A preocupação em seguir as regras e visar sempre a qualidade global do negócio é importante para o relacionamento entre franqueadores e franqueados.

Gestão e atuação
As boas práticas procuram definir a melhor forma de atuação de franqueadores e franqueados, para que todos possam se beneficiar das vantagens do sistema, minimizando os riscos inerentes a todos os negócios e, acima de tudo, reduzindo os conflitos que possam ocorrer entre as partes.
Dos franqueadores, espera-se que:
- ofereçam produtos e serviços de qualidade e com diferenciais que permitam manter a competitividade da franquia no mercado;
- tenham o registro da marca e um projeto de identidade visual que resguarde os direitos de exclusividade de uso pelos franqueados;
- foquem no relacionamento com a rede, sempre buscando minimizar conflitos;
- estabeleçam regras claras, seguindo o que determina a Lei de Franquia Empresarial;
- ofereçam treinamentos e consultoria de campo constantemente, investindo na modernização da rede e na capacitação de seus franqueados;
- deem o suporte necessário para o crescimento dos franqueados;
- cumpram as regras do contrato de franquia;
- sejam transparentes com a rede nas tomadas de decisão;
- façam um adequado uso do fundo de propaganda, quando existir na rede, mantendo uma contabilidade transparente dos recursos nele aplicados e investindo em um plano de marketing para ampliar os resultados dos franqueados.
Dos franqueados, espera-se que:
- sigam os padrões determinados pela franquia, reconhecendo a importância de sua manutenção para o fortalecimento da rede e da satisfação dos clientes;
- participem ativamente do treinamento, juntamente com sua equipe;
- empenhem-se na conquista e na manutenção de clientes;
- monitorem a concorrência na região onde atuam, coletando informações que auxiliem na elaboração do planejamento estratégico da rede;
- tenham uma boa gestão financeira, planejando e estabelecendo metas a serem atingidas e controlando os custos e a produtividade dos funcionários;
- contribuam ativamente para o crescimento e melhoria contínua da rede;
- zelem pelo bom relacionamento com o seu franqueador e com os demais franqueados.
Fatores para o sucesso
Muitos fatores são responsáveis pelo sucesso ou insucesso de uma empresa ou grupo de empresas, mas os Fatores Críticos de Sucesso (FCS) representam aqueles que merecem atenção especial e contínua.
Nas franquias, onde o desempenho de cada empresa pode afetar o desempenho das demais empresas que compõem a rede, alguns aspectos assumem papel preponderante para que os melhores resultados sejam atingidos.
O bom relacionamento entre franqueadores e franqueados é frequentemente citado como um dos principais Fatores Críticos de Sucesso. Mas quando se analisam as razões para os principais conflitos nas redes, outros FCS ficam evidenciados, como:
- elaboração de um planejamento estratégico de longo prazo para a franquia, onde fique evidenciada sua estratégia de expansão, com base em análise de mercado e satisfação de clientes, que apontem para a aceitação dos produtos e serviços oferecidos e a viabilidade econômico-financeira do negócio;
- definição clara do perfil do franqueado ideal por parte do franqueador e escolha de um modelo de negócio com o qual o franqueado tenha afinidade;
- capacidade de investimento próprio do franqueador, para o plano de expansão e suporte à rede, e do franqueado, para o pagamento dos custos iniciais de implantação, pagamento de taxas e capital de giro;
- comunicação clara, objetiva, transparente e constante para evitar mal-entendidos;
- estratégia de marketing bem definida e implementada;
- escolha do ponto comercial e adequação ao modelo de negócio, de acordo com o que o negócio exigir;
- apresentação de resultados e plano de melhorias contínuas;
- estabelecimento de parcerias com fornecedores que ofereçam boas condições de preço e confiabilidade no suprimento das unidades franqueadas.
Quando bem definidos e monitorados, os Fatores Críticos de Sucesso refletem os objetivos estratégicos das empresas e representam sua sobrevivência no mercado.
Foi um prazer te ajudar :)