Clínicas e consultórios médicos devem estar atentos ao novo perfil dos idosos para oferecer serviços adequados às necessidades desse público.

Além da terceira idade ser um público que aumenta conforme a expectativa de vida, que é cada vez maior, é ainda um público de perfil variado e em constante transformação.
Se as exigências hoje são outras, nada mais natural que acompanhar essa tendência. Para fazer isso, o empreendedor precisa oferecer produtos e serviços que atendam às novas necessidades dos consumidores.
Os consumidores da terceira idade estão mais ativos e exigentes. Buscam serviços e produtos adequados às suas condições físicas.
Neste conteúdo, falaremos exclusivamente de produtos e serviços na área da saúde para os consumidores da melhor idade.
Os principais gastos dos maiores de 60 anos são voltados para os serviços de saúde e oferta de medicamentos, além de roupas, turismo, cultura e bem-estar.
O idoso de hoje está na academia assim como também está internet: ele quer viver mais e com mais qualidade de vida, também. Logo, o mercado de saúde é o primeiro que precisa repensar as suas ofertas. E o mercado do e-commerce também precisa acompanhar essa tendência.
Os consumidores da terceira idade estão mais ativos e exigentes. Buscam serviços e produtos adequados às suas condições físicas. Na hora do lazer, procuram lugares descontraídos, onde possam fazer amigos e conversar.
Para se posicionar no mercado e aperfeiçoar serviços e produtos, os profissionais da área da saúde já compreenderam que suas atividades devem ser conduzidas como negócios, com eficiência na gestão e busca de produtividade.
1. Fácil acesso
A localização é um item fundamental para um serviço de saúde voltado ao público idoso. Preferencialmente, deve estar perto de locais de fácil acesso, com possibilidade de estacionamento tranquilo, uma vez que é preciso atender de forma igual os pacientes com dificuldades de locomoção.
2. Espaços adaptados
Os espaços internos e externos devem estar adaptados com rampas e elevadores, além de disponibilizar cadeiras de rodas ou andadores para aqueles que necessitam desse tipo de auxílio.
3. Atenção para ouvi-los
O cliente da terceira idade precisa ser escutado com a calma que merece. É necessário que atendentes, enfermeiros e médicos estejam sempre aptos a ouvir. Isso pode ser uma vantagem para as pequenas empresas, que têm a chance de atuar de forma menos massificada.
4. Atendimento personalizado
Simples ações como conhecer o cliente pelo nome, entrar em contato na data de aniversário ou na véspera do retorno são formas comuns de demonstrar a preocupação com o seu cliente.
5. Canais de atendimento
Manter um canal ativo de reclamações e sugestões, respondendo as observações rapidamente, é outra forma de atestar a importância do cliente ou paciente.
Falhas de atendimento que devem ser evitadas
Alguns erros ainda se repetem nos serviços para a terceira idade, deixando claro que é preciso amadurecer o atendimento e proporcionar a quem já vivenciou muitas experiências na vida um cuidado diferenciado. Confira as falhas mais comuns para que você possa ‘
- Exigir pressa durante o atendimento;
- Não ter paciência para esclarecer dúvidas;
- Colocar apenas funcionários de mais idade para atender idosos. Isso pode causar a sensação de segregação desse segmento;
- Usar letras pequenas nos cartazes e substituir o contato pessoa a pessoa por um volume grande de informações escritas;
- Utilizar termos técnicos para explicar questões que são de conhecimento essencial para o paciente;
- Não manter instalações acessíveis, com rampas, elevadores e áreas adaptadas à passagem de cadeiras de rodas.
Uma tendência adequada às novas exigências dos idosos são os serviços de home care, que envolvem ações de promoção à saúde, prevenção, tratamento e reabilitação no domicílio do cliente.
O home care envolve de serviços ambulatoriais, com a visita diária de um técnico de enfermagem, até a internação domiciliar - quando há profissionais disponíveis o tempo todo para atender o paciente. Esse novo formato de cuidado à saúde é extremamente apropriado ao cenário de envelhecimento populacional. O fato de estar em casa, em seu clima acolhedor, contribui para a recuperação mais rápida.
Material de apoio
Se este conteúdo sobre as exigências da terceira idade para o mercado de saúde foi útil, talvez você também queira acessar este estudo sobre o mercado de saúde para a melhor idade.
Você também pode acessar esse artigo sobre Clínicas médicas com design: o bem-estar do paciente em primeiro lugar. Até a próxima!
Foi um prazer te ajudar :)