O que você precisa saber para montar uma empresa e se tornar um empreendedor de sucesso.
Saiba maisNovos tempos inspiram novos desafios. Veja o que preparamos sobre educação empreendedora.
Saiba maisVeja iniciativas do Sebrae que contribuem para a transformação dos municípios brasileiros.
Saiba maisFerramentas Digitais para o seu Negócio
Fazer uma venda é fazer negócio. Assim, a área de vendas, ou área comercial é o coração de uma empresa, e é a responsável pelo crescimento da empresa. Sem venda, não existe faturamento, e consequentemente, não existe crescimento. É papel do empreendedor ter uma visão estratégica para planejar e escolher da melhor forma o processo, time, modelos, metas, ferramentas que envolvem a venda. Um planejamento de vendas serve para organizar e otimizar todas as etapas do processo de vendas, desde fases de prospecção, negociação, a definição de metas e pós-venda. É um guia prático que tem como objetivo auxiliar a equipe de vendas a alcançar melhores resultados em menos tempo. Para te ajudar a planejar melhor as suas vendas, disponibilizamos aqui, gratuitamente a ferramenta CANVAS ESTRATÉGIA DE VENDAS 4.0.
A pandemia do novo coronavírus provocou mudanças significativas no comportamento do consumidor e na forma de atuação dos pequenos negócios. Embora os minimercados tenham sido considerados serviços essenciais — e permanecido abertos durante o período de distanciamento social —, muitas empresas do segmento têm passado por dificuldades para se adaptar à nova realidade e manter o faturamento. Neste momento de adaptação ao contexto do “novo normal”, o empresário está sendo desafiado a pensar e a aplicar estratégias que garantam a sobrevivência do negócio durante a passagem da crise, que ainda não tem previsão para acabar, e, ao mesmo tempo, preparem a empresa para o período do pós-crise, onde mudanças bruscas no comportamento, nas prioridades e nas escolhas do consumidor já são realidade. Se você está preocupado com o faturamento da sua empresa em tempos de pandemia, confira as dicas que preparamos para te ajudar a impulsionar as vendas do seu negócio. A retomada segura deve ser o primeiro passo Durante o período de distanciamento social, os minimercados não interromperam as suas atividades, mas tiveram de passar por adequações para seguir as medidas de biossegurança estabelecidas pelos estados e municípios para conter o avanço da pandemia. Com a retomada gradativa das atividades econômicas, a preocupação com as medidas de segurança deve ser reforçada e pode, inclusive, interferir no fluxo de clientes, já que a preocupação com a saúde continua sendo prioridade. Veja aqui o conteúdo produzido pelo Sebrae para o retorno seguro das atividades do segmento de mercearias, minimercados e supermercados. É preciso inovar Antes mesmo da pandemia, a inovação já era uma preocupação constante para uma parcela significativa dos empresários e, com a chegada da crise, passou a ser a porta de entrada para um novo contexto de atuação no mercado. O que o empreendedor não pode perder de vista é que a inovação não acontece, necessariamente, por meio do uso da tecnologia, mas quando cria soluções viáveis para os problemas identificados na empresa, estes como a redução do número de clientes e a queda do faturamento, por exemplo. Levando-se em consideração as novas exigências de consumo, o empresário do minimercado pode investir no treinamento de funcionários com o intuito de prepará-los para o atendimento online. A medida pode garantir a manutenção de clientes antigos e até mesmo atrair novos consumidores. As vendas realizadas por meio de plataforma de e-commerce também podem atrair clientes e manter o faturamento do negócio. Porém, visando a viabilidade do e-commerce, é importante analisar a capacidade de envio e da qualidade com que os produtos devem chegar ao destino. Os empresários de minimercado que ainda não realizam vendas pela internet, mas estão interessados na oferta de produtos no meio digital podem acessar a consultoria do Sebrae de Implantação de E-commerce, clicando aqui para consultar mais informações. Além de disponibilizar produtos em ambiente virtual, o empresário também pode buscar alternativas para pagamento online, como as plataformas especializadas PayPal e Mercado Pago ou até mesmo transferências bancárias. Veja aqui algumas dicas e ferramentas de inovação, preparadas pelo Sebrae, que irão te ajudar. Invista na comunicação com o cliente Durante a pandemia, o número de pessoas que utilizam o celular para pedir produtos e serviços sem sair de casa cresceu consideravelmente. Agora, mais do que antes, o empresário deve se preocupar com a disponibilização de canais de comunicação que possam atender, de forma satisfatória, as necessidades do cliente. Em Alagoas, de acordo com a 5ª edição da pesquisa realizada pelo Sebrae, de 25 a 30 de junho, para avaliar o impacto da pandemia de coronavírus nos pequenos negócios, as mídias digitais mais utilizadas para atender clientes são o WhatsApp e o Instagram, mas o empresário também pode utilizar o Facebook ou, se preferir, disponibilizar número para receber ligações. O WhatsApp Business, uma ferramenta mais específica para atendimento ao cliente, tem se destacado no cenário da pandemia, auxiliando todo o processo de comunicação da empresa com o cliente, desde o relacionamento com o consumidor até o pagamento do produto ofertado. Confira aqui