this is an h1

this is an h2

Tue May 23 01:37:59 BRT 2023
Mercado e Vendas | CONSUMO
Veja como o mapa de comportamento turista pode ajudar seu negócio

Modelo de mapa de comportamento turista do Rio Grande do Sul pode ajudar pequenos empreendedores a conhecer melhor o perfil dos turistas e melhorar suas ofertas

· Atualizado em 23/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Um mapa de comportamento turista é importante para o trade turístico dos municípios entender melhor as motivações de viagem do turista. Atentos a esta questão, o Sebrae RS, em parceria com a Secretaria do Turismo do Estado do RS e com a Wine Locals, lançaram em 2022 o Mapa de Comportamento Turista do Rio Grande do Sul com a intenção de ajudar os empreendedores a encontrarem informações úteis no setor e a definirem melhor o público-alvo e gerar mais oportunidades de negócios

De acordo com Amanda Paim, Coordenadora de Turismo do Sebrae RS, é importante entender o mercado antes de pensar na oferta. Entender e conhecer melhor o perfil e as motivações dos turistas que viajam ao estado, como seus hábitos, características, necessidades e expectativas, é fundamental para elaborar estratégias e adequar as soluções oferecidas pela empresa ao que o mercado e os clientes realmente precisam.

A ferramenta traz uma série de informações importantes para empresas que atuam no ramo turístico, ajudando a ampliar o conhecimento sobre os perfis de consumidores, sobre as ações que podem ser adotadas para melhorar a oferta e a promoção de produtos e serviços além de mapear as oportunidades de negócios e fornecer dados para apoiar o posicionamento e a comunicação das pequenas marcas.

O Mapa de Comportamento Turista do RS vai além dos dados sócio-econômicos tradicionais, e coloca o consumidor no foco, considerando fatores psicográficos, como motivações de compra, perfil e contexto para analisar comportamentos de compra. 

Trabalhar com o mapa traz diversos benefícios para os empreendedores do setor como:

  1. Visão estratégica de todos os perfis de consumidores.
  2. Qualificação do trade para melhorar a oferta e a promoção no mercado.
  3. Mapeamento de oportunidades de negócio e abordagem no mercado.
  4. Definição de posicionamento de marca e focos de atuação no mercado.
  5. Definição de conteúdos e temas de comunicação para a marca a partir das motivações e características do consumidor.
  6. Ponto de partida para classificação de leads gerados nas ações de CRM Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente) segmentado.

O mapa foi construído sob o enfoque das principais motivações de consumo de turismo do consumidor, destacando os pontos de interesse para o público local, regional, nacional e internacional. Analisando cada perfil com exemplos reais de manifestações nas redes sociais, e partindo de um agrupamento de acordo com seu comportamento mais básico (foco no “eu”, foco em “segurança” e foco no “agora”), o Mapa de Comportamento Turista do Rio Grande do Sul apresenta 12 perfis macro de turistas que são desdobrados em 34 personas e 46 motivações.

Quanto às motivações bases entre os perfis, destacam-se:

Foco na segurança

  • A zona de conforto é mais importante que qualquer risco;
  • O grupo a sua volta garante o pertencimento;
  • Busca sempre o custo-benefício.

Foco no agora

  • Buscam status e reconhecimento;
  • Intensidade do evento único, sempre fortemente influenciado pelo seu entorno;
  • Tudo precisa ser compartilhado.

Foco no eu

  • Motivações mais “profundas";
  • Buscam experiências de equilíbrio para o corpo e a mente;
  • "A procura da próxima epifania”.

O mapa é uma ferramenta analítica que contribui para a identificação de perfis e personas de forma mais assertiva tendo o consumidor como ponto de partida do trabalho. Para usar bem o mapa, Amanda Paim explica que é interessante priorizar três perfis e, para isso, há quatro critérios que devem ser utilizados nesta escolha: relevância, legitimidade, diferenciação e atratividade. Depois de priorizar os três perfis, a segunda dica é usar a criatividade para explorar novas possibilidades de trabalhar com esses públicos.

Conheça o Mapa de Comportamento Turista do RS: 

Saiba como utilizar o Mapa de Comportamento Turista no Rio Grande do Sul para potencializar o próprio negócio aqui

Para entender mais sobre o turismo no RS, ouça o Podcast Plano de Voo, do Sebrae: #88 – Um raio-x sobre o turismo no RS . Neste episódio, o bate-papo é com Amanda Paim, responsável pelos projetos de turismo no Sebrae RS, e o COO (Diretor de Operações) da Wine Locals, Matheus Vigel, que apresentaram os resultados do estudo Mapa de Comportamento do Turista.

O Sebrae traz ainda conteúdos para contribuir com o empreendedor para o sucesso do seu negócio e cursos pelo WhatsApp:

Empreendedor de Sucesso: Vai ajudar você a elaborar metas claras e plano de ação e refletir sobre suas atividades empreendedoras e autodesenvolvimento.

Inovação e possibilidade de crescimento: Você compreenderá qual é a importância de implementá-la em seus negócios, seguindo as etapas para explorar possibilidades e produzir resultados satisfatórios. Vai se conscientizar do valor e dos benefícios da inovação para o seu negócio e vai identificar e desenvolver ações organizadas para analisar e aproveitar oportunidades.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?