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Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Mais um ano sem carnaval em Pernambuco. Como ter renda alternativa?

Sem o famoso carnaval de Pernambuco, devido à pandemia da Covid-19, é preciso buscar rendas alternativas para driblar o momento de queda financeira.

· 11/02/2022 · Atualizado em 11/02/2022
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Durante a época de carnaval em Pernambuco, muitas pessoas sustentam suas famílias com a venda de bebidas, comidas de rua e fantasias. Devido à pandemia de Covid-19, não teremos carnaval novamente este ano no nosso estado. Isso tem deixado muita gente preocupada em relação ao futuro, então, é importante pensar em formas de ter uma renda alternativa durante esse período.

Para saber como fazer isso, continue a leitura deste post e confira nossas dicas!

Auxílio do governo

Uma das formas de driblar mais um ano sem festividades é contar com auxílio do governo do estado de Pernambuco, que pretende lançar um edital para o Auxílio Emergencial do Ciclo Carnavalesco 2022. 

Da mesma forma como aconteceu em 2021, esse edital tem o objetivo de apoiar financeiramente os artistas e os grupos culturais que fizeram apresentações durante os três últimos anos de carnaval no nosso estado — ou seja, antes da pandemia. 

Esse auxílio é dado às pessoas que estão impedidas de realizar suas atividades normais devido à necessidade do isolamento social causado pelo coronavírus.

Novidade sobre o auxílio do governo

Uma das novidades que o governo de Pernambuco trouxe em relação ao Auxílio Emergencial do Ciclo Carnavalesco 2022 é que serão destinados R$ 6,3 milhões em recursos do Tesouro Estadual para mais de 750 artistas, agremiações e grupos das quatro macrorregiões do estado. Isso significa que será possível alcançar milhares de pessoas que fazem parte da cultura do carnaval de Pernambuco.

Além disso, o edital conta com alguns valores definidos para o pagamento do auxílio, que terá um piso de R$ 3 mil — o teto é de R$ 30 mil. Esses valores serão pagos em uma parcela única, e não haverá necessidade de apresentação. 

O beneficiário deve receber o correspondente a 80% do valor do seu último cachê, seja como artista, seja um grupo cultural — contanto que tenha sido realizado por meio de contratação da Empetur ou da Fundarte, nos anos de 2018, 2019 e 2020.

 Entre as categorias que poderão ser contempladas pelo auxílio, estão:

  • cantores;
  • orquestras;
  • troças;
  • blocos;
  • maracatus;
  • caboclinhos;
  • cirandas;
  • tribos;
  • ursos;
  • clubes de máscaras;
  • afoxés;
  • blocos líricos;
  • clube de bonecos.

Para saber mais detalhes dos grupos que serão contemplados, é importante ficar por dentro da divulgação do edital que será lançado depois que a Alepe apreciar o projeto de lei. Caso haja a aprovação, o projeto deve ser sancionado pelo governador Paulo Câmara. Os pagamentos serão efetivados depois que for divulgado o resultado final. 

Inscrições

As inscrições para o recebimento do auxílio devem ser divididas em três categorias: dança, cultura popular e música (voltada para grupos de tradição carnavalesca, como axé, brega, MPB, pop, entre outros). Para os grupos culturais que desejam participar do edital, é necessário ter a autorização de pelo menos quatro integrantes. Além disso, é preciso indicar a quantidade de profissionais de cada grupo que receberá o benefício.

Vendas por delivery

Outra forma de ter uma renda alternativa durante mais um ano sem carnaval é contar com as vendas por delivery. Essa estratégia tem sido um ponto-chave para quem quer se reinventar diante da pandemia. 

Estamos vivendo um momento em que as pessoas têm optado por realizar compras de forma online para evitar riscos de contaminação pelo coronavírus. As vendas no modelo delivery, portanto, têm crescido cada dia mais. Essa é uma oportunidade de negócio atrativa para quem deseja ter uma renda extra não só no período carnavalesco, mas durante todo o ano.

Para que o seu empreendimento dê certo, é preciso que você pense em vender algo que tem habilidade para fazer — sanduíches, sorvetes, artigos de decoração para casa, roupas com tema do frevo, produtos de beleza, entre outros. O importante é que você comece vendendo algo que você gosta e que se identifique. Assim, será mais fácil atrair o público certo para comprar os itens que você está ofertando.

Diferencial 

Para conseguir se destacar nesse tipo de venda, também é importante que você ofereça um diferencial competitivo. É preciso analisar o que as outras empresas do mesmo segmento que o seu têm feito para atrair os consumidores, além de verificar o que você pode trazer de novidade. 

