Saber como formalizar a sua atuação junto ao conselho de classe e ao governo é fundamental para se destacar e ter um negócio lucrativo!
Para profissionais liberais que estão ingressando no mercado, há toda pressa do mundo em organizar sua própria empresa de saúde e começar a atender, não é mesmo? Entretanto, existem alguns passos importantes que garantem a legalidade das suas atividades na área de atuação.
Cada profissional deve apresentar um registro específico e atender a diferentes requisitos exigidos pela Vigilância Sanitária. Tais cuidados garantem a segurança dos pacientes, bem como o cumprimento de obrigações legais.
Se você quer entender como formalizar sua atividade na área da saúde, continue a leitura e confira nosso guia para cada profissional!
Importância da formalização na área da saúde
No Brasil, apenas o mercado informal movimentou quase 20% do PIB, conforme dados do Índice da Economia Subterrânea calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV/IBRE). Esse hábito está associado a alguns entraves burocráticos e até mesmo a aspectos culturais.
Entretanto, atividades que envolvem a saúde e o bem-estar são ainda mais suscetíveis, exigindo que todos os profissionais cumpram as leis e regulamentos vigentes. Isso envolve a padronização de processos, a documentação adequada e as devidas autorizações — junto aos conselhos de classe, à Vigilância Sanitária, à OMS e às prefeituras.
Essa prática garante a segurança dos pacientes por meio da licença para funcionamento de clínicas e da acreditação dos profissionais de saúde. Assim, todas as técnicas usadas são baseadas em evidências empíricas e protocolos devidamente estabelecidos, protegendo o público contra qualquer pseudociência ou atividades que coloquem a vida em risco.
Formalização para profissionais de saúde
Devido à ampla gama de atuações na saúde, é preciso tratar de cada uma dentro de suas peculiaridades. A seguir, apresentamos os procedimentos de formalização para os principais profissionais da saúde. Confira.
Médico
Formalizar suas atividades médicas é fundamental para exercer seu trabalho de maneira legal em sua empresa. Embora o salário desses profissionais junto à iniciativa privada seja elevado, atingindo em média R$12.000,00, as possibilidades de ganhos no consultório são multiplicadas.
Tipo de CNPJ
Tudo começa com a busca pela classificação adequada do seu Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ). Por meio dela você consegue ajustar aspectos contábeis de sua empresa de saúde, além de coletar tributos de maneira alinhada com as atividades exercidas.
Embora existam diversas opções, vale a pena considerar a SLU (Sociedade Limitada Unipessoal), especialmente para quem deseja manter seu registro individual.
Nesse formato, não há necessidade de contar com sócios, o patrimônio do indivíduo é separado da empresa e também não há exigências referentes a um mínimo de capital social. Ele funciona para quem deseja atender via plantão, consultório próprio ou clínica particular.
Também há necessidade de enquadramento no regime tributário. As escolhas mais comuns estão entre o Simples Nacional e o Lucro Presumido. Cada um tem suas próprias regras, mas o segundo pode ser uma boa escolha por conta dos benefícios fiscais, embora o primeiro tenha uma estrutura contábil simplificada.
Passos para a formalização
Para garantir que todas as pendências com a prefeitura e com os órgãos competentes estejam resolvidas, basta seguir os seguintes passos:
- registro no CRM: o Conselho Regional de Medicina é responsável por emitir seu número de registro profissional, desde que os requisitos de formação estejam cumpridos;
- escolha do CNPJ médico: depois, é necessário partir para os aspectos tributários e fiscais, incluindo a escolha do CNPJ e regime tributário;
- licenciamento sanitário: a próxima etapa envolve a verificação junto a vigilância sanitária, atendendo a todos os requisitos exigidos para a inspeção;
- alvará de funcionamento: esse registro é solicitado junto à prefeitura municipal, além da liberação pelo Corpo de Bombeiros;
- registro no INSS: finalmente, é preciso efetuar o cadastro no INSS e acertar demais detalhes fiscais junto ao seu contador.
Boas práticas
Além do cumprimento de todos os aspectos formais, também existem algumas boas práticas que tornam sua empresa ainda mais transparente e organizada.
Vale a pena conhecer as principais exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) com relação aos prontuários, receitas e termos de consentimento. Também é preciso relembrar as normas do Código de Ética Médica e diretrizes definidas pelo CRM. Isso evita qualquer tipo de falha com relação a dados sensíveis.
Outra prática adequada para facilitar a gestão do seu negócio é utilizar um software de gestão desenvolvido para clínicas, pois ele oferece apoio completo para o agendamento de consultas, gerenciamento de estoques e muito mais.
Dentista
Os ganhos médios para um dentista que resolve exercer as atividades como assalariado são de R$ 4.407,00, segundo o Portal Salário. Porém, ao optar por empreender, as chances de alcançar remunerações mais altas são grandes. Por isso, listamos os elementos que devem ser observados para começar um negócio na odontologia. Confira!
Tipo de CNPJ
Para obter um CNPJ, será necessário selecionar o porte empresarial e o regime tributário, além de identificar o CNAE certo. Esse último é normalmente o 8630-5/01, mas ao contar com um profissional contábil, ele oferecerá a orientação adequada.
Inclusive, um dentista pode trabalhar como ME, EPP ou empresa de grande porte, adotando o Simples Nacional ou outro regime, a depender do faturamento. Já a natureza jurídica fica entre SLU ou sociedades empresariais.
Passos para a formalização
Agora que você já sabe como abrir o seu CNPJ, a próxima etapa é entender o que será necessário para atuar conforme as regras para a profissão e evitar interdições do consultório. Para isso, é importante fazer:
- registro no CRO — é preciso buscar o conselho do estado em que se pretende atuar para apresentar as documentações demandadas e ter o devido registro;
- registro junto a outros órgãos — será necessário obter um alvará de funcionamento com a prefeitura, e o sanitário, junto à vigilância local;
- autorização dos bombeiros — também é preciso solicitar a licença para funcionamento junto aos bombeiros, atendendo aos requisitos de segurança.
Além desses passos, lembre-se de buscar um contador para realizar a abertura da empresa e manter a organização financeira para evitar complicações nas contas do consultório.
Boas práticas
Existem ações que devem ser tomadas para garantir a segurança dos pacientes, além de trazer uma boa reputação para a clínica. Por exemplo, conhecer as normas de biossegurança e adotá-las na íntegra é indispensável.
Vale a pena fazer investimentos para oferecer uma infraestrutura de primeira para quem procura os seus serviços, além de ter equipamentos de ponta para garantir procedimentos eficientes. Lembre-se ainda de oferecer treinamento aos colaboradores para prestar um atendimento humanizado.
Enfermeiro
Mais uma profissão que pode aumentar os ganhos a partir da formalização na saúde e de boas práticas no dia a dia de trabalho são os enfermeiros. Por isso, caso você faça parte dessa categoria, vale a pena conferir as nossas dicas.
Tipo de CNPJ
Apesar de não poderem abrir um CNPJ como MEI, quem é enfermeiro tem algumas opções interessantes para se formalizar e ter acesso aos benefícios dessa prática. Por exemplo, quem é formado na área pode fazer a opção por:
- Sociedade Limitada (LTDA);
- Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI);
- Cooperativa;
- Empresário Individual;
- Sociedade Limitada Unipessoal (SLU);
- Sociedade Simples.
Lembre-se de buscar suporte profissional para entender qual é o mais adequado para a sua realidade.
Passos para a formalização
Após escolher o tipo de empresa que vai abrir e ter o seu CNPJ, é preciso seguir alguns passos para garantir um funcionamento formalizado, tais como:
- registro no COREN — para atuar formalmente, será necessário buscar o COREN com documentos como diploma, carteira de identidade, CPF e comprovante de residência;
- alvará de funcionamento — assim como os outros profissionais, a atividade pode requerer alvará junto à prefeitura;
- alvará sanitário — solicite a vistoria junto à Vigilância Sanitária, assegurando o cumprimento das normas de higiene e saúde.
Boas práticas
Após começar a trabalhar com a formalização necessária, vale a pena seguir boas práticas para se destacar nesse mercado. Atualizar-se constantemente com as melhores técnicas da enfermagem é um passo fundamental para oferecer um ótimo atendimento.
Para isso, tenha uma estratégia de formação continuada, buscando pós-graduações e cursos que agreguem valor ao seu currículo e também a sua atuação no dia a dia. Não se esqueça de aplicar boas práticas de higiene para assegurar a proteção dos pacientes.
Nutricionista
Essa profissão está apresentando crescimento ano após ano no Brasil, inclusive, com aumento de 22% no último ano, segundo uma pesquisa divulgada em 2024. Por isso, a formalização se torna um passo importante para se diferenciar.
Tipo de CNPJ
Para atuar nessa profissão também não é possível optar pelo MEI. Assim, as opções ficam restritas a sociedades, tanto empresarial limitada quanto simples limitada, além do novo regime, a Sociedade Limitada Unipessoal.
Passos para a formalização
Para trabalhar de maneira legalizada como nutricionista, é preciso buscar o Conselho Regional de Nutrição (CRN) para obter o reconhecimento formal. Após isso, será necessário uma obter uma série de autorizações, incluindo:
- alvará de funcionamento;
- alvará sanitário;
- Inscrição no CNPJ;
- definição do modelo de atuação;
- abertura de conta bancária PJ.
Caso tenha dificuldades com alguma dessas etapas, vale a pena buscar suporte de profissionais e até mesmo de órgãos voltados ao suporte a empresários na cidade.
Boas práticas
Além de seguir os passos acima para se formalizar, é importante adotar mais algumas práticas que vão auxiliar a manter uma atuação legalizada, se diferenciando dos demais profissionais do setor.
Mantenha a atualização dos registros e dos seus conhecimentos porque isso permite criar um ambiente seguro para os pacientes. Além disso, ofereça orientações personalizadas que vão ajudar em seus planos alimentares.
Fisioterapeuta
O salário de um fisioterapeuta que trabalha em clínicas como prestador de serviços gira em torno de R$ 3.800,00. Porém, os rendimentos podem ser maiores para aqueles que têm o próprio negócio.
Se você está considerando iniciar sua própria clínica de fisioterapia, veja quais são os pontos necessários para a formalização.
Tipo de CNPJ
Na hora de realizar o registro do seu CNPJ é preciso identificar o porte empresarial, o regime e listar o CNAE adequado para sua atividade (dado pelo código 8650-0/04).
Embora seja adequado solicitar a opinião de um contabilista, existem diversas modalidades que podem ser usadas por fisioterapeutas, tais como MEI, ME, EPP ou SLU. Como cada uma tem suas peculiaridades, vale a pena analisar caso a caso.
Passos para a formalização
Será necessário procurar o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO) da sua região para obter a sua licença para exercer a profissão. Para isso, é preciso ter em mãos alguns documentos como diploma de graduação, carteira de identidade, CPF e comprovante de residência.
Com a autorização do conselho, também será necessário buscar as licenças para o seu negócio funcionar legalmente, como o alvará junto à prefeitura, a aprovação da Vigilância Sanitária e outros.
Boas práticas
Por fim, vale a pena se preparar bem para construir um negócio de sucesso na fisioterapia. Conhecer a fundo as normas e regulamentos do CREFITO, por exemplo, evitará situações que podem prejudicar o lucro da sua clínica.
Também é importante investir em equipamentos de qualidade para auxiliar no processo de recuperação dos pacientes. Somado a isso, é fundamental buscar atualizações que permitam um acompanhamento diferenciado e com potencial para gerar indicações.
Práticas gerais
Independentemente da sua profissão, a formalização do seu negócio é necessária para que você consiga realizar seus atendimentos com mais confiabilidade.
Como a abertura de uma empresa de saúde envolve diversos aspectos — contábeis, tributários, fiscais, comerciais, financeiros, estratégicos e de marketing —, vale a pena investir em parcerias com especialistas em empreendedorismo.