mais detalhes sobre esta ferramenta. Acesse: Curso - Comunicação e Relacionamento com seus Clientes O cliente deve ter poder de escolha Com a redução do fluxo de clientes nos minimercados, o delivery tem sido a principal alternativa para a entrega de produtos. O que antes era considerado um serviço diferenciado passou a ser, no novo contexto de consumo, uma exigência do cliente. Além de disponibilizar o delivery, que pode ser colocado em prática por meio do uso de aplicativo de entrega, como Uber Eats e iFood, a empresa também pode oferecer ao cliente o serviço de drive thru, em que é possível passar no minimercado de carro, após o pagamento antecipado das mercadorias, para buscar os produtos solicitados. O empresário também pode continuar utilizando as formas tradicionais de entrega, por meio da disponibilização de veículo próprio da empresa ou de parcerias com motoboys que realizam esse serviço. Antes de escolher a alternativa mais viável para o negócio, avalie os custos de todas as operações de entrega. A comunicação também está nas redes sociais Em tempos de pandemia, saber se comunicar e se posicionar para agregar valor ao negócio é fundamental. É preciso levar em consideração que, neste período de distanciamento social, o consumidor está gastando mais tempo acessando as redes sociais e, portanto, o momento é oportuno para investir em presença digital. Com o uso de redes sociais como o Instagram e o Facebook, o empresário pode obter mais engajamento de clientes e, consequentemente, melhorar o desempenho das vendas. Além de utilizar as redes sociais para comunicar as iniciativas de biossegurança que a empresa está adotando e conscientizar clientes a respeito das medidas de prevenção contra o novo coronavírus, o empresário pode utilizar as mídias digitais para divulgar informações relacionadas ao funcionamento da empresa, como horário de funcionamento, canais de comunicação, serviços de entrega, formas de pagamento, variedade de produtos e promoções. Acesse: Curso - Marketing Digital para o Empreendedor Confiança e empatia são fundamentais Em situações de crise, consumidores inseguros ou receosos costumam preferir marcas com as quais já têm certa familiaridade e que são confiáveis, por isso, o momento é ideal para investir na fidelização de clientes, evitando preços abusivos e se colocando no lugar do consumidor, que está em busca de atendimento qualificado e humanizado. Saiba como elaborar um bom plano de fidelização para sua empresa Não se esqueça do pós-crise Em meio à pandemia, os esforços estão todos voltados para a adaptação do negócio ao novo contexto, mas o empresário não pode esquecer que o cenário pós-crise também deve ser uma preocupação do presente. É preciso entender como o cliente irá se comportar no futuro para definir as estratégias que serão adotadas para manter a saúde da empresa após a passagem da pandemia. Diante dos desafios trazidos pela pandemia e da necessidade de transformação dos negócios para o pós-crise, o Sebrae em Alagoas tem atuado para auxiliar você, empresário do segmento de minimercados, a encontrar as melhores estratégias para continuar faturando e se posicionar de forma mais competitiva no mercado. Além de disponibilizar conteúdos específicos para a retomada segura dos pequenos negócios do segmento de mercearias, minimercados e supermercados, o Sebrae está disponibilizando, por meio do programa Adapte, uma série de consultorias gratuitas, com soluções em Biossegurança, Gestão Financeira, Vendas, Posicionamento Digital, Inovação e Design de Comunicação. Para ter acesso a essas e outras iniciativas do Sebrae, o empresário pode entrar em contato por meio do 0800 570 0800 ou pelo nosso WhatsApp.
Gerir suas vendas é um dos processos mais importantes na administração de um negócio, e um dos mais antigos também. As vendas começaram a existir antes mesmo de ser criada a moeda, e elas podem ocorrer entre duas empresas, entre uma empresa e um cliente ou entre duas pessoas, sem envolver empresa alguma, como é o caso de plataformas de bens usados. É possível ainda identificar que existe as vendas envolvem bens tangíveis, aqueles que podemos tocar e ainda a prestação de serviços. Quando se trata de empresas é pelas vendas que entra o dinheiro e faz valer a pena todo o esforço diário, não é mesmo? Para tal, é preciso aprender a lidar com a incerteza e ganhar de seus concorrentes a preferência dos clientes. Para ajuda-lo a lidar com essas circunstâncias desafiadoras disponibilizamos aqui, gratuitamente, a ferramenta CANVAS ESTRATÉGIA 5.0.
O processo de vendas é um passo a passo das atividades que precisam ser realizadas pela equipe comercial e deve ter as seguintes características: Previsível: ter expectativas de resultados a serem atingidos Escalável: ter possibilidade de adaptar-se ao crescimento da empresa; Avaliável: possível de mensurar em indicadores; Ensinável: possível de repassar para outras pessoas. São as etapas que vão conduzir o POTENCIAL CLIENTE desde o primeiro contato com sua empresa até o fechamento da venda. Ou seja, o processo de VENDAS deve estar alinhado ao PROCESSO DE COMPRA; Ter processos estruturados contribui para a maior eficiência do seu time de vendas. Mas a grande vantagem é o poder de aumentar o faturamento da sua empresa. Para te ajudar a gerenciar melhor suas vendas, disponibilizamos aqui, gratuitamente, a ferramenta CANVAS FUNIL DE VENDAS 4.0.
