this is an h1

this is an h2

Fri Sep 19 17:03:34 BRT 2025
Inovação | SUSTENTABILIDADE
Geração Distribuída Solar

A geração distribuída solar já representa 4,3% de todo o consumo do mercado regulado no Brasil.

· Atualizado em 20/03/2023
FAVORITAR
Botão favoritar

O avanço da modalidade de geração distribuída solar tem feito o sol responder por 8,5% da geração de eletricidade no país, a 3ª principal fonte do país, atrás das hidrelétricas e das eólicas. No primeiro semestre, a geração de energia em micro e miniusinas solares atingiu 1.828 MW médios, um crescimento de 80% na comparação com o mesmo período de 2021.

Os números recordes mostram o vigor da geração distribuída solar, que tem ganho adesões entre residências, indústria e o setor de serviços, como forma de combinar economia na conta de luz e apelo ambiental por ser uma energia 100% limpa. Ao investir em geração distribuída solar, pequenos clientes em baixa tensão passam a poder descontar a energia gerada no mês da energia consumida, proporcionando uma redução no valor da conta de energia do cliente. Essa economia pode superar 20% por mês.

A expansão tem sido muito rápida: o segmento começou a se tornar viável em 2012, com a Resolução 482 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que criou a figura regulatória do mini e microgerador. Em dez anos, em capacidade instalada, a geração distribuída solar atingiu cerca de 12 GW no país, o equivalente à capacidade da usina de Belo Monte (PA), a maior hidrelétrica 100% brasileira. A expansão deve continuar. Segundo o Plano Decenal 2031, da Empresa de Pesquisas Energéticas, o segmento poderá chegar a 37 GW em 2031, cerca de 7% da carga do país. No ranking estadual, a liderança de projetos de GD solar está com Minas Gerais, com cerca de 2 GW, 16% do total da capacidade instalada de empreendimentos. São Paulo, com 1,6 GW, e Rio Grande do Sul, com 1,3 GW, completam as três primeiras posições.

Para participar dessa revolução, não é preciso ter dinheiro em caixa e nem ter área útil ociosa para a instalação de painéis fotovoltaicos porque, a EDP, fica responsál pela construção e manutenção da usina. Já são mais de 50 usinas construídas apenas em projetos de geração distribuída solar, que reforçam o compromisso da empresa e posicionamento frente a transição energética no país.

Com a solução Solar Digital EDP, empresas de pequeno e médio porte podem aproveitar os benefícios da energia limpa sem precisar comprar o sistema fotovoltaico e já poderão economizar a partir do 1° mês, tudo isso de forma remota e digital.

Com essa solução de energia limpa, econômica e acessível, qualquer empresa pode ter acesso a energia solar em um clique. Entre em contato com o time comercial da EDP para saber mais sobre o Solar Digital EDP: solar.comercial@edp.com


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?