Não é todo mundo que sabe calcular um preço justo no setor de beleza. Se você não quer fazer parte desse grupo de pessoas, confira este artigo

O setor de beleza é altamente competitivo. Para você ter uma base, somente entre os meses de janeiro a setembro de 2023, foram registradas uma média de 524 aberturas diárias, ou seja, mais de 143 mil microempreendedores individuais, de acordo com dados divulgados pelo Valor Econômico.
Os números não mentem. Além da competitividade, o que preocupa os empreendedores do setor é a precificação dos seus serviços: “será que estou cobrando muito caro ou muito barato?”.
Sabemos da sua preocupação e, por isso, criamos este artigo para mostrar como cobrar um preço justo sem prejudicar a lucratividade do seu negócio. Vamos lá?
Quais são os desafios de precificação?
“Ah, mas fulano cobra mais barato” — será que ele oferece a mesma qualidade nos serviços que você? Às vezes, o medo de ficar para trás pode fazer com que você tome decisões equivocadas em relação à precificação dos seus serviços.
Por outro lado, sabemos que existem desafios que precisam ser superados. Um exemplo disso é a inflação elevada, que faz com que o custo dos produtos suba constantemente, reduzindo a margem de lucro dos serviços.
Aqui, é interessante renegociar preços com fornecedores e acompanhar atentamente os reajustes das contas básicas. Sem esse controle, o salão corre o risco de absorver os aumentos e operar no prejuízo.
Além disso, a concorrência desleal agrava ainda mais o cenário. Salões que copiam tendências sem investir em inovação e qualidade prejudicam quem realmente trabalha para se destacar no mercado.
Para evitar esse problema é necessário registrar a marca e monitorar o uso indevido da identidade visual e dos serviços oferecidos.
Outro desafio que impacta a precificação é a escassez de mão de obra qualificada. Encontrar profissionais capacitados está cada vez mais difícil e isso pode comprometer a qualidade do atendimento e limitar o crescimento do salão.
Nesse caso, investir na especialização da equipe atual é uma ótima solução. Os treinamentos são investimentos que garantem a excelência dos serviços e justificam valores mais altos.
Como cobrar um preço justo?
Preço justo é aquele que considera três fatores muito importantes: custo de produção, demanda do mercado e a percepção de valor pelo consumidor.
Acima de tudo, você precisa entender que esse conceito não está ligado a “agradar a todos”, mas sim aqueles que veem valor nos seus serviços.
Dito isso, separamos algumas dicas, a seguir, para você saber como a precificação no setor de beleza deve funcionar.
Calcule do valor ideal dos serviços sem medo da concorrência
Não entre na guerra de preços! O primeiro passo para acertar na precificação do setor de beleza é saber valorizar o seu serviço — calma, não estamos dizendo que você deve superfaturá-lo, mas também não precisa cobrar um valor que mal paga os seus custos.
Lembre-se de que cada salão tem uma estrutura diferente, custos variados e um público específico. Portanto, o ideal é definir preços com base nos próprios números, a fim de garantir que os valores sejam acessíveis para os clientes e sustentáveis para o negócio.
Na hora de cobrar um preço justo, você precisa levar em consideração o que o seu salão gasta, ou seja, todos os custos envolvidos em cada serviço, pois o valor cobrado precisa garantir, antes de tudo, a sua sobrevivência no mercado.
Em seguida, divida o valor total de cada produto pela quantidade disponível e multiplique pelo volume utilizado em cada atendimento. Dessa forma, é possível saber exatamente quanto se gasta com insumos.
Outros custos fixos também precisam ser considerados, como aluguel, energia, água, salários e impostos. Essas despesas devem ser diluídas entre os clientes atendidos no mês, para que cada serviço contribua com uma parte das despesas operacionais.
Adote estratégias para vender pacotes e combos lucrativos
Pacotes ou combos combinam dois ou mais serviços em uma única oferta por um preço reduzido. O objetivo é oferecer uma experiência mais vantajosa para o público, incentivando a contratação de serviços adicionais que, muitas vezes, o cliente não consideraria de forma isolada.
Ambas as opções são planejadas estrategicamente para atender às necessidades mais comuns dos clientes, oferecendo combinações que fazem sentido, como manicure e pedicure, corte e hidratação ou maquiagem e penteado.
Além de facilitar a escolha, essa abordagem agrega valor ao atendimento e torna a decisão de compra mais simples e conveniente.
Outro benefício importante é a possibilidade de destacar serviços menos procurados ou trazer novidades para o salão. Um tratamento facial pouco conhecido, por exemplo, pode ser incluído em um combo/pacote com serviços populares — além de despertar o interesse do cliente, há a possibilidade de consolidar o serviço no mercado.
Crie diferenciais para justificar preços mais altos
Diferencial é aquilo que o seu concorrente não faz. Tendo isso em mente, você precisa fazer uma análise da sua concorrência para entender o que pode oferecer aos seus clientes como algo único.
Vamos dar um exemplo: a tecnologia. Inovações, como a Realidade Aumentada (RA), têm gerado ótimos resultados. Já imaginou o quão bom seria se o cliente conseguisse “ver” como ficaria seu cabelo antes de realizar uma tintura, corte ou penteado?
Adote estratégia de fidelização de clientes e estímulo de recorrência
Embora seja um setor muito atrativo, os salões de beleza sofrem com a grande competitividade. Como o cliente é a alma do negócio, investir em um bom relacionamento é algo indispensável.
Os programas de fidelização são estruturados de diferentes formas: cartões de pontos, descontos progressivos para clientes frequentes ou benefícios exclusivos para quem indica novos clientes são algumas estratégias que incentivam o retorno constante.
O segredo para ter bons resultados está na personalização: quanto mais o programa estiver alinhado com o perfil do público, mais eficiente será.
Nesse momento, vale apostar em uma pesquisa para entender quais são as preferências dos seus clientes e apostar em estratégias que realmente são atrativas para eles.
Quais são os impactos da precificação incorreta?
Você pode estar se perguntando: “o que pode acontecer se eu precificar errado meus serviços?”
Olha, muita coisa (ruim) pode acontecer. De início, você terá uma margem de lucro menor. Se o preço for muito baixo, a lucratividade fica comprometida, tornando o trabalho intenso, mas com pouco retorno financeiro. Por outro lado, se o preço for muito alto, os clientes podem procurar alternativas mais acessíveis, reduzindo o volume de vendas.
Sem contar que uma precificação errada pode gerar problemas graves no fluxo de caixa, dificultando a manutenção das operações. Quando os custos não são considerados corretamente, o salão corre o risco de operar no vermelho, precisando recorrer a empréstimos e, consequentemente, aumentar o endividamento.
Agora você já sabe o que fazer para cobrar um preço justo no setor de beleza. Lembre-se de considerar todos os seus custos para ter recursos suficientes para manter suas operações e não prejudicar o seu fluxo de caixa.
Gostou de aprender sobre o assunto e quer adquirir mais conhecimento na área? Então acesse nosso o site e confira mais conteúdos relevantes para o seu negócio.
Foi um prazer te ajudar :)