O maior capital de uma empresa é o conhecimento. E a capacidade de usá-lo para desenvolver produtos, ideias e serviços é um excelente diferencial competitivo.

Há uma grande quantidade de informação disponível nos mais diferentes meios (jornais, revistas, rádio, televisão, bibliotecas, internet etc.). Essas informações, quando úteis e aplicáveis, geram conhecimento dentro da empresa, o que é fundamental para a inovação de produtos, serviços, processos, marketing e do modelo organizacional.
Para melhorar a utilização desse conhecimento, os pequenos negócios podem implementar a gestão do conhecimento. Ela nada mais é do que o conjunto de atividades e práticas que permitem à empresa criar, registrar, compartilhar, proteger e usar os conhecimentos mais importantes para gerar inovações, tomar decisões com maior segurança e trazer benefícios econômicos para ela mesma.
Entre as práticas aplicáveis ao ambiente de uma micro ou pequena empresa, pode-se citar:
Memória organizacional
Permite que a empresa capte, registre e dissemine, de maneira sistemática, o conhecimento da organização, como em: relatórios da experiência obtida em projetos já desenvolvidos, relatórios de análise de resultados de vendas de determinado período, relatórios de pesquisas de satisfação de clientes, lista de produtos gerados a partir de caixa de sugestões etc.
Lições aprendidas
Registro de relatos de aprendizado do processo de gestão da inovação de maneira compartilhada com os colaboradores. Podem ser registrados, por exemplo, erros e acertos durante a execução de um determinado projeto, principais aspectos que se destacaram no relacionamento entre os participantes, maiores dificuldades que ocorreram etc.
Mural de avisos
Compartilhamento de informações e de ideias por meio de um quadro de avisos, relacionadas aos temas de importância no processo de inovação. Podem ser murais físicos bem visíveis ou virtuais (avisos na intranet da empresa). Apesar de nomeado mural de avisos, nele podem ser divulgados outros diversos tipos de comunicações, tais como:o aprendizado das ideias que viraram negócios, status de projetos e atualizações, prêmios em função de apoio no processo de transferência de conhecimento etc.
Portal de compartilhamento
Permite a publicação, em local específico e seguro na intranet da empresa, de informações de relevância para o processo de aprendizagem e de melhoria em um sistema baseado na internet. Pode ser criado um ambiente virtual de compartilhamento baseado em palavras-chave, ou áreas de interesse, ao qual o funcionário pode ter acesso com senha pessoal, colaborar com ideias e participar de grupos de discussão.
Quer entender de a gestão do conhecimento é para seu negócio? Conheça a cartilha A Gestão do Conhecimento na Pequena Empresa que o Sebrae preparou pra você.
Consulte também o artigo Descubra como o design estratégico melhora o desempenho de sua empresa.
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