O número de pessoas solteiras cresceu no Brasil e no mundo e, com ele, o consumo para um. Você está preparado para atender esse nicho de mercado?

Pesquisas no Brasil e no mundo mostram que, a cada ano, o número de pessoas que estão preferindo viver só, sejam solteiras, divorciadas ou viúvas, cresce exponencialmente.
Segundo a pesquisa realizada pela Euromonitor Internacional, “o número de residências com um único morador deve crescer a uma taxa média anual de 1,9% nesta década”.
Até 2030, a estimativa é que haja um aumento de 120 milhões de residências de uma única pessoa, o que corresponde a um aumento de 30% em relação a 2018.
Aqui no Brasil, a tendência é a mesma. Em 2010, de acordo com o Censo Demográfico do IBGE, havia 90 milhões de pessoas solteiras na população. No ano de 2017, o Instituto Ipsos, empresa de pesquisa e inteligência de mercado, apontou que 54% da população do país se declarou solteira, sendo as cidades de maior concentração deste público: Salvador (60%); Belo Horizonte e Brasília, ambas com 56%.
Ainda de acordo com o IBGE, em 10 anos, o número de pessoas que vivem sozinhas passou de 10,4% para 14,6% e os motivos apontados para a decisão de permanecerem solteiras foram: se sentem mais independentes (25%), livres (23%), e com maior privacidade (50%).
Só para citar mais uma pesquisa, em fevereiro deste ano, pesquisadores do Pew Research Center, em amostra com 2,6 mil norte-americanos solteiros, mostraram que 56% dizem não estarem procurando um relacionamento ou encontros casuais, ou seja, estão fora do mercado de namoro.
Pois é, a opção pela vida solo vem crescendo e, com as mudanças do comportamento e do tamanho da família, surge um novo cenário de consumo: o consumo para um. Mas será que o mercado está preparado para atender esses clientes potenciais?
O exemplo das cias. marítimas
Um segmento do turismo que já há algum tempo tem dado atenção especial a este público e está investindo cada vez mais é o de cruzeiros marítimos.
Alguns deles chamam mais a atenção dos adultos solteiros ou os que viajam entre amigos.
Neste caso, no geral, são cruzeiros marítimos que não tem atividades ou atrativos para crianças, são navios menores, com duração maior e que passam por destinos que os pequenos não têm interesse, como Norte da Europa, Canadá ou Alasca, ou seja, lugares mais frios.
Alguns exemplos ficam por conta da Holland America Line, Princess Cruises, Celebriy, entre outras.
Algumas companhias, como a Fred Olsen Cruise Line, a Singles Travel Internatinal e a Singles Travel Company´s Cougar Cruise resolveram focar em solteiros e com mais de 30 ou 50 anos, fornecendo para esta faixa etária muita aventura, história, cultura e possibilidade de se enturmar com gente da mesma idade.
Já o Valiant Lady, segundo navio da Vigin Voyages, entrou em operação na Europa em março deste ano e foi todo projetado para oferecer experiências somente para adultos.
Antigamente, a ideia de viajar só desanimava logo de início pelo valor, sempre ficava mais caro ou o cliente teria que pagar pelo preço de uma cabine dupla. Contudo, esse cenário está mudando.
Uma das pioneiras a pensar nos viajantes solo foi a Norwegian Cruise Line. A companhia construiu cabines e áreas comuns para viajantes solteiros.
As cabines studios foram projetadas com o tamanho ideal para viajantes individuais e sem a necessidade de ter que pagar por uma cabine dupla. A oferta de rotas desta empresa é variada, com opções pelas Bahamas, ilhas gregas, mediterrâneo e América do Sul.
A companhia inglesa Fred. Olsen Cruise Line, já aposta em poucos passageiros e dispõe de cabines individuais em todos os seus navios. Os roteiros são pela Europa, Caribe, África, Ásia e América do Norte.
O navio Quantum of the Seas, da Royal Caribbean International, tem 75 itinerários com a cabine single disponível, partindo de Xangai, na China, rumo a cidades do Japão e/ou Coréia do Sul.
Focada em cruzeiros marítimos de luxo, a Crystal Cruises, conta com 25% de seu público inserido nesse nicho, assim, oferece muitas opções de atividades e condições para viajantes individuais.
Festas para solteiros, workshops e mesas compartilhadas nos restaurantes são algumas das opções. As cabines são apenas duplas, porém o valor tem desconto que varia de acordo com a disponibilidade.
A empresa italiana Costa Cruzeiros, possui acomodações individuais em metade de seus navios, incluindo o Costa Favolosa e Costa Fascinosa, com 17 cabines individuais cada.
Com saídas do Rio de Janeiro e de Santos, percorre destinos na América do Sul e, também, há itinerários pelo mundo todo, incluindo Dubai, Extremo Oriente, além de uma opção de volta ao mundo.
O exemplo das cias. marítimas pode e deve ser seguido pelo trade, como agências de viagens, hospedagens, organizadoras de eventos, operadoras de turismo, entre outros.
Investir neste nicho do mercado, composto por pessoas solteiras ou descomprometidas, é uma ótima opção para aumentar o potencial competitivo da sua empresa e ampliar seus negócios.
Não perca tempo, busque entender as principais características e demandas desse perfil de cliente, procure adaptar seus roteiros e serviços e pense em uma estratégia de marketing digital com conteúdo que desperte seu interesse. Conquistar este público pode ser a chave do seu sucesso.
Quer ter uma ideia de como é um cruzeiro marítimo só para adultos? Assista ao vídeo do canal no YouTube, Viaje por Conta e conheça o navio Valiant Lady da Virgin Voyages.
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Quem decidiu expandir seus negócios para plataformas do tipo marketplace deve se ligar na precificação, ou seja, na definição do valor cobrado pelos produtos e serviços oferecidos. Cada um dos gigantes brasileiros do setor possui suas próprias regras, o que influencia a margem de lucro do empreendedor que busca a parceria. Saber qual preço cobrar é sinônimo de vender bem. Por isso, o Sebrae criou uma planilha pra ajudar o empreendedor a chegar no valor ideal para se manter na vitrine de uma grande loja virtual. A Calculadora de Marketplace ajuda a definir montantes justos, mantendo o equilíbrio para se negociar on-line com rapidez, visibilidade e, claro, mais retorno para o negócio. Quais são os custos para entrar (e ficar) no marketplace? O marketplace representa uma forma viável de alavancar seus negócios utilizando o serviço de grandes marcas com custos reduzidos. Mas eles existem, não é mesmo? Os principais são: Taxas sobre as vendas: é um percentual ou comissão sobre o faturamento com a venda de cada produto, que vai de 5,99% a 30%, dependendo do marketplace. Frete: quando o envio é feito pela operação do próprio marketplace, é cobrado um fixo que varia de acordo com a categoria e as características do produto, bem como com o relacionamento do vendedor com a plataforma. Além disso, é preciso estar em dia com a documentação que costuma ser exigida, principalmente pelas grandes redes de varejo, antes da autorização para vender no espaço virtual. Ex.: Inscrição na Receita Federal como pessoa jurídica (CNPJ); Certidões negativas de débitos tributários, trabalhistas e previdenciários; Contrato social atualizado; Aquisição de sistema para emissão de nota fiscal; Contrato assinado com a empresa de marketplace. É possível calcular os números ideais para operar em marketplace? A resposta é “sim”! E, para facilitar a sua vida, você pode baixar a planilha de precificação para marketplaces, que também pode ser chamada de calculadora de marketplace. Desenvolvida pelo Sebrae, ela é uma ferramenta de apoio na construção da estratégia de preços para a venda on-line de seus produtos/serviços. Quais são os requisitos para usar a calculadora de marketplace? Ao usar a calculadora de marketplace, é importante verificar: Os produtos que irá comercializar; A taxa da categoria dos produtos; Quanto pagará de frete; Qual a margem de contribuição desejada; Caso já venda em marketplaces, a quantidade de produtos vendidos para analisar e construir a melhor estratégica de margem x giro; Os preços praticados pelos concorrentes. Ah, vale lembrar que, com a Calculadora de Marketplace, você também poderá estimar o impacto dos descontos praticados. A planilha está em formato xlsx (planilha editável), bem simples de usar. E então, que tal descobrir agora mesmo se você está cobrando preços adequados pelos seus produtos? Onde eu encontro a calculadora de marketplace? Você está a um clique de ter a sua! Baixe AQUI a calculadora de marketplace do Sebrae e seja um craque na precificação! Quer mais informações sobre marketing em seu empreendimento? Participe do nosso grupo do Telegram. Telegram Sebrae Marketing Digital Conteúdos exclusivos sobre o mercado digital. Conecte-se com ideias e dicas de sucesso para o seu negócio.
November, 2023
Empresários adotam medidas para evitar o coronavírus
Devido à pandemia de Covid-19, ou novo coronavírus, declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pequenos negócios precisaram se adaptar para minimizar os efeitos das determinações das autoridades de saúde e conter o avanço da doença. Para não oferecer risco aos clientes e aos funcionários, empresas adotaram algumas medidas para evitar uma queda ainda maior no faturamento. Para enfrentar a crise, o serviço de delivery de comida italiana em Brasília Tomatino da Nonna apostou em promoções e facilidades para os clientes. A dona do negócio, Maria Amélia Arena, diz que uma das maiores preocupações é incentivar as pessoas a ficar em casa. "Em momentos de crise, os empresários têm a tendência de querer ganhar mais dinheiro e aumentam os preços. Nós baixamos os preços e fizemos uma promoção online evitar a movimentação de pessoas em restaurantes. Então, agora, quem compra quatro porções, já com o preço reduzido, ganha a quinta. É uma quantidade suficiente para alimentar uma família de até seis pessoas que está em casa", afirma. As entregas também são realizadas de forma diferenciada para evitar o contato direto com os clientes. O pagamento deve ser feito previamente por transferência bancária ou cartão de crédito para dispensar o uso de máquinas de cartão. Além disso os entregadores, que passaram a usar máscara e luvas, deixam as encomendas na portaria dos edifícios ou do lado de fora das residências. Maria Amélia conta que a preocupação se estende aos funcionários que trabalham na produção dos pratos. Quem usa transporte coletivo foi liberado do trabalho e quem tem veículo particular ganha um adicional para arcar com o combustível. "Acreditamos que, se cada um fizer um pouquinho, tudo melhora, inclusive esse pânico que estamos vivendo. Nesses momentos, precisamos desses pequenos atos de cuidado com o próximo, por isso nós nos adiantamos e estamos fazendo o possível para evitar a propagação do vírus", completa a pequena empresária.
November, 2023
Como vender mais na Black Friday: estratégias para o sucesso
A Black Friday é um evento anual aguardado com ansiedade por consumidores e lojistas. É a maior temporada de vendas do ano. A data vai se aproximando e a expectativa de promoções imperdíveis aumenta, uma oportunidade de ouro para você, empreendedor e empreendedora, aumentar as suas vendas. Se você deseja aproveitar ao máximo essa data e descobrir como vender mais na Black Friday em 2023, leia esse artigo até o final e aprenda estratégias poderosas que irão ajudá-lo a se destacar e aumentar suas vendas.
November, 2023
Como adotar práticas ESG e se tornar uma marca responsável
O ESG (Environmental, Social and Governance) é um termo que sintetiza preocupações com questões relacionadas ao meio ambiente, social e governança. É essencial que as pequenas e médias empresas atuem dentro das boas práticas de ESG. Environmental ou meio ambiente diz respeito a uma atuação de baixo impacto ambiental. O social está relacionado à responsabilidade social e à atuação junto aos colaboradores e à comunidade. Já governance ou governança se baseia na transparência, prestação de contas, ética e na gestão eficiente e efetiva. Atualmente, investidores e sociedade esperam uma nova postura das empresas. Ser responsável e manter boas práticas de ESG é um diferencial que traz algumas vantagens, como: Incentiva investimentos Geralmente, as empresas que adotam práticas ESG são estáveis e têm um maior controle dos seus gastos e custos. Elas transmitem mais segurança para investidores e clientes. Performance financeira Um fator leva a outro. Com mais investimentos, melhor a performance financeira. Empresas com práticas de ESG focam mais na performance, na otimização de processo, o que poupa recursos. Fortalecimento do relacionamento com cliente Uma boa reputação fideliza e atrai mais clientes, já que eles se identificam com os valores da organização. Retenção de talentos Como o ESG promove a qualificação e o cuidado com os colaboradores, a empresa consegue reter seus talentos e promover um clima organizacional de qualidade. Diminui o desperdício A redução de custos está presente nos três eixos do ESG, de maneira que acabam promovendo novos hábitos e uma mudança da cultura organizacional sustentável. Também é possível reduzir riscos financeiros, já que a empresa passa a ter uma postura mais consciente, seja no uso dos seus recursos ou no controle das suas ações. Como criar uma marca responsável? Confira boas práticas para se criar uma marca responsável de acordo com os pilares do ESG: Meio ambiente Você pode adotar um modelo de negócio com base na ecoeficiência, propondo, por exemplo, a diminuição do consumo energético e hídrico, evitando desperdícios ou incentivando o uso de garrafas e copos de vidro em vez de plástico. Social Promova a diversidade e a inclusão. Invista na qualidade do ambiente de trabalho. Ofereça condições e segurança no contrato de trabalho dos seus colaboradores. Opte por fornecedores locais e faça parcerias. É uma maneira de contribuir para o desenvolvimento econômico da sua cidade. Governança Defina e promova regras de conduta ética para que todos os colaboradores tenham comportamento adequado e alinhado com os valores da empresa. Faça um planejamento dos gastos e mantenha o controle e a avaliação constante. O ESG não é apenas para as grandes empresas, todo empreendedor deve ter responsabilidade com seu negócio e reverter em boas práticas para a sociedade. Além de ser apropriado, é estratégico e um diferencial que pode atrair investidores e clientes. Para saber mais, leia os textos a seguir: Sustentabilidade: a prática que só gera vantagens 5 tendências para uma indústria de moda mais digital e sustentável
October, 2023
O que é PLR no marketing digital
PLR é a sigla para Direitos de Marca Própria ou Private Label Rights. São infoprodutos com licença de propriedade intelectual, que você adquire e pode modificar e revender no mercado. PLR é um conceito utilizado na comercialização tanto de produtos físicos quanto digitais. No entanto, no marketing digital e de afiliados, ele popularizou-se nos últimos anos com os infoprodutos que podem ser customizados e revendidos. Eles podem ser e-books, cursos on-line, vídeos, landing pages, infográficos, podcasts, entre outros. Quando um infoprodutor opta por um PLR, ele não cria um conteúdo original. Ele adquire os direitos de uso e revenda do material, podendo assim customizar e utilizar como quiser. Uma das vantagens é que ele não precisa investir na produção e pode trabalhar com foco no marketing digital do infoprodutos. Além disso, aumenta a agilidade e escala na produção do conteúdo. Como você já parte de um conteúdo pronto, você ganha tempo, afinal, produzir conteúdo requer dedicação, planejamento e outros fatores. Basta adaptar o material que você comprou à sua identidade e necessidade. Diminuindo esse tempo de produção, também reduzem os custos envolvidos no processo. Por exemplo, se você for fazer um vídeo, precisa ter uma câmera, iluminação, cenários, equipamento de edição, entre outros. O PLR acaba sendo ideal para quem está iniciando seu processo de empreendedorismo e deseja escalar sua produção, com baixo custo. Para decidir qual é o melhor PLR, você precisa, antes de tudo, conhecer o seu público-alvo, o seu nicho de mercado. Quanto mais próximo do seu cliente, menos adaptações serão necessárias no PLR. Lembre-se de ter atenção com a qualidade e a reputação do PLR para não ter problemas futuros. Uma das desvantagens desse tipo de produto é, exatamente, a baixa qualidade. Como o PLR é feito para que outros infoprodutores façam a adaptação e revendam, pode ser que ele fique muito genérico e superficial. Outro problema pode ser o conteúdo semelhante em vários tipos de PLR. Para ter sucesso, o ideal é diferenciar o seu produto, trazer algo novo e relevante ao cliente. Uma dica é utilizar o PLR ao longo do funil de vendas, como brindes e incentivos para que os leads se cadastrem na sua lista de e-mails e, assim, você comece um relacionamento mais próximo com eles. Outra opção é para quem deseja criar um curso on-line mas não tem as habilidades necessárias ou tempo para fazer. Você também pode optar por criar um PLR para outros negócios e afiliados. Entretanto, para isso, é preciso ter experiência e conhecimento na temática do infoproduto para que ele seja de qualidade e atraia potenciais revendedores. Percebe-se que o PLR é mais uma alternativa dentro do marketing digital. Você pode focar nele ou utilizá-lo ao longo da sua estratégia. A garantia do sucesso está no bom planejamento e acompanhamento das métricas das suas ações. Conhecendo seu público, adaptando, testando e avaliando, é possível saber se você está indo pelo caminho certo ou se deve fazer ajustes. Para saber mais, leia os textos a seguir: Quais os benefícios do mercado de afiliados para o empreendedor? Varejo on-line: o programa de afiliados
October, 2023
Confira 5 aplicativos gratuitos para editar suas imagens
Aplicativos de edição de imagens podem ajudar na hora de publicar o seu conteúdo nas redes sociais de forma mais atrativa e profissional. Isso porque eles permitem que as imagens sejam ajustadas e melhoradas com ferramentas, como correção de cor, contraste e brilho. Além disso, esses apps oferecem opções de filtros e efeitos visuais, que dão um toque extra aos posts. Como são fáceis de usar e acessíveis, muitos aplicativos permitem que os empreendedores produzam conteúdo de qualidade, sem gastar muito dinheiro com softwares de edição, que costumam ser caros. São muitas as vantagens de se utilizar os editores de imagem na hora de produzir o seu conteúdo para as redes sociais. Você pode retocar suas imagens, gerenciar sua galeria de fotos pelo celular, fazer ajustes manuais, além de conseguir incluir texto e outros ícones nas suas publicações. Separamos cinco aplicativos de edição de imagens que possuem verões gratuitas para Android e iOS. Confira! Adobe Lightroom Com o Adobe Lightroom você pode ajustar cor, brilho, contraste e textura das imagens. Ele também permite que o usuário crie suas próprias definições ou utilize a função automático, que melhora a qualidade da imagem. O aplicativo é gratuito, mas traz ferramentas pagas, como remoção de pessoas e objetos. Canva O Canva possui uma versão para desktop e o usuário pode acessar a plataforma sem precisar baixar o aplicativo. É possível editar imagens e vídeos, fazer montagens, apresentações e outros documentos, como cartão de visita. É uma plataforma de design que traz layouts prontos para serem personalizados. Pixlr Pixlr possui versões para desktop e smartphones. É indicado para correções ou criação de imagens. O aplicativo tem funcionalidades como filtros, realce de cores, redimensionamento ou corte de fotos. Também tem pincéis, efeitos especiais, filtros, sobreposição, molduras e caixas de texto. O aplicativo é gratuito, mas possui uma versão paga sem anúncios e com mais recursos. Snapseed É o editor de fotos do Google. O Snapseed traz recursos de edição presentes em softwares profissionais, como equilíbrio da iluminação, ajuste de cores, mudança de perspectiva da imagem, entre outros. Você também consegue aplicar filtros e efeitos, ajustar a intensidade e desfazer ações anteriores. VSCO É um aplicativo de edição muito utilizado pelos usuários do Instagram porque tem filtros que podem ser aplicados nas fotos publicadas. Com