O Sebrae atua diretamente junto a empresas de pequeno e médio porte, oferecendo qualificação, suporte, consultorias e ferramentas necessárias para otimizar a rotina desses negócios. Esse tipo de apoio é fundamental para criar uma operação enxuta e capaz de trazer lucro de maneira consistente.
Ao conhecer as peculiaridades da sua profissão, fica ainda mais simples formalizar sua empresa de saúde. Não se esqueça que tais cuidados são imprescindíveis para criar uma imagem positiva na região e garantir a confiança de seus pacientes. Portanto, não deixe de investir em medidas para otimizar a qualidade do seu atendimento no dia a dia.
Quer o suporte de profissionais experientes para organizar os registros do seu negócio? Então inscreva-se em nosso curso gratuito e aprenda os principais passos para se formalizar!
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Tue Dec 17 11:22:39 BRT 2024
Turismo de sol e praia: 5 estratégias para destinos competitivos
O turismo de sol e praia é um dos segmentos mais explorados pelas agências no Brasil. Logo, é natural existir muita concorrência nesse mercado, especialmente para as empresas que atuam em regiões litorâneas. A busca pela diferenciação nesse cenário deve ser constante para quem deseja continuar atuando com esse tipo de atividade Como é um universo tão disputado, para ter sucesso nele é importante adotar estratégias muito bem estruturadas. Agências de turismo, gestores de destinos e empreendedores do setor precisam se destacar, oferecendo experiências únicas e irresistíveis para os viajantes. É sobre isso que discutiremos neste artigo. As 5 dicas práticas deste conteúdo podem fazer toda diferença no seu negócio. Vamos juntos! Popularidade do turismo de sol e praia Os destinos de praia e sol são os mais vendidos nas agências de turismo. É o que mostram os dados do governo. Além disso, temos a informação de que o Brasil é o segundo destino internacional preferido dos americanos, o maior mercado de turismo do mundo. Esses dados indicam a popularidade crescente dessa modalidade. Não é difícil entender o motivo disso, ainda mais no Brasil. Nosso país tem algumas das mais belas praias do mundo. Inclusive, muitas delas estão situadas em Pernambuco. De janeiro a agosto de 2023, o estado registrou um aumento de 13,7% na receita nominal do setor de serviços turísticos, com um crescimento de 2,6% no volume de atividades turísticas. Um exemplo notável são os destinos do arquipélago de Fernando de Noronha e Porto de Galinhas. De fato, estamos diante de um mercado gigantesco, o que atrai muitas empresas interessadas em atuar nesse segmento. Durante a alta temporada, nos meses de dezembro à março, o segmento injetou mais de R$ 2 bilhões na economia do estado. Quem não adota práticas para se diferenciar da maioria pode ficar esquecido, perdendo muitas oportunidades todos os anos. Estratégias para turismo de sol e praia Após compreender os números desse mercado e seu impacto, apresentaremos as estratégias para se diferenciar no mercado de turismo de praia e sol. Veja nos próximos tópicos! 1. Entenda o perfil do turista O primeiro passo é entender quem são os turistas que visitam — ou poderiam visitar — o destino. Pergunte-se: o que eles buscam? Famílias geralmente procuram segurança, atividades divertidas para crianças e uma boa infraestrutura. Por outro lado, os jovens podem se interessar por festas, esportes aquáticos, entre outros e oportunidades para socializar. Em alguns casos, muitos nem se importam muito com uma estrutura mais simples. Casais tendem a buscar destinos românticos e tranquilos. E como conhecer esses dados? Simples, estudos de mercado, feedback de visitantes e até observações básicas podem ajudar a traçar esses perfis. Conhecer o turista significa oferecer exatamente o que ele quer, criando uma conexão mais forte com o destino. 2. Analise as demandas Ao entender o perfil dos turistas, você terá informações suficientes para analisar as demandas e expectativas dos potenciais clientes. Por exemplo, imagine que um grupo de usuários têm um desejo maior por conforto. Nesses casos, é possível adequar as suas ofertas de pacotes com hotéis melhores, ou ainda, oferecer comodidades de transporte. As demandas dos consumidores também podem ter relação com os destinos. Se detectar que determinado perfil de turista tem uma preferência momentânea por praias próximas de grandes centros, seus pacotes podem ser ajustados para ofertas de locais mais próximos de Recife, como a Praia de Boa Viagem, Pina ou Carneiros. Por outro lado, um grupo distinto poderia ter um desejo por um local mais afastado, com maior conexão com a natureza. Nesse caso, pacotes para Fernando de Noronha podem ser uma boa escolha. Enfim, o segredo aqui é conhecer bem o seu público e ajustar as demandas conforme as necessidades deles. 3. Segmente o público Nem todos os turistas buscam o mesmo tipo de experiência. Nesse sentido, a segmentação de público pode fazer toda a diferença. É importante dividir os potenciais clientes em grupos com características semelhantes — idade, interesses e, até mesmo, orçamentos. A partir do momento que você tem esses dados, pode criar campanhas direcionadas para esse perfil de usuário. Essa é uma das formas mais eficientes de se conectar com um público específico. Ao apostar na segmentação, suas estratégias de marketing se tornam focadas, evitando enviar anúncios para pessoas que não teriam interesse no destino. Imagine que sua agência comercializa um pacote de viagem para Recife, com hospedagens próximas à Praia de Boa Viagem. Suponhamos que durante o período da estadia, esteja acontecendo algum evento com música. O perfil de turista interessado nesse tipo de pacote seriam jovens solteiros ou casais de namorados, que fazem faculdade e estão de férias. Se os seus anúncios focarem num público de pessoas casadas e com filhos, certamente a campanha será um fracasso. Afinal, esses turistas estariam interessados em destinos mais tranquilos e menos badalados. Portanto, a segmentação de público facilita essa separação. Assim, é possível ofertar a solução ideal para o público correto. 4. Crie experiências personalizadas Hoje, o turista quer mais do que apenas um belo cenário. Ele deseja experiências únicas que não encontrará em outro lugar. Por isso, se quiser se diferenciar, precisa pensar em atividades que valorizem o destino e envolvem o visitante de forma imersiva. Um exemplo bem legal são as trilhas guiadas por nativos. Aulas de culinária local ou passeios de barco também são experiências personalizadas e imersivas. Somado a isso, você também pode explorar outras opções turísticas do local que não estão totalmente ligadas à praia. Passear por museus locais, conhecer a cultura da cidade ou do estado, visitar oficinas de artesanato, entre outras opções, são ideias interessantes. Essas alternativas podem ser trabalhadas em momentos em que não é possível ficar na praia, como no período da noite, após o jantar. A personalização também pode estar presente em detalhes, como oferecer brindes temáticos ou criar um atendimento mais próximo. Tudo isso contribui para tornar a viagem memorável e uma experiência inesquecível. 5. Foque na sustentabilidade A sustentabilidade deixou de ser uma tendência para se tornar uma necessidade no turismo. Atualmente, as pessoas têm buscado cada vez mais agências de viagem que se preocupam com o meio ambiente e práticas sustentáveis. Nesse sentido, para se diferenciar no mercado, você precisa investir em ações concretas que incentivem os viajantes a cuidarem da preservação das praias e da cidade na totalidade. Além de beneficiar o planeta, essas iniciativas atraem um público engajado, que valoriza experiências responsáveis. Épocas sazonais e como superá-las Quem trabalha com turismo de sol e praia sabe que as épocas sazonais podem ser um desafio. Durante o verão ou feriados prolongados, é fácil atrair turistas, já que muita gente planeja viagens para aproveitar o sol. Mas e o resto do ano? Como manter o destino atrativo quando a temporada "quente" acaba? Não se preocupe, pois existem formas simples e muito eficientes de driblar a sazonalidade para manter o movimento. Veja logo abaixo! Crie atrativos além da praia Se o destino for conhecido só pela praia, pode ser complicado atrair turistas em épocas de clima menos favorável sem as táticas certas. A solução para esses casos é ampliar o leque de atividades! Pense em eventos culturais, festivais gastronômicos ou esportes que não dependam tanto do clima. Ofereça pacotes para visitas a feiras com artesanato local, uma corrida temática ou até um festival de música. Além de atrair visitantes, essas iniciativas também acabam envolvendo a comunidade local. Aposte no turismo de experiência Ofereça algo que o turista possa vivenciar apenas no seu destino. Isso pode incluir passeios históricos pela região, trilhas ecológicas ou até oficinas com moradores locais, como aulas de culinária ou dança típica. Mesmo fora de temporada, essas oportunidades chamam a atenção daqueles que buscam viagens diferentes. Afinal, quem resiste a um fim de semana aprendendo a fazer pratos típicos ou explorando cantinhos escondidos do litoral? O estado de Pernambuco, em especial, é cheio dessas experiências inovadoras. Por exemplo, em Triunfo, os turistas podem reviver a herança dos antepassados, ouvindo cânticos de trabalho e poesia, além de contos e causos nordestinos. E como não mencionar a belíssima e cheia de história cidade de Olinda, um local com uma arquitetura antiga, que começou a ser erguida no comecinho da história do nosso país e que ainda preserva várias construções da época. As opções são muitas, basta um pouco de criatividade para criar pacotes que chamarão a atenção dos clientes em qualquer época do ano. Invista em promoções atraentes Preços acessíveis são sempre um atrativo. Em períodos de baixa temporada as campanhas promocionais podem ser um grande aliado para manter o faturamento do seu negócio com uma certa consistência. Portanto, sempre considere oferecer descontos em pacotes, brindes para reservas antecipadas ou até promoções para grupos maiores. Mas, tenha cuidado! Calcule muito bem o custo dos serviços oferecidos antes de promover algum tipo de desconto. Às vezes, na tentativa de atrair clientes, você pode cometer erros que geram prejuízos, o que é muito pior do que ficar sem vender. Atenção ao público local e regional Nem todo turista vem de longe. Muitas vezes, moradores da região ou de cidades próximas estão em busca de uma escapada rápida. Em muitos casos, essas pessoas dispõem de um fim de semana ou feriado prolongado, o que pode ser aproveitado estrategicamente. Invista em divulgar o destino para o público local, oferecendo pacotes de curta duração ou até opções de "day use" para quem quer aproveitar sem pernoitar. Esse tipo de abordagem ajuda a manter o fluxo de caixa positivo, mesmo nos meses mais calmos. Adapte a comunicação A sua forma de comunicação faz toda a diferença nos meses de pouco movimento. Nessas épocas, é interessante valorizar o que o período tem de especial. Pode ser o clima mais ameno, as praias menos movimentadas ou até preços mais acessíveis. Você pode criar uma campanha de marketing convidando o turista a conhecer melhor uma praia que estaria mais movimentada, mas que em determinada época do ano é tranquila. Nesse caso, focado em atrair aquelas pessoas que desejam viajar para descansar e aproveitar um clima menos quente que no auge do verão. Faça parcerias estratégicas Por fim, é possível fazer parcerias estratégicas para driblar os períodos de baixo movimento. Isso inclui alguns fornecedores, como hotéis, empresas de transporte e restaurantes. Esses parceiros podem oferecer descontos e contribuir para as promoções elaboradas pela sua agência. Outra estratégia interessante é fazer alianças com influenciadores digitais. Essas pessoas podem ajudar na divulgação dos seus pacotes para todo o Brasil. Também é possível firmar parcerias estratégicas com instituições de cultura e educação. Nesse caso, vocês podem elaborar programações em conjunto para atrair um público específico. Principalmente, pessoas que estão próximas às cidades em que você pretende atuar. Desafios do turismo de sol e praia Além das dificuldades relacionadas aos períodos fora de temporada, o setor de turismo de praia e sol também enfrenta outros desafios. Veja mais nos próximos tópicos! Impacto das mudanças climáticas Uma ameaça constante aos destinos turísticos litorâneos são as mudanças climáticas. Questões como a elevação do nível do mar e o aumento de eventos extremos podem prejudicar a infraestrutura turística e afetar diretamente a experiência do visitante. Em maio de 2022, milhares de cidadãos foram afetados pelas fortes chuvas no estado, causando até a morte de 132 pessoas. Além de todo impacto para a população, eventos desse tipo prejudicam a estrutura de turismo do local, o que também pode prejudicar a vida de quem vive desse mercado. Para mitigar esses impactos, é importante sempre divulgar e conscientizar os viajantes sobre a importância das medidas de sustentabilidade. Além disso, políticas públicas voltadas à preservação ambiental devem ser fortalecidas para garantir a proteção das praias e das áreas costeiras. Segurança e bem-estar dos turistas Outra preocupação constante das empresas que atuam no setor de turismo de praia e sol é a segurança e bem-estar dos viajantes. Nesse sentido, é importante sempre pensar em medidas para assegurar que as pessoas e seus bens estejam sempre protegidos, livres de pessoas mal-intencionadas que podem estar em qualquer lugar. Saturação do mercado A concorrência desse segmento é ampla e a tendência é que o número de empresas cresça com o passar dos anos, principalmente com a crescente alta do faturamento do mercado de turismo. Por isso, medidas como oferecer uma experiência personalizada ou opções que vão além da praia são excelentes estratégias para se destacar e fugir desse problema relacionado à saturação do mercado. Não há desafio que não seja vencido com estratégias de diferenciação bem aplicadas. Agora que você as conhece, é hora de colocar a mão na massa e começar a aplicar no seu negócio. Com o tempo, verá os resultados, que serão traduzidos em aumento do faturamento e lucratividade. Se você tem dúvidas sobre como implementar essas 5 estratégias para turismo de sol e praia, não se preocupe. Entre em contato agora mesmo com o Sebrae/PE que nós podemos te ajudar.
