Entenda para que servem cookies e a importância para o marketing digital da sua empresa.

Os cookies possibilitam que a estratégia de marketing digital seja mais efetiva. Eles são arquivos de texto que guardam informações de uso e ficam salvos no navegador do usuário. Eles servem, por exemplo, para preencher automaticamente informações em formulários, mas também para gerar informações a respeito dos sites que você visitou.
E aqui está a importância para o marketing digital. Os cookies possibilitam a personalização da experiência do usuário. Com os cookies, é possível acompanhar o comportamento de uso e conhecer as preferências dos usuários, ou seja, o perfil do seu potencial cliente. É uma forma de rastrear seu público pela internet e, assim, apresentar conteúdo, como banners, em outros sites e no momento oportuno.
É como se os cookies fossem pegadas deixadas por onde o usuário navegou. As ferramentas certas de marketing digital conseguem seguir a trilha do consumidor e compreender questões como: qual é a origem das pessoas que compraram produtos específicos? Quais são as campanhas com maior conversão?
Na prática, os cookies servem para:
Registrar as preferências do usuário
Esses são os cookies de funcionalidades. Eles registram informações como dados preenchidos em formulários, senhas ou produtos abandonados nos carrinhos. Além disso, registram o idioma, configurações de acessibilidade e outras preferências do usuário.
Aumentar a segurança do site
Cookies de segurança garantem a autenticação do usuário e previnem contra ataques ou spams. Com eles, é possível confirmar se as ações são, realmente, daquele usuário.
Analisar o perfil de visitantes
Com esses cookies, é possível identificar a localização dos visitantes, o dispositivo utilizado, páginas acessadas, gastos em um e-commerce, entre outros. Assim, facilita o planejamento das estratégias de marketing digital.
Exibir os anúncios mais relevantes para cada usuário
Os cookies de publicidade permitem personalizar anúncios, direcionar remarketing, limitar a quantidade de exibições para cada usuário, além de medir a eficácia das campanhas.
Personalizar conteúdos e ofertas
O cookie armazena dados de navegação, como as páginas visitadas recentemente. Assim, você pode personalizar conteúdos e ofertas para o usuário.
Mas, o que cookies têm a ver com a Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD, e por que os avisos de cookies são necessários em todos os sites? A lei, de 2020, traça diretrizes para a proteção dos dados pessoais. Nem todos os cookies tratam de informações pessoais, mas você deve sempre pedir autorização para coletar e utilizar qualquer dado do usuário. Por exemplo, um e-mail em um cadastro on-line tem cookies e deve ser respeitado de acordo com a lei. O ideal é conhecer e estudar a LGPD para não incorrer em violações e penalizações.
Para saber mais, leia os textos a seguir:
Foi um prazer te ajudar :)