Entenda a importância de desenvolver um ambiente saudável na sua empresa para aumentar a produtividade e atrair talentos.

Um ambiente de trabalho saudável é um dos maiores ativos de uma empresa. Aumento da produtividade e rendimento das pessoas são alguns dos benefícios de um ambiente considerado saudável. É fundamental que os colaboradores sejam vistos como seres humanos e não como funcionários ou operadores.
Para saber se a sua empresa está promovendo um ambiente saudável de trabalho, observe se há um estímulo para os profissionais evoluírem. E se existem estratégias para que eles alcancem esse objetivo, trazendo benefícios não apenas para a empresa, mas para os próprios colaboradores.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o termo ambiente saudável é “onde os trabalhadores e seus superiores cooperam para implementar um processo de melhoria contínua para promover a saúde, segurança e bem-estar de todos os trabalhadores no local de trabalho”.
Uma pesquisa elaborada pela Gallup mostrou que apenas 13% dos profissionais do mundo estão efetivamente engajados. Isso mostra que as empresas ainda precisam avançar muito com estratégias de promoção para um ambiente saudável.
É preciso compreender que se trata de um processo em que todos saem ganhando, empresa e colaboradores. O ambiente de trabalho pode proporcionar uma motivação positiva, diminuir a rotatividade, estabelecer diálogo e reconhecimento, aumentar o sentimento de pertencimento e atrair talentos.
Mas, como construir um ambiente saudável? Primeiro, é preciso realizar uma pesquisa sobre a cultura organizacional, com pontos fundamentais, como aspectos físicos, emocionais e nível de satisfação no trabalho. Também é possível verificar se há oportunidades de crescimento e como é o sentimento quanto à execução das atividades e o nível de colaboração.
Algumas ações podem contribuir para o desenvolvimento de uma cultura colaborativa, como:
Apoio à inclusão e diversidade
Sem dúvida, um ambiente de trabalho saudável é aquele que apoia a diversidade e a inclusão. Assim, a empresa deve estimular o diálogo, a inovação e contribuir com o senso de pertencimento dos colaboradores.
Estímulo à integração e às boas relações entre profissionais
Um ambiente de confiança é essencial nesse ponto. Deve existir um processo contínuo de reforço de práticas, como o cumprimento de prazos e pedido de ajuda para superar dificuldades. Ao evitar a exclusão, a integração entre os colaboradores impacta diretamente no clima organizacional.
Prioridade para comunicação interna e feedbacks
A comunicação no ambiente de trabalho deve ser clara e eficaz. A cultura de feedback é criada a partir da abertura do diálogo. Esta deve ser criada pela liderança, que deve ouvir e dar um retorno aos colaboradores.
Capacitação de lideranças
O envolvimento deve partir de cima, por isso, capacite suas lideranças. Os líderes podem estimular suas equipes a buscarem novos aprendizados e a desenvolverem novas habilidades.
Adoção de recompensas e benefícios
Os benefícios são uma forma demonstrar reconhecimento do profissional. Trata-se de um conjunto de ações que valorizem e reconheçam a importância de cada pessoa e não um aspecto monetário apenas.
Reconhecer a importância de cada colaborador é um dos ganhos mais importantes para a produtividade da empresa. Atualmente, os colaboradores buscam mais que bons salários. Eles procuram por uma empresa aberta ao diálogo e cuja cultura se alinha aos seus ideais, além de estarem em um ambiente propício ao seu desenvolvimento e a novos aprendizados.
Um ambiente de trabalho saudável é como uma comunidade. É preciso dedicação, esforço e confiança. Nesse ponto, o papel das lideranças é central para promover um ambiente saudável e, assim, mais produtivo.
Para saber mais, leia os textos a seguir:
ESG: o que é e qual é a importância? Saiba aqui!
ESG possibilita rentabilidade para pequenos negócios inovadores.
Foi um prazer te ajudar :)