Tue Dec 17 11:17:18 BRT 2024
Ecoturismo: 6 práticas para oferecer experiências memoráveis
A crescente conscientização das pessoas quanto à importância da sustentabilidade, bem como a busca por conexões mais efetivas com a natureza geraram mudanças profundas em vários segmentos. O ecoturismo é um mercado que surgiu a partir desse cenário de mutações e inovações. Essa é uma modalidade que alia a preservação ambiental com a aventura. Ela oferece aos empreendedores que atuam nesse setor a oportunidade de criar pacotes de viagens que proporcionem experiências autênticas e inesquecíveis aos seus clientes, ao mesmo tempo que estejam alinhados com as mais importantes práticas sustentáveis. A oferta desse tipo de turismo tem o potencial de agregar muito valor à sua marca e foi pensando nisso que resolvemos escrever este conteúdo. Nele, mostraremos as 6 práticas que você deve adotar se deseja explorar o ecoturismo no seu negócio. Confira! Conceito de ecoturismo e turismo de aventura Podemos definir o ecoturismo como um modelo que promove o contato responsável com a natureza. Ele foca na preservação do meio ambiente e desenvolvimento das comunidades locais, valorizando a educação ambiental e o respeito pela biodiversidade. No ecoturismo, temos várias modalidades, e o turismo de aventura é uma das mais buscadas. O conceito e a ideia por trás desse elemento são semelhantes, contudo, o foco aqui é proporcionar experiências que envolvem desafios físicos e emocionais em ambientes naturais. Isso inclui atividades como trilhas, escaladas etc. Quem deseja atuar com esse tipo de atividade precisa aprender como se diferenciar no mercado. Afinal, estamos tratando de um segmento no qual a concorrência é muito acirrada. Ao longo deste conteúdo, você receberá dicas e orientações que podem ajudar a construir diferenciais competitivos valiosos para oferecer aos seus clientes. Importância de boas práticas para o ecoturismo e turismo de aventura Durante algum tempo, integrar conceitos de sustentabilidade a um modelo de negócios era visto como uma tendência para o futuro. Hoje, a realidade é diferente. A implementação de práticas sustentáveis passou a ser uma necessidade, especialmente a partir do momento em que esse tema se tornou uma exigência por parte dos consumidores. Atualmente, as pessoas estão mais preocupadas e conscientes do seu papel na sociedade quando o assunto é cuidado com o meio ambiente. Logo, elas não querem se associar a negócios que demonstram indiferença quanto a esse assunto. Apostar em modelos como o ecoturismo ou viagens de aventura pode fortalecer a reputação da sua marca e garantir um diferencial competitivo em um mercado tão concorrido. 6 oportunidades no ecoturismo Após entender os conceitos de ecoturismo e turismo de aventura, é hora de explorar as oportunidades que esse segmento oferece. Nos próximos tópicos, abordaremos 6 práticas e ideias que podem ser lucrativas para a empresa, encantadora aos olhos do cliente e responsáveis, do ponto de vista ambiental. Acompanhe! 1. Negócios sustentáveis no turismo de aventura A sustentabilidade deve ser o ponto de partida de todas as operações relacionadas ao turismo ecológico. Ao apostar nessa modalidade, você deve implementar práticas capazes de proteger os recursos naturais, ao mesmo tempo que oferece uma experiência imersiva para o viajante. Não podemos deixar de mencionar que a sustentabilidade no negócio de turismo não se limita à proteção ambiental. Existe um ganho financeiro nesse processo. Como isso ocorre? Simples! O turista, ao perceber que sua empresa está focada em oferecer opções sustentáveis de destino, tende a dar preferência para a sua agência em detrimento de outras que são indiferentes a essas questões. Ao focar em modalidades de turismo que disseminam uma mensagem de preocupação com o meio ambiente, sua empresa recebe mais turistas todos os anos. Consequentemente, o faturamento e a lucratividade dos pacotes serão maiores. Isso contribui diretamente para o crescimento e desenvolvimento da sua empresa. 2. Potencialidades dos locais de Pernambuco A natureza já fez boa parte do trabalho para as empresas que desejam trabalhar o ecoturismo ou o turismo de aventura. Pernambuco é um dos estados brasileiros que mais tem opções nesse tipo de viagem. Um dos pontos fortes são as regiões de praias, uma vez que o estado conta com as mais famosas do Brasil. Entre elas, Porto de Galinhas e Tamandaré. Nesses locais, o turista pode fazer passeios de caiaque em manguezais ou pelas águas cristalinas, conectando-se diretamente com o que há de mais belo na natureza. Além disso, não podemos esquecer do arquipélago de Fernando de Noronha, um dos mais belos destinos do mundo. Na região Agreste, também temos a Serra do Catimbau, em que o turista pode fazer trilhas desafiadoras, escalar paredões e explorar as formações rochosas e sítios arqueológicos do local. Enfim, são muitas as opções que o estado oferece. 3. Responsabilidades: deveres e obrigações Uma prática importante nesse mercado é seguir as regras e cumprir seus deveres e obrigações. Isso deve ser feito pela agência e pelos próprios turistas. É importante lembrar que o objetivo da viagem é a conexão com a natureza e o respeito às regras de sustentabilidade deve ser uma exigência para todos os envolvidos na viagem. A agência deve orientar os viajantes quanto às melhores práticas e, principalmente, fiscalizar e coibir qualquer tipo de ação — por mais simples que pareça — que possa causar danos ao meio ambiente. 4. Diversificação do portfólio de atividades Para diferenciar a sua agência nesse mercado, você deve oferecer uma ampla gama de atividades relacionadas ao ecoturismo ou turismo de aventura. Alguns exemplos incluem: trilhas ecológicas ou desafiadoras; esportes radicais; passeios culturais; atividades educativas. Isso permite atrair diferentes perfis de turistas e manter o interesse daqueles que retornarão ao destino em algum momento. Além de oferecer opções de atividades para seu cliente, essa estratégia também garante diversificação das suas fontes de receitas. 5. Experiências imersivas A oferta de experiências imersivas é uma tendência importante nesse mercado. Elas podem ser relacionadas a simples atividades de entretenimento, permitindo que os turistas vivenciem o destino na essência, proporcionando um contato genuíno com o que o local tem de mais autêntico. Um exemplo disso pode ser a participação em rituais culturais locais, em que os turistas se envolvem nas práticas, aprendendo sobre os significados e os contextos dessas manifestações. Além disso, experiências como a aprendizagem de técnicas tradicionais de sobrevivência na natureza ou a imersão em festas e celebrações típicas permitem que o visitante tenha uma compreensão mais profunda e emocional do lugar. Essas experiências imersivas têm o potencial de transformar o turismo convencional em algo realmente diferenciado, o que pode ser muito bem-visto pelos viajantes, que têm a oportunidade de se conectar com o destino escolhido de forma única. 6. Uso de soluções tecnológicas Por fim, utilizar algumas ferramentas tecnológicas contribui com uma melhor experiência do turista nesse tipo de viagem. Por exemplo, o uso de realidade aumentada e virtual proporciona esse enriquecimento da experiência para o viajante, que pode aprender mais sobre a fauna, flora e cultura local de maneira envolvente e inovadora. Além de enriquecer a experiência, essas soluções tecnológicas também são importantes para a educação ambiental e cultural. Por meio de aplicativos interativos, os turistas podem: aprender sobre as tradições locais; conhecer práticas sustentáveis; entender os desafios enfrentados pelas comunidades em relação à preservação do meio ambiente; visitar locais que são mais restritos ou que não podem ser acessados; conhecer a cultura dos povos antigos, que fundaram a cidade, entre outras experiências. Enfim, quando utilizadas de forma responsável, as tecnologias se tornam ferramentas indispensáveis para enriquecer a experiência do viajante, bem como conscientizá-lo sobre a importância de proteger o patrimônio natural e histórico da região. Desafios e soluções no ecoturismo e turismo de aventura Apesar das oportunidades que demonstramos, o turismo de aventura e o ecoturismo também apresentam desafios significativos que exigem atenção e planejamento por parte das agências e guias de turismo. Eles envolvem questões como infraestrutura, segurança dos turistas e das equipes, entre outros fatores. Nos próximos tópicos, mostraremos em detalhes cada um desses pontos. Confira! Gestão de recursos naturais Os dois conceitos que trabalhamos neste conteúdo estão diretamente ligados à preservação de recursos naturais. Nesse caso, o aumento do número de turistas em uma região tem o potencial de gerar degradação ambiental. É natural que em ambientes onde muitas pessoas circulam encontremos excesso de resíduos, danos à fauna e flora locais. O desafio nesse caso é garantir que o ecoturismo não sobrecarregue o meio ambiente. Para tanto, a agência ou guia de turismo deve investir na adoção de práticas sustentáveis, tais como: controle rigoroso da quantidade de visitantes; limitações de acesso a determinadas áreas; uso de tecnologias de monitoramento ambiental; principalmente, educação dos turistas sobre o impacto de suas ações no meio ambiente. Além dessas ações, os responsáveis pelos passeios podem promover programas que incentivam o respeito ao meio ambiente, incentivando os viajantes a utilizar corretamente as lixeiras, preservar trilhas e garantir a limpeza e conservação do local de visitação. Limitações de infraestrutura Muitos destinos de ecoturismo e aventura estão localizados em áreas remotas, em que a infraestrutura é limitada ou inadequada. A falta de acessibilidade, como estradas de difícil tráfego, acomodações de baixo padrão ou ausência de serviços básicos, pode dificultar a experiência do turista e, em alguns casos, até mesmo prejudicar a preservação dos locais. Nesses casos, a solução passa pela criação de infraestrutura sustentável. Incluindo a construção de trilhas e caminhos adequados, a instalação de centros de visitantes e pontos de informações e a implementação de transporte ecológico. O problema é que, geralmente, essas melhorias estruturais precisam ser executadas pelo poder público. Afinal, muitas dessas áreas de turismo são de responsabilidade do estado e implementar qualquer tipo de alteração é ilegal. Nesses casos, as agências de turismo e guias precisam se unir para cobrar dos agentes públicos a implementação dessas melhorias. É importante que eles percebam que ao investir no turismo da região, também estão trazendo mais arrecadação para o estado ou município envolvido. Segurança dos turistas e equipe Atividades de turismo de aventura, como escalada, rafting, trekking e outras podem oferecer riscos à segurança dos turistas, especialmente na ausência de profissionais bem preparados ou equipamentos adequados. Esse é um ponto em que as agências precisam dedicar o máximo de cuidado e atenção. Mesmo que existam ferramentas e tecnologias capazes de proporcionar segurança total para o turista nessas atividades. Nesses casos, a regulamentação e a implementação de protocolos de segurança têm uma importância ímpar. Você sempre deve exigir que seus guias e instrutores sejam qualificados e saibam utilizar com maestria os equipamentos de segurança. Além disso, as equipes que atuam diretamente com essas atividades mais arriscadas precisam passar por treinamentos constantes. Isso garante que a integridade física dos viajantes seja preservada. Além disso, essas formações também permitem que os profissionais estejam sempre prontos para agir em emergências. Preservação da identidade cultural local Além dos desafios ambientais, o ecoturismo e o turismo de aventura também podem impactar as comunidades. A pressão para atender à demanda turística pode levar à diluição ou até à perda de práticas culturais tradicionais, afetando a identidade e as práticas ancestrais de uma comunidade. O fluxo de turistas, sem a devida conscientização sobre os costumes e tradições locais, pode resultar em exploração cultural e até no enfraquecimento das relações sociais na comunidade. Nesse sentido, é importante que os guias saibam desenvolver suas atividades incrementando a cultura local. Em vez de destruir as tradições, que tal inserir os visitantes nelas? Inclusive, isso pode se tornar uma experiência imersiva que vai atrair ainda mais visitantes. Por fim, podemos concluir afirmando que o ecoturismo é uma opção rentável e que proporciona um diferencial competitivo interessante para a sua empresa. Ao adotar as ações corretas, você pode explorar as incríveis opções que a natureza oferece, sem prejudicar, demonstrando aos viajantes a importância de desenvolver uma cultura de preservação e sustentabilidade. Se você tem o desejo de ingressar nesse ramo, nós podemos ajudar. Entre em contato com o Sebrae/PE e converse com um de nossos especialistas.
