this is an h1

this is an h2

Fri Sep 19 17:03:34 BRT 2025
Inovação | SUSTENTABILIDADE
Importância de investimento em fonte limpa

A 27ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-27) abordou questões sobre mudança climática.

· Atualizado em 20/03/2023
FAVORITAR
Botão favoritar

O COP-27, realizado em novembro de 2022, é o encontro mais importante sobre mudanças climáticas. Ocorreu no contexto da crise energética e com vários países europeus discutindo racionamentos de energia e analisando mudanças em suas matrizes de energia em razão da dependência do gás natural.

Isso coincide com o cenário de discussão de avanços acelerados na transição energética e a necessidade de reduções de emissões globais. A emissão de poluentes globais atingiu em 2021 volume recorde, somando 36,3 bilhões de toneladas, de acordo com recente relatório da Agência Internacional de Energia.

Muitos dos impactos do aquecimento global são agora simplesmente "irreversíveis", segundo a mais recente avaliação produzida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Pesquisadores apontam que tanto seres humanos como a natureza em geral estão sendo pressionados além de sua capacidade de adaptação. Segundo o estudo, mais de 40% da população mundial é "altamente vulnerável" às consequências das mudanças do clima.

A preocupação socioambiental ganhará ainda mais relevância. Investimentos em fontes renováveis terão ainda maior alcance. A EDP está cada vez mais ciente dos desafios que serão criados com a transição energética para uma economia de baixo carbono. Para contribuir para as futuras gerações, se comprometerão com uma série de iniciativas de redução da pegada de carbono.

A EDP é a primeira companhia do setor de energia na América Latina e de grande porte no Brasil a ter sua meta de redução de emissões de CO2 aprovada pela iniciativa internacional Science Based Targets (SBTi), entidade que mobiliza empresas a assumirem compromissos de diminuição da liberação e de gases relacionados ao efeito estufa de forma baseada na ciência.

Assumiu publicamente o compromisso de, nos próximos 15 anos, reduzir em 85% a intensidade de emissões face a 2017, deixando de produzir aproximadamente 8 milhões de toneladas desses gases em termos absolutos até o final do período. Nesse contexto, se comprometeram a possuir uma matriz de geração energética 100% renovável; investir 1 GW em energia solar até 2025, eletrificar toda a frota de veículos leves no Brasil; fomentar a compra e venda de energia renovável no portfólio deles.

Alinhados ao compromisso de reduzir a emissão de poluentes globais, estão investindo em hidrogênio verde, uma promissora nova tecnologia que pode contribuir para a descarbonização. Em dezembro de 2022, foi naugurado o projeto piloto que iniciou a produção de hidrogênio verde no Ceará, em uma planta que fica no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Para que o hidrogênio seja verde, foi construído também um parque solar fotovoltaico de 3 MW de potência, associado ao eletrolisador instalado no local.

A EDP busca também certificar que a energia elétrica usada por seus clientes seja renovável. Para isso, desde 2021, têm permissão para emitir e comercializar certificados de energia renovável, os chamados I-Recs, instrumentos de mercado que representam os direitos aos atributos ambientais e sociais das fontes de geração de energia renovável. Para cada 1 MWh de energia renovável gerada, pode ser emitido um REC.

Para saber mais como a EDP pode contribuir para você descarbonizar suas operações, entre em contato com a equipe comercial: solar.comercial@edp.com


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?