Com a modernidade e o avanço das tecnologias digitais o formato tradicional de trabalho acaba abrindo espaço para novas vertentes laborais. Um desses modelos é o home office, popularmente traduzido como “trabalho em casa” ou “escritório em casa”, entretanto, seu real significado não se resume a isso, basicamente seria um “trabalho portátil” ou um “trabalho à distância”. Por meio dessa modalidade de trabalho é possível atuar fora das empresas, seja em casa, em um ambiente coworking ou em outro espaço que forneça as condições para esse tipo de serviço. Para operar sua função nessa modalidade é necessário atentar para algumas dicas: 1. Mantenha-se “isolado” Isso mesmo, isole-se do que pode interferir no seu trabalho, afinal de contas, naquele momento é o horário no qual você irá desempenhar suas atividades. 2. Cuidado com as distrações Complementando o tópico anterior, fique atento às “coisas” que te cercam, evite as fontes de entretenimento (TV, Plataformas de Streaming, etc.), mantenha o foco no trabalho. Além disso, é necessário prestar atenção na circulação de terceiros (familiares, amigos, etc.) que possam tirar a sua atenção. 3. Concentre-se Até mesmo a sua postura pode acabar atrapalhando, escolha um local adequado, utilize meios para atingir o conforto necessário com o uso dos seus equipamentos (Computador, Laptop, impressora e afins). Usa uma mesa, se necessário até mesmo livros para adaptar a altura do seu equipamento, o que não vale é perder tempo. 4. Faça um checklist Elenque algumas atividades a serem realizadas durante sua jornada home office e, à medida que for realizando-as, marque-as como feitas, isso ajuda a ter um controle do que fazer, como fazer e saber quando já foi feito. 5. Vestimentas Por mais que o ambiente fora do escritório ou da empresa seja menos formal, preste atenção nas suas vestimentas, pois poderá surgir alguma videoconferência e não é legal aparecer na frente dos seus gestores e colegas usando um pijama. Faça uso de roupas um pouco menos informais, esteja sempre em condições de contato por vídeo ou áudio.
O Circuito Penedo de Cinema nasceu da junção de quatro consagrados eventos do cinema alagoano, em 2020 chega à 10ª edição. Durante sete dias, o Circuito promoverá uma extensa e diversificada programação - totalmente gratuita - às margens do Rio São Francisco, na cidade histórica de Penedo (AL). Acesse o site do evento para conferir mais informações.
Todos os setores da economia estão sofrendo com os efeitos da pandemia do Coronavírus. A prioridade, no momento, é cuidar da saúde, tanto dos familiares quanto dos funcionários. Prevenção é a chave. Alguns hábitos vêm para ficar, mas não se pode paralisar a rotina de uma propriedade rural, certo? Os animais devem ser tratados e vacinados, os canteiros cultivados, a colheita deve ser feita no momento certo e o produto deve chegar em segurança às gôndolas e ao consumidor final. Levando-se em consideração as recomendações de prevenção, preparamos um material específico sobre os cuidados com a propriedade rural e a comercialização dos seus produtos. Baixe aqui o arquivo e saiba como melhor gerir sua propriedade em meio à crise!
O Brasil e o mundo estão se deparando com grandes desafios impostos pela Covid-19 e a vigilância sanitária tem se demonstrado uma peça-chave fundamental para o enfrentamento da pandemia, inclusive na área de alimentos. Toda a cadeia de alimentos, da produção até a entrega ao consumidor, é considerada uma atividade essencial neste momento, conforme prescreve o inciso XII, art. 3º, do Decreto nº 10.282/20. Assim, garantir que os alimentos cheguem com segurança à população brasileira, assegurar que não haja desabastecimento, fornecer informações corretas sobre o assunto à população e minimizar os riscos de contágio pelo novo coronavírus, inclusive entre os colaboradores, são desafios impostos por essa nova realidade. A Anvisa, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e autoridades estrangeiras relacionados ao controle sanitário de alimentos, como nos Estados Unidos e na Europa, indicam não haver evidências de contaminação pelo novo coronavírus por meio de alimentos. Baixe aqui a NOTA TÉCNICA Nº 18/2020/SEI/GIALI/GGFIS/DIRE4/ANVISA para saber sobre Covid-19 e as Boas Práticas de Fabricação e Manipulação de Alimentos
Se a forma de gerir que você escolheu não está dando resultado, é preciso avaliar. Administrar uma empresa não é fácil, não importa o tamanho dela, são muitos detalhes e nuances que podem fazer a diferença entre ter ou não sucesso em seu meio de negócio. Em conjunto a tais fatores supracitados, toda empresa precisa manter hábitos saudáveis para que seus processos sejam realizados da melhor maneira possível. Portanto, sem planejamento, todo seu investimento vai por água abaixo, fique de olho no que seu modelo de gestão pode estar causando a si mesmo e aos outros. Como mudar seu modelo de gestão? Não é da noite para o dia que essa mudança vai ocorrer, dependerá de um esforço gigantesco em abrir mão do que deu certo no passado para agir com inovação no presente. Nada do que você viveu em saudosas épocas será suficiente para lhe garantir sucesso na gestão atual. Quero compartilhar com você a minha experiência e lhe ajudar com o processo de mudança do seu modelo de gestão. Logo abaixo estão alguns conselhos em prol da sua mudança
