A demanda para tamanhos grandes cresce a cada ano: saiba como se planejar para ganhar mais com esse segmento.
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Foi-se o tempo em que o padrão de beleza era ditado por mulheres magérrimas. Agora, como resultado do movimento “body positive”, que defende a relação positiva com os diferentes tipos de corpos, o que importa é ser quem se é e assumir a identidade e o corpo que se tem.
O mercado de moda plus size está cada vez mais diversificado e as peças, cada vez mais sofisticadas. Isso porque há espaço para muito crescimento nesse nicho de mercado: além das mulheres, os homens, crianças, adolescentes, jovens e idosos têm demandas de produtos para todas as ocasiões.
Números
Segundo dados da Associação Brasileira do Vestuário (Abravest), o mercado plus size movimentou, entre 2018 e 2019, cerca de R$ 7 bilhões. Esse percentual corresponde a cerca de 300 lojas físicas e 60 virtuais. A expectativa, segundo a associação, é de um crescimento de pelo menos 10% ao ano.
A moda plus size não tem o objetivo de disfarçar o excesso de peso, mas de valorizar o corpo e tirar do cliente aquela sensação de que ele nunca encontrará nada do seu tamanho ou de que, quando encontrar, não será algo bonito.
As peças precisam ter corte e caimento para valorizar as curvas, então você precisa apostar nas tendências para se dar bem nesse mercado.
Fique por dentro!
- Você pode conhecer a pluralidade desse mercado na Feira Pop Plus.
- Uma data importante para quem vai se envolver no tema é o dia de Luta Contra a Gordofobia, comemorado em 10 de setembro.
- Algumas influenciadoras digitais para se inspirar são Bell Rocha, Alexandra Gurgel, Rita Carreira e Ju Romano.
- O Fashion Weekend Plus Size é um evento super interessante que reúne grandes marcas especializadas e acontece duas vezes ao ano em São Paulo.
- Compartilhar conteúdo “body positive” e mostrar as várias possibilidades de estilo para seus clientes no YouTube, Instagram e WhatsApp pode ser vantajoso.
- Oferecer os serviços de um personal stylist também é uma boa ideia.
Casos para inspirar
Inspire-se em marcas populares que desenvolveram coleções plus size próprias. É o caso da Marisa, com a linha Especial para você, a C&A, com a Special for you, e a Renner, com a Ashua.
A Duloren, primeira marca de lingerie a apostar nesse público com o slogan “Gostosa demais para usar 38”, obteve resultados surpreendentes e, atualmente, os tamanhos grandes correspondem a 50% do seu faturamento.
7 dicas para seu negócio de moda plus size
Lá vão algumas dicas para você que quer empreender bem nessa área, seja investindo ou apenas ampliando o seu negócio.
- Plano de negócio: não se esqueça de investir em um bom plano de negócio - essa é, realmente, a primeira coisa que você deve fazer.
- Produto: a moda plus size não tem mais limites. A partir do número 44 ou da etiqueta GG, podem ser confeccionadas peças masculinas e femininas, infantis e de moda íntima, fitness, casual, festa e praia. Isso sem falar nos acessórios, como cintos, colares, pulseiras e bolsas. Opções não faltam, você apenas precisa pesquisar a demanda em sua região, definir seu produto e arrasar nos modelos que colocará à venda.
- Venda: depois de saber qual é o seu público, ter o espaço montado ou sua página na internet funcionando, realize suas vendas. Mas como? Criando estratégias de vendas! Capacite sua equipe e procure transformar o ato da compra em uma experiência agradável para o cliente.
Curso on-line: Como vender mais e melhor pode ajudar você
- On-line: você pode trabalhar com uma loja física, mas precisará saber vender o seu peixe também em marketplaces ou nas redes sociais. Por isso, invista em divulgação na internet e, se desejar ter sua própria loja virtual, saiba mais sobre e-commerce aqui.
- Legislação e padronização: antes de colocar os produtos nas araras e abrir as portas do seu negócio, pesquise o que diz a lei. No site do Inmetro, você acessa informações sobre a etiquetagem de produtos têxteis.
- Linhas de financiamento: se você precisar de investimento, consulte as informações divulgadas no portal do Finep – Inovação e Pesquisa e do BNDES Inovação.
- Promoções: aproveite as datas comemorativas, mas crie seu próprio calendário de datas e motivos para chamar a atenção do seu potencial cliente. Invista na comunicação que se conecta com a realidade do seu público, para que sua marca seja vista e lembrada.
Saiba mais
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