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Thu Mar 09 10:51:07 BRT 2023
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Como fazer uma gestão empreendedora

A incompreensão sobre o que é o processo de gestão empreendedora é um dos motivos sobre a mortalidade de empresas no Brasil.

· Atualizado em 09/03/2023
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Muitos empreendedores já ouviram a frase: “Se você não tiver uma boa gestão, o seu negócio não vai prosperar”, o que muitos não entendem é o que significa gestão e por que existe tendência ao fracasso se a gestão não acontecer.

A concepção que alguns deles têm é de que fazer gestão é muito complicado, e não sabem sequer como iniciar; outros, no entanto, pensam que é muito simples e por isso praticam uma gestão fraca.

Há, ainda, aqueles que acreditam que gestão é algo restrito a grandes empresas e que os pequenos empreendedores não precisam conhecer e muito menos aplicar os princípios de uma boa gestão empreendedora.

Para entendermos o que significa gestão empreendedora, vamos partir do princípio de que é a forma de gerenciamento de uma empresa que pode ser aplicada em micros, pequenas e grandes empresas. Claro que se torna mais complexa à medida que a empresa alcança tamanhos maiores.

Podemos afirmar, inclusive, que uma boa gestão pode ser muito útil para os pequenos empreendimentos, porque lidam com recursos escassos e equipes muito mais enxutas do que as das grandes empresas.

A incompreensão sobre o que é o processo de gestão empresarial está listada como um dos motivos sobre a mortalidade de empresas no Brasil em várias estatísticas apresentadas nos últimos anos.

Por isso, é essencial compreender que a gestão empreendedora é um conjunto de práticas que ajudam a implantar uma mentalidade empreendedora, em todas as atividades que a empresa realiza na sua rotina diária.

Possuir uma mentalidade empreendedora, ou mindset empreendedor, é uma característica dos empreendedores de sucesso e significa ser capaz de observar, organizar e colocar em prática atividades com o objetivo de melhorar e fazer crescer um empreendimento, ou criar uma empresa a partir de um sonho e de uma ideia de negócio.

A gestão se dá com a utilização de objetivos, métodos e ferramentas. Definir objetivos a serem alcançados é prever aonde deseja chegar e qual é o prazo possível para atingir esse alvo.

Método, significa planejar os caminhos que você vai percorrer para atingir esses objetivos e se dá na forma de um plano de ação.

E, ferramentas, são modelos, aplicativos e sistemas que serão utilizados para fazer com que os métodos adotados proporcionem resultados compatíveis com os objetivos planejados.

Então, antes de pensar em desenvolver produtos/serviços, é necessário planejar os objetivos, escolher os métodos e ferramentas que vão compor um plano de ação. A boa gestão significa colocar esse plano em prática, acompanhar os seus resultados e propor alterações caso sejam diferentes do planejado.

A gestão de uma empresa envolve várias dimensões, as quais devem ser gerenciadas como um conjunto em que a abordagem não é sobre cada uma delas de forma isolada, mas ocorrendo em todas ao mesmo tempo. São elas:

  1. princípios e práticas: estão relacionados ao conhecimento necessário para a implantação de uma mentalidade empreendedora;
  2. mercado e clientes: a abordagem sobre o mercado e os clientes deverá ser definida a partir dos princípios e práticas adotadas, mas também é necessário mapear quais são as características do mercado em que a empresa vai atuar, quem são os clientes, fornecedores e concorrentes e quais são as expectativas do empreendedor e da sociedade em relação à proposta de negócios da empresa.
  3. estrutura: toda empresa inicia as suas atividades quando cria a sua estrutura, que é formada pelos recursos, tais como móveis, máquinas e equipamentos, sistemas e softwares, imóveis para funcionamento e operações, entre outros; processos, que são as atividades que a empresa vai desenvolver para entregar valor para os seus clientes; cargos e funções, que representam as atividades que vão ser agregadas em postos de trabalhos e as responsabilidades relacionadas. A estrutura pode ser simples ou complexa de acordo com o tamanho e a complexidade das empresas, atualmente se busca a estrutura mais enxuta possível;
  4. pessoas: são os chamados ativos mais importantes e estratégicos de qualquer empresa. São elas que produzem conhecimento e inovação e possibilitam que as empresas alcancem os maiores níveis de competitividade.

Investir em conhecimento e aplicá-los na sua empresa é a melhor forma de se preparar para uma gestão empreendedora. Venha buscar conhecimento com o Sebrae! Aproveite e faça os nossos cursos EaD: Como administrar um pequeno negócio e Como agir de maneira empreendedora.


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