this is an h1

this is an h2

Thu Nov 18 12:57:13 BRT 2021
Finanças | GESTÃO FINANCEIRA
Dicas para renegociação de dívidas

Descubra algumas dicas para renegociar suas dívidas e melhorar a saúde financeira do seu negócio

Logotipo do Sebrae

Pâmela Machado

· 17/11/2021 · Atualizado em 18/11/2021
Imagem de destaque do artigo

A gestão financeira é primordial para o bom funcionamento de qualquer negócio. Mesmo que você não tenha se planejado financeiramente e tenha obtido muitas dívidas, é possível praticar essa gestão. Neste caso, as ações de gestão devem ser voltadas para a renegociação dessas dívidas, até o financeiro do negócio voltar à normalidade.

Neste conteúdo, você vai adquirir algumas dicas para conseguir a renegociação de dívidas e algumas maneiras para quitá-las. Dessa forma, você pode buscar atrás de outras soluções para ter lucro com tranquilidade.

Por que renegociar?

Se você ainda tem dúvidas se realmente vale a pena uma renegociação de dívidas, trouxemos alguns pontos positivos.

  • Condições melhores. Visto que, é possível diminuir as taxas de juros na hora de  quitar as dívidas e encontrar alguns prazos que façam sentido para você. Substituindo dívidas caras e difíceis de serem pagas por algo viável.
  • Paralisação do crescimento da dívida, porque dessa forma, os juros que iriam aumentar, não crescem mais. Fato que dificulta ainda mais na hora de quitar dívidas.
  • Recuperação do financeiro da empresa, com possibilidade de crescimento novamente no futuro.
Entenda sua dívida

Agora que você entendeu as vantagens da renegociação de dívidas, chegou o momento de começar a sua renegociação. Antes de fazê-la é preciso entender que essa renegociação de dívidas é baseada em três passos: entender suas dívidas, saber o porquê não conseguiu quitar as dívidas e começar a renegociar.

Primeiramente, você precisa entender sua dívida. Para isso, pense “Como sua dívida se formou?”. Saber como tudo começou é essencial para saber a melhor forma de quitar essas dívidas e quais meios são mais eficientes.

Depois de saber como começou, você vai anotar cada ponto que precisa saber sobre ela, desde o produto que adquiriu com ela até o valor real dela. Nesse último caso, entre em contato com o credor, entenda o valor atualizado, quais foram os juros e quais serão os juros se continuar devendo.

Esse processo vai te ajudar a entender as condições que seu credor pode oferecer na renegociação das dívidas e os métodos mais adequados para você quitar elas.

Falta de pagamento

Agora que você já sabe como sua dívida surgiu e as informações sobre ela. Chegou o momento de entender o financeiro da sua empresa, para identificar: “Por que você não consegue quitar essa dívida?”.

Geralmente a causa não é uma só, por isso vale a pena anotar no papel essas informações. Você não está recebendo os valores de vendas planejados? Houve redução de clientes? A empresa não está dando lucro? Os gastos da empresa estão mais altos do que deveriam? Pense em cada possibilidade.

Para te ajudar, você pode fazer o seu fluxo de caixa. Ele é o movimento de entrada e saída dos recursos financeiros da empresa. Basta acessar a planilha abaixo e preenchê-la para entender um pouco mais sobre esse financeiro.

Hora da renegociação

Chegamos a parte efetiva da renegociação de dívidas. Para isso, não basta entrar em contato com o credor e aceitar a primeira sugestão de renegociação. Faça um diagnóstico do seu caso, conheça seus direitos para essa situação e seus deveres.

Além disso, é preciso seguir algumas dicas:

  • Renegociação de dívidas é uma via de mão dupla, você quer acabar com sua dívida e o credor quer receber, por isso é preciso chegar a uma conclusão boa para ambos;
  • Seja verdadeiro na conversa com o credor, explique suas dificuldades, dessa forma você transmite maior confiança e credibilidade;
  • Antes de ir até a renegociação, pense em um plano B para sua proposta;
  • Aceite somente o que é viável para você, dessa forma, você não precisa se complicar ainda mais e evita o descumprimento do acordo.

 

Quer começar a melhorar a gestão financeira da sua empresa? O curso “Gestão financeira” pode te ajudar. Com ele, você vai aprender a controlar as finanças do seu negócio fazendo análises das atividades financeiras.

Para aqueles que querem saber mais sobre renegociação, separamos dois eBooks sobre o assunto. O primeiro traz informações sobre renegociação de financiamentos contratados com garantia do Fampe e o segundo oferece mais dicas para você se aprofundar na renegociação de dívidas. Para fazer o download, basta clicar nos arquivos abaixo.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora