Logotipo, vitrine, disposição de produtos e de mobiliário, iluminação, cores e limpeza, entre outros são fatores que devem ser observados.

Os primeiros fatores a serem percebidos pelo potencial cliente tendem a ser a fachada e o ambiente da loja, e o impacto pode ser positivo ou negativo.
Os fatores que determinam o estilo de comunicação visual são chamados de merchandising, ou seja, é a forma correta de se comunicar com o cliente, e para indicar esse estilo devem ser observados: o segmento da loja, o perfil do consumidor e a filosofia de atendimento estabelecida.
Alguns dos aspectos mais importantes na ambientação e comunicação com os clientes são:
Logotipo: deve ser relativamente curto, de fácil memorização e passar o conceito da loja e sua atividade.
Layout: é a utilização dos espaços disponíveis, e a melhor forma de adaptá-los ao trabalho de vendas e a comodidade do cliente. Deve considerar:
- A facilidade de acesso aos consumidores;
- O local do caixa para efetuar pagamentos;
- O local de estoque e armazenamento;
- A disposição dos acessórios para colocação das mercadorias (gôndolas e displays);
- A localização dos provadores, se for o caso;
- A disposição das mercadorias e dos corredores, observando a passagem dos clientes;
- O local das vitrines.
Higiene e limpeza: o lojista deve ter atenção especial com chão, acessórios, displays, mercadorias, placas e a parte externa da loja. Além de estar limpa, a loja precisa parecer limpa.
Iluminação: iluminar significa realçar loja e produtos. A iluminação pode e deve ser utilizada para destacar produtos ou grupo de produtos, seja internamente ou nas vitrines.
A vitrine destaca os principais aspectos dos produtos. Ela funciona como um convite para que as pessoas confiram as novidades.
Cores: é mais recomendável utilizar cores neutras nas paredes, acessórios e gôndolas, assim os produtos serão realçados.
Disposição das mercadorias: as mercadorias devem ser agrupadas de acordo com seu tipo e finalidade ou público a que se destinam, pois a desorganização provoca perda de valor para os produtos expostos
Vitrine: é muito importante que os produtos expostos sempre contenham os respectivos preços, pois o objetivo principal da vitrine é chamar a atenção do consumidor para os produtos da loja, convidando-o a entrar.
Além dos aspectos visuais, existe muito mais a fazer para aumentar a satisfação dos seus clientes. Você já ouviu falar em Customer Success? Faça este curso on-line e gratuito e saiba mais. Matricule-se!
Depois de conquistar seu cliente com o visual, é hora de arrasar no atendimento. Este curso on-line do Sebrae tem tudo para aumentar a qualidade e encantar quem entra na sua loja. Saiba como.
Além de dar um melhorada no seu ponto de venda, é preciso atrair clientes para que te visitem. E uma boa estratégia de comunicação pode chamar muita gente. Descubra como fazer isso.
Foi um prazer te ajudar :)