É possível crescer e obter lucro preservando o meio ambiente. Confira os exemplos e as dicas sustentáveis que separamos para a sua empresa.

Empresas são organismos vivos que precisam crescer, evoluir e explorar seu potencial para cumprir sua missão. Ao longo do tempo, elas enfrentam os mais diversos desafios, seja simplesmente para sobreviver, seja para crescer e ocupar seu lugar no mercado. A despeito do porte, atualmente, podem contar com uma vantagem competitiva: a sustentabilidade.
Quando aplicam os princípios da sustentabilidade, os pequenos negócios podem desenvolver atividades lucrativas com alto valor social e utilizar de maneira racional os recursos naturais.
O empresário norte-americano Jonh Elkington, fundador de uma organização não governamental (ONG) chamada Sustainability, criou uma nova maneira de entender a sustentabilidade nos negócios. Para ele, “é preciso que os negócios sejam feitos levando-se em consideração o equilíbrio entre os fatores ambientais, sociais e econômicos, e os resultados das empresas precisam refletir esse equilíbrio”.
Tripé da sustentabilidade
A esse novo conceito de sustentabilidade empresarial foi dado o nome de Triple Bottom Line – tripé da sustentabilidade, em português. Segundo essa noção, as dimensões econômica, ambiental e social devem estar em equilíbrio no resultado das empresas.
Social: são as pessoas ligadas direta ou indiretamente à empresa. O objetivo é promover qualidade de vida, dentro e além dos muros da organização.
Ambiental: são as ações da empresa para eliminar ou, ao menos, amenizar o impacto negativo causado por suas atividades. Entram neste item o uso eficiente de matérias-primas, energias renováveis, reciclagem e outras diversas ações.
Econômico: é a lucratividade. No entanto, na ótica do Triple Bottom Line, a empresa deve pensar sempre em lucrar ao mesmo tempo que sustenta os recursos naturais e promove qualidade de vida.
Quando a inovação é acompanhada de processos sustentáveis os empreendimentos se reposicionam na sua relação com consumidores, clientes, fornecedores, colaboradores e com a sociedade. O negócio começa a passar mais confiança e credibilidade por meio dos produtos e serviços que oferece.
A gestão ambiental minimiza impactos no meio em que uma empresa opera e ao mesmo tempo desenvolve atividades lucrativas, com alto valor social e utilizando de maneira racional os recursos naturais, como água, energia e resíduos.
MPEs sustentáveis
É muito comum pensarmos que pequenos negócios causam pouco ou nenhum impacto no ambiente onde estão inseridos. Mas, quando levamos em consideração que eles ultrapassam 11 milhões de unidades no Brasil, o volume já se torna bem significativo, não é mesmo?
Nesse sentido, mesmo aplicada aos pequenos negócios, uma gestão sustentável pode minimizar impactos, desenvolver atividades lucrativas, com alto valor social e utilizar de maneira racional os recursos naturais.
Por vivermos em comunidade e, consequentemente, compartilharmos os mesmos espaços, temos a obrigação de utilizar práticas responsáveis que não comprometam a vida das gerações futuras. Ao diminuir alguns consumos de recursos naturais, as empresas podem reduzir seus custos e contribuir com um mundo melhor.
Economia de recursos
Ao reduzir o consumo de recursos naturais, os empreendimentos também economizam recursos financeiros. Atitudes sustentáveis praticadas como princípios em empresas de todas as atividades econômicas, envolvendo todos os colaboradores, promovem o estabelecimento de uma nova cultura de produção e prestação de serviços responsáveis. Todos os dias surgem novas oportunidades em todas as áreas da empresa, basta que desenvolvamos um novo olhar.
Por isso, queremos mostrar uma iniciativa rápida e barata para começar a transformar sua empresa. Trata-se da regra dos três Rs: reduzir, reutilizar e reciclar.
O Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), localizado em Cuiabá/MT, é a unidade de referência nacional do Sebrae sobre o tema. Inaugurado em 2010, atua com a geração e disseminação de conhecimentos em sustentabilidade para os pequenos negócios.
Seu papel é mapear inovações, técnicas e práticas sustentáveis no Brasil e no mundo, formular conteúdos exclusivos e mostrar aos empresários como é possível ser mais rentável reduzindo impactos no meio ambiente e contribuindo para um desenvolvimento social mais justo e igualitário.
- Para mais informações sobre como o Sebrae está trabalhando o tema, leia o Termo de Referência para Atuação do Sistema Sebrae em Sustentabilidade.
Oferecemos conteúdo qualificado que apoia o atendimento do Sistema Sebrae em todos os estados. Para isso, são consideradas as diferentes realidades dos empresários brasileiros: setores, segmentos, tamanho, região e potencial impacto ao meio ambiente, resultando em inúmeras ações e publicações segmentadas e disponíveis gratuitamente.
O projeto do prédio foi inspirado nas habitações indígenas, inserindo técnicas e conceito de arquitetura sustentável. É um laboratório de práticas sustentáveis para empresários, estudantes e instituições públicas que desejam conhecer a aplicação do tema no dia a dia.
Para ajudar a sua empresa nessa caminhada, o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) desenvolveu as dimensões da sustentabilidade nos pequenos negócios. São 12 áreas em que você pode colocar a sustentabilidade em prática e obter bons resultados.
Assista ao vídeo e compreenda como elas podem ser úteis ao seu negócio.
O Sebraetec é um produto do Sebrae que disponibiliza serviços tecnológicos para empresas, possibilitando o acesso de pequenos negócios a soluções em quatro áreas de conhecimento da inovação:
- Design
- Produto e qualidade
- Desenvolvimento tecnológico
- Sustentabilidade
Por meio de consultorias, o Sebraetec promove a sustentabilidade em temas como eficiência energética, uso de energias alternativas, gestão hídrica e de resíduos, certificações, entre outros.
Assim, o programa busca estimular a sustentabilidade através da melhoria de processos, produtos e serviços ou a introdução de inovações nas empresas e mercados, fortalecendo a capacidade competitiva dos pequenos negócios brasileiros.
Quer saber o que podemos fazer pela sua empresa? Acesse a página do Sebraetec e descubra a solução certa para inovar, fazer melhor, mais rápido e com menos custo.
Foi um prazer te ajudar :)