Tue Dec 17 11:09:53 BRT 2024
Creche para pets: entenda como esse mercado cresceu!
Geralmente, quem tem cães, gatos e outros animais de estimação se preocupa muito com a saúde e o bem-estar de seus amigos peludos. Nesse sentido, é natural que diversos serviços focados nesse público surjam a cada dia. A creche para pets é um exemplo disso. Nos últimos anos, a procura por esses espaços tem crescido de forma exponencial, impulsionada pelo crescimento desse mercado como um todo. Pensando na importância do assunto, resolvemos preparar este conteúdo. Nele, traremos informações atualizadas sobre o mercado de creche para pets e como você pode ingressar nele. Continue lendo! O surgimento das creches para pets O conceito de creches ou hospedagens para pets começou a ganhar força com a mudança na forma como enxergamos nossos companheiros de quatro patas. Antes, cães e gatos eram vistos simplesmente como "animais de estimação". Eram mantidos, na maioria das vezes, nas áreas externas da casa. Hoje isso mudou muito. Em muitos lares, eles são membros da família, com direito a todo o cuidado e atenção devida. Esse novo olhar trouxe alguns desafios aos tutores, principalmente, para aquelas pessoas que têm rotinas muito agitadas. Ou seja, como garantir que os animais recebam carinho, alimentação adequada e estímulos enquanto seus humanos estão no trabalho ou viajando? Justamente com o foco de resolver esse tipo de desafio que a creche para pets surgiu. Basicamente, elas funcionam como escolas de animais. Durante o dia, eles têm um ambiente seguro para brincar, socializar com outros bichinhos e até participar de atividades específicas, por exemplo, caminhadas e treinos leves. Solução ideal para quem precisa viajar Pessoas que viajam muito, seja a trabalho ou lazer, sempre se veem diante de um grande dilema quando pensam em seus pets. Com quem os deixar durante o período da viagem? Afinal, nem sempre é possível levar o seu amigo de quatro patas e, na maioria das vezes, viajar não é algo agradável para ele. As hospedagens de pets se tornaram a solução ideal para essas situações. As empresas que oferecem esse tipo de serviço mantêm o animal em local seguro e protegido. Elas fornecem a alimentação específica para pet, bem como outros tipos de assistências, por exemplo, administração de medicamentos, consultas veterinárias etc. Enfim, a necessidade de serviços desse tipo decorre da vida moderna. Com jornadas de trabalho mais longas, a preocupação de deixar um pet sozinho em casa aumentou. Eles podem sentir ansiedade, solidão e até desenvolver comportamentos destrutivos. O mesmo acontece em viagens, e confiar nos cuidados de um profissional é a alternativa ideal para muitos tutores de cães e gatos. Dados sobre o mercado de creche para pets A partir do momento em que surge uma nova demanda no mercado, é natural que empreendedores comecem a explorar essa possibilidade. Isso não seria diferente na creche para pets. O segmento pet em si já tem um grande potencial de faturamento. Para você ter uma ideia do tamanho desse universo, dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET) mostraram uma clara tendência de alta no faturamento desse setor. Em 2023, foi registrado um montante de R$ 68,7 bilhões, perfazendo um aumento de 14,2% em relação a 2022. Quando analisamos informações específicas da área de creche para pets também notamos um crescimento avassalador. Entre 2021 e 2022 esse setor específico foi o que mais cresceu dentro de todo o universo pet. Em alguns locais, registraram um aumento de 200%, como mostrou uma matéria do portal Metrópoles. Estamos diante de um mercado bilionário que ainda tem espaço para muitos empreendedores que já atuam no segmento pet ou desejam entrar nele. Se esse é o seu caso, não perca as dicas do próximo tópico. Dicas para abrir uma creche ou hospedagem pet Após entender o grande potencial que o mercado de creche para pets tem, mostraremos a você estratégias simples que o ajudarão a abrir um negócio nessa área. Continue lendo! Entenda as necessidades do mercado pet e dos tutores O primeiro e mais importante passo é compreender o contexto. O mercado pet cresce ano após ano, e isso não é por acaso. Com a mudança no estilo de vida das pessoas, os animais passaram a ocupar um espaço ainda mais significativo nas famílias. Muitos tutores têm rotinas agitadas, trabalham fora por longas horas ou viajam frequentemente, e isso cria uma necessidade real de serviços como creches e hospedagens. Para atender a essas demandas, você precisa estudar o perfil dos clientes da sua região em busca de responder questões como: você busca famílias com cães que precisam gastar energia? São donos de gatos que buscam um espaço tranquilo e confortável? Ou, tutores de animais de várias espécies que precisam de soluções variadas? Responder a questões como essas ajudará você a planejar um serviço personalizado e alinhado às expectativas dos tutores. Planeje cada detalhe do espaço A estrutura física é um dos pilares fundamentais de uma creche de pets. Não basta ter um espaço amplo; ele precisa ser funcional e seguro. Pense em criar áreas específicas, por exemplo: um espaço focado em brincadeiras, um cantinho reservado ao descanso e, se possível, ambientes separados para cães e gatos. Cães costumam ser mais ativos e necessitam de espaço para correr e interagir com outros cães. Brinquedos, obstáculos e áreas abertas são fundamentais. Já os gatos preferem ambientes mais reservados, com arranhadores, prateleiras elevadas e esconderijos. Além disso, a higiene deve ser uma prioridade máxima na sua hospedagem. É sempre importante manter o local limpo e com todos os cuidados necessários para evitar a propagação de doenças. Aposte na qualificação da equipe O cuidado com os animais exige mais do que boa vontade. Esse é um trabalho que requer conhecimento. Portanto, ao abrir uma creche para cães e gatos é importante ter ao seu lado profissionais que sejam apaixonados por pets. Eles precisam ser especializados para entender o comportamento animal e devem conhecer ações básicas de primeiros socorros e práticas de bem-estar. Você deve oferecer treinamentos regulares à sua equipe, abordando desde questões básicas, como o manejo seguro dos pets, até temas mais avançados, por exemplo, identificação de sinais de estresse ou desconforto. Também é importante que todos saibam lidar com situações de emergência, como uma briga entre animais ou um mal-estar repentino. Trabalhar em parceria com veterinários, petshops e clínicas especializadas em comportamento animal também é uma estratégia importante. Eles podem ajudar a criar protocolos de atendimento e oferecer suporte técnico sempre que necessário. Além disso, essas parcerias também podem ser interessantes para atrair mais clientes. Afinal, o profissional ou o estabelecimento podem indicar sua empresa aos tutores que levarem seus pets para atendimento. Atente-se à legalização e aos aspectos financeiros Para abrir uma creche ou hospedagem, é preciso cumprir uma série de exigências legais. Portanto, esteja atento às regulamentações específicas da sua cidade, como licenças sanitárias, alvarás de funcionamento e documentação necessária. Também é importante estabelecer um contrato claro com os tutores, detalhando os serviços, os horários e as responsabilidades de ambas as partes. No planejamento e gestão financeira, é importante considerar os custos iniciais de abertura do estabelecimento. Por exemplo, gastos com reforma, compra e venda de materiais, custos relacionados a taxas e serviços de formalização. Também vale a pena contar com recursos para cobrir as despesas básicas iniciais, tais como salários, marketing etc. Construa um relacionamento de confiança com os tutores O sucesso do seu estabelecimento está diretamente na confiança que os tutores têm em você. Por isso, mostre-se sempre disponível e transparente. Responda às dúvidas de forma clara, ofereça um tour pelo espaço e explique como funciona a rotina dos pets enquanto estão sob seus cuidados. Criar canais de comunicação eficientes, como WhatsApp ou aplicativos próprios, também é uma boa ideia. Quanto mais os tutores se sentirem informados e seguros, maior será a chance de fidelizá-los. Futuro do mercado de creches e hospedagens pet O mercado de creche para pets está longe de atingir seu auge. Com o crescimento contínuo do setor no país, o futuro promete ser ainda mais promissor para quem investe nesse segmento. As tendências apontam para um cenário de inovações tecnológicas, personalização extrema e um compromisso ainda maior com o bem-estar dos animais. Veja mais nos tópicos abaixo! Crescimento contínuo e novas demandas A cada ano, mais pessoas escolhem ter animais de estimação, e isso é evidente nas estatísticas do setor. Conforme dados divulgados pela Forbes, o Brasil já ocupa o terceiro lugar entre os países que mais gastam como mercado de pet. Esse crescimento, aliado às mudanças no estilo de vida moderno, aumenta a demanda por serviços especializados, como creches e hospedagens. Além disso, a geração Z e os chamados millennials têm um papel significativo nesse crescimento. Isso porque esses tutores valorizam cada vez mais o cuidado e o bem-estar de seus animais. Para essas pessoas, deixar seus pets em um ambiente acolhedor, que ofereça segurança e experiências positivas, é uma prioridade absoluta. Isso indica que o mercado pet no Brasil continuará se expandindo, especialmente em áreas urbanas, onde as rotinas são mais aceleradas. Tecnologia como aliada do cuidado No futuro, a tecnologia terá um papel ainda mais importante nas creches e hospedagens pet. Já existem serviços que utilizam câmeras para monitoramento, permitindo que os tutores acompanhem seus pets em tempo real por aplicativos. Essa prática deve se tornar um padrão, trazendo mais confiança e transparência ao serviço. Outra tendência é a integração de inteligência artificial e dispositivos capazes de personalizar a experiência dos pets. Desde brinquedos interativos até ferramentas que monitoram a saúde e os níveis de atividade dos animais. Além disso, plataformas digitais para agendamento, pagamento e envio de relatórios diários já estão se popularizando. Essas tecnologias tornarão o serviço mais eficiente, fortalecendo o relacionamento com os tutores. Sustentabilidade e bem-estar animal no centro do mercado Com o aumento da consciência ambiental, o mercado de creche para pets também tende a adotar práticas mais sustentáveis. Isso vai desde o uso de produtos de limpeza ecológicos até brinquedos e acessórios fabricados com materiais recicláveis. Nesse sentido, as empresas que demonstrarem responsabilidade ambiental terão uma vantagem competitiva significativa. Isso é uma realidade em todos os setores da economia e não seria diferente no universo pet. O bem-estar animal — que já é uma prioridade — será ainda mais valorizado no futuro. Isso significa que os serviços precisarão se adaptar a padrões mais elevados. Dessa forma, as empresas desse setor precisam promover um espaço seguro e experiências que promovam saúde física e emocional dos animais O conceito de enriquecimento ambiental, por exemplo, será cada vez mais explorado. Afinal, ele garante que os pets tenham acesso a atividades que estimulem seu instinto natural e melhorem sua qualidade de vida. Oportunidades para inovação e parcerias No futuro, quem estiver no mercado de hospedagens pet precisará ir além do básico. A inovação será um diferencial, e parcerias estratégicas poderão abrir novas possibilidades. Além disso, também é possível explorar novos formatos de negócio, como modelos de assinatura, em que os tutores pagam mensalmente por um pacote de serviços, ou experiências personalizadas, como "dias temáticos" para os pets, incluindo atividades especiais e até festas de aniversário. Cuidado consciente Por fim, o que se destaca no futuro desse mercado é o compromisso com um cuidado cada vez mais consciente. Não se trata apenas de atender às necessidades básicas dos animais, mas sim de criar experiências que respeitem sua individualidade, promovam sua felicidade e reforcem o vínculo com seus tutores. Enfim, esse é um mercado que continuará em franco crescimento. O futuro será brilhante para quem entender que oferecer bons cuidados a eles é, antes de tudo, cuidar do coração de quem os ama. Por fim, o mercado de creche pets vai além de uma simples tendência. Trata-se de uma resposta à relação cada vez mais próxima entre humanos e seus animais de estimação. Com um futuro repleto de inovações e oportunidades, investir nesse segmento significa proporcionar cuidado, segurança e felicidade para os pets e seus tutores. Se você pensa em entrar nesse mercado, saiba que nós estamos aqui para ajudar! Entre em contato conosco e descubra como transformar sua paixão por pets em um negócio de sucesso.