Você não consegue achar uma boa imagem ou um modelo de layout para colocar suas publicações? Muitas vezes encontramos dificuldades para usarmos imagens de qualidade e convencermos os clientes sobre os nossos produtos e serviços. Investir em fotos profissionais ou contratar uma agência nem sempre é possível, e por vezes, publicamos imagens sem qualidade e nenhuma criatividade, somente pela necessidade de estarmos atualizando nossas redes sociais. A imagem apresentada nas redes sociais é o cartão de visita de qualquer empresa para com a sua audiência. Uma boa apresentação nas redes com conteúdo e imagem de qualidade pode ser o diferencial para a sua empresa decolar na internet. Fotos de baixa qualidade e montagens mal feitas afugentam os clientes e o seu perfil pode ficar esquecido entre as milhares de contas espalhadas pela rede. Dessa forma, visando auxiliar para que vocês produzam postagens cada vez mais profissionais, listamos abaixo aplicativos e sites que você pode utilizar para produzir conteúdo com imagens de qualidade: 1- Canva Disparado o mais popular entre os aplicativos que te auxiliam na produção de imagens. O Canva é uma ferramenta gratuita de fácil manuseio e que permite que você crie layouts incríveis para suas publicações. A ferramenta te oferece vários modelos prontos e você pode definir para o formato de qual rede social vai utilizar. Além disso, é possível fazer infográficos, apresentações e diversas outras opções para o design gráfico do seu negócio. Disponível em: http://www.canva.com e IOS e Android Custo: Gratuito Obs: Apenas se você quiser comprar alguma foto ou modelo exclusivo terá que pagar, mas o valor é bem baixo. 2- PicMonkey Se você deseja editar suas imagens pela internet, o PicMonkey pode ser o que você procura. Nele você pode fazer alterações nas imagens e usar filtros, além de cortar, redimensionar e aplicar efeitos em suas imagens. Recentemente, eles passaram a oferecer modelos de layouts para aplicar nas suas postagens. Vale a pena conhecer a ferramenta. Disponível em: https://www.picmonkey.com/ Android e IOS Custo: Gratuito Obs: Apenas se você quiser comprar alguma foto ou modelo exclusivo terá que pagar, mas o valor é bem baixo. 3- Adobe Spark Post Esse aplicativo foi desenvolvido para quem deseja criar designs gráficos para os seus perfis de forma rápida e com modelos pré-definidos. Escolha uma foto, adicione um texto, aplique alguns filtros e você terá postagens de qualidade para as suas redes sociais. Disponível em: https://spark.adobe.com/ Android e IOS Custo: Gratuito Obs: Apenas se você quiser comprar alguma foto ou modelo exclusivo terá que pagar, mas o valor é bem baixo. 4-Visual Hunt Por muitas vezes, temos dificuldade em encontrarmos fotos de alta qualidade e que tenham os direitos livres para que possam ser usadas nas nossas publicações. O Visual Hunt é tudo o que você precisa para baixar imagens em alta resolução e livres de direitos para serem usadas nas suas postagens. Vale a pena adicionar aos favoritos. Disponível em: https://visualhunt.com/ Custo: Gratuito 5-SnapSeed Esse aplicativo é muito útil para você dar uma clareada naquela foto que ficou escura ou cortar para o formato do Instagram e Facebook. Além disso, existem vários filtros para que você possa utilizar nas suas imagens, deixando as fotos personalizadas e bem diferentes. Disponível em: Android, IOS e Windows Custo: Gratuito 6-Enlight Se você quer fazer fotos diferentes e aplicar filtros artísticos, psicodélicos e únicos, esse aplicativo é ideal para o seu negócio. A interface é bem amigável e eles dão tutoriais de como fazer determinada publicação. O perfil deles no Instagram é repleto de imagens que servem como inspiração para que você possa produzir seu próprio conteúdo. Vale a pena visitar o instagram deles @enlightapp Disponível em: IOS Custo: USD 2.99 cerca de R$ 11 (anuidade) 7- Pip Camera Oferece modelos e layouts bem diferentes do convencional. Nele você pode colocar fotos em uma garrafa de vidro ou em uma gota d’agua deixando suas imagens com um visual único. Disponível em: Android e IOS Custo: Gratuito 8- Prisma Se você quer deixar sua imagem com um tom artístico e com formato de pintura esse é o aplicativo ideal. As fotos se transformam em obras de artes e as imagens reais se confundem com pinturas. Disponível em: Android e IOS Custo: Gratuito 9- Boomerang Para fazer vídeos curtos com efeito “Vai e Volta” use o aplicativo boomerang. Nele você pode transformar uma sequência de fotos em um pequeno vídeo que se parece bastante com um GIF e criar vídeos curtos e engraçados e quem sabe você não consegue emplacar um meme nas redes? Disponível em: Android, IOS e Windows ou diretamente no Instagram Custo:Gratuito 10- FilmoraGo Para fazer vídeos com ferramentas avançadas de edição utilize o FilmoraGo. O aplicativo traz filtros modernos e imagens que podem ser aplicadas na edição. Você também pode colocar seus próprios textos e personalizar os vídeos. Esse aplicativo é muito utilizado pelos blogueiros e blogueiras das redes sociais na produção de seus vídeos. Disponível em: Android, IOS Custo: Gratuito O que achou do artigo? Você já utiliza algum desses aplicativos? Envie o seu feedback e sugestão de novos temas para artigos no nosso e-mail agendamento@al.sebrae.com.br Para saber mais sobre esses aplicativos e outros que existem no mercado, agende uma consultoria gratuita conosco no Sebrae Alagoas http://sistemas.al.sebrae.com.br/sma/ por Raphael Falcão Analista – Sebrae Alagoas
A expressão Marketing 4.0, tão buscada e utilizada atualmente, é o resultado de uma jornada ativa e eficaz no mundo dos negócios. Talvez você não saiba, mas o Marketing sempre acompanha as transformações econômicas e comportamentais dos consumidores. Essas mudanças vão acontecendo aos poucos, seguindo também as inovações tecnológicas até que se transformam em realidade na maioria das empresas. Realize o download do infográfico e receba o conhecimento voltado à trajetória do Marketing.
