Empresários precisam saber a diferença entre cartão de crédito e de débito e os tipos de cartão existentes no mercado.
Saber a diferença entre cartão de crédito e de débito e os tipos de cartão existentes no mercado, além do valor do serviço e os motivos para aceitá-lo são pontos que precisam ser analisados pelo empresário para proporcionar ao cliente maior conforto e ao negócio maior rentabilidade.
- Cartão de crédito: instrumento que possibilita adquirir bens/serviços nos estabelecimentos credenciados. O recebimento da venda se dá em 30 dias (à vista) e nos demais períodos (60, 90, 120 dias, etc.) para as vendas parceladas.
- Cartão de débito: débito automático do valor da compra na conta do titular do cartão. O valor é creditado na conta do estabelecimento no dia seguinte.
- Cartão de loja (private label): emitido por um estabelecimento comercial para uso exclusivamente nas lojas que o aceitam.
- Cartão de loja híbrido (private label híbrido): emitido por um estabelecimento comercial, com bandeira, cujo uso vai além da loja que o emitiu. Pode ser usado em toda a rede credenciada à bandeira.
- Cartão empresarial: tem funções de crédito e/ou débito destinado às pessoas jurídicas e físicas (portadores) designadas pela empresa contratante do cartão corporativo. É destinado às atividades da empresa, como aquisição de insumos, pagamento de fornecedores, entre outros.
- Bandeira: quem licencia a marca para o emissor e para o credenciador, e coordena o sistema de aprovação, compensação e liquidação dos créditos. Visa, Mastercard, Diners Club e American Express são exemplos de bandeiras internacionais e a Hipercard, Elo, Sorocred, Sicred são bandeiras nacionais ou regionais.
- Emissor: banco ou instituição não bancária que fornece o cartão de crédito e/ou débito para o cliente (titular do cartão). É quem se relaciona com o titular do cartão e estabelece limites de crédito.
- Credenciador: faz a filiação dos estabelecimentos comerciais e é responsável pelo fornecimento e manutenção dos equipamentos de captura, transmissão dos dados das transações eletrônicas e créditos em conta corrente do estabelecimento comercial.
- Titular do cartão: pessoa física ou jurídica que faz uso do cartão.
- Estabelecimento credenciado: aceita o sistema de cartões e respectivas bandeiras.
As vendas podem ser feitas:
- POS (Point of Sale) terminal eletrônico fixo, conectado à linha telefônica.
- POO (POS Wireless Outdoor) terminal eletrônico móvel (sem fio), conectado por telefonia celular (chip). Tem as mesmas funções do POS, com a vantagem da mobilidade.
- PDV (Ponto de Vendas) aplicativo TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) permite integrar o sistema de recebimentos por cartões ao sistema do estabelecimento comercial, facilitando os processos de emissão de notas fiscais, checkouts e expedição.
- Captura pelo celular e tablet (Mobile Payment) solução que utiliza o telefone celular como máquina de captura de operação de cartão de crédito ou de débito. É necessário instalar um aplicativo específico no celular ou tablet para realizar a transação de pagamento mediante confirmação do cliente.
O empresário analisará tudo, lembrando que existem taxas como: adesão, administração, antecipação de recebíveis e custo de linha telefônica.
Saiba mais
- Conheça o curso a distância do Sebrae Análise e Planejamento Financeiro. O objetivo é fornecer conhecimentos sobre ferramentas de controle financeiro para aumentar a eficiência do negócio.
Foi um prazer te ajudar :)