Thu Nov 21 11:34:06 BRT 2024
Empretec Arena: inovação para empreendedores em Recife
O Sebrae apresenta uma experiência totalmente renovada e dinâmica para os empreendedores em Recife: o Empretec Arena. Esse novo formato não substitui o tradicional Empretec, mas surge para complementar a oferta de uma maneira mais moderna e acelerada, atendendo às demandas de um mercado que exige respostas rápidas e soluções inovadoras.
Fri Oct 04 16:19:56 BRT 2024
Como vender artesanato por meio da integração com a arquitetura?
O que acontece quando você adquire conhecimentos de outro campo profissional e os agrega às técnicas do seu trabalho? Provavelmente, você criará mercadorias e serviços mais criativos, que geram interesse das pessoas. Para quem deseja vender artesanato, por exemplo, aprender novas formas de criação é muito bem-vindo. Neste post, explicaremos que o artesanato e a arquitetura são, sim, campos profissionais complementares. Para isso, mostraremos alguns exemplos concretos da junção entre esses dois nichos e os benefícios para os trabalhadores das duas áreas. Venha conosco! Arquitetura e artesanato A arquitetura está ligada à projeção de ambientes — já o artesanato é, geralmente, uma atividade manual de confecção de objetos. Quando definimos os conceitos dessa forma, fica fácil entender que eles podem se complementar perfeitamente. Uma peça artesanal traz uma história própria, já que o próprio conceito de artesanato diz respeito à representação cultural de um povo. Quando um ambiente, projetado por arquitetos, é decorado com artesanatos, o resultado é uma criação única. Além disso, o artesanato é uma atividade que preza pela originalidade — e não necessariamente pela padronização ou massificação. Por isso, agregar elementos dessa arte ao trabalho arquitetônico é uma maneira de criar espaços realmente personalizados, de acordo com o perfil das pessoas que habitam ali. Tendências e demandas da arquitetura Quando falamos da projeção de espaços, uma das modalidades que mais se destacam é a arquitetura de interiores. Nessa área, os profissionais escolhem os elementos internos que farão parte de um determinado ambiente. Esse especialista define onde ficam os móveis em um determinado cômodo, por exemplo. Por ter essa característica de povoar um espaço com elementos harmônicos, as técnicas de artesanato vêm muito a calhar. Assim, um artesão pode desenvolver peças com o objetivo de integrar projetos de interiores. Caso ele consiga firmar parcerias com arquitetos da sua região, é ainda melhor. Outra modalidade que tem ganhado espaço é a arquitetura verde, que enfatiza o reaproveitamento de recursos naturais e a integração dos ambientes aos espaços verdes. Essa é outra possibilidade de integração, uma vez que será possível criar itens e obras baseados em materiais reutilizáveis, por exemplo. Há um termo bastante utilizado atualmente em áreas como arquitetura, design e moda: handmade ou "feito à mão". Esse princípio tem ganhado cada vez mais vigor nos projetos de espaços e valoriza a produção manual de peças e objetos de decoração, com técnicas de artesanato e materiais naturais e recicláveis. É, portanto, mais um exemplo da junção entre essas duas áreas. Integração entre artesanato e arquitetura Conheça alguns exemplos práticos que provam que é possível conectar a arquitetura ao artesanato para gerar projetos únicos. Confira! Mobiliário personalizado Com as técnicas manuais do artesanato, será possível gerar um mobiliário personalizado e integrar as peças a um projeto arquitetônico. Alguns exemplos de mobiliário nesse sentido são os seguintes: luminárias feitas com técnicas artesanais e reaproveitamento de materiais recicláveis. No YouTube, por exemplo, há alguns exemplos que vão te deixar de queixo caído; peças diversas que utilizam madeira descartada; obras de arte artesanais; vasos de cerâmica, entre outros. Revestimentos e acabamentos Outra maneira de aplicar o artesanato manual aos projetos arquitetônicos é a utilização de revestimentos naturais, como tijolos aparentes, madeira de demolição e pedras naturais. Esses materiais proporcionam um toque mais rústico para o ambiente, seja ele residencial, seja ele comercial. Inclusive, esse estilo é conhecido como arquitetura industrial e nasceu em Nova York, quando as pessoas começaram a enfrentar problemas de moradia e passaram a ocupar antigos galpões e edifícios comerciais. Luminárias e peças de cerâmica são exemplos de artesanato que caem muito bem em ambientes assim. Detalhes estruturais Pisos e revestimentos feitos com cerâmica e utilizando técnicas manuais exemplificam bem a utilização direta do artesanato na infraestrutura do ambiente. Design sob medida Um projeto de design sob medida valoriza a produção arquitetônica e as técnicas de artesanato, já que a capacidade de personalização é um dos principais benefícios da união entre esses dois campos. A junção entre as duas áreas garante a capacidade de elaborar projetos mais ricos e detalhados, que podem ser feitos sob medida para os clientes mais exigentes. Só é preciso tomar cuidado para exageros, de modo que os itens não fiquem "empilhados" em um ambiente. Materiais e acabamentos No estilo handmade, que se aplica tanto à arquitetura quanto ao artesanato, há uma grande utilização de materiais naturais (madeira, couro, palha e cerâmica) para a criação de peças e acabamento. Esses materiais são reutilizáveis e geram um ambiente mais orgânico. Benefícios da integração entre artesanato e arquitetura Agora, conheceremos algumas vantagens da junção entre os dois campos. Benefícios para artesãos O artesão pode se beneficiar de um ecossistema que inclui a arquitetura para criar produtos, alinhando os seus serviços à decoração de ambientes, por exemplo. Desse modo, será mais fácil comercializar suas produções, aumentar sua visibilidade e as possibilidades de vendas. O artesanato está fortemente ligado às tradições e à cultura de um povo. Ao participar de projetos arquitetônicos e expandir as suas atividades, os profissionais garantem que esses valores nunca morrerão. Benefícios para arquitetos Com o trabalho conjunto com artesãos, ou por seus próprios estudos nesse nicho, o arquiteto consegue projetar espaços cada vez mais detalhados e ricos em detalhes. O próprio portfólio valoriza o profissional, demonstrando toda a sua criatividade. Nos dois casos, os profissionais se beneficiam da possibilidade de explorar novos nichos. Como são atividades complementares, não será possível afirmar que um "invade" a arte do outro: na verdade, ambas podem se unir para criar produtos e serviços cada vez mais criativos. Além disso, um arquiteto ou artesão pode estudar e adquirir conhecimento em uma área diferente. Assim, nada impede que um graduado em arquitetura, por exemplo, adicione técnicas de artesanato em seus projetos, criando ambientes exclusivos e construindo a sua marca. Do mesmo modo, um artesão que aperfeiçoou a arte de criar objetos pode adquirir conhecimentos na área de arquitetura para se tornar um profissional mais completo. Como foi visto no post, o conhecimento em arquitetura é muito bem-vindo para quem deseja vender artesanato e criar projetos e itens únicos. Essa é uma das formas de aprimorar suas técnicas, crescer como empreendedor e aumentar o seu público. Aproveite a visita ao blog para enriquecer as suas técnicas: descubra como fazer artesanato de resina!
