this is an h1

this is an h2

Wed Oct 05 16:35:21 BRT 2022
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Cachaçaria aposta em sustentabilidade e turismo

Os irmãos Max, Elk e Oto Silva transformaram a cachaçaria Sanhaçu no primeiro engenho movido a energia solar do Brasil

· Atualizado em 05/10/2022
FAVORITAR
Botão favoritar

Texto: Lucas Borba

A cachaçaria Sanhaçu surgiu dentro de um terreno comprado na cidade de Chã Grande, em 1993, por Moacir Silva, pai de Max, Elk e Oto Silva, que viriam a administrar o engenho. Em 2007, procurando empreender e beneficiar algum produto orgânico, Oto viu que eram escassas as cachaças produzidas dessa forma e aproveitou a oportunidade para dar início ao negócio. 

Já estabilizada e muito premiada com diversos de seus produtos, a Sanhaçu tem um volume de produção de 20 a 25 mil litros por ano. Os irmãos tem um foco muito grande em sustentabilidade dentro do engenho, sendo ele o primeiro movido a energia solar no Brasil. Todos os produtos são 100% orgânicos e cultivados num sistema que respeita o meio ambiente e seus recursos naturais, já que a propriedade se encontra na Zona da Mata. “Todo este cuidado com o meio ambiente tornou a Sanhaçu um verdadeiro oásis verde na região. Alimento, sombra e água fresca, é tudo que a fauna nativa precisa”, comenta Elk. 

Além de uma produção sustentável, o turismo também é muito importante para o empreendimento, representando cerca de 30% do faturamento e sendo uma ótima forma de divulgar o negócio. A Sanhaçu recebe grupos de instituições de ensino e visitantes regulares, com roteiro que inclui conversas sobre empreendedorismo, gestão, sustentabilidade, além da degustação de uma boa cachaça. 

Para o futuro da cachaçaria, Elk conta que planeja ampliar ainda mais a questão do turismo, reformando a loja de fábrica, que já está ficando pequena para a quantidade de visitantes e também investir em hospedagem alternativa, como camping e chalé. E falando em produtos, ela também diz que pretende adentrar na produção de licores.

Serviço:

Instagram|@sanhacu


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?