A cada seis meses, o Sebrae/SC lança uma pesquisa chamada Sensor das MPEs catarinenses, que é um levantamento de informações que mede o desempenho semestral dos pequenos negócios e a qualidade de gestão empresarial. A pesquisa foi realizada entre 6 e 29 de julho, referente ao período de janeiro a junho de 2015 e envolveu 500 empresas dos setores da indústria, comércio, serviço e agronegócio de todas as regiões de Santa Catarina.
Um dos resultados da pesquisa aponta que os melhoramentos da gestão ajudaram a 55% das empresas a registrar aumento ou estabilidade nas vendas, enquanto menos da metade dos empreendimentos afirmaram que o faturamento diminuiu no primeiro semestre de 2015. “Esse número reflete o atual cenário econômico, mas os números provam que com inovação e excelência de gestão existem oportunidades de ganhos, já que 31% dos entrevistados afirmaram que o faturamento da sua empresa aumentou nesse período”, comenta o Gerente da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae/SC, Jackson André da Silva.
Uma alternativa encontrada pelos empresários para enfrentar o atual período econômico foi a inovação. A pesquisa registrou um aumentou de 52,6% no número de empresas que promoveram ações de inovação, como a busca por novos segmentos de produtos ou serviços.
A pesquisa ainda apontou cautela dos empresários no que diz respeito ao endividamento. O número dos que contraíram empréstimo para capital de giro no período baixou para 57%, contra 89% no semestre passado. “O atual panorama econômico, com a elevação contínua das taxas de juros leva o empresário a ter receio em contrair dívidas”, comenta Jackson.