Gatilhos mentais são técnicas de persuasão que se relacionam com aspectos instintivos, emocionais e sociais presentes em todos os seres humanos. Quem aqui nunca comprou alguma peça de roupa e depois teve a conclusão que na verdade nem estava precisando dela? Através dos gatilhos, você é capaz de engajar as pessoas no seu negócio e fechar vendas matando as objeções dos clientes. Listamos 5 gatilhos para que você possa está utilizando nas suas vendas no pelas paltaformas digitais: 1. Gatilho da Escassez e da Urgência As pessoas tendem a comprar, pois elas não querem deixar de ter uma condição que é limitada e finita e deixar que outras pessoas comprem no lugar delas. Exemplo: “Últimas unidades”, “corram que é só até o próximo final de semana”, “É agora ou nunca”. 2. Gatilho da Prova Social Nesse caso você pode mostrar aos seus seguidores que as pessoas estão usando o seu produto, através de depoimentos e avaliações de clientes, ou até mesmo vídeos e imagens com recomendações. Isso se chama prova social, onde o cliente é convencido que o seu produto realmente é bom, através da prova de sua audiência. 3. Gatilho da Garantia Ao oferecer garantia sobre seus produtos e serviços, você prova que eles são confiáveis. Já viram os vendedores de televisão como oferecem os produtos “Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta. ”, esse é um gatilho mental muito poderoso. Mas atenção, é preciso cumprir com a garatinha, hein? 4. Gatilho da Novidade Esse é muito utilizado nas vendas da Apple, por exemplo. Criar listas divulgando lançamentos, novos produtos/serviços, novas instalações, etc. Isso na cabeça do cliente funciona como se ele tivesse saindo na frente dos demais. Então, utilize grupos seletos de clientes, no whtsapp, instagram ou telegram para fazer essas divulgações. Convide o cliente a ser o "primeiro a saber". 5. Gatilho da Autoridade Já viram aquela propaganda “Quem usa Tigre é autoridade no assunto”? Esse é um gatilho bastante usado para que você se posicione como autoridade do seu segmento, as pessoas tendem a associar as marcas com a autoridade que elas propõem no seu mercado. Atue como uma autoridade do nicho em que você está inserido. 6. Gatilho da Reciprocidade Você já provou uma amostra grátis de alguma comida no supermercado e acabou comprando este produto? Essa é a intenção da reciprocidade, o cliente recebe conteúdo gratuitamente, e quando ele se depara com o produto sendo vendido, se sente na "obrigação" de comprá-lo, retribuido o que lhe foi dado anteriormente. O tema envolvendo gatilhos mentais é extenso, aqui trouxemos o conteúdo que, de maneira geral, pode se adequar instantaneamente ao seu modelo de venda. Ele faz parte de uma estratégia de redes sociais que pode ser implantada pelos negócios, caso você queira saber um pouco mais acesse aqui o webinar do Sebrae/SC.
O que é o ALI? O programa ALI – é uma parceria nacional do Sebrae com o CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, que oferece ferramentas com foco em gestão por indicadores, inovação em produtos e serviços, inovação digital, práticas sustentáveis para melhorar e otimizar os resultados da sua empresa. Em linhas gerais, o programa foi criado em 2009 pelo governo federal e o Sebrae, sua proposta inicial era ligada ao programa Primeiro Emprego (viabilizado pelo governo federal). A partir disso o Sebrae teve a ideia de agregar o Agente Local de Inovação e transformar essa iniciativa em um modelo que conta com pessoas recém formadas para transformar o mercado. Vale ressaltar que há ciclos que marcam a evolução do ALI em Alagoas. Primeiro ciclo do ALI em Alagoas - 2012 a 2013 Esse ciclo ficou marcado pelo uso de uma metodologia direcionada e a realização do diagnóstico de inovação dentro das empresas. Segundo ciclo - 2013 a 2015 Neste ciclo houve o aprimoramento do projeto, foi necessário observar a situação das empresas do nordeste e constatar que era importante realizar um diagnóstico de gestão antes do uso das metodologias de inovação. Terceiro ciclo - 2015 a 2018 Nesse terceiro ciclo vale mencionar o Prêmio Nacional da Inovação (PNI), na modalidade Agente Local de Inovação, na qual tivemos, no primeiro ciclo do prêmio, uma empresa finalista.
