this is an h1

this is an h2

Tue Apr 18 06:14:22 BRT 2023
Inovação | APLICATIVO
Varejo e vendas feitas pelo celular, o M-commerce

Utilização de aplicativos para compra no celular é um mercado em expansão que deve ser observado pelos donos de pequenos negócios.

· Atualizado em 12/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

No Brasil, a utilização do M-commerce ainda é tímida, mas a criação de aplicativos para os celulares é um diferencial por facilitar suas compras a qualquer momento.

O micro e o pequeno empreendedor podem começar a atuar no Mobile E-commerce (M-commerce). Isso porque o consumidor já utiliza o telefone com dispositivos de conexão à internet e estão aprendendo a fazer suas atividades cotidianas se utilizando de tal aparelho.

A utilização destes aplicativos permite que os empresários desenvolvam promoções e ofertas direcionadas aos consumidores, possibilitando mais uma ferramenta de contato com o seu consumidor final.

Veja como essa tecnologia pode ser utilizada:

  • mobile tickets (o usuário apresenta na bilheteria do cinema);
  • mobile vouchers, cupom ou cartão fidelidade (o usuário pode receber descontos e pontuação do cartão fidelidade via celular);
  • compra de conteúdo (compra de músicas pelo celular, podendo baixar com uma velocidade maior); e
  • mobile banking (transações de contas bancárias, aplicações).

 Como entrar nesse mercado

Antes de entrar no mercado Mobile E-commerce, o empresário deve estar atento ao que o seu consumidor final busca. Essas informações podem ser obtidas em pesquisas realizadas com o consumidor.

No Brasil, a utilização do M-commerce ainda é tímida, e o cliente prefere fazer transações pelo computador. Porém, esse é um mercado em expansão, e o empreendedor precisa estar atento a esse movimento, uma vez que a criação de aplicativos para os celulares é um diferencial por facilitar suas compras a qualquer momento.

É preciso ter uma boa arquitetura de sistema. Ela deve comportar:

  • dispositivo móvel (smartphone) – que possui um brownser ou aplicação de M-Commerce personalizada;
  • centro de dados – servidor que realiza transações nos bancos de dados, autoridade de segurança – fornece as autorizações para as transações comerciais;
  • a autoridade de verificação – centro que permite a verificação dos dados para autorização de pagamento do cartão de crédito, contas bancárias.

 Segurança

A questão de segurança que envolve as transações também no M-commerce é algo que precisa da atenção tanto das empresas quanto dos consumidores. Como o aparelho celular não tem capacidade suficiente para processar as informações e armazená-las, as empresas precisam ter um servidor que realize esse processamento com segurança. Veja alguns dos itens necessários para isso:

  • chave pública,
  • algoritmos criptografados e
  • autenticação de clientes.

 Nova tecnologia

Em 2012, a tecnologia G4 aportou no Brasil, facilitando essas transações e o funcionamento melhor do M-commerce. O G4 que aumenta a taxa de transferência de dados em 260 vezes mais rápida.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?