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Mercado e Vendas | CLIENTE
Viagens para solteiros e adultos: o exemplo dos cruzeiros marítimos

O número de pessoas solteiras cresceu no Brasil e no mundo e, com ele, o consumo para um. Você está preparado para atender esse nicho de mercado?

· 08/02/2023 · Atualizado em 08/03/2024
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Pesquisas no Brasil e no mundo mostram que, a cada ano, o número de pessoas que estão preferindo viver só, sejam solteiras, divorciadas ou viúvas, cresce exponencialmente.

Segundo a pesquisa realizada pela Euromonitor Internacional, “o número de residências com um único morador deve crescer a uma taxa média anual de 1,9% nesta década”.

Até 2030, a estimativa é que haja um aumento de 120 milhões de residências de uma única pessoa, o que corresponde a um aumento de 30% em relação a 2018.

Aqui no Brasil, a tendência é a mesma. Em 2010, de acordo com o Censo Demográfico do IBGE, havia 90 milhões de pessoas solteiras na população. No ano de 2017, o Instituto Ipsos, empresa de pesquisa e inteligência de mercado, apontou que 54% da população do país se declarou solteira, sendo as cidades de maior concentração deste público: Salvador (60%); Belo Horizonte e Brasília, ambas com 56%. 

Ainda de acordo com o IBGE, em 10 anos, o número de pessoas que vivem sozinhas passou de 10,4% para 14,6% e os motivos apontados para a decisão de permanecerem solteiras foram: se sentem mais independentes (25%), livres (23%), e com maior privacidade (50%).

Só para citar mais uma pesquisa, em fevereiro deste ano, pesquisadores do Pew Research Center, em amostra com 2,6 mil norte-americanos solteiros, mostraram que 56% dizem não estarem procurando um relacionamento ou encontros casuais, ou seja, estão fora do mercado de namoro. 

Pois é, a opção pela vida solo vem crescendo e, com as mudanças do comportamento e do tamanho da família, surge um novo cenário de consumo: o consumo para um. Mas será que o mercado está preparado para atender esses clientes potenciais?

O exemplo das cias. marítimas

Um segmento do turismo que já há algum tempo tem dado atenção especial a este público e está investindo cada vez mais é o de cruzeiros marítimos.

Alguns deles chamam mais a atenção dos adultos solteiros ou os que viajam entre amigos.

Neste caso, no geral, são cruzeiros marítimos que não tem atividades ou atrativos para crianças, são navios menores, com duração maior e que passam por destinos que os pequenos não têm interesse, como Norte da Europa, Canadá ou Alasca, ou seja, lugares mais frios.

Alguns exemplos ficam por conta da Holland America Line, Princess Cruises, Celebriy, entre outras.

Algumas companhias, como a Fred Olsen Cruise Line, a Singles Travel Internatinal e a Singles Travel Company´s Cougar Cruise resolveram focar em solteiros e com mais de 30 ou 50 anos, fornecendo para esta faixa etária muita aventura, história, cultura e possibilidade de se enturmar com gente da mesma idade.

Já o Valiant Lady, segundo navio da Vigin Voyages, entrou em operação na Europa em março deste ano e foi todo projetado para oferecer experiências somente para adultos. 

Antigamente, a ideia de viajar só desanimava logo de início pelo valor, sempre ficava mais caro ou o cliente teria que pagar pelo preço de uma cabine dupla. Contudo, esse cenário está mudando.

Uma das pioneiras a pensar nos viajantes solo foi a Norwegian Cruise Line. A companhia construiu cabines e áreas comuns para viajantes solteiros.

As cabines studios foram projetadas com o tamanho ideal para viajantes individuais e sem a necessidade de ter que pagar por uma cabine dupla. A oferta de rotas desta empresa é variada, com opções pelas Bahamas, ilhas gregas, mediterrâneo e América do Sul.

A companhia inglesa Fred. Olsen Cruise Line, já aposta em poucos passageiros e dispõe de cabines individuais em todos os seus navios. Os roteiros são pela Europa, Caribe, África, Ásia e América do Norte.

O navio Quantum of the Seas, da Royal Caribbean International, tem 75 itinerários com a cabine single disponível, partindo de Xangai, na China, rumo a cidades do Japão e/ou Coréia do Sul. 

Focada em cruzeiros marítimos de luxo, a Crystal Cruises, conta com 25% de seu público inserido nesse nicho, assim, oferece muitas opções de atividades e condições para viajantes individuais.

Festas para solteiros, workshops e mesas compartilhadas nos restaurantes são algumas das opções. As cabines são apenas duplas, porém o valor tem desconto que varia de acordo com a disponibilidade.

A empresa italiana Costa Cruzeiros, possui acomodações individuais em metade de seus navios, incluindo o Costa Favolosa e Costa Fascinosa, com 17 cabines individuais cada.

Com saídas do Rio de Janeiro e de Santos, percorre destinos na América do Sul e, também, há itinerários pelo mundo todo, incluindo Dubai, Extremo Oriente, além de uma opção de volta ao mundo.

O exemplo das cias. marítimas pode e deve ser seguido pelo trade, como agências de viagens, hospedagens, organizadoras de eventos, operadoras de turismo, entre outros.

Investir neste nicho do mercado, composto por pessoas solteiras ou descomprometidas, é uma ótima opção para aumentar o potencial competitivo da sua empresa e ampliar seus negócios.

Não perca tempo, busque entender as principais características e demandas desse perfil de cliente, procure adaptar seus roteiros e serviços e pense em uma estratégia de marketing digital com conteúdo que desperte seu interesse. Conquistar este público pode ser a chave do seu sucesso.

Quer ter uma ideia de como é um cruzeiro marítimo só para adultos? Assista ao vídeo do canal no YouTube, Viaje por Conta e conheça o navio Valiant Lady da Virgin Voyages.


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