Unindo forças com outros profissionais e marcas, é possível conquistar novos públicos e alcançar o sucesso mais rapidamente.

Talento e dedicação são fatores que contribuem para o desenvolvimento de um negócio no universo da beleza. Mas, para crescer de verdade, é preciso ir além! Nesse caso, as parcerias estratégicas podem abrir portas, trazer novos clientes e fortalecer o nome da sua empresa no mercado.
Imagine uma manicure indicando um cabeleireiro de confiança. Ou um tatuador fechando parceria com um estúdio de estética. Essas conexões têm o poder de gerar oportunidades e tornam os serviços oferecidos pelo seu negócio ainda mais completos.
Quer saber como fazer isso do jeito certo? Vamos tratar neste conteúdo sobre como criar alianças que realmente impulsionam o sucesso. Continue lendo!
O competitivo mundo da beleza
O setor da beleza não para de crescer. Para você ter uma ideia, em 2024 esse mercado faturou 27 bilhões de dólares no Brasil, colocando o nosso país no 5° lugar de maior faturamento global nesse segmento. A tendência é que esse número cresça em 2025 e nos próximos anos.
Esse dado abre uma grande oportunidade para os profissionais dessa área. Mas, também traz muita concorrência. Ou seja, por um lado esse crescimento significa mais opções para os clientes, mas também gera mais desafios para quem quer se destacar.
Atrair e fidelizar pessoas tornou-se uma tarefa cada vez mais difícil, a concorrência está por toda parte. Nesse sentido, preços, qualidade e atendimento pesam na escolha do consumidor e quem não se reinventa pode acabar perdendo espaço.
Portanto, pensar em novas formas de expandir o negócio vem se tornando cada vez mais importante. A parceria estratégica, por exemplo, surge como uma abordagem interessante para se diferenciar e oferecer produtos mais exclusivos para seus clientes.
As parcerias estratégicas no setor de beleza
Além de oferecer um diferencial competitivo, ter um parceiro estratégico pode abrir oportunidade para alcançar um público totalmente novo, ampliar a sua margem de atuação e, consequentemente, melhorar o faturamento do seu negócio.
Mas, para isso acontecer, é necessário seguir algumas estratégias. Não adianta sair por aí procurando um parceiro sem antes considerar os fatores básicos de uma parceria de sucesso. É o que vamos detalhar nos próximos tópicos. Acompanhe!
Escolha pessoas com objetivos parecidos
Antes de fechar qualquer acordo, analise se o outro profissional compartilha valores e tem uma visão semelhante sobre o mercado. Iniciar um relacionamento com uma empresa que tem ideias totalmente opostas — além de não trazer resultado positivo — pode causar um grande desconforto e, até mesmo, inimizades.
Por outro lado, escolher fazer parcerias estratégicas com empreendedores que têm os mesmos objetivos evita conflitos e fortalece o trabalho em equipe. Por exemplo, se você é especialista em cabelo para noivas e quer ampliar seus serviços, unir-se a um maquiador que também atua com esse tipo de público pode ser uma ótima ideia.
Proponha um benefício real para os dois lados
Uma parceria só funciona quando todos ganham, não é verdade? Então, apresente uma proposta clara, mostrando o que cada um pode oferecer e o que pode receber em troca.
Pode ser o compartilhamento de clientes, a divulgação mútua ou até um espaço para atuar juntos. Enfim, o mais importante é que ambos saiam ganhando na parceria.
Formalize o combinado
Para evitar problemas no futuro, coloque tudo no papel. Mesmo que seja algo simples, um contrato garante que os acordos sejam cumpridos e evita mal-entendidos. Dessa forma, cada profissional sabe exatamente quais são suas responsabilidades e limites.
Aumente o faturamento com serviços combinados
Uma estratégia poderosa para quem quer crescer no setor da beleza é o cross-selling, ou venda cruzada. Isso significa oferecer serviços complementares para quem já é cliente. Isso funciona muito bem quando você tem um parceiro dentro do seu negócio.
Vamos imaginar o exemplo de uma pessoa que agenda um corte de cabelo. Durante a conversa, você pode sugerir uma hidratação ou um design de sobrancelhas em parceria com o outro profissional que atua no seu salão de beleza. Assim, além de aumentar o valor do atendimento, a experiência do cliente se torna ainda mais completa.
Os casos reais de parcerias estratégicas no setor da beleza
Nós temos diversos casos de empresas e profissionais que se uniram para transformar o faturamento de seus negócios. Neste tópico, citaremos alguns para você entender como as parcerias estratégicas têm o potencial de elevar o patamar de lucratividade do seu negócio. Confira!
Bruna Tavares e Kiss NY
Em 2018, a influenciadora Bruna Tavares se uniu à Kiss NY para lançar uma coleção de unhas postiças. Foi a primeira vez que a marca trabalhou com uma criadora de conteúdo, e o lançamento na Beauty Fair, em São Paulo, atraiu uma multidão de fãs.
A parceria ajudou a Kiss NY a expandir sua presença no Brasil e reforçou a credibilidade de Bruna no setor. A união da empresa com a influenciadora teve tanto sucesso que em 2024 elas anunciaram a fusão de seus negócios.
Camila Coelho e Lancôme
Outro exemplo de influenciadores se unindo a grandes empresas é o caso da Camila Coelho e a Lancôme. O projeto teve como objetivo o desenvolvimento de uma linha exclusiva de maquiagem. Assim, elas combinaram a sofisticação da marca francesa com o estilo e a influência digital de Camila, resultando em grande aceitação do público.
Esses casos que envolvem grandes nomes da beleza servem como inspiração para você. Eles mostram como empresas ou profissionais podem se unir para criar produtos ou soluções completamente novas e oferecê-las ao mercado.
As principais dicas para ampliar resultados e inovar no setor da beleza
Para quem quer crescer e se destacar, algumas estratégias podem ser seguidas. Aqui estão ideias para potencializar os resultados e atrair mais clientes em suas parcerias estratégicas:
- ações de marketing em conjunto: criar campanhas promocionais com parceiros ajuda a alcançar um público maior e reforça a credibilidade de todos os envolvidos;
- promoção cruzada: indicar os serviços do parceiro em suas redes sociais, site ou espaço físico faz com que os clientes conheçam novas opções e gera mais vendas para ambos;
- eventos exclusivos: realizar workshops, lançamentos de produtos ou experiências VIP para clientes selecionados cria um diferencial e fortalece a relação com o público;
- Presença digital compartilhada: criar conteúdos em parceria, como lives, vídeos e postagens conjuntas, amplia o alcance e engaja diferentes audiências.
Para finalizar, é importante ter em mente que crescer sozinho no setor da beleza — apesar de ser possível — pode ser muito desafiador. Portanto, as parcerias estratégicas abrem portas para novas oportunidades, aumentando o alcance da sua empresa e fortalecendo a credibilidade do seu negócio perante o mercado.
O melhor parceiro que você pode ter é aquele que vai pegar na sua mão e conduzir o seu negócio pelo melhor caminho. Então, entre em contato com o Sebrae/PE e venha firmar a sua primeira parceria de sucesso.
Foi um prazer te ajudar :)