Aprenda soluções para alinhar sua gestão, mantendo a qualidade dos produtos e serviços.
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Maikon Richardson
3 min de leitura · Atualizado em 14/09/2021
Permanecer no mercado com sucesso é uma missão difícil para qualquer empresa, e requer alguns cuidados, o mais importante deles é cuidar da gestão de sua empresa.
Nesse ponto manter o foco na qualidade do gerenciamento e controle de uma empresa é a chave do sucesso.
Portanto, saiba como envolver seus colaboradores, definir produtos e processos, definir quais indicadores apontarão para o controle de qualidade de seus serviços e produtos e assim implementar soluções na gestão de qualidade.
Para isso montamos um passo a passo de como implantar a solução de gestão de qualidade
Envolva todas as pessoas da sua empresa no processo
A chave do sucesso para toda gestão de qualidade é que todos os colaboradores de sua empresa, devem ter um elo direto ou indireto com a qualidade, seja impactando na qualidade dos produtos ou dos processos de apoio para a produção/distribuição.
Portanto, ao iniciar a implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade, comunicação clara e treinamento constante são essenciais.
É importante para o sucesso do projeto evidenciar a participação de todos e instigar a colaboração de seus funcionários para alcançar a melhoria contínua e a qualidade total na sua empresa.
Para isso, uma etapa de sensibilização ao início da implantação costuma ser eficiente, além disso, algumas empresas costumam beneficiar funcionários que trazem novas ideias e melhorias aos processos que são incorporadas e contribuem para o sucesso da empresa.
Defina os produtos e processos que têm mais impacto no seu negócio
Para empresas que possuem um mix de produtos muito extenso, implantar um Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) em todos simultaneamente é uma tarefa extremamente complexa, portanto, na maioria dos casos, é necessário selecionar os produtos ou família de produtos que vão ter maior impacto no sucesso da empresa, normalmente são os que representam o maior volume comercializado ou aqueles que geram mais faturamento para sua empresa, uma ferramenta muito utilizada para esse fim é a Curva ABC.
*Curva ABC - A curva ABC é um método de classificação de informações, para que separem os itens de maior importância ou impacto. Para administração é utilizado na gestão de estoques e resultados que poderão ser definidos pela análise e aplicação correta dos dados fornecidos com a curva ABC.
Indicadores, a tradução da qualidade dos seus produtos e processos
Agora, chegou o momento de definir quais os indicadores mais importantes a ser medidos nos seus produtos e processos, por exemplo:
Produtos: Grau brix, defeitos, calibre, maturação, podridão, etc.
Processos: Temperatura da câmera fria, peso médio das caixas, preços de compra e venda, entre outros.
Uma das prioridades aqui é não pecar pelo exagero, não adianta ter indicadores demais e não conseguir controlá-los posteriormente, portanto, tenha cuidado para não exagerar no número de indicadores e em sua complexidade e, principalmente, os indicadores devem atender às exigências do seu cliente!
Defina o método de coleta da informação
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De quanto em quanto tempo serão coletados os indicadores?
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Coletas mais frequentes, traduzem resultados mais confiáveis, porém, consequentemente, custam mais caro.
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A coleta será feita de forma manual ou automatizada?
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Para a coleta manual, serão necessários mais funcionários, mais horas de trabalho e as informações estarão armazenadas de maneira menos segura.
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Já a coleta automatizada facilita o fluxo de informação, dando maior agilidade ao processo e garante maior segurança para as informações de sua empresa.
E para essa decisão os principais argumentos estão no seu próprio negócio:
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Qual o tamanho da sua produção?
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Qual o nível de detalhe da informação desejado?
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Quantos funcionários estão treinados para realizar o controle de qualidade?
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Essa análise possibilitará tomar a decisão mais adequada a realidade de sua empresa.
Controle o desempenho dos seus indicadores
Agora que temos a informação disponível, é necessário definir:
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Quem será o responsável pelo acompanhamento dos indicadores?
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Qual periodicidade devem ser acompanhados?
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Quais ações são tomadas quando os indicadores estiverem fora do controle?
Para um acompanhamento mais eficiente, um sistema que atualize e notifique as ocorrências, facilita a dinâmica de acompanhamento e permite ao gestor da qualidade acompanhar apenas os casos que necessitem de sua atenção.
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