus lucros.

· Atualizado em 27/01/2020
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Planejar a estratégia de atuação na internet correta para o seu negócio é a chave do sucesso para esses novos tempos.

A maioria dos empresários, principalmente os médios e pequenos acham que o tempo e os recursos gastos com o planejamento são custo para a empresa e não investimento.

Não existe mais dúvida que sua empresa deve estar na internet. Isso já está claro. O problema está em saber o seguinte:

  • Como sua empresa deve atuar na internet;

  • Quais as ferramentas ele deve usar;

  • Quais resultados serão alcançados;

  • Qual o tempo necessário para alcançá-los.

Mas afinal o que é estratégia?

Estratégia é uma das áreas mais comentadas e propagadas na administração moderna, porém poucos entendem o conceito e, consequentemente, não conseguem aplicar corretamente em seus negócios.

Sucintamente, trata-se da forma de pensar no futuro, integrada no processo decisório, com base em um procedimento formalizado e articulador de resultados.

O Plano estratégico para a internet deve conter:

  • 1. Análise da situação da empresa e possibilidade de criar uma vantagem competitiva em relação ao mercado e aos concorrentes através da internet;

  • 2. Identificação dos assuntos mais importantes para a criação do conteúdo relevante para seus clientes;

  • 3. Entender a metodologia que irá orientar a estruturação da estratégia; (8Ps do Marketing Digital)

  • 4. Analisar a viabilidade antes da implementação, de forma a validar as suas características.

É claro que esse planejamento será proporcional ao tamanho de sua empresa e consequentemente ao valor investido e ao retorno esperado (ROI).

O que não é aceitável é sua empresa entrar na internet sem saber por que e para quê. Ainda pior é você ficar parado esperando o seu concorrente fazer e depois correr atrás dele.

Depois do planejamento elaborado e aprovado é que devemos pensar nas ferramentas que irão sustentar a estratégia. A maioria faz o contrário. Primeiro constrói o site e depois pensa no que fazer com ele.

Muitas empresas vão encontrar como resposta do planejamento estratégico da internet que precisam de um site, outras precisam de um blog, algumas de uma loja virtual e algumas outras de todas.

Além dessa temos redes sociais, SEO, email marketing, links patrocinados e outros.

Mas lembre-se que são apenas ferramentas e sozinhas elas não resolvem nada, precisam ser usadas para dar resultados e precisam estar dentro de um planejamento com:

  • Objetivos claros e definidos;

  • Recursos humanos e materiais assegurados;

  • Ferramentas funcionais e precisas e

  • Prazo coerente para alcançar os objetivos.

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Amapá - Sebrae, apoia aos pequenos negócios. Então, confira em nosso Portal outros assuntos que vão ajudar seu negócio a crescer ainda mais.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?