Ramos? Atividades? Você sabe o que é isso? Descubra agora!

Ramos de atividade, ou ramos de negócio, é uma definição do segmento de atuação de uma empresa, que pode ser: indústria, comércio ou serviço.
Dentro dessas três atuações, há diversas atividades que podem ser executadas por um negócio.
Em outras palavras, o ramo de atividade de uma empresa é a definição do que ela faz para gerar valor a seus clientes. Para escolher o ramo de atuação, o empreendedor deve levar em consideração: preferência pessoal, conhecimento, público consumidor, concorrência, investimento e futuro da atividade. É o equilíbrio entre esses fatores que vai garantir maiores chances de sucesso para o negócio.
Ramo de atividade: qual é o seu?
O ramo de atividade é o que define a área em que a sua empresa irá atuar, e é por isso que podemos dizer que ele também ajuda a definir o seu produto ou serviço. O ramo de atividade é a primeira escolha a ser feita quando se decide abrir uma empresa.
Muitas vezes, essa definição surge antes mesmo da decisão de empreender: o empreendedor gosta de uma atividade, tem afinidade com alguma área ou possui bom conhecimento técnico sobre determinado assunto e, assim, nasce a ideia empreendedora.
Muitos ramos de atividade apresentam várias subcategorias que ajudam na sua definição específica. Uma empresa pode ter atividade industrial, comercial ou de prestação de serviço. Dentro da atividade industrial, por exemplo, a empresa pode ser uma gráfica, uma metalúrgica, produzir bebidas etc. Dentro do ramo comercial, a atividade pode ser um mercado ou uma loja de roupas.
Atividades e ramos
O que vem antes: o ramo ou a atividade? Achou confuso? A gente explica!
Empresas industriais: são aquelas que transformam matérias-primas, manualmente ou com auxílio de máquinas e ferramentas, fabricando mercadorias. Abrangem desde o artesanato até a moderna produção de instrumentos eletrônicos. Exemplos:
- Fábrica de móveis artesanais;
- Fábrica de roupas;
- Fábrica de esquadrias;
- Fábrica de computadores.
Empresas comerciais: são aquelas que vendem mercadorias diretamente ao consumidor, no caso do comércio varejista, ou que compram do produtor para vender ao varejista, como no comércio atacadista. Exemplos:
- Restaurante;
- Supermercado;
- Atacado de laticínios;
- Armarinho;
- Loja de ferragem.
Empresas de prestação de serviços: são aquelas onde as atividades não resultam na entrega de mercadorias, mas na oferta do próprio trabalho ao consumidor. Exemplos:
- Lavanderia;
- Cinema;
- Hospital;
- Escola;
- Cabeleireiro;
- Estética;
- Mecânica.
Para auxiliar na sua escolha
Ter preferência pelo ramo de atividade é uma boa forma de antecipar a satisfação em desempenhar uma atividade. Da mesma forma, é interessante que você tenha conhecimento do ramo ou da atividade que irá escolher, porque é quase impossível conseguir gerir um negócio sem ter nenhum conhecimento sobre ele.
As empresas nascem para atender a uma demanda de um público consumidor. Sendo assim, é prudente encomendar uma pesquisa de mercado para conhecer que público é esse.
Outra recomendação é analisar a concorrência, bem como saber qual o investimento necessário e qual valor você tem disponível para abrir a sua empresa. No mundo dos negócios, o resultado ideal é aquele que está mais próximo do equilíbrio, sempre.
Saiba mais
Ainda não sabe em que ramo de atividade empreender? Veja as Ideias de Negócios que o Sebrae preparou.
Foi um prazer te ajudar :)