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Sat May 13 20:07:39 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING
Utilize o reels para atrair mais clientes para o seu negócio

O reels aumenta o alcance do seu perfil nas redes sociais e pode trazer mais resultados para o seu negócio.

· 24/03/2023 · Atualizado em 13/05/2023
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Se você está com dificuldade nas redes sociais, já tentou de tudo e nada deu certo e se está precisando de algo que seja um ímã de seguidores, com títulos magnéticos, com pessoas visualizando o seu negócio todos os dias, mas não sabe nem por onde começar, vamos te mostrar uma das ferramentas do momento: reels. 

O reels é o maior investimento do Instagram no momento. O algoritmo dele funciona de forma totalmente diferente das outras postagens. Ou seja, quando você posta um carrossel, uma foto estática, você está sendo visto, apenas, pelas pessoas que te seguem. Quando você usa o reels, você tem o poder de elevar o seu alcance. 

Mas, por que o Instagram eleva o alcance do reels? Porque ele nos faz propaganda. Então, todas as vezes que você vê um áudio em alta, muita gente vendo aquele vídeo, é sinal que o Instagram está entregando cada vez mais aquele reels. Ele faz isso porque somos a divulgação da ferramenta. 

A lógica é: quanto mais pessoas estiverem usando, mais pessoas vão querer usar também. Olha o tamanho desse poder: quanto mais uso, maior o seu alcance e a quantidade de pessoas que pode visualizar o seu negócio.

Significa que não devemos mais postar fotos ou carrossel? Não. Isso quer dizer que, agora, você tem mais uma ferramenta para usar dentro do Instagram, com um poder gigante de fazer você chegar a mais pessoas, todos os dias.

Recursos do reels

E, como o reels funciona? Quando você clica no ícone que representa o reels (uma caixinha com uma seta dentro, como se fosse um play), você já consegue visualizar os vídeos em alta para se inspirar.

Para adaptar isso ao seu perfil, você clica em “usar áudio” e já abre uma tela com áudios, filtros, velocidade, todos os recursos que você pode usar. Em Layout, você pode dividir a tela em dois, em três, em quatro, quantas vezes você quiser para mostrar seu produto de uma forma muito variada e dinâmica.

Com o temporizador, você pode elevar o seu nível na hora de começar o seu reels. Ele é ideal para você ensaiar o seu vídeo, porque os três primeiros segundos são muito importantes e o temporizador vai te ajudar no momento de se preparar, colocando três segundos ou 10 para você se deslocar e iniciar o vídeo, por exemplo. 

É bom ressaltar que os três primeiros segundos do seu vídeo são extremamente importantes, é o momento de saber se as pessoas vão continuar assistindo ao seu reels. 

Uma outra novidade recente do Instagram é a câmera dupla. Você tem a oportunidade de filmar seu rosto e o que você está vendo do outro lado da câmera. Por exemplo, você pode dar uma aula, fazer tutoriais, cozinhar, mostrar ambiente e usar a sua criatividade para criar um conteúdo cada vez mais dinâmico. 

Essa ferramenta da duplicidade de imagem, que você tem de espelhar o que os seus olhos estão vendo, acaba atraindo a atenção das pessoas para o que você está mostrando. E isso desperta a curiosidade! 

O que não fazer no reels?

Primeiro, entenda que, quando você for gravar, é preciso limpar a câmera. Pode parecer uma dica muito simples, mas ela é relevante. Observe a iluminação do local para garantir qualidade e uma melhor entrega do conteúdo.

O Instagram já avisou que em vídeos que não tem uma boa qualidade, tem uma baixa entrega e não vão muito longe.

Preze pela autenticidade e personalidade

Outro ponto importante é não copiar o trabalho de outros perfis. O conteúdo do Instagram, é muito dinâmico e precisa ter autenticidade e personalidade. Cada um no Instagram tem conteúdo diferente e seguidores próprios. Se você copia, pode não ter o mesmo resultado que o outro perfil. 

Lembre-se que, nas redes sociais, os áudios e conteúdos são para a gente se inspirar. Eles são referência. O copiar vai te deixar cada vez mais atrás da concorrência. Porque você sempre será o espelho de alguém e não mostrará sua originalidade.

Atenção às margens

Respeite as margens do Instagram para não prejudicar suas legendas e outros elementos. A própria rede social mostra as margens, quando você arrasta o texto dentro do vídeo.  

Uma dica muito importante: cuidado com excesso de informações na tela. Os reels devem ser rápidos e dinâmicos. Se você colocar muita informação na tela, as pessoas não vão ler, porque o vídeo passa rapidamente. 

Faça vídeos verticais

Os vídeos precisam preencher toda a tela. Se não, sua entrega pode ser restrita. Todas as vezes que você for fazer um reels, lembre-se que a posição deve ser a vertical, câmera em pé. Quando você faz na horizontal, podem ocorrer dois erros: tarjas pretas e, se você esticar ou redimensionar o vídeo na tela, perde a qualidade.

Conheça seu público

Tenha cuidado com o conteúdo que você entrega. Às vezes, os resultados não aparecem exatamente porque você não conhece seu público. E, com isso, você entrega um conteúdo que não agrega muito ao seu potencial cliente. 

Preste atenção ao conteúdo que você vai entregar, não copie a concorrência, conheça bem sua persona e tudo isso vai te ajudar a planejar o seu conteúdo de uma forma que agregue valor às pessoas. Siga essas dicas para ser um ímã de seguidores nas suas redes sociais e atrair cada vez mais pessoas para o seu negócio. 

Artigo escrito a partir do vídeo do Sebrae Talks: Reels para iniciantes! Aprenda com Manu Palpiteira

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Instagram para empresas: 10 dicas para promover seu negócio

10 aplicativos para destacar as suas publicações nas redes sociais

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