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Mon Nov 25 17:06:33 BRT 2024
Mercado e Vendas | CONSUMIDOR
Entenda o impacto das novas gerações no comportamento de compra

Tudo sobre o impacto que as novas gerações estão causando na maneira como o mercado se organiza.

· Atualizado em 25/11/2024
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O comportamento de compra dos consumidores é sempre moldado pelos hábitos das novas gerações que vão surgindo com o passar do tempo. Nesse sentido, os valores, expectativas e modos de consumir mudaram de forma intensa e contínua nos últimos anos.

Gerações como a Z e os Millennials trazem consigo um perfil mais crítico, consciente e digitalizado. Essas pessoas impulsionam o mercado a adaptar suas estratégias para atender a um público que valoriza questões como a autenticidade, a transparência e o impacto social e ambiental das marcas.

Com este conteúdo, temos o objetivo de mostrar os impactos que essas novas gerações proporcionam aos hábitos de compra e como você pode se adequar. Acompanhe!

A evolução do comportamento de compra das novas gerações

Antes de entender os fatores que provocam as mudanças do comportamento de compra das novas gerações, é importante conhecer a evolução desse processo. Na realidade, esse cenário continua passando por mutações, sendo moldado especialmente pela Geração Z, que são as pessoas que nasceram entre o final da década de 90 e o ano de 2010.

Esses potenciais consumidores cresceram em um mundo digitalizado e, diferentemente das gerações anteriores — que foram se adaptando às novas tecnologias — a Geração Z já nasceu conectada. Sua interação com marcas e produtos acontece, na maioria das vezes, em ambiente online e por meio de dispositivos móveis.

Além disso, esses jovens tendem a ter um olhar mais crítico, valorizando empresas que realmente manifestam preocupação com causas sociais e ambientais e que são transparentes em suas práticas.

Eles também buscam inovação e experiências autênticas, interagindo com conteúdos dinâmicos como vídeos curtos e engajando-se diretamente nas redes sociais. Vivendo em um mundo onde a informação é imediata, a Geração Z quer rapidez, conveniência e uma experiência de compra que seja integrada e sem barreiras.

Os impactos das novas gerações no comportamento de compra

Agora, explicaremos cada um dos fatores que geram as mudanças no comportamento de compra das novas gerações. Confira!

Tecnologia

Sem dúvida, a tecnologia é um dos fatores mais importantes nas mudanças do comportamento de compra das novas gerações. A Geração Z e, até mesmo a anterior, Millennials, são pessoas que vivem conectadas.

Eles utilizam a internet como seu principal meio de comunicação. Se você fizer uma pergunta complexa a uma pessoa de alguma dessas gerações, a primeira ação dela será pegar um smartphone e buscar a resposta na internet, o que também é percebido no consumo.

Esses consumidores têm o hábito de procurar produtos e serviços na internet, antes mesmo de ir até o mercado tradicional. Para alcançar essa audiência, as empresas precisam investir em presença digital.

Assim, é importante ter bons perfis nas redes sociais, sites, e-commerce e fazer um bom trabalho de marketing digital. Graças a tecnologia, adotar essas ações já não é mais um desafio. Atualmente, é possível oferecer uma experiência interativa e personalizada na internet para conquistar a atenção desse público.

Consumo consciente

As novas gerações têm se preocupado muito com o impacto de suas escolhas. Com isso, elas tendem a dar preferência para marcas que adotam práticas mais éticas, transparentes em suas ações e têm um apelo à sustentabilidade. Ou seja, o consumo consciente é uma prioridade e as novas gerações estão bem atentas às empresas que, efetivamente, adotam essas práticas.

Portanto, implementar ações simples como, reduzir a pegada de carbono, utilizar embalagens ecológicas ou, até mesmo, apoiar iniciativas sociais se tornam fatores diferenciais na hora da compra.

Experiência omnichannel

Omnichannel significa integração de vários canais, que podem ser de comunicação, vendas ou pagamento. Esse tipo de experiência tem se tornado uma exigência para as novas gerações.

