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Sun Feb 05 22:01:45 BRT 2023
Empreendedorismo | GESTÃO
Empreendedorismo e Gestão

Empreender não é somente abrir um negócio! Sem uma gestão eficiente, o negócio pode não ter fôlego para muito tempo

· Atualizado em 05/02/2023
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A gestão empresarial envolve a administração de todas as áreas e tarefas de um negócio, desde o planejamento estratégico, até as inovações tecnológicas, passando pela gestão financeira, a execução e acompanhamento dos resultados e a avaliação do desempenho das atividades. 

O mais importante, é entender que fazer uma gestão eficiente e eficaz é fundamental para qualquer negócio, sejam microempresas, sejam grandes grupos econômicos.

Organização do financeiro

Gestão financeira não é algo que deve ser motivo de preocupação somente quando os problemas começam a aparecer. Longe disso! Cuidar da organização e saúde financeira de uma empresa é um trabalho que se faz diariamente, administrando receitas e despesas, para minimizar a possibilidade de ocorrência de dificuldades.

O primeiro passo para essa gestão é a organização do fluxo de caixa, onde é registrado todas as entradas e saídas previstas para um determinado período. Este documento deve ser usado como uma espécie de plano de curto prazo, contendo os valores dos próximos 2 ou 3 meses, possibilitando o acompanhamento do negócio. Para realizar essa projeção do fluxo de caixa, pode-se usar uma planilha ou um sistema de gestão.

Em seguida, devem ser analisados outros tópicos, como: precificação dos produtos ou serviços, negociação com fornecedores e pagamento das contas. Cada empresa deve definir as suas prioridades e necessidades e, a partir daí, desenvolver esta análise.

Orçamento da empresa

Além de focar nas necessidades da empresa em termos no financeira, outro ponto extremamente relevante diz respeito ao orçamento empresarial. É por meio dele que o empreendedor vai planejar e estimar os ganhos, despesas e investimentos que o negócio terá nos próximos períodos. Normalmente, as empresas costumam fazer seu Orçamento para o período de 1 ano, mas ele pode ser pensado e planejado para até 2 ou 3 anos.  

Definir métricas estratégicas

Quando falamos em definir métricas, normalmente associamos a medir alguma coisa, mas quando falamos na métrica que importa, ou OMTM (One Metric that Matters), um conceito bastante utilizado na gestão eficiente de um negócio, deve ser estabelecida para a empresa o que é mais importante para ela alcançar em um determinado período.

Para fazer isso, deve ser reunida a equipe, realizar a análise dos indicadores financeiros e contábeis e rever os pontos fortes e fracos da empresa. Assim, será possível identificar um ponto estratégico que pode ser melhorado. 

Depois de definido este objetivo principal, devem ser estabelecidos os indicadores rastreáveis para que seja monitorado e controlado o seu atingimento. 

Para trabalhar com OMTM, é importante lembrar que esses objetivos precisam seguir a regra do SMART, da sigla em inglês:

  • S – Específicos (Specific)
  • M – Mensuráveis (Measurable)
  • A – Atingíveis (Attainable)
  • R – Realistas (Realistic)
  • T – Temporizáveis (Time-bound)

Importante reforçar que os indicadores só servem para aquilo que conseguimos mensurar. Esses indicadores podem ser classificados por nível hierárquico em estratégico, tático e operacional.

Ao trabalhar com o conceito de OMTM, o empreendedor consegue eliminar a perda de tempo em ações que não trarão resultados e fornecer uma resposta certeira para aquilo que é mais caro ao negócio em um certo período. Além disso, ele garante que toda a empresa foque seus esforços rumo a um objetivo único.

Por onde começar?

O Sebrae possui diversos cursos que poderão auxiliar neste tarefas:

Se quiser conversar com um consultor, procure o Sebrae do seu estado.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=O32dDG2-wA4

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