o VSCO, é possível aumentar e diminuir intensidade, adicionar molduras, ajustar contraste e claridade das imagens. São 12 opções de filtros na versão gratuita. Para obter mais efeitos, é preciso fazer uma assinatura premium. Com esses aplicativos de edição de imagens, você consegue publicar conteúdo de qualidade e atrair a atenção do seu público. Eles fazem com que você transmita uma imagem de profissionalismo e, consequentemente, de confiança. Por isso, aproveite as versões gratuitas e use a criatividade na hora de publicar suas fotos. Para saber mais, leia os textos a seguir: Confira o guia de tamanhos de imagens para cada mídia social Quatro ferramentas fáceis e gratuitas para criar e editar imagens
October, 2023
Como lidar com o aumento dos custos para a indústria
Segundo levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em julho de 2022, a falta de insumos ou o alto custo das matérias-primas vêm afetando a indústria brasileira. Para te ajudar a enfrentar esse cenário e entender as perspectivas a curto, médio e longo prazo, convidamos o economista-chefe do Sistema Fiergs, André Nunes de Nunes. Ouça a entrevista completa com o especialista aqui. “A gente teve várias fases. Toda essa questão ligada à matéria-prima e ao abastecimento das cadeias de suprimento tem como origem o início da pandemia, quando a gente começa a viver um ciclo econômico sincronizado. Ou seja, todo mundo entra em recessão e lockdown mais ou menos ao mesmo tempo, as atividades param ao mesmo tempo, todos os governos quase ao mesmo tempo começam a oferecer estímulos ao consumo de bens”, explica André. Continue lendo para saber mais sobre os custos da indústria. Custos da indústria após a pandemia No final de 2021, o mercado começou a ver a normalização em alguns segmentos, mas sempre com algum impedimento na cadeia produtiva, como a falta de algum tipo de metal, entre outros. Além da pandemia, a guerra entre Ucrânia e Rússia também gera alta de custos e escassez de matéria-prima para as indústrias. “Até que tivemos o bloqueio do Canal de Suez, depois da invasão da Rússia na Ucrânia. Isso traz, de novo, tensão e aumento muito grande dos insumos e das matérias-primas”, complementa André. Estratégias para indústrias Para o momento, o especialista cita que buscar diversidade de fornecedores é uma boa estratégia. Ele também fala que a análise da linha de produção, para a busca da internalização de processos produtivos, e realização de backup no mercado interno, para reduzir a dependência das importações, são boas estratégias para esse momento nas indústrias. Continue lendo sobre os custos da indústria fazendo o download gratuito do nosso material completo aqui.
September, 2023
Cenário atual da indústria e os próximos passos
A indústria brasileira vem tentando manter o ritmo de crescimento visto na primeira metade de 2021, mesmo com os altos preços de insumos, que têm trazido desafios a diferentes setores. A pressão inflacionária interna e o aumento generalizado dos preços internacionais continuam achatando as margens em praticamente todos os elos das cadeias produtivas. A indústria de transformação, apresentou um tímido crescimento de 0,4% na primeira metade do ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. O resultado, que mostra estabilidade – um fato positivo, em meio a inúmeras incertezas no cenário econômico -, foi puxado pelos têxteis, defensivos agrícolas, componentes eletrônicos e calçados, entre outros. O reaquecimento de alguns setores que são consumidores nacionais e de alguns nichos exportadores, foram importantes para o resultado positivo. O avanço dos indicadores de produção passa por uma organização profunda das nossas cadeias produtivas, bem como pela interlocução entre os setores produtores. Nós aqui do Sebrae RS temos acompanhado de perto a nossa indústria e, recentemente, começamos a pesquisar os principais aspectos das nossas MPEs do setor. A capacidade produtiva das indústrias ainda está sendo utilizada abaixo do ideal e a compra de insumos de mais de 43% das empresas diminuiu no ano passado. Já pensando em 2022, mais da metade das empresas afirmaram que pretendem investir, mesmo com a que falta de capital de giro, o alto custo de matérias primas e uma carga tributária pesada. Quer saber informações da pesquisa? Então acesse o Panorama da Pequena Indústria no RS. Quero baixar o material
September, 2023
O que a indústria pode esperar?
