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Marketing de influência no Twitch

Por que o marketing de influência nessa plataforma é importante?

· Atualizado em 01/06/2023
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Uma plataforma de streaming que tem feito sucesso no universo gaming e entre criadores de conteúdos, vloggers, músicos, artistas, para citar alguns, é o Twitch, e, claro, isso tem atraído a atenção das marcas. Pertencente à Amazon desde 2014, ele é considerado a maior plataforma de streaming on-line do mundo, possui diversas funcionalidades, e, nele, qualquer pessoa pode criar um perfil, fazer transmissões ao vivo sobre diversos temas e interagir em tempo real com outros utilizadores por meio de um chat.

É importante entender que o Twitch é basicamente uma plataforma de lives, um formato de conteúdo muito valioso para as marcas, e está quase ultrapassando os 40 milhões de utilizadores (viewers) mensais. O marketing de influência também está presente na plataforma: os influenciadores digitais nessa plataforma são mais conhecidos como streamers. Eles possuem seguidores dedicados e um público normalmente jovem (73% têm menos de 34 anos).

Existem várias formas de utilizar o Twitch, empregando o marketing de influência, como, por exemplo, patrocinando um canal ou um evento entre o streamer e seus fãs ou ainda pagando para ter a logo da marca aparecendo no canal ou no cenário do vídeo. É possível fazer diversos tipos de parceria, que incluem mostrar seu produto, deixar mensagens de marca, realizar sorteios ou mesmo distribuir brindes.

Por que as marcas estão usando o Twitch?

Veja o que tem motivado as empresas a investir no marketing no Twitch:

  • Awareness: reconhecimento da marca e aproximação com o público;
  • Segmentação de público: as lives e os chats criados podem ser direcionados para determinado público que a marca quer alcançar;
  • Geração de leads: a marca se torna um exemplo a ser seguido, o que gera mais leads;
  • Influencer e affiliate marketing: a plataforma é monetizada, portanto, retém os melhores influencers. É importante, no entanto, escolher aqueles que têm uma identidade com a sua marca, o seu nicho, o seu público-alvo;
  • Patrocínio: diferentes formatos de conteúdo podem ser patrocinados desde eventos, competições, lives, projetos, entre outros;
  • Anúncios pagos: cada marca pode criar os seus anúncios segmentados.

É sempre importante estar presente onde o público está, por isso avalie a sua presença no Twitch, defina objetivos e saiba como abordar o público. Se precisar de apoio, conte com o Sebrae mais próximo de você para tirar a sua ideia do papel.

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