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Wed Dec 21 12:38:23 BRT 2022
Pessoas | CAPITAL HUMANO
Seis formas simples de manter o engajamento de colaboradores

Conheça estratégias que micro e pequenos empreendedores também podem adotar para elevar a motivação das equipes e gerar melhores resultados no dia a dia.

· Atualizado em 21/12/2022
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A economia nacional e, por consequência, o ambiente de negócios costumam ser de incertezas, o que torna ainda mais necessário manter os resultados e a produtividade do negócio em alta. A melhor forma de fazer isso é através do engajamento dos colaboradores no dia a dia. 

Engajamento é uma medida que se refere ao quanto as pessoas estão comprometidas com as metas e objetivos do negócio no seu trabalho. Já sabemos que a boa e velha “meta do mês” não é mais suficiente para garantir que as pessoas vão dar tudo de si para alcançá-la. O empreendedor ou líder precisa conquistar a confiança e o respeito da sua equipe, dar o exemplo e, com isso, motivar as pessoas a dar o seu melhor para a empresa. 

Isso é muitas vezes conseguido com oferta de informações, valores e princípios à equipe através de comunicação clara e essencial, com conversa aberta e estímulos a uma melhor produtividade e sem apelar para broncas que deixem funcionários desmotivados.

Esse trabalho é mais do que apenas pagar bem. Você pode implantar soluções simples para que você seja visto como um líder que oferece todas as condições para o desenvolvimento dos profissionais da equipe e que reconhece os bons resultados alcançados, sendo um ponto de apoio para a solução de erros e problemas.

Confira as dicas para gerar engajamento nas equipes no e-book do Sebrae.

Veja nossas dicas para manter seu time engajado:

1- Invista em uma comunicação clara

Mais do que informar o funcionário, é preciso deixar aberto o canal de comunicação com ele. O colaborador precisa ter confiança de que poderá tirar dúvidas, pedir ajuda e sugerir soluções ou adaptações, para melhorar o engajamento e o resultado do trabalho de todos.  

2- Motive a equipe

Para facilitar o trabalho coletivo, é importante fazer com que todos os colaboradores sejam tratados de forma igual, tenham as qualidades reconhecidas e enxerguem vantagens ao se empenharem mais. Dar feedbacks constantes e definir metas reais e benefícios financeiros ou não permitem criar um relacionamento de confiança.

3 - Lidere, e não chefie 

Entender a diferença entre ambas as ações é determinante. O bom líder conversa com as pessoas em vez de distribuir ordens e broncas. Outro ponto é definir funções, determinar tarefas e delegar atividades, sempre fazendo correções de forma paciente e instrutiva. É assim que aquele sentimento de pertencimento se fortalece e gera engajamento. 

4- Monitore e elogie o desempenho

Fazer reuniões curtas e abertas para destacar os bons resultados de alguns colaboradores pode fazer com que outros se inspirem e aprendam novas estratégias de sucesso. É possível oferecer recompensas que façam sentido, como um dia de folga ou um bônus no fim do mês. Por outro lado, quando o objetivo for corrigir algum erro é sempre melhor fazer uma reunião individual, com calma, para avaliar o problema e dividir com o funcionário a forma de solucioná-lo. Fale e escute, mas nada de “palestrinha”.

5- Peça sugestões à equipe

Ouvir e adotar sugestões dos colaboradores é uma forma de fazer com que se sintam valorizados e aumentar o engajamento. Isso vale tanto para o trabalho quanto para avaliação da própria atuação como líder. 

6- Ofereça capacitação

Um colaborador que enxerga na empresa um lugar para crescer profissionalmente costuma ser mais motivado. Oferecer capacitação e treinamentos gera engajamento. Mesmo em casos em que o funcionário assume novas funções, a percepção é de que o líder confia nele e que poderá subir degraus na empresa. 

Saiba mais sobre o tema no e-book A liderança na gestão de equipes - Sebrae.

Acesse também os materiais disponíveis em Gestão de Pessoas para os pequenos negócios.


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