A comemoração do dia da indústria vem com uma mensagem de resiliência: os primeiros meses de 2023 foram tão desafiadores quanto os de 2022. A indústria sentiu isso na pele e alguns setores foram ainda mais afetados pela atividade econômica fraca. De acordo com o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI), no primeiro bimestre do ano em relação ao mesmo período de 2022, o setor de bens de capital mostrou encolhimento de 9,5% na produção no Brasil. Esse dado contrasta com uma melhora inicial na produção de bens de consumo, tanto os duráveis (+7,6%) quanto os não duráveis (+2,4%). Em relação aos não duráveis, a nossa indústria de alimentos e bebidas foi um destaque positivo, mostrando força frente aos preços, que ainda pressionam os consumidores. Principais desafios O preço, inclusive, é um dos principais entraves para o avanço da produção industrial. Embora os preços estejam arrefecendo, ainda estão em patamares elevados, levando o consumo a uma desaceleração que perdura. Enquanto os preços se mantiverem altos e a taxa de juros, por consequência, permanecer neste patamar, nossa produção ainda ficará estagnada. Os desafios de ordem mais urgente que identificamos, tanto em pesquisa com as indústrias quanto em análises dos indicadores, estão na gestão dos estoques para indústrias de produção empurrada e na administração dos fluxos financeiros para a manufatura de produção puxada. A CNI estimou, em abril, que o PIB da indústria de transformação no Brasil deve ter uma retração de 1,3% em 2023. O cenário, que traz desafios da porteira para a fora, pode ser vencido de três maneiras: Preparando-se para aumentar a produtividade e ganhar vantagens competitivas. Ampliação da gama de fornecedores e negociações com os já cadastrados. Entendendo profundamente o cenário, as perspectivas e os desafios, evita-se o principal inimigo do planejamento: a falta de preparação e o sentimento de ser pego de surpresa. O que esperar? É fundamental compreendermos que o crescimento econômico e a inflação no Brasil não dependem apenas de fatores internos, muito pelo contrário. Como uma das grandes economias mundiais, somos afetados diretamente pelo que ocorre no mercado internacional. Taxas de juros, flutuações cambiais, comércio internacional e preço das commodities, que são os produtos básicos não industrializados, como soja, trigo, petróleo e carvão, estão entre os fatores que impactam diretamente na nossa economia. Com um cenário mundial com previsão de elevação da inflação e dos juros de queda do nível de atividade econômica, é esperado que ocorra influência também na atividade econômica brasileira. Para iniciar esta jornada de conhecimento sobre e para indústria, trazemos um material preparado em parceria com a Fundação Dom Cabral, que pode auxiliar você a compreender melhor o cenário atual e os próximos passos neste quebra-cabeças.
September, 2023
Aumente seus lucros com a precificação correta da mão de obra
Não existe produto ou serviço de qualidade sem mão de obra qualificada. E encontrar o balanço ideal entre os melhores profissionais a um custo que compense para a empresa é um dos maiores desafios dos empreendedores da construção civil. Afinal, para calcular o valor de uma obra, é necessário avaliar muitos fatores, como materiais destinados à estruturação do local, construção, acabamento e, claro, o trabalho dos profissionais envolvidos. Além disso, a qualidade de tijolos, telhas, seixo, areia, cimento e outros é vital para um bom resultado. Assim, é preciso investir em bons materiais e em mão de obra capaz de utilizá-los corretamente. Como precificar Mas quanto vale uma mão de obra eficiente? Primeiramente, é preciso estabelecer de que maneira o trabalho será cobrado: por dia trabalhado, por m² produzido ou por um valor fixo pela finalização. Independentemente da forma escolhida, tudo deve ser definido por meio de contrato antes do início do serviço. Se os custos da mão de obra forem cobrados por dia trabalhado, a diária pode variar entre R$ 100 e R$ 200, podendo ter reajuste de até R$ 20. Já o valor padrão para os custos com a mão de obra por m² pode variar entre R$ 900 e R$ 1.400, podendo ter reajuste de cerca de R$ 100. Por fim, se o trabalho for avaliado como um todo, sendo combinado um valor total desde o início da obra, tudo deve ser avaliado minuciosamente, inclusive levando em consideração possíveis imprevistos. Normalmente, cobra-se um percentual sobre o valor total da