Fri Sep 20 16:18:56 BRT 2024
8 dicas práticas para trabalhar com colorimetria e personal shopper
Ao fazer uma pesquisa na internet, você identifica que há várias atividades novas que estão se popularizando, convertendo-se em carreiras promissoras e, principalmente, conquistando nichos de mercado cada vez mais expressivos. Isso ocorre principalmente devido à influência das mídias sociais na população — é o caso do colorimetrista e do personal shopper. Neste artigo, vamos mostrar o que são essas profissões, como andam as tendências de mercado que as envolvem e as perspectivas de futuro para as duas áreas. Para completar, você verá dicas estratégicas para atuar em ambos os segmentos e ser reconhecido por um trabalho de qualidade. Acompanhe! Conceitos de colorimetria e personal shopper Para começar, explicaremos as diferenças entre as duas áreas. Assim, você se familiariza com as atividades e compreende por que elas vêm ganhando espaço no mercado atual. O que é colorimetria? O profissional que trabalha com colorimetria se aprofunda na teoria da psicologia das cores. Ou seja, em como os seres humanos percebem e processam visualmente as diferentes tonalidades existentes e como isso, inclusive, se reflete nas emoções, no humor e no comportamento. Muitos colorimetristas atuam especificamente com a coloração pessoal no visual dos indivíduos, permitindo que, a partir de escolhas adequadas dentro de uma paleta pré-definida, os sujeitos possam potencializar a própria aparência, alcançar um maior alinhamento estético e aumentar a autoestima. Na internet, por exemplo, é possível encontrar profissionais que atuam com consultoria no ramo da moda. O que é personal shopper? O personal shopper, por sua vez, é alguém que realiza compras para terceiros. É um especialista em compras pessoais para indivíduos que não dispõem de tempo livre para essa atividade, estão restritas ao lar (por questões de saúde, por exemplo) ou simplesmente não estão na região onde os comerciantes atuam. Essas aquisições podem ser de produtos diversos, desde roupas e acessórios até itens de decoração e produtos de alimentação. O serviço é agendado previamente e o cliente pode indicar um orçamento X para as compras. Nesse contexto, o personal shopper faz uma pesquisa de mercado, realiza comparações entre marcas concorrentes e encontra a mercadoria desejada pelo melhor custo-benefício. Outra possibilidade é a ausência de um teto de gastos, algo mais comum quando o consumidor final quer adquirir itens específicos (como os vendidos por grifes) ou em grandes quantidades (por conta de eventos). Portanto, o papel do especialista se resumirá a intermediar e executar a compra com total discrição, cuidado e rapidez. Crescimento da profissão A colorimetria é uma área que ainda não conta com dados oficiais de quanto se movimenta no mercado. Porém, os números desse segmento nas redes sociais não mentem: ela já é uma tendência no mercado da moda. Como mostra uma matéria de 2023 da CNN Brasil, só no Tik Tok são mais de 1,5 bilhão de visualizações em conteúdos que trazem o tema de coloração pessoal. Muitos deles feitos por profissionais que expõem como funciona o trabalho, qual a importância dele e o impacto que é gerado na vida dos clientes. Quanto ao desempenho dos especialistas em compras pessoais no mercado, é possível avaliar o crescimento da área por meio da adesão a ela não só por pessoas físicas, mas também por pessoas jurídicas. Prova disso, é que a procura de consumidores por personal shoppers aumentou durante a pandemia de Covid-19, como relata um artigo da Veja São Paulo. Simultaneamente, empresas passaram a investir em serviços próprios de personal shopper para estimular o consumo e personalizar a experiência de compra dos clientes, como mostra matéria do portal Mercado&Consumo. Importância da colorimetria no personal shopper Embora se tratem de duas atividades distintas, não há impedimento quanto a elas serem combinadas. Na realidade, a colorimetria pode beneficiar e muito quem atua como personal shopper. O motivo disso é simples: essa expertise permite que o profissional ofereça um serviço mais completo. Dessa forma, ele não apenas faz compras de peças de vestuário conforme a demanda do cliente, mas também disponibiliza uma consultoria que ajuda a pessoa a vestir-se melhor, a revitalizar o próprio guarda-roupa e a ter uma imagem mais condizente com a carreira e as atividades sociais que ela exerce. Portanto, trata-se de uma excelente oportunidade para aumentar a clientela e ter um melhor rendimento financeiro. Tendências atuais Neste tópico, trazemos algumas atividades que vêm se popularizando dentro dos dois segmentos de trabalho apresentadas há pouco. É importante conhecê-las, pois você mesmo pode ofertar esses serviços como complementares às atividades padrões de cada área. Por isso, fique atento! Tendências na colorimetria Na colorimetria, a tendência é o conhecimento de coloração aplicado à maquiagem, onde as pessoas aprendem a escolher os produtos adequados para cada tipo de pele, realçando os traços faciais, harmonizando tom e subtom, disfarçando com mais precisão e delicadeza pequenas manchas e sinais. Outro exemplo em alta é a colorimetria capilar. Aqui o propósito é adequar a cor dos fios ao perfil de pele que o cliente tem. Evitando, por exemplo, contrastes excessivos que prejudiquem o visual, além de mudanças frequentes de tinturas que podem trazer danos aos cabelos. Tendências para o personal shopper Para o personal shopper, por sua vez, uma das principais tendências é a consultoria em compras internacionais. Ou seja, indivíduos contratam esse profissional para que ele faça compras em outros países. Há casos onde ele viaja até o destino e cenários onde a pessoa mora no local e faz o envio das mercadorias. Principalmente quando se trata de eletrônicos, produtos de informática, vestuário e perfumaria. Gestão e desenvolvimento profissional Investir na sua capacitação profissional é indispensável para valorizar o serviço que presta ao público, conquistar diferentes nichos de mercado e impulsionar um negócio a crescer e ser financeiramente rentável. Por isso, veja as nossas indicações para você se desenvolver cada vez mais! 1. Faça cursos que aumentem sua capacidade empreendedora Ao trabalhar com consultoria em compras e colorimetria, é comum que a pessoa abra um CNPJ, atuando como microempreendedor individual ou pequeno negócio. As razões por trás dessa iniciativa são formalizar o serviço, organizar aspectos tributários e contábeis do trabalho e ter um limite de faturamento adequado quanto aos ganhos previstos. Porém, uma vez que o seu negócio esteja ativo e com clientes, você não deve deixar essas questões de lado. Ao contrário, é preciso aperfeiçoar constantemente a sua capacidade de gestão. Em especial, quando há o objetivo de crescer, expandir a empresa e continuar empreendendo em novos serviços. Por isso, faça cursos, workshops e oficinas que apresentem conhecimento estratégico sobre gestão de empreendimentos. O Sebrae Pernambuco, por exemplo, conta com diferentes formações e eventos para ajudá-lo a organizar empresas e operacionalizar da melhor forma os produtos e serviços que você oferece. 2. Participe de eventos de moda Outra dica útil é participar de eventos de moda. Afinal de contas, esse é um dos setores onde colorimetristas e personal shoppers têm mais oportunidades de atuação e crescimento profissional. Além de permitir que você conheça tendências do ramo e saiba como aproveitá-las para enriquecer a experiência de atendimento ao cliente, você vai saber mais sobre estatísticas e previsões de consumo, marcas em evidência, panorama da moda circular na atualidade, influenciadores com mais alcance na internet etc. Ou seja, são conhecimentos que vão contribuir diretamente com as consultorias que você presta e, em particular, com o perfil de cliente que você tem. Isso porque você pode se especializar em públicos de alto poder aquisitivo, pessoas politicamente expostas, famosos e artistas de projeção regional/nacional. Relacionamento com os clientes O contato com o público é a chave para o sucesso dos negócios — e com o colorimetrista e o personal shopper não é diferente. Com as estratégias corretas, você pode fidelizar o cliente, tornando-o um consumidor regular dos seus serviços, e fazer com que ele divulgue de maneira orgânica o seu negócio para outras pessoas. Por isso, coloque em prática as dicas abaixo! 3. Faça um atendimento personalizado ao contratante dos seus serviços Ao ser contatado pelo cliente, demonstre interesse genuíno na demanda que ele traz, busque conhecer os prazos e orçamentos dos quais ele dispõe e como você pode solucionar os problemas que ele enfrenta. Durante a realização do serviço, mantenha-o informado sobre cada atividade realizada. Uma forma prática e simples de fazer isso é por meio de notificações no WhatsApp. Após a finalização do seu trabalho, não corte completamente a comunicação. Mantenha-se à disposição da pessoa, inclusive pedindo feedbacks sobre o serviço e anunciando em primeira mão para ela novidades do seu negócio, como serviços de consultoria que serão lançados nos próximos meses. 4. Faça pacotes de serviço para fidelização dos clientes Após o trabalho inicial prestado e com a certeza de satisfação do cliente, proponha a ele pacotes de serviços de coloração pessoal ou assessoria em compras. Eles podem ser semanais, quinzenais, mensais ou completamente personalizáveis de acordo com a preferência do público. Para tornar a oferta mais atrativa e conseguir fidelizar o consumidor, você pode propor descontos, prazos mais curtos para o atendimento ou programas de recompensas. Posicionamento nas redes sociais Ter perfis ativos nas redes sociais é importante não só como estratégia de marketing digital, mas como mecanismo de comunicação e relação com o público. Afinal, é por meio das mídias (como Facebook, Tik Tok, Instagram e afins) que você se posiciona profissionalmente no mercado e promove os seus diferenciais e resultados. Por isso, veja duas dicas importantes para estar em evidência nas plataformas! 5. Produza conteúdo relevante Evite apenas divulgar o serviço que faz como se o seu perfil nada mais fosse do que um mero catálogo comercial. É importante contextualizar o seu trabalho com as necessidades do público. Por exemplo, reels que mostram como a colorimetria renova o guarda-roupa do cliente, deixando-o mais versátil e coerente, além de que postagens sobre como ter um assistente de compras permitem que as pessoas otimizem o tempo livre na rotina e possam se dedicar a outros compromissos. Quanto mais o conteúdo dialoga com as dores do consumidor, mais fácil é aumentar o alcance e o engajamento da sua conta e converter essa audiência para sua cartela de clientes. 6. Faça colaborações nas plataformas Pesquise por influenciadores da internet com quem seja interessante realizar permutas. Por exemplo, você oferece seu serviço de colorimetrista para fulano sem custo, vocês gravam vídeos mostrando o processo de testagem de cores e divulgam nas redes. Elas podem ser publicações no feed com marcação, stories e lives. Outra possibilidade são parcerias com profissionais do ramo da moda, onde vocês podem criar conteúdos sobre curiosidades e tendências da área, fazer indicações de produtos e/ou serviços e compartilhar dicas para ajudar as pessoas. De ambas as maneiras, você conquista mais visibilidade nas plataformas e cria uma comunidade sobre consultoria em compras e coloração pessoal. Parcerias estratégicas Por fim, trouxemos duas dicas que ajudam você a construir parcerias estratégicas para gerar mais autoridade para o seu nome no mercado e aumentar a sua presença na internet. Confira quais são elas! 7. Participe de programas de mídia online e offline A primeira dica é participar de programas de rádio e TV, além de podcasts e entrevistas em jornais digitais. Você pode usar essas plataformas para divulgar o seu serviço, falar da experiência profissional que tem e tirar dúvidas de pessoas interessadas em contratar um profissional como você. Para tanto, é possível entrar em contato com os editoriais, estúdios ou mesmo emissoras que produzem esses programas e propor uma parceria com eles. Você pode dar entrevistas sobre o seu setor, realizar projetos que envolvam os seguidores/espectadores, ser parceiro de quadros comerciais etc. 8. Lance cursos voltados para a formação de outros profissionais A segunda dica é preparar cursos de formação de personal shopper/colorimetrista. A ideia aqui é se tornar referência na sua área por meio da educação profissional. Para tanto, você realiza a mentoria de carreira. Nela, ensina sobre as atividades que realiza, explica como funciona a captação de clientes e como criar um negócio que tenha êxito no mercado atual. Além de ampliar sua visibilidade, você aumenta o seu faturamento e pode, inclusive, descobrir uma oportunidade extra para empreender. Atuar como colorimetrista ou personal shopper é optar por uma carreira dinâmica e promissora. Porém, é preciso ter conhecimento de mercado, aprimorar seus conhecimentos e competências, fazer um planejamento de serviços e adotar ações que coloquem o seu nome em evidência tanto no online quanto no offline. Por essas razões, inspire-se nas nossas dicas e se torne um empreendedor! Gostou de saber mais sobre colorimetristas e personal shoppers? Então aproveite para conferir nossos conteúdos sobre o mercado de moda!
