A embalagem tornou-se item fundamental para as atividades de qualquer e-commerce.
A embalagem tem ligação direta com a imagem de uma empresa, por isso, um e-commerce deve investir em embalagens que, além de serem eficazes e protegerem o produto, devem também encantar seus clientes.
Embalagem além de ser uma caixa, pode também ser uma forma de conquistar o cliente. Ela pode representar um diferencial entre um e-commerce e o seus concorrentes.
Inicialmente, a embalagem deve ser eficiente e proteger o produto no trajeto até chegar à casa do cliente, assegurando que a mercadoria chegará intacta. Por isso, muitas vezes, uma simples caixa pode não servir. Nesse caso, complementa-se com outros materiais, como plástico-bolha, por exemplo.
Para a logística, a embalagem é item de fundamental importância, possui relacionamento em todas as áreas e é essencial para atingir o objetivo logístico de disponibilizar as mercadorias no tempo certo, nas condições adequadas e ao menor custo possível.
Exemplos de embalagem
Existem diversas maneiras para o pequeno e-commerce embalar e transportar seus produtos com segurança até seus clientes.
Alguns exemplos são:
- Embalagens de papelão ondulado com divisórias;
- Embalagens com suportes internos produzidos a partir de garrafas recicláveis;
- Utilização de papeis kraft que podem servir para o acolchoamento;
- Polpa moldada para proteção de produtos;
- Sistemas de acolchoamento infláveis;
- Luvas protetoras (em rede ou infláveis).
Como deve ser a embalagem
As lojas devem ter como prioridade garantir que o produto será entregue do mesmo modo que foi embalado: em perfeito estado.
Para isso, é importante que se tome alguns cuidados, como:
- Embalar corretamente o produto de acordo com a sua necessidade;
- Estar sempre protegido, qualquer que seja o meio de transporte: terrestre, marítimo ou aéreo;
- Proteger o produto para que não se altere devido ao tempo entre sair do armazém e chegar ao cliente final (principalmente alimentos);
- Proporcionar facilidade para armazenagem durante o transporte;
- Proporcionar agilidade durante o manuseio.
Uma embalagem com característica satisfatória é aquela que, além de eficaz, é agradável à vista do cliente. Sugere que o produto foi bem tratado e que o lojista se importou em enviá-lo com uma embalagem bonita, sem etiquetas mal feitas ou fitas adesivas excessivas.
Já uma embalagem encantadora é aquela embalagem personalizada, pensada exatamente para o tipo de produto vendido, que proporcionará ao consumidor uma satisfação tão grande quanto o produto em si.
É na movimentação de materiais dentro dos armazéns e na troca de meios de transporte onde a embalagem sofre os maiores impactos que podem causar danos à embalagem e ao produto.
É nessa etapa que os impactos da utilização de embalagens inadequadas podem ser percebidos, seja pelo alto número de perdas, seja pelo aumento do custo decorrente destas perdas.
A embalagem perfeita é, portanto, aquela que consegue reunir três atributos essenciais:
- é eficaz - capaz de proteger o produto;
- é satisfatória - sugere que o produto foi bem tratado;
- é encantadora - que mostra que o lojista pensou no cliente antes de enviar a mercadoria.
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