Como inovar nos pequenos negócios Inovar nos pequenos negócios parece algo impensado para a maioria dos empresários que tive a oportunidade de orientar e prestar consultoria. “Como eu posso pensar em inovação com tantas contas para pagar?”; “Não me venha falar de algo que nem sei por onde começo!”; “Se inovar fosse bom, todo mundo que inovou estaria rico!” Essas e outras argumentais eu já ouvir e ouço até hoje. E por mais que eu possa entender o contexto que elas foram ditas, deixo claro aos meus interlocutores que eles estão – se não errados – observando a inovação sobre a ótica da contestação sem experimentação. Agem mais pelo preconceito, pela ignorância do desconhecer, que pelo senso do conhecimento e da aplicabilidade desse. Mas há também muitos pequenos negócios que inovam – e isso eu também falo para eles. Não porque todos saibam o que inovar, mas pela necessidade de sobreviver a mercados e a tempos extremamente incertos. Alguns empresários me estimularam – outros me provocaram mesmo – para explicar-lhes o que é inovação para os pequenos negócios. É claro que fui estudar, pesquisar, observar meus apontamentos, analisar minhas experiências com gestão de pequenos negócios para poder apresentar meus argumentos, que aqui apresento. Já começou dizendo que a inovação é – ou ao menos deveria ser - a matéria-prima dos empreendedores, o meio pelo qual esses exploram a mudança como uma oportunidade para um negócio, um produto ou um serviço diferente. E aqui classifico empreendedor todos aqueles que estão em qualquer ambiente de negócios: micro, médio ou grandes. Entendo, ainda, que os empreendedores precisam buscar ativamente as fontes de inovação, as mudanças que indicam oportunidades para uma inovação de sucesso, sem o qual estarão fadados a serem empresários, terem CNPJ, mas jamais empreendedores. Sim, há empresários que não são empreendedores, como há empreendedores que jamais serão empresários. Aliás, quem disse que para ser empreendedor é preciso ser empresário? E aqui algumas orientações para quem deseja inovar em seu pequeno negócio, mesmo sem saber como fazer. Treine seus funcionários - Investir em treinamento de funcionários é uma forma de inovação. Se você tem um salão de beleza pode enviar sua manicure para realizar um curso de aprimoramento. Dessa forma, vai apresentar novos produtos para seus clientes ao mesmo tempo que motiva seu funcionário. Logística - Se você trabalha com um nicho em que seus clientes tem dificuldades em ir até sua loja para comprar, criar um delivery pode aumentar seu lucro. Um serviço de entrega não precisa se restringir aos alimentos. Ambiente da loja - A proposta aqui é aplicar o conceito de grandes redes de varejo, em seu pequeno comércio. Além de dispor seus produtos de uma forma lógica, que tal investir numa boa iluminação? Tecnologia - Segundo o SEBRAE, investir em softwares que organizam e melhoram seus processos de gestão pode gerar um serviço mais otimizado e consequentemente, mais lucro. Conhecimento - Deixe de dar desculpas para sua falta de aprimoramento como empresário. Lembre-se de um velho ditado que diz que o “o boi só engorda com o dono do gado”. Hoje em dia estudar está muito fácil. Há muitas opções de cursos e leitura disponíveis na internet que você acessa a qualquer momento. O Sebrae, por exemplo, dispõe de cursos EAD e de treinamentos em seus escritórios. Não deixe para quando o tempo realmente passar. Inovar é questão de sobrevivência para qualquer negócio, especialmente em momentos de crise, como este que o Brasil vem enfrentando. Agora se não quiser inovar, não vá dizer que não lhe avisei. Marcos Alencar Mestre em Comunicação Social e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro Gerente de Relacionamento Empresarial do Sebrae Alagoas
De início, quando nos deparamos com a palavra “ecossistema”, surge em nossa mente lembranças voltadas à natureza. Basicamente, relacionamos isso a um conjunto formado pelas interações entre plantas, animais, elementos químicos e físicos etc. Usando essa metáfora como ponto de partida, os nossos Ecossistemas locais de inovação mantêm a perspectiva das interações, da coletividade, coerência e coesão entre determinados nichos das instâncias governamentais, empresariais e sociais. Em suma, o Ecossistema local de Inovação é aquilo que reúne, estimula e gera integração entre empresas, proporcionando e articulando o viés da inovação a fim de promover o desenvolvimento social e econômico.
Em 2018, o Sebrae Alagoas tornou-se um signatário do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), incorporando alguns dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) à sua estratégia. Trata-se de uma agenda mundial importantíssima para os países, em especial os em desenvolvimento, para que melhorem a qualidade de vida das pessoas até 2030. Desde a nossa inclusão nessa agenda, fizemos muita coisa. O primeiro COE - Comunicado de Engajamento do Sebrae Alagoas traz o relato dos principais avanços nos últimos dois anos. Para entender melhor essas ações e conferir o que temos feito no nosso Estado, acesse o documento completo abaixo.
