this is an h1

this is an h2

Wed Apr 19 04:18:15 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING
Aprenda a montar um clube de assinatura no varejo

Veja as nossas dicas sobre como montar um clube de assinatura para o seu negócio no varejo.

· 10/04/2023 · Atualizado em 19/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Uma das grandes tendências para o marketing no varejo são os clubes de assinatura, um formato prático para os consumidores, que precisam somente preocupar-se em  escolher o produto, pois o pagamento é feito automaticamente no cartão.

O formato já era sucesso para planos de ligação e internet, canais de streamings, música e filmes, além de jornais e revistas. Hoje, a possibilidade de assinatura estende-se para os produtos físicos, como bebidas (vinhos, por exemplo), cosméticos, roupas, alimentos, livros e até carros. As possibilidades se ampliam à medida que os consumidores procuram essa facilidade.

Está aí, portanto, uma boa oportunidade de empreender em um modelo que permite ter boa rentabilidade, tendo em vista que o assinante paga todo mês para receber os produtos. Assim, quanto mais assinantes um clube tem, maior será sua receita fixa mensal.

Quer montar um clube de assinatura? Siga as nossas dicas e ofereça mais essa facilidade para o seu cliente!

  • Procure entender o produto e o consumidor: conhecendo o seu público-alvo, pense em quais são os produtos que você vai oferecer, pois o consumidor que opta pela assinatura quer receber algo personalizado, exclusivo. Questione-se se o seu público pagaria mensalmente por esses produtos, se os itens costumam ser comprados todos os meses pelo mesmo cliente, entre outras perguntas que devem ser feitas para definir a viabilidade do modelo.
  • Realize o planejamento financeiro e legal: é essencial estar legalizado, possuir um CNPJ, entre outros aspectos formais. Além disso, planeje as metas a serem atingidas a fim de manter o funcionamento do clube. Calcule tudo, incluindo embalagens e custo de envio, mas atenção! O clube só será interessante para o cliente se o custo for menor do que adquirir os produtos isoladamente.
  • Defina padrões e processos para o pagamento recorrente: é importante disponibilizar planos e preços diferenciados para oferecer aos clientes. Ofereça diferentes possibilidades de pagamento, incluindo a praticidade do cartão.
  • Verifique a logística: quem compra um produto pela internet sempre fica ansioso por recebê-lo logo, então, tenha bastante cuidado ao escolher os parceiros certos para o clube. Outro aspecto importante: os preços dos fretes costumam assustar e fazer os clientes desistirem da compra pela internet, então, tente embutir o frete no produto a ser entregue. Existe também a possibilidade de contrato com os Correios para fretes recorrentes.
  • Cuidado com as cobranças recorrentes: ofereça planos e preços atrativos, com diferentes opções de datas e formas de pagamento ao assinante. Você pode contratar uma plataforma para gerenciar esse serviço.

O Sebrae também disponibiliza para você o material Preço também é marketing: você está certo do seu?, em que você vai conhecer as principais estratégias de precificação. Você vai mergulhar em aspectos do marketing e saberá o que fazer para encontrar o preço ideal para as soluções que sua empresa oferece.

Faça também o curso Marketing digital: planejar para vender pela internet, em que terá acesso a informações para conseguir identificar as oportunidades do marketing digital que podem ser utilizadas em benefício do seu negócio.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?