Thu Sep 19 15:05:11 BRT 2024
Personal organizer: saiba como se destacar profissionalmente
Muitos brasileiros estão em busca de áreas do mercado nas quais possam empreender, inovar com serviços exclusivos e, com o tempo, se consolidar perante o público. Um desses segmentos que tem chamado a atenção é o do personal organizer — no bom português, organizador pessoal. Neste post, você vai conhecer mais sobre essa atividade, entendendo não apenas quais serviços ela oferece, como também as tendências para os profissionais que a exercem. Além disso, ainda compartilhamos algumas das principais estratégias para fazer crescer sua marca no ramo e atrair mais clientes. Confira! O que faz um personal organizer? O serviço prestado por esse profissional é o de organização, visando mais funcionalidade, otimização de espaço, praticidade na rotina, potencialização da decoração e bem-estar. Em geral, ele atua mais em ambientes residenciais, seja ajustando e readaptando todo o imóvel ou focando em cômodos específicos (como quartos, cozinhas e áreas de serviço). Há também aquele especialista em organização que presta assessoria exclusiva para arrumar e sistematizar guarda-roupas e closets. Personalizando assim a disposição das peças e deixando os itens de vestuário pré-combinados conforme as demandas semanais de visual dos clientes. Algo que faz diferença para quem trabalha com imagem, como modelos, artistas, influenciadores digitais, personalidades da mídia, entre outros. Além disso, há indivíduos que trabalham na área como organizadores de ambientes comerciais. É o caso de escritórios, consultórios particulares, lojas, agências e afins. Nesses lugares, o profissional planeja não só a organização, mas também soluções que aumentem o conforto e a ergonomia para os colaboradores do estabelecimento. Como está o mercado de personal organizing? Quem escolhe atuar no ramo encontra oportunidades de trabalho com clientes de diferentes perfis (classe, gênero, idade, tipo de moradia), mas com uma necessidade em comum. Isso porque se tratam de indivíduos que não dispõem de tempo livre para se dedicar como gostariam à organização do lar. Afinal, a rotina é tomada por trabalho, estudo, compromissos sociais e familiares. Portanto, o personal organizer entra em cena para solucionar esse problema. Em uma matéria de 2019, o portal IG mostrou que o setor movimentou cerca de R$ 10 bilhões no cenário nacional. Isso ressalta como esse tipo de serviço vem conquistando cada vez mais espaço no mercado e se expandindo para outras demandas, como suporte na arrumação de vestuário, organização de espaços comerciais, otimização de organização em processos de mudanças e redecorações do lar etc. Quais as tendências para personal organizer? Entre as tendências para profissional organizer se destaca o trabalho voltado para aumentar a acessibilidade dos cômodos para pessoas com limitações ou mesmo deficiências físicas, motoras e mentais. Ele altera a disposição do ambiente e compartilha soluções de ordenação de móveis, objetos e itens decorativos para facilitar a vida de todos os moradores. Um segundo exemplo é a contratação de profissionais especialistas em organização de espaços compactos, como os de apartamentos com metragem inferior a 60m². Afinal, muitos brasileiros lidam com dificuldade para aproveitar melhor os ambientes, torná-los multifuncionais e adotar um décor minimalista. Portanto, o organizer personal auxilia nessa tarefa, impactando diretamente a qualidade de vida das pessoas. Uma terceira tendência é a organização e estruturação dos cômodos de forma a tornar a residência mais sustentável. Para isso, o profissional traz estratégias de reaproveitamento de itens domésticos e o uso de recursos tecnológicos que reduzam desperdícios e, inclusive, impactos ambientais. Como construir bons relacionamentos? Para fortalecer o relacionamento com os clientes, há algumas ações que podem ser empregadas na sua prestação de serviço. Por exemplo, exercite uma comunicação eficaz sobre que atividades realiza, bem como prazos, valores cobrados e resultados esperados. Fora isso, disponibilize a personalização de tarefas conforme o tamanho da residência, o tipo de ambiente ou a contratação de um pacote de serviços. Isso torna o leque de opções mais extenso para o consumidor. Por fim, mantenha o contato com o público mesmo após a finalização do trabalho. Essa parte é importante para receber feedbacks e fidelizar essas pessoas pela atenção e cuidado com o cliente. Como melhorar o posicionamento nas redes sociais? As redes sociais são uma das principais vitrines para profissionais que querem divulgar o serviço que realizam na internet. Afinal, além de produzir conteúdo especializado sobre personal organizing, você pode realizar anúncios para se promover na sua região. Por isso, é importante melhorar e consolidar a sua imagem nas plataformas. Para tanto, invista nos seguintes passos: crie uma identidade visual unificada nas redes sociais em que está presente; tenha perfis comerciais para você ter estatísticas e insights sobre seguidores, desempenho de postagens, engajamento e afins; faça uso dos recursos das plataformas, como botões de ação, banners e links de contato; impulsione semanalmente seus conteúdos para alcançar um público maior; publique conteúdo relevante para o seu público (como dicas de organização e personalização do lar); interaja regularmente com o público em publicações, stories e mensagens. Como conseguir parcerias estratégicas? A primeira dica é contatar profissionais da área que estão em evidência nas redes sociais e realizam parcerias para divulgação. Afinal, esse tipo de indicação ajuda a atrair público para o seu serviço. Uma segunda sugestão é participar de eventos de personal organizers. Essa é uma forma estratégica de fazer networking para conhecer projetos dos quais você pode participar para se autopromover. Como o personal organizer pode se destacar no mercado? Uma estratégia importante para o seu negócio é montar um portfólio de serviços com imagens e, inclusive, depoimentos de outros clientes mostrando o resultado do seu trabalho e a satisfação deles. Assim, você tem um material profissional e atual para apresentar aos clientes que entram em contato, além de conteúdo para promover nas redes sociais. Ao longo do post, mostramos que um personal organizer é uma área em ascensão justamente por prestar um serviço que supre necessidades de muitos trabalhadores modernos com a rotina corrida: ambientes e itens pessoais bem-arrumados, ordenados e personalizados. Por isso, é importante saber se promover, especialmente na internet, para fortalecer uma imagem de autoridade no assunto e aumentar a clientela. Portanto, siga nossas estratégias e impulsione sua marca! Gostou do post e quer saber mais sobre como atuar na área? Então veja o conteúdo que preparamos sobre como montar um serviço de organizador de ambientes!
Thu Sep 19 14:45:44 BRT 2024
Recife Criativo
A Prefeitura do Recife e o Sebrae vão iniciar um plano de ação para chacoalhar a atividade econômica nas periferias da cidade, o projeto, batizado de Recife Criativo, tem como finalidade principal, promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável e integrado do Recife, por meio do fortalecimento de cadeias e arranjos produtivos intensivos, relacionados à Economia Criativa, além das cadeias tradicionalmente desenvolvidas.A primeira etapa será voltada para a gastronomia, entendida como o conjunto de atividades ligadas à criatividade e à cultura, com a capacitação de 60 estabelecimentos distribuídos nos bairros de Brasília Teimosa, Morro da Conceição e Nova Descoberta, em processos como culinária e design de pratos, além de formas para faturar mais e agregar valor ao produto.Além de realizar um estudo da realidade e potencialidades criativas de cada comunidade, o projeto tem como objetivo:
Thu Aug 15 11:44:37 BRT 2024
GO MEI Recife
O GO MEI é uma política pública que visa gerar oportunidades para os pequenos empreendedores do Recife. Através da plataforma GO Recife, os MEIs (Microempreendedores Individuais) credenciados são conectados às oportunidades de serviço.As demandas abrangem diversos serviços de manutenção de equipamentos públicos, incluindo pintura, hidráulica, manutenção predial, pequenos reparos, elétrica, serralheria, e muito mais.
Fri Jul 19 16:00:11 BRT 2024
Conheça o guia "Eleições 2024: Candidato Parceiro do Pequeno Negócio"
Para fortalecer os pequenos negócios e impulsionar a economia, o Sebrae criou a cartilha "Eleições 2024: Candidato Parceiro do Pequeno Negócio". Este documento propõe uma agenda estratégica focada no empreendedorismo e no desenvolvimento econômico, com políticas públicas destinadas a fortalecer os pequenos negócios, visando auxiliar futuros gestores na implementação de medidas que promovam o crescimento sustentável e a prosperidade local. O guia inclui propostas em diversas áreas, como: • Compras Governamentais • Cooperativismo e Crédito • Empreendedorismo Feminino • Empreendedorismo na Escola • Gestão Municipal • Inclusão Socioprodutiva • Inovação • Lideranças Locais • Marketing Territorial • Microempreendedor Individual (MEI) • Sala do Empreendedor • Simplificação e Desburocratização • Sustentabilidade Os pequenos negócios representam um verdadeiro motor na economia Brasileira. Confira os números: Em 2023: Em 2024: O objetivo desse trabalho é auxiliar futuros gestores a ampliar o desenvolvimento territorial, proporcionar mais oportunidade e impactar de forma positiva a vida da população por meio do empreendedorismo. Assista aqui ao vídeo com informações gerais sobre o material produzido pelo Sebrae!
Thu Jul 18 09:32:27 BRT 2024
Descubra como administrar um salão de beleza com eficiência
Entender como administrar um salão de beleza pode ser bastante desafiador para quem busca começar a empreender nesse ramo. Afinal, a maioria dos profissionais que apostam no segmento fica responsável também pelos serviços oferecidos no estabelecimento, como corte, coloração etc. — pelo menos, inicialmente. Portanto, é comum que muitos proprietários cometam deslizes na hora de gerenciar o negócio, inclusive, deixando determinadas questões de lado, como o planejamento, o controle de custos e a gestão financeira, para atender à clientela. O grande problema é que tudo isso é igualmente fundamental para garantir a saúde e a viabilidade do empreendimento, tanto quanto a entrega de uma experiência positiva ao público-alvo. Então, pensando na relevância do tema, elaboramos um post para mostrar como você pode contornar esse entrave e passar a ter o controle total do seu salão. Continue a leitura e fique por dentro! Como está o mercado de salões de beleza no Brasil? Entre os anos 2020 e 2022, por exemplo, foram abertos 343 mil novos salões de beleza. Inclusive, comparando os meses de junho de 2020 e de junho de 2022, houve um crescimento de 63,3% da quantidade de CNPJs criados na área de estética. Hoje, o Brasil é o quarto maior mercado de beleza, considerando países do mundo inteiro. Segundo a Associação Brasileira da Indústria, Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), apenas em 2022, o setor teve uma evolução de 13,2%. Além disso, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) registrou, no balanço do mesmo ano, que as franquias do setor de beleza alcançaram um crescimento de 21,5%. Ou seja, oportunidades não faltam para quem deseja abrir as portas e começar a empreender no nicho, aproveitando que o mercado está muito aquecido. Entretanto, não podemos esquecer que, mesmo diante de um cenário promissor, é essencial ter habilidades e conhecimentos em gestão para saber como administrar um salão de beleza. Afinal, é esse know-how que vai garantir a estabilidade do negócio, gerando diferenciais e preservando a sua capacidade de superar a concorrência. Qual é a importância da boa administração de um salão de beleza? A inserção no mercado de salões de beleza não é difícil. Normalmente, o investimento é baixo, e o acesso à formação e à capacitação é facilitado. Por isso, é até bastante comum que essa atividade seja desenvolvida de maneira informal. No entanto, ainda é imprescindível saber como administrar um salão de beleza, haja vista que estamos falando de uma empresa como qualquer outra. Ou seja, empreendimentos desse segmento também têm os seus custos operacionais e precisam igualmente observar a legislação vigente para preservar a regularidade da operação. Nesse sentido, é imperativo manter um adequado controle das finanças e do estoque, entender como o marketing pode se tornar um aliado, dominar os principais aspectos relativos à precificação de produtos e de serviços, entre outros detalhes essenciais. O intuito é assegurar que o estabelecimento será organizado e terá um bom faturamento. Além disso, é essencial apresentar diferenciais para o salão de beleza se destacar da concorrência. Portanto, saber como gerenciá-lo da melhor forma é indispensável para atrair a atenção do público-alvo, manter a agenda sempre cheia e, claro, oferecer um serviço de excelente qualidade. Como administrar um salão de beleza? Agora, mostraremos algumas dicas de como administrar um salão de beleza da maneira adequada para você ser bem-sucedido na condução do seu empreendimento. Confira! Faça parcerias Apesar de o trabalho em um salão de beleza ser bastante focado no profissional responsável, pode ser difícil crescer no segmento sem estabelecer parcerias. Então, uma