Com linhas de crédito específicas e com público alvo definido, o Proger estimula as exportações do país e o adensamento das cadeias produtivas.

O Proger é um programa do Governo Federal, cujo objetivo é promover geração de renda por meio da oferta de linhas de crédito com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) no investimento de longo prazo a pequenos negócios, cooperativas e associações de produção.
As linhas de crédito estão disponíveis em agentes financeiros como Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal, que analisam e assumem o risco de crédito. Tais linhas estão acessíveis a empresas legalmente constituídas, com faturamento mínimo comprovado de 12 meses, que sejam responsáveis pela criação de empregos ou mantenham um posto de trabalho existente.
Itens financiáveis
- Bens e serviços inerentes à atividade da empresa.
- Obras de construção civil de reforma/adaptação.
- Máquinas e equipamentos novos ou usados com até cinco anos de uso, inclusive de origem estrangeira, já internalizados.
- Móveis e utensílios.
- Seguro inicial dos bens financiados.
- Capital de giro associado destinado a suprir a necessidade adicional decorrente da execução do projeto de investimento.
Itens não financiáveis
- Recuperação de capitais já investidos.
- Pagamento de dívidas.
- Encargos financeiros.
- Gastos gerais da administração.
- Obras de construção civil, exceto as de reforma e adaptação.
- Aquisição de terreno ou de unidade já construída ou em construção.
- Inversões destinadas à produção de açúcar e álcool.
- Veículos classificados como caminhões, caminhonetes cabine-dupla, veículos de passageiro (inclusive ônibus, micro-ônibus, táxi, autoescola e vans), veículos importados, de luxo, aéreos, aquáticos e qualquer veículo que não seja utilizado na atividade produtiva objeto do financiamento.
- Outros bens e serviços considerados não essenciais à execução do projeto.
As condições de cada linha podem ser alteradas sem prévio aviso, bem como as instituições financeiras credenciadas para operá-las. Confirme as condições atuais acessando a página do Proger.
Saiba mais acessando a página do Proger.
Nos ajude a melhorar este conteúdo! Avalie abaixo se o conteúdo foi útil ou não para você. Se não foi útil, nos diga o que ficou faltando para poder melhorá-lo!
Foi um prazer te ajudar :)