Inovação e tecnologia estão transformando o setor, simplificando obras e otimizando resultados.

Qualidade e agilidade são termos que representam as ações inovadoras da construção civil, já que o objetivo de quem atua no setor é entregar resultados eficientes para o mercado. Dessa forma, a competitividade da área é ampliada e garante a atuação de empreendedores de todo o Brasil.
Empreendedor, se o seu negócio é do setor de construção civil, é fundamental que você fique por dentro de todas as iniciativas inovadoras do mercado. Para te auxiliar, trouxemos aqui algumas novidades. Continue a leitura e confira!
1. Tecnologia Building Information Modeling (BIM)
Buscando oferecer uma imagem mais palpável do processo da obra, a tecnologia Building Information Modeling (BIM) desenvolve ilustrações 3D, proporcionando maior integração entre todos os projetos de uma construção e apresentando análises e indicadores sobre o andamento da construção em tempo real. Além disso, ela possibilita edições simultâneas, organização de dados e uso da inteligência artificial.
A BIM vem ganhando tanto espaço no mercado da construção civil que, desde 2021, é obrigatória em obras públicas. A previsão é que essa exigência se expanda para todas as obras realizadas no Brasil e seja utilizada em todos os estágios das construções, desde o projeto até o pós-obra.
2. Bioconcreto
Criado a partir da superbactéria Bacillus pseudofirmus, o bioconcreto é semelhante a um tecido vivo e é utilizado para regenerar rachaduras recorrentes em estruturas de concreto. Para usá-lo, basta misturar o produto com água e adicioná-lo à parte rachada que, imediatamente, o material é ativado ao entrar em contato com o ar.
Especialistas da área explicam que o bioconcreto consegue reparar rachaduras com larguras de até 8 milímetros, porém não há limites quanto à extensão da fissura, podendo ser de centímetros a quilômetros. Contudo, devido ao alto custo no mercado, o material ainda é pouco utilizado.
Outros materiais semelhantes ao bioconcreto são:
- Contrapiso autonivelante: demora menos tempo para ficar totalmente assentado.
- Borracha líquida: utilizada como técnica de impermeabilização de fácil aplicação.
3. Drones
Já utilizados em diversas áreas do mercado, os drones também vêm agindo de forma inovadora na construção civil para fazer o acompanhamento de obras em espaços ou alturas de difícil acesso. A atividade já era feita por aeronaves de alto custo, mas, agora com os drones, é realizada de forma prática, rápida e mais barata.
A expectativa é que, em um futuro breve, a ferramenta também seja utilizada para fazer pinturas de edifícios, uma vez que já existe um protótipo, apresentado pela divisão de pesquisa e desenvolvimento da Disney, capaz de pintar paredes, substituindo a necessidade de andaimes e escadas em grandes projetos.
- Leia o artigo Drones garantem mais segurança nos canteiros de obras.
Inovação na administração de obras
As inovações presentes na área operacional da construção civil são múltiplas e de diversas utilidades. Além das citadas, existem os sensores inteligentes, a realidade aumentada e as construções em steel frame. Porém, como a parte administrativa de obras também é de grande importância, os engenheiros ou mestres de obras precisam exercer as seguintes atividades:
- Controle de entrada e saída de material.
- Cálculo de perdas e desperdícios.
- Gerenciamento de problemas de pessoal e produtividade da equipe.
- Resolução de problemas com fornecedores.
- Efetivação de pagamentos.
Tudo isso, que antes era escrito, calculado e analisado em longas anotações em blocos de papel, agora pode ser rapidamente armazenado, organizado e solucionado em uma única tela, já que smartphones e tablets atuam como ferramentas de gestão e contribuem para otimizar a eficiência de obras.
Como você viu, ações inovadoras são cruciais para a renovação da construção civil e não param de ser desenvolvidas. Quer saber mais? Leia os artigos:
- Inovações melhoram a segurança dos profissionais da construção civil
- Digitalização na construção civil gera mais lucros para empreendedores
Gostou do artigo? Receba mais conteúdos como este no Telegram de Casa e Construção do Sebrae.
Foi um prazer te ajudar :)