this is an h1

this is an h2

Fri Sep 19 17:03:34 BRT 2025
Inovação | SUSTENTABILIDADE
Migração ao mercado livre de energia elétrica

Comercializador varejista pode aderir ao mercado livre de energia de forma mais simples.

· Atualizado em 20/03/2023
FAVORITAR
Botão favoritar

A adesão ao mercado livre de energia elétrica pode ser facilitada se essa migração for feita sob a figura do comercializador varejista, habilitada pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) para representar consumidores livres na compra e venda de energia. Dessa forma, a empresa que ingressa no mercado livre com um comercializador varejista não precisa lidar com a parte burocrática da migração, nem gerenciar a compra e venda de energia de sua empresa e ainda usufrui de vantagens como economia de pelo menos 20% na conta de luz.

Essas facilidades têm feito aumentar a procura por comercializadoras varejistas. No primeiro semestre de 2022, o mercado registrou 44 empresas que ofereciam essa modalidade, como nós da EDP, que somos a maior empresa no segmento e atendemos mais de 500 unidades consumidoras. A procura crescente ocorre por empresas de pequeno e médio porte buscando economia na conta de luz, menos burocracia na migração para o mercado livre e, principalmente, gestão da área de energia.

Presente há mais de 25 anos no País, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor e, dessa forma, oferecerem na modalidade comercializador varejista todo o conhecimento e portfólio para que os clientes combinem economia e sustentabilidade com o uso de energia. Também podem oferecer fontes limpas para os clientes, uma forma de aliar eficiência e preocupação com o meio ambiente, um assunto cada vez mais relevante no mundo atual.

Com a abertura total do mercado livre para os consumidores do grupo de alta tensão a partir de 2024 e o consequente potencial de abertura à todos os consumidores - que deve acontecer até o final desta década -, a figura do comercializador varejista deverá ganhar ainda mais importância, uma vez que tais consumidores em alta tensão precisarão ser representados por um comercializador varejista perante a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica e também porque residências e pequenas indústrias terão a possibilidade de escolherem livremente seus fornecedores daqui a alguns anos.

Se sua empresa se enquadra no grupo A e tem um consumo mensal de energia superior a R$10 mil, ela já está apta a ingressar no mercado livre através de nossa comercializadora varejista, líder de mercado dentro do segmento.

Entre em contato com o time comercial da EDP para saber mais sobre como aproveitar os benefícios da migração, aliando economia e sustentabilidade: mercadolivre@edpbr.com.br


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?