boa alternativa, por exemplo, é ter parceiros encarregados de serviços que estão fora da sua especialidade e/ou do fornecimento de produtos que poderão ser comercializados no seu estabelecimento ou utilizados no atendimento à clientela. Entretanto, lembre-se de que é preciso ter um extremo cuidado com as marcas que você associará à imagem do seu salão de beleza. Afinal, uma escolha equivocada pode prejudicar a imagem do empreendimento e provocar um efeito adverso em um processo que deveria ser benéfico para a empresa. Participe de eventos Outro ponto importante da administração de um salão de beleza envolve a participação em eventos. Inclusive, há um leque muito amplo de oportunidades para quem é empreendedor do ramo. Existem inúmeros congressos, cursos e outros tipos de encontros promovidos por marcas e/ou por profissionais de referência. Aliás, nesses espaços, você terá a oportunidade de encontrar bons parceiros de negócios e de trabalhar o networking para eventuais contatos futuros. Ainda seguindo a linha de raciocínio, outra possibilidade envolve a participação em eventos sociais. Trata-se de uma excelente oportunidade de mostrar o seu trabalho para o público-alvo e até de conquistar novos clientes. Ou seja, marcar presença funcionará como uma estratégia de marketing para o seu salão de beleza. Até porque, ainda que você não tenha ganhos diretamente com o evento, será viável colocar a sua marca em evidência e atrair olhares, ampliando o alcance de pessoas do empreendimento. Escolha bem o seu ponto O ponto é algo que precisa ser escolhido a partir de um estudo bem-feito. Muitas pessoas têm dúvidas no que diz respeito à decisão ideal, já que, aparentemente, espaços localizados dentro de shoppings ou de centros comerciais parecem ser as melhores — e, portanto, únicas — alternativas. Contudo, isso não é uma verdade absoluta. De modo geral, a definição do ponto deve estar estreitamente alinhada com o público que você pretende atender no seu estabelecimento. A propósito, é muito comum encontrarmos salões de beleza que se "acomodaram" dentro de um bairro e crescem atendendo apenas aos moradores daquela região. No entanto, também existem aqueles que expandiram tanto que passaram a receber clientes de outras localidades. Inclusive, esse é um cenário típico de cidades pequenas, que ocorre quando um profissional começa a se destacar. Outro fator a ser levado em consideração se refere à concorrência que já está instalada naquele local. Além disso, você precisa voltar a sua atenção à qualidade do imóvel no qual cogita se instalar. Tenha em mente que é indispensável optar por um espaço adequado para atender ao volume de clientes que chegarão até o seu estabelecimento, oferecendo o máximo possível de conforto e de comodidade. Como, em alguns casos, quem está consumindo os seus serviços precisa ficar muito tempo no salão, é imprescindível entregar uma boa experiência no local. Cuide da experiência do cliente Aliás, aproveitando o gancho do tópico anterior, também é essencial ter atenção à experiência oferecida ao cliente no empreendimento. De maneira geral, o conceito engloba o tipo de atendimento prestado, a qualidade da infraestrutura e o nível de excelência do serviço. Por exemplo: você pode gostar (ou não) da marca, mas concorda que, ao comprar um aparelho da Apple, o cliente sempre é surpreendido, desde o momento em que abre a caixa do produto, com uma experiência que vai além das suas expectativas? A verdade é que tudo é projetado pensando na emoção que o consumidor sentirá ao começar a manusear o dispositivo. Estamos falando de um contexto extremamente clássico da experiência do cliente — e é nisso que você deve investir no seu negócio. Portanto, olhe para dentro do seu estabelecimento e veja o que pode ser melhorado para garantir que o seu cliente terá uma experiência única. Além disso, capriche no conforto oferecido e na decoração do ambiente, sempre levando em conta o que o fará querer voltar várias vezes ao seu espaço. Aposte em um atendimento de qualidade Não há como oferecer uma boa experiência para o cliente sem entregar um atendimento de qualidade. Da mesma maneira, é impossível imaginar um negócio realmente bem-sucedido em que os responsáveis por lidar diretamente com o público não tiveram cuidado com a forma como o fizeram. Por isso, além de aprender os elementos-chave inerentes a uma boa gestão para saber como administrar um salão de beleza, é essencial dar o máximo de atenção a esse aspecto. O mais recomendável é investir continuamente em cursos e em treinamentos que ensinam como conduzir um atendimento de excelência, de modo a encantar a sua clientela e, claro, oferecer a melhor experiência possível. Ofereça diversas formas de pagamento Outro ponto que merece destaque — e ao qual você precisa ter atenção quando se trata de como administrar um salão de beleza pequeno, médio ou grande — é a oferta de diversas formas de pagamento. A medida permite que eventuais barreiras que geralmente fazem os clientes desistirem de consumir algum serviço no seu estabelecimento sejam "derrubadas". A propósito, a diversificação traz mais oportunidades de negócio para o seu salão de beleza e, ao mesmo tempo, também é uma forma de oferecer uma experiência positiva ao público. Afinal, a iniciativa implica o aumento do seu poder de decisão. Agregue valor e diferencie os seus produtos e serviços Outra ação indispensável envolve agregar valor aos seus produtos e serviços. Em outras palavras, isso significa que, no intuito de encantar os seus clientes, o estabelecimento deve adotar a política de sempre oferecer mais valor utilitário do que o valor monetário que foi pago por eles. Simplificando, a ideia é de que você venda, por exemplo, não somente um corte de cabelo, mas, sim, um procedimento estético que vai elevar a autoestima da clientela e fazê-la vivenciar a sua melhor versão. Percebeu a diferença?! Quando adotamos essa mentalidade, não estamos tratando o corte apenas como um serviço, mas, na verdade, como uma solução que vai trazer algum tipo de impacto positivo para a vida do cliente. A proposta é que o seu salão de beleza traga esse valor para as pessoas, fazendo realmente a diferença. Com essa finalidade em mente, o passo inicial é estudar os seus clientes e avaliar o que é verdadeiramente valorizado por eles. Às vezes, é necessário ter um custo adicional para agregar essa diferenciação e inovar. Porém, o ganho que pode ser auferido é consideravelmente maior. Além disso, essa agregação de valor aos seus produtos e serviços facilita o marketing boca a boca, que é uma das estratégias mais fortes de divulgação do seu negócio. Afinal, não há nada mais poderoso do que uma boa indicação feita por um conhecido. O contrário, porém, também é uma verdade. Ou seja, quando um consumidor não fica satisfeito com o atendimento e com o serviço prestado, faz esse mesmo trabalho de divulgação — com a mesma intensidade —, mas de forma negativa, prejudicando severamente a imagem da empresa. Acerte na precificação Outro fator que demanda muito cuidado diz respeito à precificação dos seus produtos e serviços. Para tanto, é preciso analisar dois elementos. Então, inicialmente, conheça todos os seus custos e as suas despesas — tanto os fixos quanto os variáveis. A soma de todos esses valores vai indicar quais são os seus gastos operacionais. Ou seja, quanto dinheiro o seu salão de beleza precisa faturar todos os meses para conseguir manter as contas em dia. Nesse momento, é altamente recomendável levar o seu salário em conta também. Assim, você chegará a um valor mínimo que poderá ser cobrado pelos seus serviços. Feito isso, avalie o mercado da sua região. Afinal, não adianta fazer todo o trabalho de levantamento desses dados e chegar a um preço que esteja totalmente fora da média cobrada nos outros salões de beleza. Inclusive, essa regra vale tanto para os preços altos quanto para os baixos. Mesmo que você tenha condições de praticar valores inferiores na comercialização dos seus produtos e serviços, é fundamental que eles sempre flutuem de acordo com a média do mercado. Na prática, cobrar pouco, ainda que não gere prejuízos, pode despertar algum receio no público-alvo acerca da qualidade do trabalho desenvolvido pelo empreendimento. Lembre-se de que muitas pessoas associam o preço cobrado com o nível de excelência percebido nos serviços prestados. Então, um valor muito baixo tenderia a gerar desconfiança no que se refere ao seu profissionalismo. Selecione parceiros que agreguem valor Voltando à seleção de parceiros, você precisa escolher empresas e/ou profissionais que agreguem valor ao seu negócio. Ter marcas de sucesso aliadas ao seu estabelecimento gera mais autoridade e confiança aos olhos dos clientes. Além disso, contratar colaboradores reconhecidos no mercado pode ser um grande diferencial para o seu estabelecimento, proporcionando uma visão mais profissional e qualificada do negócio. Inclusive, também é viável firmar parcerias com profissionais que ofereçam algum tipo de serviço diferente do que é encontrado nos demais espaços do nicho. Assim, o seu empreendimento terá algo exclusivo, que o destacará perante a concorrência. Conte com uma boa agenda Essa é uma das mais importantes dicas de como administrar um salão de beleza, já que esse tipo de estabelecimento costuma ter horários diferentes das empresas de outros ramos. Afinal, é preciso atender à necessidade do cliente. De modo geral, as pessoas procuram os salões de beleza não somente no dia a dia, mas, em muitos casos, quando há eventos especiais. Casamentos, aniversários, formaturas e outras datas de celebração são excelentes oportunidades para o faturamento de um salão. O "problema" é que, geralmente, os eventos acontecem nos fins de semana. Portanto, é altamente recomendável manter uma boa agenda de horários, prezando pela flexibilidade, de acordo com o tipo de serviço que o seu estabelecimento oferece. Ou seja, leve em conta a necessidade e a expectativa do seu público-alvo. No entanto, não se esqueça de que você também precisa de um tempo de descanso. Então, procure organizar os seus horários para que eles sejam compatíveis com os do seu público, mas reserve um período de folga para que você também possa se dedicar a questões pessoais, preservando a satisfação profissional. Tenha um bom controle financeiro Essa é uma dica que não se limita à administração de salões de beleza, mas, na verdade, é aplicável à gestão de qualquer outro tipo de estabelecimento. Afinal, o controle financeiro é a base para a sobrevivência de qualquer negócio, já que o faturamento precisa cobrir as despesas e ainda trazer lucro. Um detalhe muito importante se refere à separação daquilo que é da empresa e daquilo que é pessoal. As despesas e as contas do salão não devem ser misturadas com as do proprietário. Ou seja, o caixa do empreendimento não pode ser utilizado como fonte para retiradas no intuito de resolver aspectos pessoais. Foi justamente por isso que explicamos que, entre as despesas fixas e variáveis, deve ser considerado também o seu salário. Você precisa contar apenas com esse valor e definir um dia certo para fazer a retirada do montante, pois as contas precisam ser administradas de forma separada. A propósito, é interessante ter uma conta bancária jurídica para o seu salão de beleza — separada da sua conta pessoal. Assim, não haverá uma confusão entre os valores. Mesmo que você recorra ao papel e à caneta, já será um excelente começo. O importante é fazer o registro de todos os valores que entram e que saem e fechar o caixa no final do dia para identificar o faturamento. Aposte no marketing As pessoas precisam saber que o seu salão de beleza existe, e isso só é possível quando há investimentos em marketing. Nesse caso, uma boa pedida é ir além dos panfletos. Esteja presente nas redes sociais também, já que, atualmente, grande parte do público usa muito a Internet para buscar referências. Outra excelente iniciativa é mostrar o resultado do seu trabalho, falando também sobre os tipos de procedimentos disponíveis. Além disso, dê algumas dicas de cuidados com os fios no dia a dia. Assim, pouco a pouco, você vai transmitindo o seu conhecimento — e senso de profissionalismo — e ganhando a confiança das pessoas. Como os salões de beleza costumam ter uma atuação mais local, também é interessante apostar no Google Meu Negócio. Com ele, é possível colocar o nome do seu estabelecimento na lista de opções para quem fizer buscas pela região. Ainda nesse contexto, não se esqueça de que as estratégias de marketing precisam ser elaboradas de acordo com o perfil do seu público-alvo. A intenção é "falar a língua" dessas pessoas para que elas se identifiquem com o seu estabelecimento e confiem realmente nele. Percebeu como administrar um salão de beleza corretamente é fundamental para ter sucesso nesse tipo de empreendimento? Agora, mantenha em mente que, tão indispensável quanto uma boa gestão, é sempre pensar na experiência do público, levando em consideração os seus hábitos de consumo e o seu perfil de compra. Quer descobrir como alavancar o seu estabelecimento? O Sebrae/PE disponibiliza cursos, consultorias e outros serviços para você aprender a realizar a melhor gestão do seu salão de beleza! Fale conosco! Confira também esse vídeo que separamos para te ajudar a identificar as forças e fraquezas de sua empresa, e monte estratégias ainda mais assertivas para transformar seus resultados!