obra. Se o custo ficar no valor de R$ 100 mil, por exemplo, e for acordado com o mestre de obras que ele receberá 20% em cima desse valor, a mão de obra fica avaliada em R$ 20 mil. Outro fator que deve ser considerado é a instabilidade do mercado diante das crises vigentes. Dessa forma, independentemente de ser contratado um profissional autônomo ou uma construtora, é necessário discutir previamente se há possibilidade de reajustes no decorrer do ano e da obra em si. Custo Unitário Básico de Construção A grande lição é que, como qualquer serviço a ser realizado, um planejamento inicial é fundamental. Lembre-se de atentar para todos os materiais e tipos de mão de obra que serão necessários para a realização da obra. Mesmo para os menores trabalhos poderá ser preciso contratar profissionais de diversas áreas, como engenheiros, pedreiros e serventes, além de serviços adicionais, como carpintaria, pintura, entre outros. Outra ferramenta que ajuda nesse processo é o Custo Unitário Básico (CUB), um padrão calculado mensalmente pelos sindicatos da indústria e da construção civil, que considera leis trabalhistas e demais exigências do setor. A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) criou um site que reúne todo o material para você utilizar o CUB. Acesse aqui. E, para saber mais sobre o tema, você encontra muito conteúdo no Portal do Sebrae, como o artigo “Qualificação de mão de obra: entenda a sua importância para a empresa”, que explica como o investimento em seleção criteriosa e no desenvolvimento dos funcionários pode gerar excelentes retornos para a sua empresa. Saiba mais
September, 2023
Mapeamento de Valor para Indústria: mais eficiência e menos perdas
Os desafios da indústria são muitos, mas, com organização e identificando onde podemos melhorar, é possível vencê-los e ter uma produção muito mais fluida e eficiente. Com uma linha de produção, é possível identificar o estado atual de todo o processo e entender a situação em que a empresa se encontra. Depois de uma análise feita, é possível implementar um processo de melhoria contínua, para que os problemas possam ser resolvidos de forma sucessiva. Também é fundamental se atentar a equipe envolvida no processo de produção, ela é protagonista dessa transformação. Todo o processo citado até aqui tem um nome bonito: mapeamento de valor. É com a técnica de Mapeamento de Valor que conseguimos identificar os principais problemas nos processos do negócio, para, assim, resolvê-los de forma eficiente. No mapeamento, identificamos processos que geram valor e que não só devem ser mantidos, mas também melhorados. Além disso, é possível elencar as etapas que não necessariamente geram valor, mas são fundamentais para a manutenção da qualidade produtiva. Eles também devem permanecer no planejamento, visando sempre às melhorias que podem ser implementadas. Por fim, o mapeamento serve para identificar os processos que não agregam valor, tampouco são importantes para a qualidade da produção. Estes, sim, devem ser eliminados. Cada etapa desse mapeamento tem que ser feita levando em consideração uma série de aspectos técnicos. São alguns passos simples e que não exigem muito tempo nem gastos, mas que podem gerar um grande impacto na produtividade da sua empresa. Para identificar os gargalos no processo da sua empresa acesse o infográfico Mapeamento do Fluxo de Valor e otimize a produção da sua indústria. Clique para acessar
September, 2023
Entenda como a experiência do cliente ajuda ou atrapalha seu negócio
Em um mercado disputado, oferecer bons produtos ou serviços não basta para atrair e fidelizar clientes. Com tantas mudanças nas relações comerciais, as pessoas estão mais exigentes e cientes de sua importância e direitos. Sendo assim, é preciso pensar além. Pensar em quem sustenta seus negócios – na experiência que esse cliente mais ciente e exigente terá ao se relacionar com sua empresa. Trata-se de cuidar da relação com o cliente em todas as etapas, desde que conhece a marca até o pós-venda. Superar as expectativas é a ordem do momento. Pode ser uma atitude simples como estabelecer contato para saber sobre sua satisfação com o produto ou serviço ou ações mais elaboradas que o faça sentir especial. Neste e-book, você vai conhecer mais sobre a experiência do cliente, a importância de cuidar dessa relação e sugestões práticas para incrementar seu atendimento. Faça download, leia e prepare-se para atrair e fidelizar novos clientes!