Pense em algo que chame a atenção das pessoas e que faça com que elas optem por efetuar a compra na sua empresa. Ofereça, por exemplo, um desconto extra na compra de X produtos. Outras opções são: disponibilizar um cartão de benefícios, fazer promoções exclusivas para aniversariantes do mês etc.

Entregas

Hoje, você pode encontrar diversas plataformas que servem como intermediárias para as suas vendas por delivery. Elas contam com os serviços de entregadores, que garantem que os produtos vendidos vão chegar até o destinatário.

O melhor de tudo é que, para você, que está começando com as vendas por delivery, não é necessário gastar com a contratação de colaboradores para fazer as entregas. Como esses aplicativos já cobram uma taxa sobre as entregas, você consegue aumentar o faturamento e gerenciar o seu empreendimento com mais facilidade. 

Outra vantagem de usar os apps de entrega é que você aumenta a visibilidade da marca — e as chances de conseguir mais clientes também é maior.

Criação de um negócio no meio digital

No tópico anterior, você viu a importância das vendas por delivery como renda alternativa. Para você conseguir destacar o seu negócio da forma certa, também é preciso criar sua marca no meio digital — por meio de site, perfis nas redes sociais, canal no YouTube, entre outros.

A Internet tem se tornado um ponto de encontro entre consumidores e empresas. Se você deseja ser visto pelo seu público-alvo e aumentar as chances de vendas, é importante contar com ajuda da tecnologia e criar o seu negócio também no meio digital.

Hoje em dia, muitas companhias se consolidam somente no meio digital, sem ter loja física. Isso tem se tornado uma tendência cada vez mais frequente entre as organizações que desejam otimizar as vendas e reduzir os custos de aluguel de salas comerciais, equipamentos, energia, água etc.

Invista em conteúdos de valor

Para criar um negócio no meio digital, também é preciso investir em conteúdos de valor. Se você deseja vender roupas femininas, além de divulgar suas peças no Instagram, também é preciso criar conteúdos sobre o universo da moda que ajudem as pessoas a ficar por dentro das novidades no setor. Além disso, essa estratégia garante uma melhor afinidade dos clientes com a sua marca, fazendo com que mais consumidores desejem adquirir produtos na sua loja online. 

As postagens das suas redes sociais devem ser regulares. Isso significa que é preciso elaborar pelo menos dois posts semanais nas redes sociais da empresa. Essa frequência ajuda a aumentar o número de seguidores interessados nos seus produtos e/ou serviços. Da mesma forma, isso garante um melhor engajamento do público com a sua marca.

Gerenciamento de redes sociais

Fazer o gerenciamento de redes sociais de profissionais e empresas tem sido algo cada vez mais requisitado no mundo digital. Se você já faz isso no seu perfil pessoal e tem habilidades de comunicação aliadas às estratégias de marketing, essa pode ser uma boa solução para você conseguir ter uma renda alternativa. 

Por meio dessa estratégia, as organizações contratam os seus serviços de gerenciamento de redes sociais — que podem incluir a criação de artes e conteúdos para o Instagram, o atendimento aos clientes por meio das mídias sociais da empresa, relatórios mensais sobre a veiculação e o desempenho das campanhas, entre outros. 

Persona

Para oferecer esse tipo de serviço e ter uma renda alternativa, é preciso que você entenda quem é a persona da empresa que você está trabalhando. É necessário saber qual é o perfil do cliente ideal do negócio — homem ou mulher, criança ou adulto, estudante ou profissional etc. A partir dessa identificação, fica mais fácil elaborar os conteúdos alinhados com o perfil das pessoas que têm interesse nos produtos e/ou serviços oferecidos pela empresa.

Serviço home office

Um dos benefícios de fazer o gerenciamento das redes sociais de profissionais e empresas é o fato de poder trabalhar em regime de home office. Isso significa que você não precisa estar em uma empresa presencialmente para executar o seu trabalho — basta contar com ajuda de um notebook e celular com acesso à Internet para executar suas demandas diárias com eficiência.

Agora que você já sabe algumas opções de renda alternativa durante mais um ano sem carnaval em Pernambuco, é preciso ter em mente por onde começar. Para isso, você deve analisar qual é a sua realidade financeira e qual das alternativas listadas anteriormente se encaixa no seu perfil profissional. 

Além disso, nesse momento, também é importante contar com ajuda de uma entidade em relação à gestão e ao crescimento do seu negócio. Assim, será mais fácil garantir as melhores oportunidades e soluções criativas para a sua empresa. 

Gostou das dicas que elaboramos para você sobre renda alternativa? Então, não deixe de compartilhar este artigo nas redes sociais para ajudar os seus amigos que também não vão poder trabalhar no carnaval.


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