Com o propósito de arrecadar cestas básicas para famílias carentes que são impactadas com a pandemia e apoiar micro e pequenas empresas também afetadas, o Sebrae Alagoas, por meio da Diretoria Executiva (Direx), e com a parceria da Associação dos Funcionários do Sebrae Alagoas (AFSebrae), realiza a campanha Solidariedade Cabe em uma Cesta. A iniciativa, que vai até o dia 15 de maio, busca envolver a sociedade alagoana, colaboradores e fornecedores do Sebrae em prol do combate à fome. A campanha, que nasceu a partir de uma iniciativa interna, que angariou doações de funcionários, arrecada cestas básicas contendo itens essenciais como arroz, feijão, macarrão, leite em pó e café, bem como recursos financeiros. Toda a doação será destinada a instituições de caridade de Maceió, Arapiraca, Delmiro Gouveia e Penedo, localidades onde o Sebrae tem Agências de Atendimento. Outro viés da iniciativa é contribuir com micro e pequenas empresas como mercadinhos e mercearias locais. Com os recursos arrecadados, a AFSebrae irá fazer uma tomada de preços e comprar cestas básicas diretamente de estabelecimentos que tiveram queda nas vendas durante esse período de pandemia. Presidente da AFSebrae, Anderson Moura, destaca a importância da campanha feita através da parceria da Associação com a Diretoria da instituição para amenizar as adversidades criadas com a pandemia. “O nosso principal objetivo é ajudar a matar a fome de quem mais sofre com a pandemia. Quem tem fome tem pressa e, com essa campanha, queremos contribuir com a redução da fome, sem deixar de lado a nossa missão de apoiar as micro e pequenas empresas alagoanas. Além disso, queremos ajudar a propagar esse sentimento de empatia tão necessário nos dias em que vivemos”, afirma. As doações de cestas básicas podem ser feitas de forma presencial até o dia 15 de maio na sede do Sebrae, em Maceió, e nas Agências de Atendimento Integradas do Sebrae em Arapiraca, Delmiro Gouveia e Penedo. As doações em dinheiro podem ser feitas pelo Pix da AFSebrae, através da chave: 35742428000194.
Histórico da produção leiteira A exploração de gado bovino no Brasil se iniciou no Nordeste, mais próximo das regiões litorâneas. Inicialmente, a criação era apenas para produção de carne e trabalho de força. Entretanto, anos depois a produção de leite passou a ter relevância nesse ramo. Nos anos 90, o nordeste brasileiro teve uma queda na produção leiteira. Em contrapartida, nos últimos oito anos, novos programas resultaram em um crescimento dessa produção e a região passou a apresentar o segundo maior crescimento do Brasil, segundo do IBGE. Em Alagoas Nos últimos anos, o plantio da cana-de-açúcar e a pecuária se tornaram as principais atividades econômicas no Nordeste. O consumo de leite abastecia as famílias e através do consumo in natura ou com a fabricação de derivados e eram servidas ao modo europeu. Em Alagoas, a produção de leite evoluiu ao longo dos anos e foi organizada em um polo chamado Bacia Leiteira de Alagoas. Em 2020, de acordo com dados da Agência Alagoas, o estado superou a média nacional e apresentou a maior produtividade leiteira do Nordeste, sendo hoje essa, a segunda maior atividade produtiva do estado. Tendo papel fundamental na economia estatal e ocupando o segundo lugar no total de atividade realizadas para produção de empregos e renda. Apesar de problemas econômicos, sociais e climáticos enfrentados pelos produtores, a bovinocultura leiteira está sempre em ascensão e seguirá como atividade predominante. Cadeia de Valor Leite e Derivados do Sebrae Alagoas Com o objetivo de aumentar a competitividade e melhorar a produção, o Sebrae criou em 2020, um programa de apoio aos produtores de leites e laticínios. O programa busca o desenvolvimento da cadeia produtiva de leite e derivados, estabelecendo políticas públicas e ações voltadas para o atendimento às necessidades dos produtores. Para os produtores de leite, o programa tem ações voltadas à gestão e tecnologia. Aperfeiçoando, deste modo, tanto a parte administrativa da atividade leiteira quanto as questões tecnológicas. O Programa de Leite e Derivados tem uma metodologia dividida em três etapas: Prognóstico Planejamento Execução Na primeira etapa a equipe técnica visita a propriedade para analisar as potencialidades e limitações de produção. São observados recursos humanos, naturais, termos de infraestrutura, instalações, equipamentos e tudo que estiver na propriedade. Na segunda etapa, os profissionais realizam o planejamento das oportunidades de melhorias daquela propriedade. O planejamento menciona a necessidade de alimentos e infraestrutura daquele rebanho. Além disso, identificam o melhor sistema de produção, por exemplo quais culturas ele deve plantar e em que áreas. E por fim, estabelecem metas utilizando indicadores econômicos e zootécnicos. Após apresentação do planejamento, o produtor analisa e se estiver em acordo, inicia-se a terceira etapa que é a execução. Caso haja discordância, os técnicos buscam a melhor forma de se adequar à demanda solicitada pelo produtor. Na parte de execução, são implantadas algumas rotinas de coleta de dados, como produção de leite, peso de animais, data de cobertura de inseminação e de parição. Também serão analisados os dados econômicos, como as despesas e receitas e por fim os dados climais. Todo esse processo vai gerar uma série de indicadores em uma planilha, que vai acompanhar o desempenho das atividades de custo, produtividade do rebanho e de cada animal. Através do acompanhamento com visitas mensais, o técnico ajudará o produtor a tirar o planejamento do papel e colocá-lo em