Afinal, esses consumidores estão acostumados a transitar entre o ambiente online e offline. Logo, eles esperam uma integração perfeita entre os diferentes canais de interação e compra.

Inclusive, hoje já existem grandes redes de lojas que abriram os olhos para essa integração omnichannel. Em certos estabelecimentos, o cliente pode iniciar a compra pelo site, fazer o pagamento e ir até a loja apenas para retirar o produto.

Existe também a possibilidade de ele experimentar o produto em uma loja física e finalizar a compra pelo celular, sem perder a continuidade e a conveniência. É preciso ficar atento a esse detalhe se você não quer ficar para trás no seu mercado.

Autenticidade das marcas

A busca por autenticidade também é uma marca importante nas mudanças do comportamento de compra da Geração Z. Esses consumidores estão em busca de marcas com valores reais.

Ou seja, eles procuram empresas que efetivamente demonstrem que têm compromisso com seus princípios e não executem campanhas ou ações artificiais. Por isso, empresas que transmitem uma mensagem verdadeira e se conectam emocionalmente com o público tendem a se destacar — especialmente em um mercado saturado de informações.

Personalização

A personalização é outra tendência importante para engajar as novas gerações. Os consumidores mais jovens valorizam ofertas e conteúdos adaptados aos seus interesses pessoais.

A boa notícia é que com a ajuda da tecnologia, as empresas conseguem criar experiências únicas para cada cliente, adaptando e personalizando ações que vão desde o marketing até o produto final.

Busca por novas experiências

As novas gerações estão em busca de experiências significativas. Mais até do que adquirir novos produtos. Esses consumidores dão valor às marcas que proporcionam vivências autênticas e memoráveis.

Essas experiências podem ser oferecidas por meio de eventos exclusivos, algum conteúdo interativo e, até mesmo, um design diferenciado. Essa busca reflete a preferência por um consumo que vá além do material e ofereça algo emocionalmente envolvente.

Experiência de compra em tempo real

A possibilidade de comprar em tempo real tornou-se uma tendência entre as novas gerações. Esse público aprecia a conveniência e a imersão que essas experiências proporcionam.

Assim, esse processo permite que os consumidores conheçam e adquiram produtos de forma imediata, enquanto interagem com influenciadores ou representantes da marca.

Influenciadores digitais

Como tocamos no termo influenciadores, precisamos discorrer sobre como eles estão impactando o comportamento de consumo das novas gerações. Inclusive, gerando impactos diretos na tomada de decisões de compra.

Com uma conexão autêntica com seus seguidores, eles servem como intermediários de confiança entre as marcas e o público jovem. A recomendação de um influenciador relevante pode ser decisiva para a escolha de um produto ou serviço.

Portanto, essa é uma estratégia poderosa para as empresas que buscam alcançar esse segmento de consumidores.

A adequação das empresas ao comportamento de compra das novas gerações

Não existe segredo para se adaptar às novas tendências de consumo das gerações mais jovens. Você pode adotar algumas práticas simples, mas que farão toda a diferença nos resultados para os próximos anos. Entre elas, destacamos:

  • investimento em transparência e sustentabilidade;
  • aposta em produtos e serviços personalizados;
  • presença digital forte, autêntica e marcante;
  • oferecer uma experiência de compra em vários canais, perpassando entre o físico e o online e abrindo a possibilidade de fazer vendas por meio de redes sociais;
  • trabalhar com influenciadores digitais de áreas afins ao seu negócio;
  • investir em inovação com o foco de buscar novidades para o público mais jovem.

As novas gerações estão redefinindo o comportamento de consumo, trazendo valores, hábitos e necessidades diferentes, bem como desafios para os gestores. Para conquistar esse público, as marcas precisam se adaptar e oferecer experiências relevantes e alinhadas a esses novos padrões.

Gostou do conteúdo? Entre em contato e veja como podemos ajudar você a desenvolver estratégias personalizadas para conquistar seu público e personalizar a experiência dos seus clientes.


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