prática. Além disso, o produtor terá a visita mensal de um zootecnista e a visita programada de um veterinário. Já na parte dos laticínios, as ações também visam a parte de gestão e melhorias tecnológicas, porém abrangem também implantação de boas práticas de fabricação, autocontrole, programas de saúde do trabalhador, melhoria dos produtos, rotulagem e regularização dos laticínios. Se o produtor deseja implantar ou regularizar um laticínio, o Programa irá orientá-lo sobre o que é necessário, elaborando toda a documentação e todos os projetos para a inspeção necessária para dar entrada no órgão, que pode ser municipal, federal ou estadual. Na prática Se um produtor tem a produção diária de 100 litros de leite e quer aumentar para 300 litros, irão realizar um planejamento do que é necessário para chegar no objetivo, como a parte de dieta e manejo nutricional do rebanho. Se for necessário o plantio de 3 hectares de milho, o técnico vai dar todas as orientações para fazer aquele plantio, desde a compra das sementes, insumos e até o processo de colheita e armazenamento. O produtor receberá toda a orientação e também acompanhará os indicadores econômicos. Quem pode participar? Para participar do projeto é necessário estar regularizado no caso dos Laticínios, e se o cliente tem a intensão de montar o empreendimento deve regularizar o mesmo. Além disso a propriedade deve ser instalada em Alagoas e ter faturamento bruto anual menor ou igual a R$ 4.800.000,00. No caso dos produtores de leite, devem ter uma propriedade rural no estado de Alagoas, possuir NIRF- Número do Imóvel na Receita Federal ou DAP - Declaração de Aptidão ao PRONAF e ser produtor de leite ou ter intenção de iniciar a produção de leite (de bovinos, caprinos, ovinos ou bubalinos). Gostou do projeto e quer participar? É fácil, basta entrar em contato com com o gestor responsável pelo programa pelo e-mail: marcos@al.sebrae.com.br ou com a nossa Central de Relacionamento através de ligações gratuitas 24h ou whatsapp no número: 0800 570 0800. Um especialista do Sebrae vai identificar as necessidades do seu negócio e tirar todas as dúvidas. Resultados No último ano programa beneficiou 680 produtores de leite. Em um convênio com o Governo do Estado de Alagoas que atendia agricultura familiar, produtores que tinham produção média de 25 litros, multiplicaram a quantidade para 95 litros ao final do programa. Além disso o programa está de cara nova e disponibilizou conteúdos gratuitos a você empreendedor do leite e derivados. São dicas de resfriamento de vacas leiteiras, formas de implantar o Sistema Compost Barn, Pastejo Rotacionado e orientações de cuidados sanitários para seu rebanho. Quer saber mais? Se inscreva gratuitamente em: https://mkt.blog.sebraealagoas.com.br/conteudos-rebanho-alagoas
A Licitação Pública é o conjunto de procedimentos administrativos para compras e serviços contratados pelo governo. Ou seja, quando o governo precisa de um produto, bem ou serviço um edital é aberto. A partir dele, as empresas concorrem para fornecer o que foi requisitado. A venda dos produtos e serviços para o governo através da licitação, é uma possibilidade que as empresas têm para aumentar seu faturamento, devendo atentar-se a sua capacidade de produção para atendimento das demandas, que podem ser em grandes quantidades. Por outro lado, a gestão pública local também é favorecida, pois estimulando a compra através das empresas locais o dinheiro circula dentro do município temos o ciclo virtuoso e o desenvolvimento local sustentável. Esse processo ainda não é totalmente conhecido pelo público, principalmente porque eles envolvem algumas modalidades distintas, como o pregão, concurso, leilão e concorrência, que são diferentes critérios de competição, para os quais os licitantes devem estar atentos na hora de concorrer e preencher os requisitos necessários ao processo. Em abril deste ano (2021), foi publicada a Lei Federal nº 14.133/2021, com o objetivo de tornar as licitações mais efetivas e eficazes, tanto para o gestor quanto para o empresário. Para entender melhor o que mudou nos processos de licitações, o Sebrae Alagoas criou o ebook: Impactos da Nova Lei de Licitações para a Administração Pública e para os Pequenos Negócios. O lançamento é direcionado para dois públicos e traz como enfoque as 10 principais inovações dessa lei. O objetivo principal do ebook é passar para os leitores informações acerca da Nova Lei de Licitações, que usa algumas legislações vigentes referentes a licitação e trouxe tudo para uma só. A cartilha é totalmente gratuita e de fácil leitura, buscando a melhor forma de levar conteúdo para as pequenas empresas, podendo desse modo estimular os pequenos negócios a participar do mercado de licitações, almejando crescimento. Veja, abaixo, como as mudanças dessa Lei podem impactar nos seus negócios.
As micro e pequenas empresas têm sofrido o impacto da pandemia, com o intuito de minimizar esse abalo muitas medidas têm sido divulgadas pelo Governo Federal para ajudar os empresários e a sociedade em geral a ultrapassarem este momento de crise. Uma delas é a Medida Provisória 936/2020, ela faz parte do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e Renda e possui quatro eixos principais: Pagamento do benefício emergencial Preservação da renda Redução proporcional da jornada de trabalho Salário e suspensão da jornada de trabalho Quer saber um pouco mais? Assista o vídeo da gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae Alagoas, Renata Fonseca. Abaixo você acessa um documento com Perguntas e Respostas frequentes sobre a MP 936/2020.